Como gerar valor para sua empresa contábil com as redes sociais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É possível tornar um negócio conhecido por meio da internet? Como gerar valor para sua empresa contábil usando as redes sociais? Pois é, estar nas redes sociais não é mais diferencial. Por isso, as empresas que não possuem um perfil nas grandes mídias sócias estão desperdiçando grandes oportunidades de se tornarem conhecidas, fazer novos negócios, etc.

Dessa forma, neste artigo, você irá aprender tudo o que precisa fazer (e não fazer) para começar a ser mais presente na internet.

Preparado? Vamos lá?

O que significa gerar valor?

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que, valor e preço são coisas totalmente distintas, embora sejam complementares.

Seu cliente precisa ter esse conceito bem claro também, pois se ele enxerga o valor, aceita o preço com mais facilidade. Inclusive, quando um cliente acha um serviço caro é porque talvez não tenha enxergado o valor atribuído a ele.

Enquanto preço tem a ver com dinheiro, custo, etc, o valor tem a ver com os benefícios que determinado serviço ou empresa pode trazer.

Por exemplo, um computador da Apple custa muito mais do que os oferecidos pelo concorrente, mas para os fãs da marca, o valor gerado é proporcionalmente maior, ao ponto de se tornar mais importante que o preço. Não é atoa que ela fideliza gerações. Esclarecidos os pontos iniciais vamos falar sobre como gerar valor para sua empresa contábil nas redes sociais.

Como gerar valor para sua empresa contábil com as redes sociais?

Atualmente quase 94 milhões de brasileiros estão presentes nas redes sociais. O Brasil é o país que mais acessa redes sociais em toda a américa latina, ou seja, há muita oportunidade no mundo digital, mas é preciso ter uma coisa em mente: ninguém entra nas redes sociais para comprar coisas.

As pessoas estão lá para interagir, dar risadas e se entreter. Por isso, criar perfis nas redes sociais apenas para divulgar produtos e serviços não só traz poucos resultados como pode prejudicar a imagem da sua empresa contábil.

Para conseguir benefícios como gerar valor para sua empresa contábil com as redes sociais, você precisa antes de qualquer coisa entender quem é o seu público-alvo, quais são as dores do cliente e que tipo de conteúdo ele consome. E, com essas informações, criar estratégias que permitam:

  • trazer respostas para problemas comuns do cliente;
  • oferecer benefícios e atendimentos personalizados para quem interage com a página;
  • oferecer dicas sobre o universo contábil e suas vantagens.

Ao ajudar um cliente, por menor que seja o problema, você contribui para que os serviços contábeis que sua empresa oferece tenham mais valor para ele.

Publicar conteúdo relevante com frequência ajuda a sua marca a se manter presente, quando ele precisar de um contador, seu nome será o primeiro a vir em mente.

Mas como conseguir obter esses resultados? Continue lendo e descubra.

1- Tenha uma persona

Diferente do público-alvo que é um grupo de pessoas com perfis semelhantes, a persona é um personagem semi-fictício com as características ideais para seu negócio. Ele tem um nome, profissão, personalidade, mapa de empatia, tudo isso criado com base em pesquisas que podem ser realizadas com seus atuais clientes.

Ao saber quem é exatamente o seu cliente ideal, você consegue criar conteúdo mais direcionado e isso ajuda em tarefas como gerar valor para sua empresa contábil com as redes sociais, criação de temas para posts em blogs, entre outras estratégias de marketing em geral.

2- Se coloque no lugar dela

Agora que você já sabe quem é seu cliente ideal, se coloque no lugar dele e imagine o que ele gostaria de ver em suas redes sociais. Conteúdo de humor? Dicas financeiras? E qual é a melhor forma de comunicar? São perguntas como essas que você precisa responder se pondo no lugar dos clientes.

3- Abra espaço para a comunicação

Lembre-se que, se você deseja realizar tarefas como gerar valor para sua empresa contábil com as redes sociais, precisa utilizar estes espaços como meios de comunicação dupla, ou seja, você fala e sues clientes respondem, e vice-versa.

O que não se deve fazer nas redes sociais?

Se você não é muito familiarizado com as redes sociais precisa ler este tópico, ele poderá evitar problemas futuros em sua empresa contábil.

Embora a internet, mais especificamente as redes sociais, seja um ambiente aberto e plural, é preciso seguir algumas regras de etiqueta para não cometer gafes, se tornar inconveniente ou manchar a imagem do seu escritório contábil.

A primeira coisa que você deve saber é que os resultados não aparecem da noite para o dia e é preciso persistência para colher os frutos nas redes sociais. Por isso, é essencial manter uma periodicidade e estar sempre presente. Então, não crie contas em diversas plataformas se você não for capaz de manter todas elas atualizadas com conteúdos específicos.

Tente não utilizar as redes sociais apenas para uso comercial direto. A probabilidade de conquistar novos clientes é menor se focar o conteúdo 100% nas vendas, é preciso também interagir, passar informações e ser útil.

Por fim, a dica de ouro: Não ignore seus concorrentes. Faça um benchmarking e estude os formatos de conteúdo utilizado pela concorrência, os horários, o que eles fazem de bom e ruim. Tudo isso será muito útil e você poderá criar uma versão melhorada de tudo que julgar interessante.

Bom, você já sabe como gerar valor para sua empresa contábil com as redes sociais e porque isso é extremamente importante. Chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar em prática tudo o que viu aqui. Use o espaço de comentários para nos contar como está se saindo. Até a próxima!

Saiba mais: Meu escritório contábil precisa de uma página no Facebook?

14 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados