fbpx

Você deve ter reparado, que muitas fachadas de escritórios contábeis por aí mudaram seus nomes para “assessoria contábil”. E isso não é mera coincidência ou apenas uma nova tendência do mercado. Isso é um movimento de transição.

O tempo onde contadores eram apenas emissores de guias acabou. Hoje com toda a tecnologia voltada para o mundo contábil, esse tipo de tarefa operacional é feita de forma muito mais rápida e muitas vezes, até automática.

E aí o que resta para o mercado contábil? Apenas operar essas ferramentas, ou transicionar?

Com a automatização dessas tarefas, sobrou tempo para ser muito mais estratégico. Em outras palavras, migrar de contabilidade tradicional para assessoria contábil.

E não existe outro caminho. É isso, ou a concorrência vai te engolir e seu escritório de mais de 30 anos fechará as portas.

E você não quer isso, certo?

Pensando nisso, hoje vou explicar para você, como transformar seu escritório de contabilidade tradicional, em uma verdadeira assessoria contábil. Mas antes vamos entender as diferenças de um serviço para o outro.


Diferenças entre a contabilidade tradicional e uma assessoria contábil

Uma contabilidade tradicional, preocupa-se com a preparação de declarações fiscais, auditoria, balanços e afins. Considerando isso, podemos dizer que, basicamente, um escritório contábil tradicional trabalha para o governo. O serviço é bem operacional e o foco é garantir que a empresa pague seus impostos de forma correta, ou seja, mantêm uma postura muito mais objetivo do que pessoal. Sua preocupação é apenas  manter os departamentos fiscal, contábil e pessoal, funcionando.

Já uma assessoria contábil,  faz tudo isso que mencionamos acima, só que de forma automatizada e muito mais ágil. Com isso ela pode ir além e focar não só em garantir o bom pagamento dos impostos de uma empresa, como em ajudá-la a tirar o melhor proveito desse e de outros levantados pela contabilidade. 

Enquanto a contabilidade tradicional limita-se a aos setores fiscais, contábeis e de DP, uma assessoria contábil, ajuda o escritório a vender os seus serviços e preocupa-se com novas assuntos como: Marketing, T.I e vendas. Áreas que não não são muito consideradas em um escritório contábil tradicional.

Em resumo, o escritório que faz a transição para prestar assessoria, fica responsável não só por cuidar da parte burocrática, mas também por auxiliar seu cliente em relação a gestão estratégica e de expansão do seu negócio. 

Enquanto a contabilidade tradicional dedica seu tempo para o governo, com pensamentos totalmente técnicos, a assessoria trabalha para o cliente, tornando-se sua pessoa de confiança. 

Isso é importante porque hoje o empreendedor quer ser próximo do seu contador. Ele quer aprender e crescer com o apoio de uma assessoria contábil. E essa sede é a sua oportunidade de tornar-se mais do que um contador operacional que só faz o básico e passar a ser um parceiro indispensável para a próxima tomada de decisão.

Como transformar meu escritório contábil tradicional em uma assessoria contábil

1- Entenda o seu momento:

Certifique-se que toda a sua equipe está preparada para essa mudança, e apresente o projeto a eles.

Tenha em mente o que cada um irá fazer e organize esse processo.

Ter a sua equipe ao seu lado é o primeiro passo para o sucesso dessa mudança.

2- Automatize seus processos operacionais.

Você já sabe que existem muitos procedimentos do seu escritório, que podem ser automatizados, pois demandam muito tempo dos seus colaboradores.

Esse tipo de função mantém sua equipe presa em atividades nada estratégicas que não demandam expertise analítica

Automatizar esses processos manuais é essencial!

Somente assim, seus colaboradores podem dedicar tempo para analisar o negócio do seu cliente.

Para isso existem softwares de gestão que permitem com que essas atividades sejam executadas com maior rapidez.

Além disso você também é possível integrar o seu sistema de gestão com o sistema do seu cliente. Essa prática é chamada de integração contábil e tem por objetivo facilitar o acesso da contabilidade aos dados do cliente, tornando essa relação ainda mais próxima.


3- Identifique as oportunidades

Converse com seu cliente e descubra o que ele realmente precisa. Com as perguntas certas é possível descobrir até as dores mais escondidas do seu cliente que, talvez, nem ele mesmo tivesse ciência.

É importante entender a operação desse cliente e descobrir quais são os pontos negativos do seu negócio. Pergunte sobre seus objetivos a longo prazo, entenda seu dia a dia e descobrirá a melhor forma de ajudá-lo.

Ainda nesta etapa de identificar oportunidades você também pode e deve determinar  quais clientes são adequados para esse novo momento do seu escritório. Por mais que determinados contatos pareçam um ótimo negócio, alguns simplesmente talvez não sejam receptivos a esse serviço mais estratégico, e tudo bem, deixe-os ir.

Entender o momento da sua carteira de clientes e se eles estão preparados para embarcar nesse novo projeto com você, também é peça fundamental neste processo.


4- Mudança no Honorário.

Com a mudança do formato tradicional para a assessoria contábil, a consultoria passará a fazer parte dos serviços entregues pelo seu negócio, sendo assim, será necessário atualizar o valor dos seus honorários. Depois de definir quais são os problemas do seu cliente, é importante determinar quanto irá cobrar por esse atendimento.

ara precificar a parte burocrática e operacional, você pode manter sua atual tabela, mas para o serviço de assessoria, é necessário somar ao preço final toda diferença e valor que seu serviço trará para empresa do seu cliente. 

O cliente pode informar em quais serviços eles estão interessados ​​e o que estão dispostos a gastar.

Lembre-se, valor não é só dinheiro e você precisa saber explicar isso ao seu cliente para que ele também enxergue dessa forma.


5- Transformar o relacionamento

Depois de identificar as dificuldades que o cliente está enfrentando, mostre como você pode ajudar e quais benefícios ele terá ao trabalhar com você em uma capacidade consultiva.

É aqui que a mudança de mentalidade entra em cena. Tradicionalmente, os profissionais de contabilidade geralmente dizem a seus clientes “o que é” e “como é feito”, mas ignoram “por que é importante”. No entanto, é justamente no “porquê” onde você explica o valor da sua assessoria contábil.

Como mencionei, para conseguir prestar um trabalho mais consultivo, você precisará de um sistema digital para otimizar sua gestão, automatizar tarefas meramente operacionais e integrar com a plataforma do seu cliente, então, além de explicar seu próprio valor, também será preciso demonstrar o valor e a segurança da tecnologia que você escolher para impulsionar seus serviços de assessoria. 

Alguns clientes podem querer ver o software em ação e aprender como ele funciona. A maioria só quer ter certeza de que irá funcionar na empresa dela. Deixe claro que você conhece bem o sistema e está confiante de que ele melhora as operações do seu cliente.

Além, disso, ao entrar em um novo acordo com o seu cliente, você precisará ser claro quanto aos novos serviços. Explique desde o início quais são suas responsabilidades e quais serão as dele.


6- Indique o caminho ao seu cliente

Com toda certeza seu cliente entende muito sobre o negócio dele, mas pouco sobre como a contabilidade pode ajudá-lo. Porém você entende e pode indicar ótimas maneiras para melhorar o dia a dia e a gestão dele. 

Você pode mostrar a ele como fazer um bom Planejamento Tributário, ajudá-lo com sua gestão econômica oferecendo plano de BPO Financeiro ou indicar ferramentas para ajudá-lo no dia a dia, como um  sistema de leitura de NFe, por exemplo.

Com ações como essa, você vai se tornando referência para seu cliente e, claro, um parceiro essencial para o sucesso do seu negócio.


Então é isso!

Passar de escritório contábil tradicional para assessoria contábil é uma mudança é tanto, não só para a sua equipe, mas também para seus clientes. Porém  essa transição é inevitável para a sobrevivência do seu negócio.

Mas não se preocupe, seguindo essas 6 dicas, o processo já se tornará muito mais fácil. 

Observe que a tecnologia é uma aliada fundamental neste processo de migração para assessoria contábil, então, se ela ainda não faz parte do dia a dia da sua contabilidade, está na hora de mudar essa realidade e otimizar sua rotina.

Conheça o Gestta, nossa plataforma de gestão de tarefas e processos exclusiva para contadores.