O propósito do feedback é um recurso incrível se feito com constância e evolução. Ele não só melhora a estima da equipe, como também incentiva o engajamento com foco no resultado. Para que a produtividade do seu escritório contábil se consolide a longo prazo, é essencial o uso de feedbacks constantes.

É importante entender o que constitui um feedback. Mas, se não for expressado corretamente ou oferecido no momento certo, o feedback pode fazer seu time ficar distante. Contador, comece a se aproximar da sua equipe. Porém, saiba o momento adequado.

A seguir, veremos conceitos muito bons de feedback para orientar você, contador, a “cuidar” de sua equipe e da forma como eles vêem a força da liderança na sua gestão e, em consequência, progredir com a produtividade do seu escritório contábil. Aproveite…

Ajustes no feedback

Faça comentários regulares, quando as coisas estão indo bem e quando as coisas podem ser melhoradas. Esse tipo de consistência tornará mais provável que os membros da equipe escutem feedbacks corretivos e tomem medidas para melhorar seu desempenho, sem pensar que você está sendo excessivamente severo.

Dar feedbacks é mostrar como os membros da sua equipe podem funcionar melhor. Concentre-se em formas objetivas nas quais eles possam melhorar a produtividade do seu escritório contábil. O que pode te ajudar ainda mais com o engajamento da sua equipe é a matéria incrível do nosso post anterior: 5 passos para reter os talentos do seu escritório contábil.

Todos somos humanos e todos cometemos erros. Às vezes, estamos conscientes desses erros e tomamos as medidas para nos melhorar. Outras vezes, somos simplesmente alheios ao que fizemos de errado, porque sua atenção é diversas vezes dividida entre 15 coisas ao mesmo tempo. Tudo bem se algum deslize acontecer, mas estar atento ao que leva à eles é a melhor forma de melhorá-los.

Abrir a oportunidade de feedback para cima e para a lateral é uma maneira muito aberta de fazer uma boa gestão, a conexão se fortalece e o compromisso de sua equipe aumenta, além de melhorar a produtividade do seu escritório contábil, isso porque reforça que todos no time estão constantemente tentando melhorar a si mesmos.

Não basta dizer o que está errado, mas também dizer como isso pode ser melhorado. Isso ajudará os membros da sua equipe a entender a direção em que você, contador, está liderando, isso amplifica a produtividade do seu escritório contábil.

Evite o cliché “Eu gosto do que você fez aqui, mas …” Isso ofende a inteligência de seus membros da equipe. Claro, eles sabem que você não está muito satisfeito com o trabalho que fizeram assim que você puxar o “mas”. Isso pode impactar como eles obtêm o que vem depois do ‘mas’.

Em vez disso, faça comentários como: “O que você fez pode funcionar muito bem. E se nós também fizermos assim…” ou “Esta parte do que você fez parece ótimo, e nós devemos acrescentar…” Isso lhe dá a oportunidade de dar feedback construtivo que inclua soluções sem criticar.

Feedbacks com paciência e de cabeça fria

Às vezes, é difícil não se ofender pessoalmente quando um membro da equipe faz algo do jeito errado, enquanto pra você, é óbvio como deveria ter sido feito. Evite dar feedback quando se sente assim. Primeiro, trabalhe com seus próprios sentimentos em relação ao colaborador, depois trabalhe com eles para entender porque um erro foi cometido, ou o que os fez tomar essa abordagem específica. Você acha que sua equipe cometeria um erro intencional se pudessem evitá-lo?

Verifique o progresso

Verifique regularmente com os membros da equipe para ver se eles estão tomando medidas para melhorar seu desempenho no escritório contábil. Se isso ajudar, você pode até fazer um plano de ação em conjunto e depois averiguar como está caminhando. Certifique-se de apontar as melhorias quando as vê.

Dar feedback pode ser mais fácil se você tomar essas iniciativas, e provavelmente começará a ver uma grande mudança na produtividade do seu escritório contábil. O desafio é equilibrar o feedback específico com a forma como você entrega sua mensagem.

Melhorar tanto como você oferece feedback e como sua equipe percebe esse feedback pode ser um longo processo. Isso certamente não acontecerá da noite para o dia, mas as melhorias que você verá no seu escritório contábil valerão muito a pena. Vamos nessa?