Como ser resiliente no trabalho – 5 dicas para você se tornar um gestor contábil mais estável e eficaz

Sabe quando milhões de situações estão acontecendo ao seu redor e precisam ser resolvidas por você, mas sua vontade é largar tudo e se afastar de todas elas, ao invés de resolvê-las? Pois é, esse é um clássico exemplo de alguém que não é resiliente no trabalho

Isso porque, a resiliência permite que um gestor contábil assuma com flexibilidade as situações-limite que surgem no dia a dia de um escritório, como uma mudança de lei inesperada, a data de uma obrigação adiantada pela Receita Federal, feriados antecipados durante a entrega de um tributo importante, entre outros, sem se intimidar. E conseguir esse feito é incrível, afinal, esses cenários produzem grandes picos de estresse porque colocam à prova a resistência emocional desse profissional. E, quando acontecem de uma só vez, o que não é raro, sem boas doses de resiliência, fica complicado encará-los sem se abalar. Tudo isso acaba prejudicando o seu rendimento, o da sua equipe e a qualidade de suas entregas. 

Portanto, se você tem lidado com situações como essas e deseja melhorar a maneira como reage a elas, esse artigo pode ajudá-lo. Nas próximas linhas, iremos entender melhor como ser resiliente no trabalho

O que é ser resiliente no trabalho?

Os físicos explicam a resiliência como a flexibilidade de um corpo que sofre pressão e estresse e, logo em seguida, consegue voltar ao seu formato normal, sem se abalar com o ocorrido. Já os historiadores, usam a lenda do Thomas Edison e o fracasso com as mais de 1.000 patentes de lâmpadas, para mostrar que sua resiliência deu ao mundo algumas das invenções mais incríveis do início do século XX, como o fonógrafo, o telégrafo e o filme. 

Agora, eu vou exemplificar a resiliência da seguinte forma: suponha que, neste momento, você tem DRE para conferir, balanço para elaborar, metas para distribuir e acompanhar com a sua equipe e, do nada, a Receita Federal decide antecipar a entrega da DCTF para abril ao invés de maio. No entanto, mesmo com alguns colaboradores de férias, essa situação não consegue te abalar. Isso é saber como ser resiliente no trabalho! É entender as mudanças e se adaptar aos novos cenários que acontecem no ambiente corporativo. Afinal, é muito simples trabalhar com uma equipe completa e tudo ocorrendo em normalidade, não é mesmo? Mas, e se essas não forem as condições disponíveis sempre? Pois é, a resiliência no trabalho representa a sua capacidade de se adaptar a essas situações adversas e, mesmo assim, entregar o que precisa com a mesma qualidade 

Ou seja, a resiliência no trabalho permite que você continue produtivo mesmo nos momentos mais complicados. Quando você desenvolve essa habilidade, consegue se recuperar rapidamente de uma discussão, de um feedback negativo do seu CEO ou de um colaborador, da perda de um cliente, ou do resultado não batido de uma meta. Por mais que a situação seja ruim, você tem a inteligência emocional necessária para seguir em frente e continuar em frente. 

Porque é importante saber como ser resiliente no trabalho?

Um ambiente tradicionalmente estressante pode criar desafios ainda maiores para quem não está disposto a aprender como ser resiliente no trabalho.

Por exemplo, imagine se a cada pedido de retrabalho ou revisão de um cliente, sobre um serviço, você passasse horas apenas reclamando da solicitação feita por ele, ao invés de realizar as alterações? Seria perder demais o seu tempo com algo que não te levará a nada, não é mesmo?  Por isso, é essencial aprender como ser resiliente no trabalho e entender que situações como essa irão acontecer e que não é produtivo, e nem um bom exemplo para os seus liderados, agir dessa forma.

Além disso, gestores não resilientes se envolvem menos com seus liderados e tem menos comportamentos de líder, como:

Em vez disso, líderes que não são resilientes no trabalho ficam mais propensos a adotar uma abordagem passiva. Assim, eles só vão se envolver quando houver problemas realmente sérios. Também podem evitar tomar decisões ou assumir a responsabilidade completamente, o que pode ter um efeito de gotejamento em suas equipes, influenciando atitudes e comportamentos negativos no escritório.

Quais as vantagens de ser resiliente no trabalho?

Apesar de não ser uma tarefa fácil e exigir algumas mudanças de cultura, aprender como ser resiliente no trabalho pode trazer inúmeras vantagens para o seu escritório.

Veja as principais:

Como desenvolver resiliência no trabalho?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a resiliência no trabalho não é uma habilidade intrínseca e qualquer gestor que deseja desenvolvê-la pode conseguir, basta colocar em prática as estratégias certas.

Por isso, abaixo eu listei algumas dicas que podem ser úteis nesse processo, veja: 

1- Equilibre suas emoções

Você já ouviu a expressão tudo em excesso pode fazer mal, não é mesmo? E é exatamente esse o caso aqui. Equilibrar as emoções não quer dizer que você precise reprimi-las sempre que surgirem, negativo! Trata-se de evitar expressá-las em excesso.

