Como aplicar a inovação disruptiva no seu escritório contábil?

Ao longo dos últimos anos, novas tecnologias e ferramentas surgiram e transformaram-se sobre todos os aspectos do negócio, principalmente na área contábil. A inovação disruptiva no seu escritório contábil pode ser um tópico um tanto quanto empolgante. Ela serve como um tópico importante em reuniões e também um assunto extenso em mesas de bar.

A inovação disruptiva nada mais é que traçar um novo caminho para resolver as necessidades dos seus clientes. Parte delas ainda não foram resolvidas ou até foram, porém com um elevado custo. São inovações que facilitam a vida dos consumidores. Exemplos evidentes de negócios disruptivos que deram muito certo, são: Uber, Airbnb e Netflix.

O Uber não é só mais um serviço de táxi, mas sim um transporte urbano diferenciado, além de pagar preços menores, lá você consegue, dar feedback dos motoristas, avaliá-los, escolher o carro desejado, visualizar o preço da corrida antes mesmo de solicitar e ainda emprega pessoas que desejam trabalhar nesses serviços.

A inovação disruptiva está vindo com força total nessa geração que tem anseio por inovar e criar. O Brasil enfrenta desafios no cenário atual, e estar atento a isso coloca seu escritório contábil à frente dos concorrentes.
E como usar a inovação disruptiva no seu escritório contábil?

Nesse artigo você verá conceitos importantes e estratégias enriquecedoras para ajudar você, contador, a aplicar esse conceito no seu negócio.
 

Conceito de Inovação Disruptiva

 
A teoria da inovação disruptiva apareceu pela primeira vez na Harvard Business Review em 1995, pelo professor Clayton Christensen, da Harvard Business School e posteriormente popularizada por seu livro The Innovator’s Dilemma, publicado em 1997.

Christensen usou o termo para descrever inovações que criam novos mercados ao descobrir novas categorias de clientes. Digamos que são inovações que tornam os produtos e serviços mais acessíveis e ágeis, tornando-os disponíveis para uma população maior.
 

Contador, comece a aplicar inovação disruptiva já!

 
Aplicar a inovação disruptiva no seu escritório contábil pode ser mais simples do que parece. Uma dica preciosa é iniciar com o que já funciona dentro do seu escritório. Pode com um processo, uma ferramenta, o atendimento ao cliente, a integração entre os funcionários, etc. Qualquer função ou processo que dê para melhorar já é um ótimo começo. Inovar é isso, criar a partir do que já existe, de forma que melhore a experiência de quem usar.

Pegando o gancho de atendimento ao cliente, o que seu escritório contábil está fazendo para essa competência mudar, ou melhor, aperfeiçoar? A tecnologia online está nos dando conectividade real com os clientes. Podemos discutir coletivamente cenários e planos de negócios, e nossos clientes reconhecem esse valor.

Servir os clientes com uma mentalidade para otimizar a experiência dele, faz parte da tecnologia, parte do relacionamento e parte oferecendo soluções verdadeiras.

A inovação disruptiva no seu escritório contábil, começa a partir do momento que você olha de uma forma estratégica. Qual o processo que poderia ser otimizado? O que você tem vontade de adotar de novo, de diferente dentro do seu escritório contábil? Um aplicativo? Um gerenciador de tarefas? Novas tecnologias? Uma pintura no prédio? Ou consertar a máquina de café?
Enfim, são infinitas possibilidades de transformação que podem acontecer. Mas precisa estar pronto e atento à elas. Dar início a inovação disruptiva no seu escritório contábil pode ser pra ontem, é só usar a criatividade.

Muitos contadores pensam que a inovação disruptiva é somente para as grandes corporações, ledo engano, você pode aplicar em qualquer momento. A inovação disruptiva no seu escritório contábil, pode oferecer benefícios importantes à concorrência e aos consumidores, em termos de serviços novos e melhores, e podem estimular a inovação e a concorrência de preços de provedores estabelecidos.

Portanto, a inovação disruptiva no seu escritório contábil, não se trata de um procedimento isolado, é um conjunto de ações com base no que existe (ou não) a fim de melhorar a experiência do usuário, ou seja, seu cliente (ou quem trabalha com você), tornando-o mais atrativo e inovador. Aproveite para iniciar o ano inovando e colocando em prática tudo que ficou no planejado. Vamos nessa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Explore
Redes Sociais

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados