Você já se perguntou quantas vezes utiliza aplicativos para celular durante o dia? Um smartphone não teria a mesma importância se não fossem esses apps, não é mesmo? Seus clientes provavelmente também devem pensar assim. E você sabia que aplicativos para empresas contábeis podem facilitar a sua vida e a deles simultaneamente?

Os apps oferecem benefícios não só para o seu escritório, mas otimizam o relacionamento entre escritórios contábeis e seus clientes, principalmente se esses aplicativos forem extensões de ferramentas de gestão.

Continue a leitura e descubra porque o seu escritório deveria utilizar um aplicativo e qual a melhor forma de se fazer isso, com o máximo de eficiência!
 

Por que investir em aplicativos para empresas contábeis?

 
Talvez você já tenha lido aqui no blog sobre a importância de escritórios contábeis estarem presentes na internet, mas acho válido ressaltar…

O hábito de se passar horas e horas consumindo conteúdo nas redes sociais têm se tornado cada vez mais comum e essa é uma excelente chance de se aproximar de clientes e conquistar novos prospects.

Mas é um ledo engano achar que as pessoas acessam a internet apenas por seus computadores. A pesquisa TIC Domicílios 2017, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), constatou que o celular já é o principal meio de acesso à internet no Brasil.

É com base nessa informação que muitas empresas têm enxergado uma oportunidade para se aproximarem ainda mais dos clientes. Além das versões mobile friendly dos sites (que possuem adaptação automática aos formatos do celular, ipod, etc.) Elas têm investido na utilização de aplicativos para celular.

Mas e no caso das empresas contábeis? A lógica é exatamente a mesma, estar cada vez mais próximo dos clientes, fidelizando-os e dando mais praticidade aos processos contábeis de rotina. Confira abaixo mais detalhes sobre os benefícios.
 

Quais são os maiores benefícios de um aplicativo?

 

O universo contábil carrega o estereótipo de ser extremamente burocrático e em alguns casos realmente é. Por tanto, facilitar o contato do cliente com essa burocracia (e até mesmo reduzi-la)pode agregar um valor altíssimo para o escritório. Sendo assim, o primeiro grande benefício dos aplicativos para empresas contábeis é:

O contato direto entre contador e cliente

Se o seu escritório já utiliza um gestor de tarefas contábeis, sabe como é importante contar com uma área do cliente, onde ele mesmo pode enviar e baixar documentos fiscais, enviar solicitações, etc.

Mas, melhor do que isso seria ter a praticidade no smartphone para poder realizar tarefas mesmo que esteja longe do escritório. É isso que um aplicativo de gestão de tarefas pode oferecer para os clientes do seu escritório, praticidade mesmo longe do computador. Mas não para por aí, há também:

A fidelização

Você concorda que se o seu escritório resolve todos os problemas do cliente e além disso ainda oferece facilidade no trânsito de documentos e arquivos, a chance de ele ir para o concorrente é bem pequena?

Sem contar que aplicativos são muito mais fluidos e fáceis de usar nos smartphones, possuem botões bastante interativos e permitem um atendimento muito mais ágil. O cliente poderá resolver alguns processos sem nem precisar entrar em contato com a contabilidade.E por fim temos:

A praticidade

Alguns aplicativos podem funcionar inclusive em modo offline, isso significa que se o seu cliente quiser consultar um documento que esteja no aplicativo, poderá realizar mesmo que esteja em um ambiente sem acesso como túneis do metrô, avião, etc.

Para aqueles profissionais que viajam com frequência, essa possibilidade pode ser um grande diferencial entre o seu escritório e o da concorrência.
 

Como criar um aplicativo para minha empresa?

 
Existem inúmeras empresas no mercado aptas a desenvolver um app que possua a identidade de sua empresa e possa oferecer benefícios aos seus clientes, mas este não é o único caminho.

Em alguns casos, a empresa não possui recursos ou não acha interessante investir em um aplicativo próprio, mas ainda sim considera obter os benefícios que um app proporciona, é aí que entra outra alternativa: Investir em uma ferramenta de gestão que possua uma versão mobile. Uma ferramenta de gestão contábil pode oferecer inúmeros benefícios como:

  • dar visibilidade sobre tudo o que acontece em seu escritório, por meio de um dashboard intuitivo;
  • aumentar a produtividade da equipe ao otimizar processos e automatizar atividades operacionais;
  • centralizar toda a comunicação do escritório, facilitando a localização de e-mails e documentos, e estreitando ainda mais o relacionamento com o cliente.

E além disso tudo, se a ferramenta possui uma versão em app, você poderá também contar com toda a praticidade citada anteriormente na palma da mão e oferecer parte dela aos seus clientes.

É o caso da “Área de Clientes”, tela dentro dessas ferramentas que podem ser acessadas por seus clientes para envio e recebimento de documentos, etc.

No caso dos sistemas de gestão contábeis que possuem aplicativos, o seu cliente poderá baixar um app para acessar a área do cliente do próprio celular e em qualquer lugar, bastando apenas ter uma conexão com internet. Muito mais prático e barato do que construir seu próprio aplicativo, não acha?

O importante é que aplicativos para empresas contábeis, mesmo os de gestão podem oferecer inúmeros benefícios ao seu escritório e principalmente ao seu cliente. Não deixe de pesquisar (e optar) por ferramentas de gestão que ofereçam essa funcionalidade quando for pesquisar por uma solução de gestão contábil.