A diversidade de canais de atendimento ao cliente, que surgiu com a transformação digital, trouxe dois grandes desafios para as empresas contábeis. O primeiro é marcar presença e estar acessível em todos os meios de comunicação preferidos pelos clientes. O segundo – e também mais complicado – é oferecer um atendimento que seja de qualidade, consistente e eficaz, integrando todas essas ferramentas de contato de maneira centralizada e estratégica.
O caminho para resolver essa questão pode estar nos múltiplos canais de comunicação e atendimento oferecidos pelo Gestta e neste artigo eu apresento cada um deles!
Vamos lá?
Por que seu escritório precisa de múltiplos canais de comunicação e atendimento ao cliente
Você sabia que cerca de 96% dos consumidores afirmam que a qualidade no atendimento ao cliente é o fator mais importante em sua escolha de fidelidade a uma empresa? Pois é, essa qualidade no atendimento ao cliente pode ser determinada por uma série de fatores, mas a principal delas é a diversidade de canais disponibilizados pelo negócio.
Tem quem gosta de utilizar o WhatsApp, outros preferem o e-mail e ainda tem os que usam portais ou chats para a abertura de chamados para as empresas que os atendem. Seja qual for o meio escolhido, de modo geral, a satisfação do cliente no atendimento é o que define as chances de retenção e fidelização. Esse cenário justifica a importância de investir e melhorar a qualidade desse serviço em seu escritório.
Neste contexto, diversificar os canais de atendimento é fundamental para suprir todas as demandas de seus clientes, de forma mais ágil e assertiva.
Os múltiplos canais de comunicação e atendimento ao cliente oferecidos pelo Gestta
O Gestta você já conhece, certo? É uma plataforma de gestão criada, especificamente, para atender as necessidades do profissional contábil.
Ele ajuda os escritórios a otimizarem suas rotinas utilizando funcionalidades como:
- Distribuição inteligente de tarefas;
- Automação de esforços que não exigem expertise estratégica;
- Apoio na gestão planejada de pessoas;
- Atendimento centralizado ao cliente;
- Arquivamento seguro de documentos;
- Geração de indicadores para uma visão mais analítica e consciente;
- Entre outras.
E claro, o assunto principal deste artigo: Os múltiplos canais de comunicação e atendimento ao cliente que eu vou apresentar agora.
1- Portal do cliente
O cliente do escritório que utiliza o Gestta tem acesso a um portal, no qual ele consegue ter uma visão geral de suas obrigações e tarefas em andamento.
Dessa forma, quando o gestor contábil cadastra um novo parceiro, este recebe um e-mail com os dados de login para acessar o portal.
Neste espaço o cliente pode realizar diversas funções, como:
- Solicitar uma ordem de serviço para o escritório e ver todas as ordens abertas e concluídas;
- Enviar documentos;
- Visualizar a lista de documentos pendentes (que ele tem de enviar para o escritório) e o histórico de todos os documentos que ele já enviou.
Essa é a visão do cliente:
Da mesma forma, o seu escritório também tem acesso a essa área e pode enviar e baixar documentos encaminhados, responder a ordens de serviço e pesquisar documentos antigos.
Além disso, quando o cliente solicita uma ordem de serviço, o colaborador no escritório a recebe em formato de tarefa em seu dashboard operacional, o que agiliza ainda mais o atendimento e a resposta ao parceiro.
2- Aplicativo
O aplicativo possui as mesmas opções e funções que o portal. A diferença é que o parceiro pode fazer tudo pelo celular.
Ter uma opção como essa é fundamental para que seu cliente possa realizar suas solicitações de forma rápida e ter acesso aos documentos de sua empresa em qualquer lugar.
Lembrando que, o Brasil é um dos países com maior número de smartphones do mundo, por isso, oferecer ao cliente essa praticidade e autonomia é essencial.
E assim como o portal, o app têm filtros que encontram tudo. Então, caso o cliente precise de um documento encaminhado há muito tempo ao escritório, basta entrar no aplicativo, consultar a data em questão e baixar. Isso facilita o dia-a-dia do seu cliente e a comunicação dele com a sua empresa contábil.
É assim que o cliente encontra o aplicativo na Apple Store e Google Play:
Para melhorar ainda mais a experiência do cliente, você pode personalizar o app com o logo do seu escritório e todo a sua identidade visual, não é demais? Da uma olhada em como fica:
Com a personalização, na imagem onde enxergamos o logo do Gestta, ficará o do seu escritório, valorizando ainda mais a sua marca e sua autoridade
Vale ressaltar que, o aplicativo faz parte do plano regular e você não paga nada a mais para oferecer essa opção ao seu cliente. Somente a personalização do aplicativo é que é opcional e você paga apenas se tiver interesse em deixá-lo com cara do seu escritório.
3- Integração com o e-mail
A integração com o e-mail é mais uma facilidade não só para o cliente, mas para o escritório também.
