Como formar líderes em seu escritório contábil – 5 dicas que podem ajudá-lo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você sabia que o desenvolvimento da próxima geração de líderes é uma das maiores preocupações de mais de 661 executivos entrevistados pela IBOPE? Pois é, com uma demanda cada vez maior pelo desenvolvimento de lideranças, as empresas estão buscando soluções efetivas e que exijam o mínimo de investimento, tempo e dinheiro para isso. Assim surge a grande questão: como formar líderes? E se você chegou até este artigo, muito provavelmente, essa também é uma dúvida sua. 

A verdade é que líderes não nascem líderes, eles precisam ser treinados. Afinal, liderança é mais do que um talento, é uma habilidade que pode ser lapidada, independentemente do quão apto alguém seja por natureza. Claro que existem aqueles com características de liderança mais acentuadas que outros, mas a grande maioria só se desenvolve quando recebe o incentivo correto. Ou seja, sem uma busca ativa por esse objetivo, muitos potenciais líderes podem ser perdidos por falta de estratégia.

Portanto, para melhorar o desempenho do seu escritório nesse quesito, eu listei algumas dicas que podem ajudá-lo a encontrar seus líderes em potencial.

Vamos lá? 

Aprenda como formar líderes em 5 passos

Formar líderes é essencial para o sucesso de um negócio no longo prazo. Ter gestores familiarizados com os processos internos e cultura da empresa é uma forma de garantir que o seu escritório continue crescendo de maneira competitiva. Por isso, é muito importante que as atuais lideranças identifiquem e desenvolvam sucessores que possam assumir suas funções quando o momento certo chegar.

Claro que, como qualquer outra metodologia de desenvolvimento, essa não é uma  tarefa simples. No entanto, colocando as estratégias corretas em prática é possível aprender como formar líderes e tornar esse caminho mais fácil. 

Veja:

1- Analise o potencial de cada funcionário

A primeira dica sobre como formar líderes é avaliar o crescimento profissional diário de seus colaboradores. O objetivo é identificar qual deles tem mais aptidão para estar em uma posição de liderança futuramente. 

Durante esse processo, não cometa o erro de usar como critério apenas as hard skills de seus colaboradores. Ser bom no que faz é muito positivo, mas ter as competências comportamentais certas é fundamental para que um profissional possa ocupar um cargo de liderança. 

Por isso, esteja atento a características como: 

  • Boa comunicação verbal e escrita;
  • Capacidade de inspirar os colegas;
  • Iniciativa;
  • Visão estratégica;
  • Autogestão;
  • Visão Analitica;
  • Bom trabalho em equipe;
  • Capacidade de delegar tarefas;

Sem essas habilidades, o colaborador pode até ser um grande especialista em sua área de atuação, mas não será capaz de administrar um time, liderar pessoas ou tomar boas decisões para o negócio.

2- Leve em conta a cultura da empresa

Ter as características que citei acima são super importantes, mas não funcionam sozinhas. Por isso, a segunda dica sobre como formar líderes é identificar aqueles que, além delas, também se identificam com a cultura do seu escritório. Esse é um dos fatores-chave para decidir se ele funcionará ou não como sucessor da gestão em um futuro próximo. 

Por exemplo: em um escritório que preza pela autogestão de seus colaboradores, alguém com tendências microgerenciadoras, dificilmente será um bom gestor de equipes. Ou em um ambiente que preza pela inovação e tecnologia, ter como gestor um profissional analógico, não seria a melhor decisão a se tomar. 

Ou seja, é essencial que o colaborador dê match com a missão, visão e valores do seu escritório.

Uma forma efetiva de aumentar as chances de sucesso nesse processo é ter foco nos profissionais certos desde o recrutamento e seleção. Dessa forma, procure sempre fazer uma boa avaliação de perfil dos candidatos e dê preferência para aqueles que se encaixarem melhor na cultura da empresa. Além disso, na descrição de suas vagas, deixe explícita a visão, missão e valor do seu negócio. Assim, você não corre o risco de atrair pessoas que não combinem com a sua cultura e haverá mais opções qualificadas na hora de formar os líderes que levarão o negócio adiante.

