8 Competências essenciais que um contador de sucesso precisa ter

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O mercado contábil é extremamente concorrido. Atualmente, já são mais de 78.545 mil contadores ativos no Brasil e, mensalmente, esse número só cresce. Neste contexto, para se destacar em meio a esse mar de bons profissionais, é fundamental ter as competências e as habilidades certas. Agora você deve estar se perguntando: “Mas, quais aptidões são essas? E é exatamente isso que eu conto neste artigo! Nele, eu compilei as principais competências que um contador de sucesso precisa ter. 

Bora conhecê-las?

8 competências essenciais para ser um contador completo e de sucesso 

Das mais técnicas às comportamentais, a partir de agora, você irá conhecer as principais competências que um contador precisa ter para se manter à frente de seus concorrentes e se destacar no mercado com sucesso.

Vamos lá?

Técnicas

competências que um contador de sucesso-precisa-ter

1- Pensamento analitico

Uma das competências que um contador de sucesso precisa ter é, sem dúvidas, o pensamento analítico. 

Saber reunir, interpretar, processar e filtrar todos os dados contábeis de uma empresa é fundamental para que você possa ajudar a nortear as decisões de seus clientes. E em um mercado no qual, cada vez mais, o trabalho consultivo é valorizado, saber não só gerar, mas analisar esses dados e extrair deles informações valiosas, é essencial para se destacar na profissão. 

Para desenvolver bem essa habilidade é importante desenvolver o pensamento crítico, estar atento ao que acontece a seu redor, acompanhar o mercado financeiro, as tendências de crescimento da economia e a política regional, nacional e internacional também. Ou seja, estar em constante aprendizado.

2 -Boas certificações

Essa é uma característica exigida em qualquer profissão e com o contador não seria diferente. Por isso, outra das competências que um contador de sucesso precisa ter refere-se a boas certificações. 

No entanto, o ideal é pensar bem no que apostar. Claro que conhecimento nunca é demais, porém, é importante investir seu tempo e dinheiro em qualificações que realmente possam agregar valor ao seu negócio e ao momento do mercado. 

Neste artigo aqui: 8 Certificações para contador que podem alavancar sua carreira e melhorar os resultados do seu escritório, eu aponto algumas certificações importantes que podem agregar a você, como profissional individual, e ao trabalho que exerce em seu escritório. Porém, se nenhuma delas fizer sentido para você, não tem problema. O importante é estar sempre à procura de cursos, pós-graduação, especializações e MBAs que possam oferecer a você as atualizações e conhecimentos que precisa. 

3 – Domínio da tecnologia 

Se você não estiver conectado à contabilidade digital, está correndo um sério risco de ficar para trás. Afinal, tornou-se indispensável para um contador conhecer sistemas que possam automatizar sua rotina, reduzir a operacionalidade e tornar o trabalho mais analítico e menos burocrático. Por isso, uma das competências que um contador de sucesso precisa ter é o domínio sobre a tecnologia. 

No entanto, não é só de softwares de gestão que vive a tecnologia no mercado contábil não, é importante também saber trabalhar com certificados digitais para que as atividades online sejam feitas com segurança e dentro dos requisitos da lei. É fundamental também dominar ferramentas de comunicação que contribuam para um um contato mais direto e próximo com os clientes

Por meio do WhatsApp, e-mail, portal e aplicativo para os clientes é possível tirar dúvidas e prestar um atendimento personalizado. Se adotar esses procedimentos, você criará um diferencial importante para a fidelização de sua carteira e, sem dúvidas, irá destacar seu escritório. 

4 – Gestão dos tributos

Saber fazer uma boa gestão de tributos é essencial para qualquer empresa e, normalmente, essa responsabilidade é passada para o contador. Por isso, essa é uma das competências que um contador de sucesso precisa ter.

Ao realizar a gestão de tributos de uma empresa é possível fazer com que ela pague somente os tributos que são de sua responsabilidade, evitando problemas futuros como multas, juros e tributos pagos a maior. 

Além disso, quando você domina essa competência pode agregar trabalhos, como a recuperação de crédito tributário, ao seu portfólio e assim ter mais uma serviço rentável em sua carteira. E, sabendo como os tributos no Brasil são complicados, sem dúvidas, seus clientes ficarão interessados em saber mais sobre esse serviço. 

Comportamentais

competências que um contador de sucesso-precisa-ter

5 – Relacionamento e comunicação interpessoal

A comunicação clara é a palavra-chave para um bom ambiente de trabalho e deve ser tanto entendida como executada. Saber expor e argumentar suas ideias de forma clara e objetiva é uma das competências que um contador de sucesso precisa ter

Não saber se comunicar ou não se relacionar bem com seus clientes e sua equipe, pode gerar diversos transtornos ao clima organizacional de um negócio, além de afetar a entrega de resultados. Por isso, é de extrema importância saber se comunicar de maneira eficaz, transparente e objetiva.

Além disso, nas relações comerciais, é fundamental evitar uma comunicação muito técnica e cheia de termos contábeis. Afinal, seus clientes não possuem o mesmo conhecimento técnico que você, mas querem entender o que você diz. Por isso, a comunicação é a habilidade essencial para manter um diálogo efetivo com seus clientes e colaboradores. 

 6 – Visão global

A visão global também é outra das competências que um contador de sucesso precisa ter. Ou seja, é essencial estar inteirado sobre as mais diversas mudanças econômicas, sociais e políticas de todo o mundo, podendo, desta forma, se antecipar às mudanças que podem impactar seus clientes e seu trabalho. 

Trata-se da capacidade de enxergar, de forma minuciosa, tudo o que pode gerar valor ao escritório e ao cliente, sem ter fronteiras como empecilho, se informando sobre tudo o que há de inovador no mundo corporativo global.

Assim, é possível se colocar à frente da concorrência e fornecer aos seus clientes um trabalho mais seguro. 

7 – Automotivação

Sabemos que nem todo mundo enxerga o valor e a importância do trabalho de um contador. Por isso, ter motivação própria é uma das competências que um contador de sucesso precisa ter para realizar suas funções com excelência, independente do valor que os outros  dão a isso.

Com essa competência fica mais fácil encontrar motivos para ter disposição e realizar o seu serviço com maestria. Só assim é possível manter o foco, alcançar objetivos e proporcionar melhores resultados aos seus clientes. 

Ou seja, essa competência refere-se a um comprometimento consigo mesmo, sem depender 100% da motivação de seus clientes ou do mercado, por exemplo. 

8 – Resiliência

Ao longo desse artigo nós vimos que as qualificações técnicas são fundamentais, mas é importante que elas andem junto com as competências comportamentais. 

Dessa forma, para fechar o nosso compilado de competências que um contador de sucesso precisa ter, devo mencionar a resiliência, que refere-se a capacidade de lidar bem com momentos de pressão. Isso porque, a contabilidade é um mercado cheio de cobranças que podem abalar o emocional e prejudicar o seu trabalho. 

Portanto, desenvolver resiliência te ajuda a enfrentar esses momentos de tensão sem que eles comprometam suas entregas. Além disso, ela também proporciona a você enxergar os problemas através de outro viés, o que pode te ajudar a encontrar soluções novas e criativas para problemas antigos. Não é atoa que essa é uma das habilidades do futuro. 

Então é isso!

Espero que esse artigo tenha oferecido bons insumos sobre as competências e habilidades essenciais que você precisa desenvolver ou aprimorar para ser um contador de sucesso. 

No entanto, não fique preso somente às referências que eu trouxe neste artigo. Afinal, quanto mais competências você adquirir, maiores são as chances de construir uma carreira ainda mais sólida. Então, torne-se um lifelong learner e busque estar em constante aprendizado  E lembre-se de sempre mesclar as competências técnicas com as comportamentais. Pois, para se destacar, ambas devem caminhar juntas, combinado? 

Gostou desse artigo sobre as 9 competências que um contador de sucesso precisa ter? Me conta aqui nos comentários! Ficarei muito feliz em saber sua opinião. 

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *