Como convencer seu prospect a terceirizar o departamento contábil da empresa dele e contratar o seu escritório?

Quando falamos de Pequenas e Médias empresas, é fácil ver como esse perfil costuma ser mais predisposto a terceirizar sua contabilidade. Isso acontece porque, manter um time interno neste porte de negócio é bem menos viável. Inclusive, nessa pesquisa do SEBRAE com mais de 6 mil PMEs, 72% dos entrevistados afirmaram contratar escritórios contábeis, enquanto 28% preferem contadores autônomos. Ou seja: 100% deles terceirizam mesmo essa demanda.

Já quando olhamos para empresas um pouco maiores, o cenário começa a mudar. Como esses negócios tem mais recursos e estrutura, muitos acabam dando preferência para montar um time contábil interno. 

E, sendo esse segundo grupo o que traz mais receita aos escritórios de contabilidade, conseguir fechar negócio com essas contas maiores é o verdadeiro santo graal dos times comerciais das empresas contábeis.

Mas, e aí? Como desconstruir a insistência desses prospects de investir em um time contábil interno?

Para te ajudar com isso eu reuní, nesse artigo, 5 benefícios de se terceirizar a contabilidade de uma empresa. Assim, sua equipe de vendas pode usar aí na abordagem comercial do seu escritório. 

Vamos lá?

5 benefícios de terceirizar a contabilidade de um negócio 

1. Utilizar os serviços de uma empresa contábil ajuda a reduzir custos internos no negócio

Falar em economia de recursos é algo que, com certeza, vai chamar a atenção deste prospect que ainda está em dúvidas se deve ou não terceirizar a contabilidade da empresa dele. Então minha dica é já iniciar o seu discurso de vendas com esse argumento.

De cara, ao contratar a sua empresa contábil, ele já irá economizar em três diferentes aspectos:

  • Encargos trabalhistas: 

Contratar pessoal interno não implica somente no salário, mas também diversos outros encargos. Alguns exemplos são o 13º, FGTS, férias, benefícios, entre outros. Isso sem falar na capacitação desse time. Por outro lado, se ele contratar o seu escritório, pagará somente o valor dos serviços prestados, sem nenhum vínculo empregatício. 

  • Estrutura física:

Para alocar um time contábil interno, este empresário precisará disponibilizar um espaço físico maior, o que impactará nos custos de aluguel. Além disso, haverá também as despesas de água, luz, telefone  e material de escritório utilizados por essa equipe. Isso sem falar de mobiliário e equipamentos eletrônicos, como mesas, cadeiras, computadores, etc. Já se ele fechar negócio com a sua empresa contábil, nenhum desses custos será necessário. 

  • Tecnologia:

Quando uma empresa contrata o seu escritório, ela está contratando também toda uma estrutura de tecnologia. Ou seja, todos os sistemas específicos que seu time contábil utiliza. Alguns exemplos são ferramentas para gerenciar rotinas contábeis, emitir guias, gerar folhas, realizar pagamentos, lançar notas fiscais e balancetes, etc. Com isso, a empresa não precisa investir em softwares super específicos que nada tem a ver com a atividade principal que a organização dele desenvolve.

2. Contratar um escritório contábil externo garante que os setores internos possam trabalhar mais focados no propósito da empresa

Argumente com esse prospect que, se ele insistir em fazer sua contabilidade internamente, com certeza outros setores, principalmente o RH e o Financeiro, acabarão sobrecarregados com atividades contábeis operacionais. 

Já, se ele optar por contratar o seu escritório, essas duas áreas poderão focar em atividades mais estratégicas, voltadas a atingir os propósitos da organização.

A Gestão de Pessoas da empresa, por exemplo, sem estar afogada em questões operacionais como geração de folha de pagamento, poderá focar em atividades mais úteis para o negócio. Alguns exemplos são demandas como recrutar os melhores talentos, lançar um programa de employer branding e dar início a um projeto de endomarketing

Enquanto isso, o Financeiro poderá se dedicar a desenhar um planejamento orçamentário mais assertivo e garantir que seja seguido. Além disso, poderá gerir os recursos da empresa de maneira mais eficiente. distribuindo investimentos aos setores certos, por exemplo. Inclusive, o financeiro poderá contar com o apoio do seu escritório para as tomadas de decisões mais sensíveis.

3. Terceirizar a contabilidade proporciona um serviço mais diversificado e especializado

Contratando o seu escritório de contabilidade, ninguém da equipe desta empresa precisará parar as atividades do cotidiano para pesquisar mudanças nas leis e na cobrança de impostos, por exemplo. Afinal, seu time estará lá para atendê-lo nesse quesito. 

Então, explique a esse prospect que, ao contratar o seu escritório contábil, ele não estará contratando apenas um serviço, mas a expertise e bagagem de um time altamente qualificado. Mostre a ele que sua empresa contábil conta com profissionais focados em todas as demandas específicas que empresa dele vai precisar. Alguns exemplos: fiscal, DP, Contábil, Tributário e Consultoria.

Ou seja, se surgir qualquer dúvida, a empresa dele estará amparada por um time completo, diverso e focado para atendê-lo e ajudá-lo a tomar as melhores decisões. Isso dará a ele mais agilidade para as resoluções do dia a dia. Desta forma, evitará a perda de tempo com discussões internas que não fazem parte do foco da empresa.

4. Uma contabilidade profissional externa é muito mais antenada 

Esse prospect pode argumentar que, o fato do seu escritório atender outras empresas, é um ponto negativo de se terceirizar a contabilidade. Afinal, a empresa dele não terá exclusividade. 

Porém é aí que você deve explicar a ele o seguinte: atender a diferentes portes e segmentos faz com que seu time contábil tenha que se atualizar todos os dias e aprender sobre as mais diferentes situações. É isso faz com que seu escritório seja capaz de oferecer um serviço sempre seguro e esclarecido aos clientes. 

A consequência natural dessa necessidade diária de aprendizado, é que sua empresa contábil é super antenada. Sobretudo no que diz respeito a legislação, tributos e tendências em geral. Portanto, seu time muito mais eficiente na hora de oferecer a ele um atendimento adequado com as necessidades atuais do mercado.

Não que uma equipe interna não possa se atualizar também. O ponto é que, por estarem em uma bolha muito mais fechada e limitada apenas a realidade da empresa, torna mais difícil que eles tenham uma visão mais ampla, contextualizada e estratégica do que acontece no mundo dos negócios.

5. Um time contábil externo é capaz de oferecer uma consultoria mais imparcial 

Jogue para esse prospect a seguinte questão:

“Imagine que um funcionário do seu time contábil interno identifique um departamento que está excedendo os custos determinados para ele. Ou que ele note uma liderança que está tomando decisões que estão fazendo a empresa perder dinheiro. Ou pior: imagine que esse funcionário descubra alguma atividade fraudulenta dentro da organização, mesmo que não intencional. Por mais autonomia que esse colaborador tenha, cabe avaliar algumas coisas. Por exemplo, será que ele se sentiria seguro e confortável em apontar uma descoberta dessas sem receio de represálias?”

E depois que plantar essa dúvida, explique que, ao contratar o seu escritório, esse risco deixa de existir. Afinal, como prestador de serviços terceiro, seu time pode ser totalmente imparcial e honesto na análise desse tipo de situação. Ou seja, seu escritório sempre fará os apontamentos necessários sem o medo que um colaborador CLT interno teria. 

E é isso!

Espero que esse conteúdo tenha te munido dos argumentos necessários para convencer esse prospect de que terceirizar a contabilidade e contratar seu escritório é a melhor decisão para o negócio dele.

Agora cabe a você e seu time comercial se aproximar desse público e desconstruir qualquer objeção. Lembre-se que esse empresário não é um contador, então aquilo que parece muito claro para você, nem sempre estará claro para ele. 

Então pratique a empatia, vista os sapatos desse potencial cliente e ajude-o a enxergar como seu time poderá ajudar a empresa dele a se manter legal e segura e a crescer de maneira organizada. 

Não esqueça de sempre deixar claro a ele o verdadeiro valor dos serviços prestados pela sua empresa contábil. Mostre que, mais que emissor de guias e recolhedor de impostos, ele deve ver o seu time como uma verdadeira parceria estratégica. 

Se você gostou, compartilhe esse conteúdo com os seus colegas! E se tem algo mais a acrescentar, por favor, deixe sua ideia aí nos comentários e vamos expandir ainda mais esse tema. 

Até a próxima leitura 💙

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