3- Promova oportunidades para o desenvolvimento da liderança

Para mostrar ou desenvolver habilidades de liderança, uma boa sugestão é tirar seus colaboradores da zona de conforto, colocando-os em situações incomuns e observando como eles reagem.

Neste contexto, procure deixar algumas decisões difíceis a cargo desse líder em potencial e avalie o comportamento dele em uma situação real de trabalho. Outra boa estratégia é promover o job rotation, prática na qual o colaborador passa por diversas áreas do escritório por períodos pré-determinados. Líderes precisam ter uma visão macro do negócio para fazerem boas escolhas, encontrar gargalos, sugerir melhorias e entender como os processos e departamentos funcionam.

Por isso, dar aos colaboradores a oportunidade de experimentar várias atividades, os ajudará a conhecer mais a fundo a organização, quesito essencial para a formação de um líder. 

4- Apoie inovações e mudanças

Outra dica sobre como formar líderes que garantam o crescimento da empresa, é incentivar a inovação desde os primeiros cargos da estrutura hierárquica. Afinal, é difícil esperar soluções criativas de um gestor que nunca precisou entregar esse tipo de resultado, não é mesmo?

O pensamento estratégico e inovador é uma competência que se aperfeiçoa conforme o uso, ou seja, não é interessante deixar futuros líderes se acomodarem com tarefas básicas. Portanto, faça-os sugerir mudanças, novas formas de trabalho e melhorias nos serviços do escritório. Escute as ideias deles e procure apontar os prós e contras de cada uma delas.

Se a solução apresentada for boa, coloque-a em prática e dê crédito ao colaborador. Tudo isso motiva a equipe a sempre buscar inovação e entregar os melhores resultados, sabendo que será reconhecida por isso.

Essa atitude é benéfica em dois sentidos: desenvolve gestores criativos e os ensina a valorizar os seus futuros subordinados.

5- Estabeleça um programa de desenvolvimento de lideranças

Estruturar um programa de desenvolvimento de lideranças, com etapas e diretrizes bem definidas, é um bom caminho rumo a  missão de como formar líderes

Com essa estratégia, a empresa evidencia aos colaboradores que é possível crescer profissionalmente dentro da organização, garantindo alta motivação em suas equipes de trabalho.

Acompanhar o desempenho e medir resultados é a base para ter sucesso nesse tipo de programa. Por isso, estabeleça metas individuais e coletivas para o colaborador e adicione à rotina uma política de feedback efetivos e periódicos, mostrando quais são seus pontos fortes e o que ele precisa melhorar, com base em seus resultados e na avaliação de seu perfil comportamental.

Essas medidas são valiosas não só para formar futuros líderes, mas também para desenvolver o potencial de todos os colaboradores do escritório. Isso porque, no final, apenas alguns serão gestores, mas todos se tornarão profissionais melhores.

Pronto para formar novos líderes?

Este foi o nosso guia de como formar líderes no seu escritório. Faça um checklist com todas as estratégias que você aprendeu neste artigo e coloque cada uma delas em prática, sem deixar nenhum detalhe de lado. Com isso, você conseguirá identificar os futuros líderes que vão garantir o sucesso do seu negócio por muito tempo!

E, antes de concluir, quero deixar uma última dica: Seja um bom exemplo!. Para formar um líder que seja capaz de direcionar sua equipe para atingir os resultados esperados, respeitando as normas e a cultura da empresa, é preciso ser referência. Ou seja, o colaborador precisa ser inspirado por um tipo de liderança inteligente, inspiradora, sólida e realmente agregadora.

Uma liderança inspiradora contribui diretamente para o aumento da produtividade, da motivação e do entusiasmo da equipe. Os colaboradores conseguem trazer resultados mais rápidos ao se sentirem inspirados e amparados pelo líder atual.

Dessa forma, seja você um multiplicador do sucesso, assumindo o papel de formador de novos líderes, servindo como exemplo e inspiração para que eles possam ser moldados. Afinal, é como diz o ditado: “Bons líderes formam novos líderes”. 

Agora é com você!

Até o próximo conteúdo =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *