3 cases de empreendedorismo na contabilidade para inspirar a sua gestão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Essa semana falei aqui no blog sobre as principais tendências do empreendedorismo contábil e como esse movimento tem trazido grandes inovações para a área. Hoje, para inspirar a sua gestão, eu separei 3 cases de empreendedorismo na contabilidade que deram super certo e quais estratégias foram aplicadas em cada um deles.

Bora conhecê-los?

Empreendedorismo na contabilidade – 3 cases para você usar de modelo no seu escritório 

1. Syhus 

Nosso primeiro case é a Syhus. Trata-se de uma empresa de contabilidade especializada nas áreas contábil, tributária e financeira. Porém, o diferencial deles não está no operacional, mas no “humano”. 

Para o diretor, Cristiano Freitas, a formação e cultura da maioria dos contadores é muito eficiente quando se fala em processo e execução. Entretanto ainda falha quando o objetivo é ser mais “humana” e “parceira do cliente”. 

A partir desta constatação, ele decidiu que a Syhus seria diferente, ou seja, os procedimentos operacionais seriam apenas o meio e não mais a entrega final do escritório. 

Uma verdadeira consultoria contábil

A entrega final da Syhus é uma consultoria contábil completa. Em outras palavras: eles oferecem dados que ajudam seus clientes a tomarem decisões mais conscientes. Desta forma, eles podem administrar seus patrimônios com mais assertividade.

Esse posicionamento é o que tem ajudado a empresa a conquistar clientes cada vez maiores e ganhar espaço em todo o Brasil. 

Com esse exemplo podemos compreender que o empreendedorismo na contabilidade é justamente isso: sair do lugar comum e buscar oferecer algo a mais. 

E aí no seu escritório? Qual valor é entregue ao cliente? É importante saber que oferecer as ferramentas certas é um começo sim, contudo é preciso ir além. Em outras palavras: ajude seu cliente e usar a ferramentas que você oferece. Isso é ser “parceiro e humano” na contabilidade.

2. C.P.Marra

A Contabilidade Digital é uma categoria relativamente nova no Brasil: o termo surgiu por aqui por volta de 2015.

No entanto, para Crisomário Marra, diretor da C.P Marra Inteligência contábil, a tecnologia já era uma necessidade indispensável desde que ele iniciou sua carreira. há mais de 20 anos. É por esse motivo que escolhi ele como nosso segundo case de empreendedorismo na contabilidade.

Quando Marra montou seu escritório, ele estava completamente sozinho. Na verdade, tudo que tinha era uma mesa, uma cadeira e uma estante. Então, claro, ele arranjou um jeito de comprar um computador.

A máquina era um clássico PC AT. Para quem não conhece, trata-se desse exemplar da foto abaixo:

PC AT, o primeiro computador do escritório C.P Marra

Um investimento alto para a época, mesmo assim ele considerou indispensável para iniciar os seus serviços. 

Os anos se passaram, a empresa foi crescendo, ganhando novos clientes e funcionários. Até que, em determinado momento, Marra descobriu que 70% do tempo trabalhado no escritório era gasto imputando dados no sistema. 

Para ele, assim como para a Syhus, a entrega de uma empresa contábil deve ser análitica e estratégica, e não meramente executora. Ou seja: era preciso reduzir o tempo gasto em tarefas operacionais e usá-lo para contribuir na tomada de decisões dos seus clientes.

Foco na tecnologia

Ele não pensou duas vezes: contratou profissionais especialistas em TI para dar um jeito no problema. Então o novo time desenvolveu um sistema próprio para que o escritório do Sr Marra pudesse realizar todos os lançamentos de forma mais rápida e prática.

Além de ganhar tempo, a solução também “sumiu com os papéis” do escritório. Com isso, tudo que antes era impresso, passou a ser escaneado e arquivado de forma digital. Como resultado eles conseguiram ganhar espaço nas mesas, reduzir os custos com impressão e melhorar a organização dos documentos.

Enquanto lia esse case, você deve ter imaginado que a C.P Marra é uma empresa de grande porte certo? Então agora vem a surpresa: o escritório de Crisomário não conta com mais de 50 funcionários.

Isso prova que, para investir em tecnologia e fazer uma entrega altamente superior aos seus clientes, não é preciso ser grande ou ter recursos parrudos. O segredo é ter expertise e visão de futuro. 

3. Attentive – Assessoria Contábil

A Attentive Assessoria Contábil, nosso terceiro case de empreendedorismo na contabilidade, é uma empresa que atende na zona sul de São Paulo.

Como o nome já diz, eles são especializados em assessoria empresarial. Sua atuação abrange processos como Folha de Pagamento, Fiscal/Tributária, Contabilidade Geral, Legalização Societária e Consultoria Financeira.

Percebe como essa tendência de ser mais assessor e não só executor se repetiu em todos os casos até agora? Ao meu ver, esse é um sinal claro de que a contabilidade está ganhando uma nova cara. 

Agora o valor de uma empresa contábil vai além da simples emissão de documentos e processamento de dados. Ela precisa ser o norte que guia seus clientes.

Além da “cultura assessora”, outro diferencial da Attentive é investir forte em Marketing Digital. Basta uma espiadinha rápida no site da empresa para notar isso.

Marketing como ferramenta de autoridade

A Attentive conta com um blog abarrotado de conteúdo informativo. Além disso, eles também tem vídeos, banners e materiais educativos relevantes para o público que atendem. Sem contar as redes sociais, onde a empresa também é super engajada e participativa.  

Todas essas ações ajudam a Attentive a mostrar para os seus clientes o quanto eles manjam do que fazem e têm autoridade no segmento. Essa é uma característica que tem grande diferencial de mercado. 

Mas qual o segredo da Attentive? Onde eles conseguem tempo para investir em consultoria e marketing? Simples: eles apostaram em um sistema de gestão! 

Porém, ao contrário do Sr. Crisomário, que contratou um time inteiro de TI para desenvolver um software próprio, a Attentive buscou uma solução mais prática: assinou um sistema online exclusivo para contabilidade que já existe!

Um sistema de gestão específico para as necessidades contábeis

O sistema escolhido foi o Gestta, uma ferramenta online desenvolvida justamente para ajudar escritórios de contabilidade a melhorarem suas gestões. 

Com essa solução a Attentive conseguiu:

  • Automatizar suas obrigações burocráticas;
  • Monitorar a atividade da equipe;
  • Melhorar o relacionamento com o seu cliente;
  • Garantir a segurança dos documentos
  • Reduzir a incidência de erros, e atrasos
  • E gerar relatórios para avaliar seu desempenho.

Tudo isso sem precisar de uma equipe própria de TI. Isso porque o próprio Gestta oferece um suporte integral que auxilia o escritório durante toda a implantação e uso das funcionalidades.

Pra que se desgastar com tarefas repetitivas, quando é possível deixar isso com a tecnologia e direcionar todo o potencial da sua equipe pra gerar uma entrega superior para o cliente?

Enfim…

O que conseguimos perceber com esses cases é que a cultura consultiva, estratégica e tecnológica está fortemente presente no empreendedorismo na contábil. Agora falta você começar! Quem sabe o seu escritório não é o próximo case a aparecer aqui no blog? 

Precisa de ajuda com a sua gestão contábil? Agende uma demonstração do Gestta sem compromisso! 

Quero agendar uma demonstração

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *