Como ser um bom líder para a sua equipe contábil e quais atitudes evitar para chegar lá

Existe um ditado que diz: “por trás de uma ótima equipe contábil, existe um ótimo líder”. Ok, eu confesso, na verdade, esse ditado não existe, mas poderia existir, afinal ser um bom líder para sua equipe contábil é essencial para o sucesso do seu escritório.

Um líder pode contagiar sua equipe com atitude positivas ou desmotivar todos a seu redor com ações negativas.

Qual líder você deseja ser?

Sei que muita das vezes não notamos, mas podemos estar desmotivando nossa equipe com algumas pequenas atitudes.

Por isso, no artigo de hoje, irei te mostrar como ser um bom líder para sua equipe contábil e quais atitudes você deve evitar para chegar lá.

Vamos começar?

Atitudes que devemos evitar para ser um bom líder para sua equipe contábil

Ninguém decide ser um líder ruim ou acorda com o objetivo de desmotivar sua equipe. Mas como todo ser humano, você também erra e o que pode parecer certo para você, pode soar incoerente para sua equipe.

Isso é normal, quando um escritório possui uma grande equipe, fica impossível mesmo agradar a todos. E bons líderes sabem que diferentes funcionários são motivados por diferentes estilos de liderança.

Mas existem atitudes que são unanimemente ruins, veja algumas:

Ser um líder egocêntrico: 

Não é possível inspirar sua equipe, se você sempre recebe o crédito quando tudo dá certo, mas não está disposto a assumir a responsabilidade quando dão errado.

Ser um líder sem empatia: 

Existem poucas coisas tão ruins quanto uma pessoa que mostra falta de entendimento sobre os desafios e problemas enfrentados por sua equipe. A capacidade de ter empatia te ajuda a ser um líder que se importa e a manter sua equipe e a mantê-los entusiasmados, o que nos leva a terceira atitude que você deve evitar:

Ser um líder sem entusiasmo: 

Nada como uma equipe entusiasmada, mas se você não é assim, como cobrar isso da sua equipe? Não precisa ser feliz o tempo todo, mas mostrar um certo entusiasmo pelo seu papel de líder é fundamental! A atitude que você demonstra ao seu colaborador é sempre vista como fonte de inspiração e motivação.

Líderes ruins transmitem falta de energia e de paixão por seu papel. Tudo isso é filtrado por seus colaboradores e o resultado é uma cultura pessimista na empresa, um clima qual pessoas estabelecem metas baixas para si mesmas e buscam atingir apenas o mínimo necessário para permanecer ali.

Então para ser um bom líder para sua equipe contábil, é ideal que você faça o contrário dessas atitudes e crie bons hábitos!

Sei que essa não é uma tarefa fácil, então para te ajudar, vamos a lista.

Como ser um bom líder para sua equipe contábil

1-      Seja transparente

Um bom líder para sua equipe contábil precisa ter linhas bem abertas de comunicação. Então, comunique suas expectativas de forma clara e frequente, afinal, bons líderes também precisam ser bons comunicadores. E como manter contato com sua equipe é um aspecto importante, busque ter momentos para conversas individuais, em grupo e reuniões mais sérias quando necessário,.

Uma boa ideia, é manter uma reunião mensal:todo fim ou início de mês reúna sua equipe, conversem sobre como foi o mês que se passou e alinhem as expectativas para o próximo . Essa ação mantém todos na mesma página e seu colaborador passa a se sentir mais importante! 

2-      Seja positivo e ponderado

Mostre uma atitude positiva e não permita que suas emoções nublem suas decisões quando confrontadas com uma situação difícil. Busque permanecer disciplinado e sob controle e escolha seguir uma abordagem passo a passo até que a situação em questão seja resolvida.

Quando sua abordagem não estiver funcionando, pare, pense e reavalie se essa é a melhor atitude. Além disso, aprenda a admitir quando estiver errado, afinal, como já  falamos antes, você também erra e tudo bem! O importante é admitir e em seguida trabalhar para corrigir essa situação.

3-      Entenda que o cliente nem sempre tem sempre razão

Sabe quando algum cliente liga para você reclamando do seu colaborador? Não de razão a ele logo de cara! O seu colaborador também pode estar certo.

Nestes casos, seja sempre um intermediador e não um acusador. rocure ouvir o problema da perspectiva dos dois, antes de tomar qualquer decisão.

Seu colaborador ficará imensamente feliz em saber que você buscou entender o problema, ao invés de tirar suas conclusões apenas pela fala do cliente.

4-      Incentive seus talentos

Sabe aquele colaborador que entende muito sobre transações bancárias? Que tal ajudá-lo a custear um curso de BPO financeiro, por exemplo? Isso pode ser útil para o seu escritório futuramente.Um bom líder para sua equipe contábil, é aquele que concede ao colaborador a oportunidade de aprimorar suas habilidades. Então, mantenha os olhos abertos e observe cada colaborador como único! 

Tenho certeza que ter esse olhar ajudará também o seu escritório.

5-      Esteja aberto a novas ideias

Como um bom líder para a sua equipe contábil, você tem acesso a uma variedade de perspectivas e ideias diferentes, então use as como uma vantagem competitiva!

Definitivamente, não espere que todos da sua equipe se conformem com apenas uma maneira de pensar. Adote a iniciativa de ouvir outros pontos de vista que só o seu time tem. Com isso, você vai poder descobrir várias maneiras de ser inovador.

Sem contar que sua equipe é a porta voz do seu cliente. Eles sabem as dificuldades de cada cliente, sabem qual precisa de um treinamento sobre algum sistema ou aquele que está pagando imposto demais, por exemplo.

Ouvir o que cada um deles tem a dizer, só trará benefícios ao seu escritório. 

Fique atento!

6-      Reconhecimento é bom e todo mundo gosta!

Ser um bom líder para sua equipe contábil, não se trata apenas de apontar os erros, mas também reconhecer os acertos e mantê-los motivados.

Elogie aquele balanço bem feito, compartilhe com ele aquele comentário positivo que um cliente fez sobre a DIRF feita em dia.

Sirva a eles um lanche quanto a rotina estiver muito puxada, que é o caso do período do recolhimento de IR, por exemplo.

Lembre-se, quando um colaborador se sente apreciado, a rotatividade tende a diminuir.

7-      Busque conhecimento

Conhecer novas ferramentas, manter-se atualizado de novas leis e tributos, trazer novidade para sua equipe… Tudo isso é essencial para ser um bom líder para sua equipe contábil.

Existem hoje milhares de eventos, webinars e cursos que você pode participar para continuar se atualizado sobre tudo o que rola no mundo contábil. Com esse conhecimento todo, você pode desenvolver seus próprios treinamentos e palestras para apresentar essas novidades para sua equipe.

Mostre a eles que você sabe também que conhecimento bom deve ser passado adiante.

Essa atitude faz com que você se torne um exemplo, o que é fundamental para um bom líder.

É isso contador!

No artigo de hoje, aprendemos como ser um bom líder para a sua equipe contábil

Se observar bem, verá que uma a melhor forma de ser um bom líder para a sua equipe contábil, sempre será estar próximo dela. Saber exatamente quem faz o que e qual a produtividade de cada um. 

É claro que conseguir essa façanha na correria do dia a dia pode ser impossível. Então é por esse e outros motivos que existe o Gestta, uma plataforma online de gestão e atendimento para empresas contábeis que te permite ter uma visão macro de todo o seu escritório em qualquer hora e lugar. 

Quer saber mais? Clique e solicite uma demonstração exclusiva. 

Tem mais alguma dica sobre como ser um bom líder para a sua equipe contábil? Deixe nos comentários e vamos ajudar nossos colegas de profissão a ter equipes tão engajadas quanto a sua!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Explore
Redes Sociais

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados