Captar clientes de contabilidade utilizando um blog não é tarefa fácil, os resultados não são instantâneos e o processo é trabalhoso. Porém, é possível sim aumentar sua lista de clientes com conteúdo, basta um pouco de paciência e conhecimento em marketing de conteúdo para que seja possível trilhar o caminho rumo ao sucesso.
E se você está preparado para entrar nessa jornada, encontrará neste post muitas “ferramentas” e dicas valiosas que facilitarão a sua vida e evitarão que você cometa alguns erros.
Aproveite que poucos escritórios contábeis investem nesse tipo de divulgação e se torne uma referência no assunto.
Boa leitura!
Posso utilizar o blog para vender mais?
O objetivo do blog é atrair mais clientes e consequentemente vender mais, porém essa venda jamais deve acontecer no blog, ele está uma etapa antes da oferta. Em outras palavras o blog é que prepara o terreno para que, quando o futuro cliente vire um lead, esteja mais apto a aceitar uma proposta comercial.
Portanto, se você deseja alcançar objetivos como captar clientes de contabilidade, precisa entender que, em um blog de contabilidade, é preciso vender menos e oferecer mais conteúdo. Isso começa a fazer sentido quando você entende que a maioria das pessoas não entra num blog para contratar serviços, mas para suprir necessidades, solucionar problemas, tirar dúvidas, etc.
Sendo assim, a primeira regra sobre como captar clientes de contabilidade com um blog é: se colocar no lugar do público que você deseja atingir. Ou seja, é preciso descobrir do que seu prospect precisa, pelo quê ele se interessa, como ele fala/escreve e, com isso, ir alimentando o blog com materiais ricos e atrativos para ele.
Saiba mais: Qual a melhor rede social para escritórios contábeis?
Como atrair público para um blog?
Certo, você entendeu que blog não é loja e sabe também que precisa conhecer o perfil de seus clientes, mas e depois? Como atrair esse tipo de pessoa? Como captar clientes de contabilidade usando essa estratégia? Bom, existem muitas formas e abaixo eu mostro um passo-a-passo de uma das mais simples, porém altamente eficiente, ok?
1- Pesquisa de palavras chave
Sempre que você procura por algo na internet começa digitando uma palavra no navegador certo? Clientes contábeis também fazem isso! O mais interessante é que geralmente usam palavras semelhantes como “declaração de IRRF” ou “porque contratar uma contabilidade”.
A sua primeira missão é encontrar uma ferramenta de busca de palavras chave e pesquisar termos que seus clientes utilizam. Faça uma lista com todas elas, desde as mais genéricas às específicas e crie conteúdos para o seu blog que respondam a essas pesquisas.
2- Títulos atrativos
Para cada palavra da lista você deve criar um título atrativo. Há na internet uma porção de e-Books e posts que dão dicas sobre como criar títulos que chamem atenção. Isso é importante, pois o título funcionará como isca para trazer seu futuro cliente até seu blog de contabilidade.
Lembre-se! Os títulos devem conter no máximo 65 caracteres. Esse é o limite de aceito pelo Google em sua página de busca.
3- Conteúdo impactante
Com os títulos todos prontos é hora de fazer pesquisas sobre o tema e depois botar a mão na massa. Não há limite de palavras para o Google, mas tente escrever posts com no mínimo 500 palavras.
Tente distribuir a palavra-chave utilizada no título por todo o texto,as sempre de forma natural. Isso ajudará o Google a entender do que se trata seu texto e quando alguém pesquisar por um tema parecido é provável que ele apareça na primeira página.
Ao seguir as três dicas anteriores você estará a um passo de saber como captar clientes de contabilidade utilizando um blog.
4- Divulgue
Com os conteúdos prontos, agora é hora de divulgar!
Sim, você criou um conteúdo incrível, muitos possíveis clientes se interessarão por ele, mas você precisa fazer com que saibam que o texto existe. Afinal, é isso que ira garantir o sucesso da sua estratégia de como captar clientes de contabilidade.
Para isso você pode:
- Investir em anúncios no google;
- Divulgar o post em suas redes sociais;
- Mandar um e-mail para sua base de leads avisando sobre o artigo;
- Patrocinar o post no Facebook, LinkedIn e Instagram.
Lembre-se de manter sempre uma regularidade nas postagens, se optar por postar 3x por semana obedeça essa meta. Isso porque, a sazonalidade é importante!
O que devo evitar?
Se você deseja ser encontrado por clientes por meio do Google, precisa entender algumas regras dele. O Google penaliza empresas que utilizam formas ilícitas para alcançar mais visualizações e acredite, você não vai gostar de ser penalizado pelo Google.
Por isso quando for montar suas estratégias de como captar clientes de contabilidade utilizando um blog, lembre-se de jamais copiar o conteúdo de outro blog. Você pode até se inspirar em um material já produzido, mas nunca copiá-lo.
Lembre-se também que você escreve para pessoas e não para robôs. Não adianta espalhar a palavra-chave diversas vezes pelo artigo de forma artificial. Se as pessoas não gostarem de ler seu texto, de nada adianta ser encontrado, não é verdade? Por isso escreva artigos atrativos, bem estruturados e adicione imagens de qualidade.
Você já entendeu como captar clientes de contabilidade utilizando um blog e sabe o que deve evitar, então o que está esperando? Comece hoje mesmo a investir no marketing do seu escritório contábil e atraia novos clientes o quanto antes. Boa sorte!