Sempre que sua equipe concluir uma tarefa, abrir uma solicitação ou enviar um documento, seu cliente receberá a notificação por e-mail.
Tudo isso acontece de forma centralizada, sendo assim, não é necessário que o profissional contábil saia do Gestta e abra sua conta de email para isso. Tudo é feito dentro da plataforma, agilizando o atendimento ao cliente e otimizando o trabalho da sua equipe.
Para facilitar o entendimento do parceiro, o e-mail vai pré-configurado com um template identificando a qual tarefa se refere. Além disso, todas as conversas e atividades referentes a essa tarefa, não só as enviadas por e-mail, mas também pelos outros canais de comunicação do Gestta, ficam registradas no histórico da caixa de mensagens, veja:
Isso facilita o atendimento caso um novo colaborador assuma essa tarefa, o que evita retrabalhos, perda de informações e mantém tudo muito bem organizado.
Essa integração também é a prova de erros, uma vez que, caso um e-mail não seja encaminhado de maneira correta devido a um endereço eletrônico errado, ou qualquer outro motivo, o Gestta notifica o colaborador com um envelope vermelho:
Ou seja, nada passa despercebido aos olhos do Gestta, do seu escritório e nem do seu cliente.
4 – Envio de comunicação em massa
Outro canal de comunicação do Gestta é o módulo circular que otimiza o encaminhamento de informação como avisos, boletins, entre outros para a sua base clientes ou mesmo internamente, para sua equipe. Tudo isso de forma automatizada e eficiente, segmentando o envio por departamento, regime tributário e hierarquia, por exemplo.
Para que você entenda melhor o poder dessa ferramenta, vamos ver um exemplo:
A Receita Federal acaba de alterar a data de pagamento da declaração EFD, obrigatória para optantes do regime tributário do Lucro Presumido, de 14/07 para 14/05. Dessa forma, como sua base conta um grande numero de clientes que fazem parte desse regime, você precisa avisá-los com urgência. Para isso, basta acessar o módulo circular, selecionar o regime de tributação, digitar na caixa de texto a informação e enviar a todos de uma só vez. Tudo isso de forma personalizada, usando o nome do cliente e da empresa dele.
O módulo circular do Gestta, também permite encaminhar mensagens em diferentes formatos como imagens e vídeos. Além de disponibilizar um relatório de envio, mostrando os clientes que receberam e os que visualizaram a sua mensagem, trazendo ainda mais assertividade a comunicação do seu escritório.
5- Gestta Messenger
E para fechar nossa lista, não poderia faltar o Gestta Messenger, a integração do Gestta com o WhatsApp.
O Gestta Messenger centraliza todo o relacionamento com o cliente pelo WhatsApp em um único ambiente, o que facilita e agiliza esse trabalho.
Com ele é possível:
- Ter vários colaboradores atendendo pelo WhatsApp simultaneamente, de computadores diferentes, através do mesmo número;
- Abrir uma tarefa ou uma ordem de serviço no Gestta (ou associar a uma tarefa já existente), diretamente de uma mensagem no WhatsApp;
- Separar seus clientes por responsável, mantendo assim a organização das conversas e evitando que um cliente fique sem atendimento;
- Além de enviar e receber áudios, imagens e arquivos.
Sabendo que o Brasil tem mais de 120 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp, disponibilizar seu atendimento por mais este canal é um grande diferencial e pode ajudar a fidelizar ainda mais sua carteira.
A visão do Gestta Messenger, para o cliente, é exatamente como no WhatsApp, já a sua equipe terá essa visão:
O Gestta Messenger também mantém salva toda a troca de mensagens com o cliente. Então, mesmo que uma mensagem seja apagada, ele preserva o histórico dos usuários, conversas e arquivos. Todos seguros e protegidos com a criptografia de ponta a ponta garantida pelo WhatsApp.
Além disso, o Gestta Messenger oferece relatórios completos e intuitivos para que você possa avaliar todo o atendimento e relacionamento de sua equipe com o cliente. Mantendo você sempre no controle do escritório.
Então é isso!
O objetivo da maioria das empresas é garantir uma experiência de atendimento personalizada, ágil e coesa para o cliente. Por isso, é importante investir em uma estratégia como essa para a sua operação e para o seu cliente também!
Ter múltiplos canais de comunicação e atendimento torna o seu escritório mais acessível, ajuda na retenção de clientes e facilita o dia a dia de sua equipe. E em um mercado tão competitivo como o contábil, dispor de todos esses canais em uma só ferramenta pode ser um dos grandes diferenciais do seu negócio. Portanto, vale a pena o investimento!
Então, se você ainda não utiliza o Gestta e ficou interessado em saber mais sobre o nosso sistema e os múltiplos canais que ele oferece, clique no link abaixo!
E diga que você viu no blog do Gestta, combinado?