Como criar uma newsletter para a sua base de clientes utilizando o novo módulo do Gestta!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Saber as melhores práticas de como criar uma newsletter vem se mostrando cada vez mais importante como tática de relacionamento com o cliente. Essa é uma opção de comunicação que desperta interesse, cria proximidade e abre espaço para promoção e venda de eventuais serviços extras que você queira oferecer. Com alto teor de relevância, a newsletter é uma ótima estratégia para quem deseja construir uma uma base fidelizada e consciente. Mas como montar uma newsletter eficiente? Usando o Gestta, claro! Nossa plataforma acaba de lançar a funcionalidade Circular que pode ser usada para o envio de boletim informativo, atualização de serviços, artigos do blog, entre outros conteúdos. Tudo de forma otimizada e assertiva. 

Por isso, neste conteúdo, irei mostrar os benefícios dessa estratégia e como você pode usar o módulo Circular para o envio da sua newsletter

Vamos lá?

O que é uma newsletter e quais as suas vantagens?

Quando algo acontece em nossas vidas, o que geralmente fazemos? Enviamos uma mensagem para os amigos e contamos a novidade, não é mesmo? Pois é, através da newsletter, as empresas fazem a mesma coisa. 

Traduzido como “boletim informativo”, a newsletter é um email enviado periodicamente a uma lista de contatos. Com ela, as empresas conseguem levar para os clientes informações relevantes, o que ajuda a fortalecer o relacionamento com eles.

Nesse momento, você pode estar se perguntando: “Mas por que eu devo apostar nessa estratégia?” Para responder essa questão, vou listar 4 bons motivos:

  • Gera tráfego para o seu site;
  • Consolida a autoridade do seu escritório, aumentando sua credibilidade;
  • Aproxima você do cliente;
  • Demonstra o seu conhecimento e cuidado com ele;

Além disso, em meio a milhares de conteúdos e informações que seus clientes recebem todos os dias, contar com uma fonte confiável e de referência, estabelece uma certa relação de confiabilidade, não é mesmo? Por isso que a newsletter pode ser uma grande aliada do seu escritório, basta fazer do jeito certo!

Como criar uma newsletter eficiente usando o módulo circular do Gestta?

O Gestta você já conhece, certo? É uma plataforma de gestão criada especificamente para atender as necessidades do profissional contábil.  

Ele ajuda os escritórios a otimizarem suas rotinas utilizando funcionalidades como: 

Além dessas funcionalidades, o Gestta acaba de lançar o módulo Circular que otimiza o encaminhamento de informações para a sua base de clientes. 

Tudo isso de forma automatizada e eficiente e agora você irá aprender como utilizar esse módulo para enviar sua newsletter, vamos lá? 

1- Defina o conteúdo

Como o objetivo principal da newsletter é manter o cliente mais próximo do seu escritório, a primeira premissa dessa estratégia é ter um conteúdo de qualidade para oferecer.

Ou seja, você deve saber que tipo de assunto mais interessa aos seus clientes, quais temas podem ajudá-los com as principais dúvidas e como ser assertivo. 

Alguns exemplos de conteúdos que você pode enviar são:

Além disso, no módulo circular do Gestta você tem uma opção bem grande de edição e por isso, pode usar e abusar de recursos como alinhamento, destaque do texto, adicionar imagens, vídeos, entre outras possibilidades. Assim é possível deixar a sua news com a cara do seu escritório.

Quanto mais informativa for a sua newsletter, melhor. Afinal, uma newsletter bem produzida e com conteúdo selecionado tem mais chances de ser lida.

2-  Escolha bem o assunto e o remetente

Sabia que o grande responsável por uma boa taxa de abertura de emails é o assunto da mensagem? Por isso, dedique algum tempo para elaborar uma chamada atraente. O desafio é ser sucinto, objetivo e relevante para quem lê.

O módulo circular do Gestta permite que você acrescente até 60 caracteres no assunto, então é possível explorar bem a sua criatividade. Uma opção é usar a chamada mais importante do texto da newsletter no assunto do email, isso tende a aumentar a taxa de abertura. 

Outro ponto importante do módulo Circular é que ele permite que você adicione o nome do seu escritório como remetente no email. Isso torna a sua news ainda mais relevante. Afinal, como o cliente tem confiança no seu negócio, exibir o nome da empresa vai tornar a mensagem ainda mais atrativa.

Newsletter_Gestta

3- Segmente o público

Um dos erros mais comuns de uma newsletter é generalizar a comunicação. Automatizar esse processo é muito diferente de mandar a mesma mensagem para todos os seus contatos. Claro que um aviso de feriado, mudança de endereço, aumento de honorários, entre outros assuntos, podem e devem ser encaminhados para todos os seus clientes. No entanto, assuntos mais específicos como uma mudança na legislação pertinente às empresas do Lucro Real ou um aviso de férias de um colaborador que atende somente algumas empresas, devem ser encaminhados de forma segmentada. 

Por isso, no módulo circular do Gestta é possível segmentar seus clientes por tributação ou selecionar apenas alguns deles, o que torna a ferramenta ainda mais relevante. Isso porque, encaminhar um comunicado sobre o Simples Nacional para um cliente do Lucro Presumido, não faz nenhum sentido e pode passar a ele uma sensação de falta de cuidado, o que não é interessante. 

4- Use recursos para deixá-la mais pessoal

Uma boa newsletter, além de informativa e relevante, precisa ser pessoal, não só na comunicação em si, mas também em outros aspectos. Ou seja, tratar o cliente de forma única e especial, personalizando o conteúdo, também gera muitos pontos para a empresa. 

Um jeito simples de fazer isso é colocando o nome de cada cliente no título ou no corpo da sua mensagem. 

Neste contexto, o módulo circular do Gestta disponibiliza algumas variáveis que adicionam, de forma automática, o nome de cada cliente e da empresa, entre outras opções. Isso torna a sua news mais pessoal para o cliente, passando a ele a sensação de cuidado e exclusividade, o que é fundamental para tornar muito mais fortalecido o seu relacionamento com ele

5- Avalie os resultados e faça melhorias

Para que todo o esforço que você dedicou para preparar uma newsletter segmentada, relevante e pessoal, valha a pena, é essencial acompanhar e medir os resultados dessa ação. 

Neste contexto, o módulo Circular do Gestta disponibiliza estatísticas que te ajudam a avaliar a efetividade da sua newsletter, como a taxa de abertura, por exemplo. Isso permite que você identifique se o horário de envio está sendo adequado, se o assunto escolhido foi efetivo e para quantos clientes esse conteúdo foi relevante. 

 Avaliar essas questões ajudam você a identificar melhorias que possam otimizar o envio da sua newsletter. Então, tão importante quanto criar uma boa news é avaliar se esse esforço está sendo assertivo e como é possível mudar o cenário. 

Pronto para começar essa estratégia no seu escritório?

A newsletter é uma forma eficiente e assertiva de estreitar o relacionamento com o seu cliente, mostrando a ele toda a autoridade, conhecimento e cuidado que o seu escritório tem com seus parceiros. 

Por isso, espero que esse artigo tenha ajudado você a entender os benefícios de uma newsletter, além de mostrar como o novo módulo Circular do Gestta pode ajudá-lo a criar, personalizar e avaliar a efetividade dessa ação. E se você curtiu o módulo circular e quer conhecer as outras funcionalidades do nosso software exclusivo para contadores, clique no botão abaixo e agende uma demonstração, sem compromisso, com um de nossos especialistas! 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *