O Marketing de conteúdo é uma metodologia utilizada para gerar autoridade de marca para uma empresa e criar um relacionamento sólido com seu público-alvo. Para colocar essa estratégia em prática, você precisa criar conteúdos de valor que ajudem seu prospect a identificar e resolver problemas, até que ele esteja aquecido o suficiente para receber sua oferta. Mas como definir temas para marketing de conteúdo usar nessa estratégia e como garantir que o prospect os encontre? É sobre isso que falaremos neste artigo!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, uma das maiores plataformas de marketing de conteúdo do Brasil, 73% das empresas brasileiras utilizam a criação de conteúdo para atrair novos clientes. Além deste número, o mesmo estudo também aponta que 61,8% das organizações que ainda não aplicam essa prática, pretendem adotá-la em breve.
Mas o que é Marketing de conteúdo?
Para quem ainda não está familiarizado com o termo: Marketing de conteúdo é todo conteúdo criado por uma empresa com o objetivo de ajudar seu público a identificar seus problemas e, então, oferecer dicas para resolvê-los. Ou seja, essa estratégia não visa vender logo de cara, mas sim criar todo um relacionamento antes e só falar da sua solução lá na frente.
No glossário de marketing digital, esse processo de relacionamento é chamado de funil de vendas, que é um diagrama formado pelos três estágios de consciência do prospect:
- Topo = Aprendizado e descoberta
- Meio = Reconhecimento do problema
- Fundo = Consideração de solução e decisão de compra
Um exemplo para deixar mais claro: um post nas suas redes sociais falando que seu escritório tem pontuação máxima de NPS, é um excelente post publicitário, mas ainda não é Marketing de conteúdo.
Um bom tema para Marketing de conteúdo seria um post trazendo para seu prospect a importância do trabalho do contador para reduzir impostos na empresa dele, por exemplo.
Ainda não ficou claro? Pois é exatamente para te ajudar com isso que preparei esse conteúdo.
Confira um resuminho do que você vai aprender aqui:
- Dicas para definir temas para o marketing de conteúdo do seu escritório de forma relevante
- Ideias de conteúdo para usar em cada etapa do funil de vendas
- Dicas bônus para seu conteúdo ser encontrado mais facilmente pelo seu público
Seguindo essas práticas, você vai entender como se relacionar com seu público por meio do marketing de conteúdo, tornar sua empresa contábil uma autoridade frente a ele e impulsioná-lo no funil de vendas até o momento de fechar negócio!
Vamos lá?
3 dicas para definir temas para marketing de conteúdo para o seu blog ou outros canais de comunicação do seu escritório
1. Conheça sua persona
A primeira coisa que você precisa fazer para criar temas para marketing de conteúdo relevantes para o seu público é conhecê-lo. Parece óbvio, né? Mas muita gente não leva essa dica lá muito a sério, muito menos a coloca em prática.
E o que seria colocá-la em prática? Bom, para começar, muita pesquisa! Estude seu público muito a fundo!
Para isso, você pode começar observando a sua própria base de clientes.
Observe quais características mais se repetem na sua base. Você atende mais clientes de porte pequeno, médio ou grande? De quais segmentos? De quais localizações? Quais regimes tributários? Afinal, todos esses dados já são um excelente termômetro para entender quem é seu prospect.
Depois que levantar essas primeiras impressões, lance questionários e enquetes para essa base e, até mesmo, para sua audiência nas redes sociais. Assim você irá descobrir dados mais profundos sobre eles, como desafios que enfrentam, dúvidas que têm e onde buscam soluções.
Com as respostas em mãos, aos poucos você será capaz de montar o desenho da sua persona e, quando esse perfil estiver pronto, será muito mais fácil pensar em temas para marketing de conteúdo interessantes para ele, afinal, você terá um norte para te guiar.
2. Faça pesquisa de palavra chave
Com a sua persona pronta, você já terá uma ideia de como seu público pesquisa por informação na internet e, assim, ter ideias de temas para marketing de conteúdo que respondam exatamente a essas perguntas. Desta forma, aos poucos, você poderá direcioná-lo aos próximos estágios do funil, até poder falar do seu escritório.
Porém, há uma forma ainda mais precisa de mapear como seu prospect efetivamente digita suas dúvidas no Google (ou outros buscadores): a pesquisa de palavras-chave.
Palavra chave é outro termo que aparece no nosso glossário de marketing digital e diz respeito a exata maneira que um usuário digita no buscador para encontrar uma informação.
Ao contrário do que o nome sugere, a palavra-chave não precisa ser, necessariamente, uma palavra só. Ou seja, podem ser expressões inteiras também.
Por exemplo, vamos supor que você tenha chegado neste conteúdo por meio de uma busca no Google. Talvez você tenha digitado: “Ideias de conteúdo para o blog do meu escritório”, pois bem: tudo isso que você digitou para nos encontrar, é uma palavra-chave.
Mas e aí, como fazer uma pesquisa de palavra-chave?
A resposta é: usando as ferramentas certas!
Com a ajuda do Keyword planner (que pertence ao próprio Google) ou do SemRush, por exemplo, você pode buscar por palavras-chaves específicas e descobrir se há um volume considerável de buscas por elas. Assim você determina se vale a pena utilizá-las como temas para seu marketing de conteúdo, ou não.
Outras ferramentas úteis para você fazer pesquisa de palavra-chave:
- Google Trends = Mostra um ranking com os termos mais buscados no Brasil e no Mundo.
- Answer the public = Pesquise um termo e veja como as pessoas perguntam por ele.
- UberSuggest = Busque uma palavra e receba sugestões de termos relacionados e muito mais.
3. Pegue referência com os seus concorrentes, veja que temas eles estão usando em seus projetos de marketing de conteúdo
Outra boa dica para ter ideias de conteúdos para os canais do seu escritório é observando o que seus concorrentes estão fazendo, por exemplo. Isso mesmo! Portanto, siga seus concorrentes nas redes sociais, leia o blog, se inscreva no canal do Youtube e acompanhe a newsletter deles.
Observe que não estou falando de copiar o que seu concorrente faz, mas sim se inspirar e tirar insights para criar os seus próprios conteúdos, adaptados a sua empresa contábil e a sua persona.
Inclusive, também há um termo do Marketing Digital para essa prática, o Benchmarking e temos um conteúdo sobre isso aqui no blog também, salva aí para ler mais tarde: Benchmarking para escritórios contábeis – 6 passos para colocar em prática e se manter ainda mais competitivo no mercado
Ideias de tema para marketing de conteúdo
Sugestões para cada do funil de vendas
Agora que você já pegou as dicas para desenvolver o marketing de conteúdo do seu escritório contábil de maneira certeira, quero compartilhar com você algumas ideias de conteúdos para cada etapa do funil. Vem comigo:
Estágio 1 – Descoberta e aprendizado
Esse estágio é o topo do funil, aqui seu prospect ainda não sabe que tem um problema, então o objetivo do seu conteúdo é ajudá-lo nessa descoberta. Algumas ideias de conteúdo para essa etapa:
Tipos de impostos e como eles influenciam na sua empresa
Com esse conteúdo você pode ajudar o prospect a perceber se ele está pagando impostos em excesso, por exemplo, e identificar um problema que ele nem sabia que tinha.
Quanto custa manter um departamento financeiro interno?
Aqui, você pode plantar na cabeça do prospect a dúvida de se vale a pena manter um departamento financeiro interno, já pensando em, posteriormente, oferecer a ele opções a esse modelo.
Como conseguir investidores para minha empresa?
Um prospect que se interesse por esse conteúdo, logo precisará de alguns dados que só você, como contador, vai poder ajudá-lo a levantar. Mas, sem spoiler, continue a leitura que logo você vai entender mais.
Estágio 2 – Reconhecimento do problema
Esse estágio é o meio do funil, aqui seu prospect já entendeu que tem um problema, então, você pode começar a listar para ele formas de resolver esse desafio. Algumas ideias de conteúdo para essa etapa:
Confira as principais causas que podem levar uma empresa a pagar impostos em excesso e opções para reverter essa situação
Depois que seu prospect já leu o conteúdo sugerido para o estágio 1 do funil, ele provavelmente identificou que está pagando impostos demais. Ou seja, já reconheceu o problema e agora está buscando soluções. É aqui que você entra com mais esse conteúdo complementar para ajudá-lo a entender ainda mais esse desafio e opções para reverter esse quadro.
Quais os benefícios de terceirizar a sua gestão financeira?
Para o estágio 1, eu havia sugerido um conteúdo questionando os custos de se manter um setor financeiro interno, lembra? Então, objetivando impulsionar ainda mais esse prospect ao longo do funil, aqui você pode ir ainda mais longe e listar os benefícios de terceirizar a gestão financeira dele.
Valuation: o que é e como calcular o valor de uma empresa
Depois que o prospect leu o conteúdo sugerido para o estágio 1 do funil, sobre como buscar investidores, ele entendeu que, para isso, precisa conhecer os números da própria empresa, a fim de vender o valor do seu negócio a possíveis investidores. Neste momento, esse artigo sobre Valuation será extremamente interessante para ele e o fará avançar ainda mais no funil, onde você já terá um conteúdo de fundo esperando por ele. Mas calma que, daqui a pouco chegamos lá.
Estágio 3 – Consideração de solução e decisão de compra
Finalmente! Esse estágio é o fundo do funil. Ou seja, a essa altura seu prospecto já entendeu que tem um problema, já viu que existem algumas opções para resolvê-lo e já está procurando uma solução. Portanto, essa é a hora perfeita para falar do seu escritório contábil e dos seus serviços. Algumas ideias de conteúdo para essa etapa:
Conheça o serviço de Recuperação de crédito tributário oferecido pela {nome da sua empresa contábil aqui}
Depois de descobrir que a empresa dele está pagando impostos em excesso, com certeza esse prospect procurará por um meio de resolver isso. Então, é agora que você pode oferecer a ele esse serviço do seu escritório. Lembrando que, como ele já leu conteúdos anteriores da sua empresa, ele te conhece, então estará muito mais propenso a fechar com você do que com seu concorrente.
