Você com certeza já ouviu alguém dizer que a propaganda é a alma do negócio, certo? Bem popular, esse ditado reflete uma verdade: a maioria das empresas reconhece que, para ter sucesso, precisa saber como atrair clientes. No entanto, chegar até eles nunca foi tão concorrido como é hoje. Ao mesmo tempo em que existem inúmeros canais e ferramentas disponíveis na palma da mão, a concorrência também tem aumentado, o que tornou extremamente necessário inovar para prospectar clientes. E por que não utilizar seus bons resultados para isso?

Seu escritório tem entregue um serviço de qualidade aos seus clientes, que, consequentemente, melhoraram seus resultados graças a eles? Então que tal usá-los como parte de sua estratégia de prospecção? 

Curtiu a idéia? Quer saber como colocá-la em prática? Continue comigo! 

4 dicas para utilizar os bons resultados do seu escritório para prospectar clientes

Você e sua equipe entregam qualidade e assertividade aos seus clientes, com boas ferramentas, bons insights e estão sempre atentos às necessidades deles? Pois saiba que tudo isso é ótimo e ajuda a torná-los grandes divulgadores do seu escritório. No entanto, é importante que você também saiba como utilizar os bons resultados do seu escritório na hora de prospectar ativamente um novo cliente. E assim não depender somente dessas indicações. 

Por isso, aqui embaixo eu elenquei 4 dicas que podem ajudá-lo a criar novas abordagens de venda. Utilizando a própria performance dos seus serviços como base!

Vamos lá? 

1- Levante métricas de desempenho regularmente

Ok, você entrega qualidade para os seus clientes e eles sabem disso. Porém, como provar esses bons resultados na hora de prospectar clientes? Utilizando métricas! Ou seja, você precisa ter como provar, usando números, como o seu trabalho tem melhorado os negócios de seus clientes. E como seu escritório entrega essa qualidade

As métricas servem, principalmente, para mensurar e acompanhar de perto como anda a performance do seu escritório em relação ao cliente. Trata-se de uma boa prática de gestão que faz toda a diferença na hora de prospectar.

Por exemplo, você pode utilizar a métrica de tempo de resposta e mostrar ao prospect que seus clientes não esperam longas horas para ter suas solicitações atendidas. Ou mostrar o quão satisfeitos eles estão utilizando o resultado da sua pesquisa NPS como base. 

O que eu quero dizer é que uma das melhores formas de mostrar ao prospect seus bons resultados são as métricas. Afinal, elas podem confirmar, através de números reais, tudo o que seu comercial afirma durante a venda. E isso traz credibilidade e confiança ao seu escritório pelo ponto de vista dele. 

2- Utilize os dados a seu favor

Imagine pode enxergar e mostrar ao prospect, de forma visual e em tempo real, como sua equipe trabalha e como você acompanha todo o andamento do seu escritório? Isso, com toda a certeza, faria a diferença na decisão dele em escolher ou não a sua contabilidade.

Para isso, você pode utilizar um Dashboard Contábil concentrando as informações sobre o escritório em um único local. Possibilitando ao prospect uma visão mais ampla em relação a performance do seu negócio. 

Para exemplificar, vamos imaginar a seguinte situação: seu prospect, durante a venda, reclamou que o antigo escritório não encaminhava as obrigações no tempo certo, o que resultava no pagamento de diversas multas por atrasos. E que, inclusive, ele tem receio que isso venha a acontecer novamente. Nesse caso, seu vendedor poderia acessar o dashboard e mostrar ao prospect, em tempo real, quantas tarefas em atraso o seu time têm, quantas podem gerar multa e como os gestores utilizam essas informações. Evitando que o pior aconteça. Assim, de forma visual e simplificada, ele irá entender que o seu escritório não deixa nada passar batido. E tem uma visão profunda da performance real de seus colaboradores.

Ou seja, um dashboard contábil, além de ser um grande diferencial competitivo, quando somado a boas métricas, pode ser o fator decisivo na hora de prospectar clientes.

3- Treine seus vendedores

As métricas e os dados são essenciais para prospectar clientes e mostrar a eles os bons resultados do seu escritório. No entanto, do que adianta ter bons números e não saber interpretá-los? Por isso, tão importante quanto ter essas informações é entender pra que elas servem. E assim passar a ser assertivo no discurso de vendas. 

Portanto, treine seus vendedores, apresente a eles as ferramentas que seu escritório utiliza, mostre como funcionam e quais resultados podem ser alcançados com elas. Forneça bons insumos e exemplos para que sua equipe de vendas não se encontre em apuros quando tiver que utilizá-las. Afinal, o vendedor é o primeiro contato do prospect com o seu escritório e se a confiança for quebrada neste momento, correr atrás do prejuízo depois, será muito mais difícil. 

Além disso, saber interpretar os bons resultados do seu escritório, dará ao vendedor a possibilidade de adequá-los às dores do prospect. Por exemplo, um possível novo cliente relata ao vendedor que uma de suas dores é a necessidade de procurar a contabilidade, com frequência, para apontar erros que poderiam ser evitados por eles. Entendendo o quanto essa questão é importante para ele, o vendedor pode mostrar o relatório de chamados daquele mês, dia ou semana. E provar ao prospect que seu escritório não só tem uma ótima entrega e performance como procura ser proativo quando identifica um erro ou problema.  

Ou seja, quando é possível entender e interpretar todas as métricas e dados do seu escritório, fica mais fácil desenvolver um discurso assertivo. E, claro, focado na real necessidade do empreendedor. 

4- Peça depoimentos aos seus clientes mais satisfeitos e engajados

Seu escritório ajudou uma empresa a sair do vermelho? Regularizou sua situação fiscal e tributária? Reduziu a quantidade de multas pagas? Peça um depoimento a ela e mostre essa declaração na hora de prospectar clientes! Um bom depoimento pode ser o que ele precisa para fechar com o seu escritório. 

Como citei no início, as métricas de NPS são super importantes para demonstrar os bons resultados que seu escritório tem alcançado junto ao cliente. No entanto, não é possível incluir grandes detalhes a ela. Afinal, uma das características dessa métrica é a simplicidade. Por isso, depoimentos e provas sociais ajudam a mostrar para o prospect o que seu escritório já fez por seus clientes. E o que pode fazer por ele também. 

Pode ser um estudo de caso, no qual seu cliente faz um relato positivo sobre a experiência que tem com o seu serviço. Apresentando suas dores, os problemas enfrentados e como a sua empresa o ajudou a chegar aos resultados obtidos. Ou um pequeno vídeo, onde ele conta como seu escritório foi fundamental para que ele superasse uma dificuldade específica. O mais importante é conseguir passar de forma objetiva e assertiva como os bons resultados do seu escritório podem ajudar uma empresa. 

Essa estratégia, somada às demais que citei aqui, podem ajudá-lo a prospectar clientes com maior facilidade. Utilizando sempre provas reais do quão bom é o seu trabalho e o de sua equipe. 

Agora é com você!

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender como mostrar seus bons resultados para um prospect é importante. Afinal, ele não conhece o seu negócio, seus feitos e nem seus acertos. Por isso é fundamental que você mostre a ele. E em um mercado tão competitivo e cheio de concorrência como o contábil, essa estratégia pode ser a diferença entre conquistar ou não um novo cliente. 

Portanto, eu espero que você, ao concluir a leitura deste artigo, comece a colocar em prática tudo o que aprendeu aqui. E dê início a sua nova estratégia de prospecção, combinado?

E se você utiliza outras estratégias para mostrar os bons resultados do seu escritório na hora de prospectar clientes, me conta aqui nos comentários. Assim, você me ajuda a manter esse artigo sempre atualizado!