Como anda a prospecção de clientes aí no seu escritório contábil? Não tão boa como você gostaria? Pois bem, tenho certeza que você já está investindo nas estratégias mais óbvias, como planejar um boa produção de marketing e capacitar sua equipe de vendas, certo? Caso não, vou deixar dois artigos aqui para você ler depois desse:
- Marketing contábil – O que não pode faltar na estratégia do seu escritório
- Como fazer uma boa gestão de equipe de vendas na contabilidade
Agora, se você já arrasa no marketing e tem um time de vendas afiado, o que pode estar faltando para dar um up na sua prospecção contábil pode ser a oferta de diferenciais que a concorrência geralmente não oferece. E, tem vários exemplos de diferenciais que eu poderia citar aqui, mas por ora, vou focar em um especificamente: o atendimento multicanal.
Pois é! A diversidade de canais de atendimento que um escritório contábil oferece pode ser o ponto de decisão que vai fazer o cliente escolher os seus serviços e não os do concorrente. Sim, estou falando de ir além do tradicional telefone e email e oferecer também atendimento via Whatsapp, chat, portal e aplicativo, por exemplo.
E apesar de parecer batido, ainda é difícil encontrar esse diferencial multicanal no mercado. Pelo menos é o que mostra essa pesquisa encomendada pela Zendesk onde, das quase 2 mil empresas analisadas, apenas 3,5% oferecem uma solução omnichannel de atendimento aos seus clientes.
Ainda não está convencido de que aderir a uma estratégia multicanal de atendimento no seu escritório pode melhorar a sua prospecção de clientes? Então vou te mostrar mais 3 pontos interessantes para provar meu argumento:
3 vantagens do atendimento multicanal para prospecção de clientes contábeis
1. Oferecer atendimento multicanal denota maior disponibilidade da sua equipe
Quando oferece canais variados de atendimento, seu escritório demonstra que tem uma equipe disponível e disposta para gerenciar esses canais e atender mais rapidamente. Essa garantia maior de disponibilidade com certeza será enxergada como diferencial e vai influenciar um novo prospect a escolher os seus serviços ao invés de a concorrência.
2. Ter diferentes canais de contato melhora a eficiência do atendimento contábil
Quando seu escritório tem canais restritos de atendimento, isso pode gerar alguns gargalos. Por exemplo, se um cliente tenta contato por telefone, não consegue ser atendido e não há outras opções, isso vai gerar uma fila de espera, além de frustração para o cliente. Já quando você oferece mais canais, enquanto um canal está totalmente ocupado, o cliente pode buscar suporte através de outro canal de atendimento do seu escritório.
E um atendimento rápido e eficiente é um ótimo argumento de venda na hora de convencer seu prospect a fechar com você, não é mesmo?
3. Com múltiplos canais de atendimento você pode aproveitar melhor as características de interação de cada um deles
O atendimento via telefone não tem muita firula, né? O máximo que você pode fazer é instruir sua equipe a atender com agilidade, assumir um tom prestativo e simpático durante a ligação e se colocar à disposição para tirar outras dúvidas. Já quando você utiliza outros canais de atendimento, pode aproveitar melhor as oportunidades de cada um deles.
Em um atendimento via Whatsapp, por exemplo, você pode fazer uso de emojis, figurinhas e gifs para deixar o atendimento mais pessoal, se assim o seu escritório costuma se colocar.
Atendendo via aplicativo, seu escritório pode possibilitar que o cliente tenha mais autonomia para solicitar serviços de maneira mais prática, enviar e baixar documentos e acessar histórico de atividades.
Se você utiliza e-mail, pode usar esse canal para enviar informativos regulares e manter sua base de clientes sempre informada.
Enfim, todas essas são características úteis que podem fazer diferença para o seu prospect.
3 dicas para promover um atendimento multicanal eficiente no seu escritório contábil
Agora que já falei sobre as vantagens de oferecer múltiplos canais de atendimento na hora de prospectar novos clientes contábeis, não posso deixar de mencionar também alguns cuidados que você precisa ter na hora de investir nesta estratégia. Sim, porque o atendimento multicanal não é bagunça, precisa ser planejado e levar em consideração algumas coisinhas e vou te falar 3:
1. Certifique-se de garantir o mesmo padrão de atendimento em todos os canais
Seu escritório tem uma identidade de marca? Não falo apenas de identidade visual, mas também de uma personalidade e tom de voz próprios. Se não tem, vou recomendar um artigo bem bacana sobre o assunto para você ler depois, esse aqui óh: O que é o Tom de Voz da marca e como sua empresa pode desenvolvê-lo.
Agora, se você já tem esse tom de voz, é importante usar o mesmo em todos os canais de atendimento para não descaracterizar a identidade do seu escritório. Assim como também oferecer o mesmo padrão de atendimento. Afinal, os canais são diferentes, mas o escritório é o mesmo e o cliente precisa sentir essa segurança de estar falando sempre com a mesma equipe.
2. Gerencie seus canais de atendimento de forma centralizada
Pegando o gancho do tópico anterior, de se garantir um mesmo padrão e tom de voz em todos os canais, também é importante fazer uma gestão centralizada desses meios. E a melhor forma de fazer isso é utilizando um sistema de gestão que permita integrar os canais de comunicação com seu escritório. Assim, não se corre o risco de um funcionário atender um cliente que já está sendo atendido por outro colaborador, ou uma informação ser passada duas vezes por canais diferentes, prejudicando sua produtividade, entre outros problemas advindos de uma gestão descentralizada.
Com uma gestão integrada, todo histórico de atendimento de um cliente fica centralizado em um mesmo lugar, de modo que fica muito mais fácil gerenciar e, inclusive, levantar métricas para avaliar a qualidade do seu atendimento ao longo do tempo.
3. Capacite sua equipe contábil para o atendimento multicanal
Falei da importância do padrão de atendimento e da gestão centralizada dos múltiplos canais de atendimento do seu escritório, mas isso não vai acontecer se sua equipe não souber como gerenciar tudo isso, então invista em capacitação!
Você pode criar manuais de boas práticas e compartilhar com a sua equipe, promover workshops e também pedir para o fornecedor do seu sistema contábil um treinamento da ferramenta para trabalhar da melhor forma possível a integração dos canais.
E é isso! Espero que esse conteúdo tenha trazido insights para aplicar aí na sua contabilidade. Tem mais alguma dica para compartilhar? Comenta aqui em baixo e vamos enriquecer essa discussão! 🚀