Como funciona o BPO Financeiro da {nome da sua empresa contábil aqui}?
Seu prospect começou lendo que manter um departamento financeiro poderia ser muito custoso, depois leu sobre vantagens de se terceirizar esse setor, agora, ele está procurando por empresas que ofereçam esse tipo de serviço. É o momento do seu escritório colocar a cara no sol com um conteúdo de fundo de funil detalhando todos os benefícios e expertise do seu time nessa entrega.
Quer levantar indicadores precisos da sua empresa? Conheça o serviço de Análise e consultoria contábil da {nome da sua empresa contábil aqui}
Depois de pesquisar sobre como buscar investidores, esse prospect percebeu que precisava entender o valor da empresa dele. Depois, ele leu no seu blog um excelente artigo sobre Valuation e, por último, está procurando por um time especialista para ajudá-lo a levantar esses dados. É aí que ele vai encontrar esse artigo sobre o serviços de Análise e consultoria contábil do seu escritório e, como já te conhece, estará ainda mais aquecido para fechar com você.
Bônus: como ajudar seu público a te encontrar?
Até aqui você já viu dicas valiosas para criar o projeto de marketing de conteúdo do seu escritório e, de quebra, alguns exemplos de pautas para começar. Está pensando que acabou? Ainda não!
Antes de finalizar, quero te passar mais duas dicas bônus para fazer seu conteúdo bombar na internet. Vem ver:
1. Otimize seus conteúdos para serem priorizados pelo Google
Lembra que, alguns tópicos atrás, eu expliquei para você sobre a palavra-chave que, nada mais que é do que a forma como seu prospect pesquisa informações na internet? Então, isso significa que basta usar a palavra-chave correta que, quando seu público pesquisar por aquele assunto, seu conteúdo vai aparecer nos resultados de busca? Infelizmente não e vou te explicar porque.
Acontece que o Google (e outros buscadores) sempre priorizam a experiência do usuário. Então, por isso, ele sempre vai mostrar em primeiro lugar os conteúdos que acha mais relevantes. E, para definir quais conteúdos são mais relevantes, essas ferramentas de busca levam em consideração uma centena de critérios.
Então, para se encaixar nesses critérios e ser considerado relevante para o Google e, assim, aparecer nos primeiros resultados de busca, existe uma prática chamada SEO (Search Engine Optimization), em português: Otimização para motores de busca.
Alguns dos critérios adotados no SEO incluem:
- Quantidade de vezes que você menciona a palavra-chave no conteúdo;
- A palavra-chave deve aparecer no título e na meta descrição;
- O conteúdo precisa estar bem distribuído (com título, subtítulos e tópicos);
- É importante haver links para outros conteúdos internos e externos para tornar a abordagem mais completa;
- Inserir conteúdo multimídia dentro do post (como imagens, vídeos e áudios), ajuda a ser priorizado pelo mecanismos do Google.
E mais um montão de fatores. Mas calma que a gente tem outro artigo aqui no blog que fala especificamente sobre isso: Como fazer meu site aparecer no Google. Lá você entenderá com mais detalhes como funciona o SEO e como aplicar essa prática nos seus conteúdos para aparecer nos primeiros lugares dos resultados de busca e, assim, ser encontrado pelo seu prospecto.
2. Impulsione
E, além do SEO, que é uma maneira orgânica (não paga) de aparecer na internet, existem também os meios pagos.
Google Ads
Com o Google Ads, ferramenta de anúncios do Google, você pode pagar para o seu conteúdo aparecer:
- Antes dos primeiros colocados dos resultados de busca (com a tag de ads);
- Nas laterais do Google em formato de banner;
- Dentro de sites parceiros do Google (que são todos os sites da internet, praticamente);
- Em banners e também dentro dos vídeos no Youtube.
Redes sociais ads
Além do Google, as redes sociais também tem suas ferramentas de anúncio. A do Facebook e Instagram é o Meta Business. Aí existe também o LinkedIn Ads, o TikTok Ads e o Twitter Ads.
Para impulsionar nesses canais, crie um post bem atrativo linkando para o seu conteúdo e impulsione usando as ferramentas citadas.
Pronto para criar os melhores conteúdos para sua contabilidade e atrair seu prospect com estratégia?
Então recapitulando: o marketing de conteúdo é uma excelente maneira de:
- Gerar autoridade para seu escritório contábil;
- Criar um relacionamento sólido com seu prospect;
- Ajudá-lo a identificar e resolver problemas;
- E impulsioná-lo rumo a decisão de contratar os seus serviços.
E para isso você precisa:
- Entender sua persona;
- Fazer pesquisa de palavra-chave;
- Buscar referências no mercado;
- Definir temas de acordo com o estágio do funil;
- Otimizar os conteúdos para o Google;
- E impulsionar.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre esse assunto e te deixado animado para começar a criar conteúdos de qualidade para a sua empresa de contabilidade!
Ainda ficou alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!