Comunicação assertiva na contabilidade – Como colocá-la em prática?

Firmeza, objetividade, transparência, clareza, autoconfiança e segurança. Quem não quer ser um profissional com essas qualidades, não é mesmo? E se eu te disser que esses atributos podem ser concentrados em uma só característica? Pois é, a comunicação assertiva é um resumo dessas e várias outras skills  comportamentais que fazem a diferença no ambiente de trabalho. Quando uma informação é passada sem assertividade, a mensagem se torna falha, o objetivo não fica claro e os receptores podem entender de maneira errada. Já quando há essa assertividade, o mesmo anúncio se torna claro, transparente e sem margem para interpretações dúbias.

Como qualquer outra característica, alguns são naturalmente mais assertivos que outros. No entanto, a boa notícia é que, qualquer um pode aprender a comunicação assertiva, basta desenvolver algumas habilidades. E é exatamente isso que iremos aprender neste artigo. 

Então, se você deseja ser um profissional que sabe se comunicar de forma assertiva, continue comigo!

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é a capacidade de expressar seus sentimentos, pensamentos, crenças e opiniões de forma aberta, sem violar os direitos dos outros.

Muitas vezes confundida erroneamente com a arrogância ou agressividade, a comunicação assertiva procura não ser passiva nem agressiva em suas interações com outros indivíduos. Ela, na verdade, busca o equilíbrio entre as duas características, permitindo que o profissional atue em seus próprios interesses, se defenda sem ansiedade, expresse sentimentos honestos e direitos pessoais de forma confortável sem negar os direitos dos outros.

Dessa forma, a comunicação assertiva é a qualidade de quem costuma ser bastante claro e objetivo em suas ideias. Com isso, um profissional que sabe se comunicar dessa maneira, tende a ser mais confiante quanto aquilo que fala e defende, é seguro sobre suas opiniões e não enxerga barreiras para se expressar adequadamente. Ainda, mesmo que incisivo, respeita ao máximo o ouvinte e a opinião que este venha a ter.

Por que a falta de comunicação assertiva é um problema?

Você já se sentiu como se ninguém te escutasse em seu escritório? Você sempre diz sim a uma nova demanda e aceita pedidos para ficar depois do horário, mesmo quando tem um compromisso? Se algum dos questionamentos acima soou familiar, você provavelmente já enxerga o problema que a falta da comunicação assertiva faz no seu dia a dia. 

Quem diz sim para tudo, se torna um profissional passivo em seus relacionamentos e, consequentemente, acaba colocando seus interesses de lado, ao invés de defendê-los. Pessoas assim têm dificuldade em dizer não aos pedidos e, ainda por cima, lutam para pedir algo a alguém porque têm medo de ser um inconveniente para os outros.

Tudo isso pode resultar em ansiedade, ressentimento e um sentimento de desamparo, afinal, suas necessidades não ditas não estão sendo atendidas. Além disso, você constantemente sente que está sendo explorado e se coloca em situações constrangedoras. 

Para que você entenda bem como a falta da comunicação assertiva pode ser problemática em seu dia a dia, veja um exemplo: 

Imagine que você cometeu um erro e o CEO do escritório o chamou para questionar sobre isso na frente de todos em uma reunião ou no meio do seu departamento.

Alguém que se comunique de forma assertiva, interromperia a situação, convidaria o CEO para um ambiente reservado e, educadamente, diria que prefere que ele levante suas preocupações com você em particular e não na frente do seu departamento. 

Já um profissional que não se comunica com assertividade, tende a evitar confrontos. Por isso, ignoraria o que aconteceu e continuaria lidando com o estresse e a chateação que esse momento causou. Isso, a longo prazo, poderia causar sérios problemas, como burnout, depressão, entre outros. 

Quais as características da comunicação assertiva?

Agora que você entende melhor o que é a comunicação assertiva e como a falta dela pode ser um problema, vamos conhecer quais as principais características presentes nesse tipo de interação, veja: 

  • Inteligência emocional: Compreende com facilidade a emoção dos outros, ao mesmo tempo que identifica e faz a gestão das suas;
  • Atenção à linguagem não-verbal: Reconhece a importância da comunicação por gestos, expressão facial e postura;
  • Autoestima: Conhece seus direitos e tem uma adequada consciente da importância de afirmar e expressar suas opiniões, sentimentos e pensamentos de maneira segura;
  • Coerência: Capaz de fazer e demonstrar aquilo que diz;
  • Motivação: Persegue seus objetivos vê os problemas como desafios, reconhecendo que comunicando de forma cooperante é possível chegar a uma solução;
  • Discordância: Capaz de discordar e dizer não de forma respeitosa;
  • Negociação: Facilidade em negociar e gerir conflitos.

Como se comunicar de maneira assertiva?

Concluída a parte teórica, chegou o momento de colocar a mão na massa e descobrir quais habilidades você precisa desenvolver para aplicar a comunicação assertiva em seu dia a dia. 