Pode haver algum momento em que o sentimento estará à flor da pele e a vontade de extravasar será enorme? Claro que sim, no ambiente contábil existem muitas situações em que isso pode acontecer e, muito provavelmente, irá.  Mas, nesses casos, procure refletir antes de externar tudo o que está sentindo.  

Pare por um instante, faça uma reflexão e pergunte-se a si mesmo:

  • Como essa ação pode me afetar?
  • Como essa ação pode afetar meu time?
  • Será que essa reação é realmente necessária?
  • Existe outro caminho que possa me fazer sentir melhor?

Provavelmente, após esse momento de análise, você conseguirá equilibrar e ponderar suas ações. Afinal, na grande maioria dos casos, o excesso não é a melhor escolha e não fará bem a ninguém. Nem mesmo a você. E saber quando e como fazer esse tipo de reflexão é o primeiro passo para aprender como ser resiliente no trabalho.

2 – Tenha uma vida fora da empresa

Para muitos gestores contábeis, o trabalho não termina quando se encerra o expediente do escritório, pelo contrário. A demanda vai junto junto com ele pra casa quase diariamente. Seja porque ele quis assumir mais do que daria conta, porque passou muito tempo focado em atividades que não eram prioridade ou teve dificuldade em delegar.  

Independente do motivo, quem foca a sua vida exclusivamente no trabalho e, por conta disso, não pensa e nem faz outras atividades, tem mais chances de não ser resiliente. Isso porque, frente a qualquer mudança, pode parecer que o seu mundo está ruindo e não há o que fazer.

Por isso, divida suas atividades com seu time, saiba priorizar o que é realmente urgente e não tente assumir todas as demandas do seu departamento. Isso pode te levar ao estresse e impedir que você dedique parte do seu tempo para realizar atividades que te ajudem a desligar do trabalho. Ou seja, mesmo que você goste muito do que faz no escritório, é essencial ter esse equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional para aprender como ser resiliente no trabalho

3 – De valor a adversidade

Seja sincero: se pudesse escolher, tudo sempre sairia conforme o planejado, não é mesmo? Pois é realmente mais confortável não precisar lidar com erros, alterações, frustrações e retrabalhos. Porém, é impossível deixar de reconhecer o poder que a adversidade tem de ensinar preciosas lições.

Quando as coisas dão errado é necessário, mesmo que a contragosto, sair da zona de conforto e acionar partes da sua mente que, muitas vezes, você não sabia que existia e ter ideias que você nem sabia que poderia ter. 

A adversidade permite que você cresça como gestor e tome decisões rápidas e, muitas vezes, inovadoras. Além disso, ela também te ajuda a desenvolver sua capacidade de agir sob pressão, estreita o relacionamento com seu time e ajuda a ser resiliente no trabalho. Por isso, sempre que se deparar com uma adversidade, tente encará-la como uma oportunidade de aprendizado. 

4 – Desenvolva a inteligência emocional

Se você quer saber como ser resiliente no trabalho, tenha em mente que a inteligência emocional é essencial. Isso porque, as emoções podem ser verdadeiras armadilhas para a sua capacidade de resolução de problemas. Pois, quando não temos domínio sobre elas, corre-se o risco de tomar decisões por impulso e depois se arrepender.

Portanto, procure trabalhar o autoconhecimento e não deixe de avaliar quais são as emoções que mais atrapalham a sua rotina. Você se considera um gestor que explode com facilidade ou é super emocional? É mais diplomático ou não mede as palavras com ninguém? 

Análise com honestidade seus pontos fortes e fracos e concentre os seus esforços para melhorar o que for possível. 

5 – Seja positivo

Por fim, para ser resiliente no trabalho, tente adotar uma postura mais positiva em seu dia a dia. Não deixe que uma notícia ruim estrague o seu dia, por exemplo. O cliente não curtiu seu balancete? Seu CEO não disse sim ao seu projeto de melhoria? Seu time não bateu a meta do mês? Pois, nada disso é o fim do mundo. 

Todas essas negativas, quando analisadas, podem dar a você a chance de fazer melhor da próxima vez. Além disso, não pense que um resultado ruim irá te definir como profissional. Afinal, gestores também passam por momentos difíceis, mas quando se tem resiliência é possível reagir a eles de uma maneira mais positiva e favorável. 

Pronto para começar a ser mais resiliente no trabalho?

Como você pode ver, aprender como ser um gestor mais resiliente não exige de você nenhuma mudança drástica. Basta colocar pequenas melhorias em prática, dia após dia, que logo será possível notar as mudanças no seu desempenho, nos seus níveis de estresse e na forma como você lida com os problemas e com as mudanças que surgem inesperadamente. 

Então, espero que você inicie hoje mesmo a sua jornada para se tornar resiliente no trabalho. Te espero aqui para me contar como foi todo esse  processo de mudança, combinado?

Até o próximo conteúdo!

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