Não atingir os resultados esperados é desmotivador, mas perceber que sua equipe poderia ter se esforçado mais para evitar esse resultado negativo é muito pior, não é mesmo? Mas esse quadro pode ser revertido e tenho que te contar: aumentar o comprometimento da sua equipe depende grande parte da sua postura como líder.

Você pode realizar algumas mudanças de posicionamento para integrar mais os colaboradores aos desafios da organização. O melhor de tudo é que existem algumas dicas que podem facilitar esse processo e eu vou te passar algumas das melhores. Preparado?

1- Compartilhamento é a chave

Se você é um profissional dedicado, mas percebe que sua equipe não compartilha desse comprometimento, talvez precise tomar atitudes que os motivem, que os inspirem a seguir os seus passos. Muitos colaboradores deixam a proatividade de lado porque nem sempre encontram espaço para expor ideias. E o que pode ser feito para mudar esse quadro?

A primeira atitude é não se mostrar como um líder onisciente, até porque você pode não ser! Faça uma autoavaliação e identifique quais são seus pontos fracos, descubra quais dos colaboradores podem suprir essas lacunas e delegue a eles algumas tarefas importantes . Quer um exemplo prático?

Se um cliente marcou uma reunião com alguém do escritório para solucionar algumas dúvidas em relação ao serviço prestado e você possui um contador experiente que pode dar conta do recado, porque ao invés de ir você não deixa que ele tenha esse contato com o cliente? Além de mostrar confiança em seu trabalho você mostra ao cliente que outras pessoas podem auxiliá-lo em sua ausência, e claro, alivia a sua própria agenda.

Confiar em funcionários que estejam abaixo de você na hierarquia corporativa mostrará que você confia em suas competências e além de aumentar o comprometimento, isso estreitará ainda mais o relacionamento entre líder e liderados.

Quando sua equipe percebe que o comprometimento resulta em aumento de confiança ao ponto de mais responsabilidades serem delegadas, é bem provável que de forma natural os colaboradores se comprometam com as metas para mostrar um bom serviço e conseguir mais visibilidade para com o chefe

Saiba Mais: 5 Maiores Sabotadores De Uma Empresa Contábil

 

2- Se quer um bom time haja como um bom técnico

Você sabia que, segundo uma pesquisa, 70% do engajamento de um time depende do desempenho de quem o lidera? Isso pode ser percebido por exemplo, em um time de futebol. Sem um bom técnico definindo as táticas de jogo o time pode até atuar, mas é bem provável que o resultado não seja satisfatório.

Com sua equipe contábil acontece de forma semelhante, para aumentar o comprometimento você precisa mostrar claramente quais são as metas a serem alcançadas, cuidando sempre para que estas sejam difíceis, mas realistas, pois alvos mirabolantes só geram frustrações.

Mostre a eles que o alvo é factível e que você dará todo o suporte necessário nessa empreitada, dessa forma a equipe encarará os desafios com muito mais segurança.

Antes de delegar uma tarefa nova, por exemplo, explique como acredita que ela deva ser executada, quais serão as características observadas por você para saber se o resultado ideal foi obtido, e por fim, forneça feedbacks a medida em que a tarefa vai sendo realizada para que o profissional possa executá-la de maneira cada vez mais assertiva.

Não se esqueça também de bonificar os colaboradores mais empenhados. Bons resultados merecem comemorações (mesmo que verbais), não importa a forma, mas o ato em si. É o velho conceito do reforço positivo, se uma ação traz recompensas para alguém, é bem provável que ela irá aumentar o comprometimento de quem a faz.

3- Não jogue no escuro com seus colaboradores

Ao se limitar a dizer para um funcionário descomprometido que ele precisa se dedicar porque faz parte do time, dificilmente ele será impactado. É preciso muito mais que isso, é preciso um tom mais pessoal. Experimente utilizar uma comunicação aberta com a equipe e é bem provável que isso possa aumentar o comprometimento do seu time. Você pode começar com reuniões de balanço mais objetivas.

Todos os colaboradores sabem quanto da meta foi alcançada? Como foi o desempenho da equipe? Quais problemas de operação foram resolvidos e quantos novos surgiram? Apresentar todas essas informações coloca os colaboradores na mesma página e pode ajudar a aumentar a produtividade da equipe.

Esse tipo de atitude mostra que a organização confia no colaborador, apresenta informações muito importantes para que ele ajude a encontrar soluções ou sugerir melhorias, é assim que ele sentirá que realmente faz parte do time.

Aumentar o comprometimento de uma equipe leva tempo, exige paciência e dedicação, mas é um processo que ao ser alcançado pode fazer com que a empresa aumente seus resultados de forma considerável. O segredo é trazer os colabores cada vez mais para perto do núcleo da empresa, fazer com que se sintam cada vez mais envolvidos, para que automaticamente se empenhem na busca por resultados.

Saiba Mais: Como Seu Escritório Contábil Pode Vender Usando Networking?