Vamos aprender?

1- Avalie e reavalie seu comportamento no ambiente de trabalho

O primeiro passo para aplicar a comunicação assertiva em seu dia a dia é avaliar seu comportamento no ambiente de trabalho. Para isso, as perguntas abaixo podem ajudá-lo:

Suas atitudes são bem vistas pelos colegas? As pessoas prestam atenção no que você tem a dizer ou ignoram? Seus sentimentos, positivos ou negativos, ficam escondidos? Tende a evitar posicionar-se?

É muito importante avaliar se o seu comportamento condiz com quem você é, ou deseja ser, e com os valores e características da comunicação assertiva

Isso vale, inclusive, para:

  • Sua conduta;
  • O modo de observar;
  • Os gestos ao dialogar;
  • A expressão facial em uma reunião;
  • A maneira de abordar um conteúdo;
  • A representação de comportamentos que sejam não assertivos ou agressivos, entre outros. 

2- Conheça-se mais

Para complementar a dica acima, outra questão que pode ajudá-lo a se comunicar de maneira assertiva é conhecer a si mesmo. Por exemplo, você sabe reconhecer qual tipo de situação te deixa desconfortável ou te afasta de sua zona de conforto? Sabe o que te deixa ansioso ou relutante ao ponto de travar? 

Entender essas questões é importante para saber o que é bom e vale o seu sim e o que não é e você deve comunicar aos outros. 

3- Atenção ao tom de voz

Lembra que eu mencionei em um ponto do artigo que a comunicação assertiva nada tem a ver com agressividade? Pois bem, para aplicá-la de maneira eficiente em seu dia a dia, evite gritar, ofender ou alterar o tom de voz só porque alguém não entendeu o que você disse ou fez algo que não curtiu. 

Atitudes como essas podem espantar as pessoas e interferir na sua tentativa de ser assertivo. Por isso, sempre que sentir o controle dos seus comportamentos e atitudes escapando de você, especialmente em contato com outro, respire e ressignifique a sua reação.

É importante reconhecer, acima de tudo, essa mudança para aplicá-la no dia a dia.

4- Sinceridade sim, sincericídio não 

Reforçando o que já mencionei anteriormente: sinceridade e franqueza fazem parte da comunicação assertiva, mas tome cuidado para  que isso não se torne uma arma ao invés de uma ferramenta.

Um colega errou? Evite o julgamento, mas reforce o apontamento de maneira construtiva para que ele compreenda e faça melhor na próxima oportunidade. Tudo isso sem minar a sua motivação e disposição para futuras tentativas. Um feedback não ocorreu como você esperava? Não leve para o lado pessoal e extraia os elementos relevantes para que você faça um trabalho melhor. E, claro, se algum ponto não soou como gostaria ou foi incoerente, procure questionar com sabedoria e educação. 

A sinceridade não é algo a se temer, mas existem maneiras construtivas de abordá-la que fazem toda a diferença.

5- Aprenda a dizer não

Essas três letrinhas são difíceis de vocalizar e até mesmo escrever para alguém que não aplica a comunicação assertiva

No entanto, recusar algo não coloca você como vilão. É importante, apenas, ter estabelecido um motivo para a negativa.

É claro que não é tão simples assim. Há quem tenha reais dificuldades em dizer não, mas vale a pena começar a entender os motivos para isso e, especialmente, identificar quais resoluções teriam sido mais eficientes do que dizer, simplesmente, “sim” para algo que deveria ser uma recusa da sua parte. Lembre-se que para a comunicação assertiva é importante colocar as suas necessidades e interesses em primeiro lugar. 

6- Exponha suas necessidades

Por fim, complementar ao tópico acima, ouça aqueles ao seu redor, mas não esconda a sua opinião e suas necessidades por conta disso. Reconhecê-las é um bom primeiro passo, mas aprenda também a transmiti-las para que elas sejam levadas em consideração, seja em:

Saiba que a sua opinião e iniciativa ajudam a expor o quanto você tem algo relevante a dizer e pode contribuir com o desenvolvimento do negócio. Se não tem o costume, procure começar com pequenas metas, mas comece e apareça gradualmente. 

Pronto para começar?

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor o que é a comunicação assertiva, qual a sua importância e, como a ausência dela é ruim para um profissional. 

E, como a maioria das coisas, colocar a comunicação assertiva em prática no local de trabalho leva tempo e exige paciência. O importante é não desistir e ter em mente que, ao melhorar sua assertividade, você agirá em seus próprios interesses e expressará sentimentos honestos confortavelmente, ao mesmo tempo em que aumenta a confiança, transparência, firmeza, objetividade e melhora sua tomada de decisões. Tudo isso, sem desrespeitar os que estão à sua volta.  

Portanto, dito isso, agora é colocar a mão na massa e começar.

Até o próximo conteúdo!

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