Comunicação empresarial – A maior mentira que já te contaram

Hoje é seu dia de sorte! Sabe porque? Eu não vou fazer você ler esse artigo inteiro para descobrir a maior mentira que te contaram sobre comunicação empresarial. Pois, ela pode ser resumida em poucas palavras: comunicação empresarial deve ser praticada apenas por grandes empresas.

Se o seu objetivo era apenas descobrir a mentira, ela está aí. Agora, se você quer entender porque isso é uma falácia, continue a leitura.

A comunicação empresarial é tão importante quanto o próprio produto ou serviço que sua empresa comercializa. Ela é a responsável pela forma como as pessoas enxergam sua empresa, tanto interna quanto externamente. A cultura organizacional, o valor gerado nos clientes, o tamanho da área de influência, tudo isso está relacionado à comunicação empresarial.

Quer saber como a comunicação empresarial funciona e quais são as boas práticas para extrair os melhores resultados dessa estratégia? Confira abaixo!


Não basta falar, é preciso ser entendido!


Quando quero explicar a importância de se fazer entender, gosto de usar a seguinte analogia:

Imagine que você precisa explicar como os bebês vêm ao mundo para um grupo de crianças de 5 anos, para adolescentes em busca de conhecimento e por fim, em uma palestra para estudantes universitários. Obviamente é impossível utilizar a mesma linguagem, certo?

O que quero dizer, é preciso satisfazer a curiosidade, sem desrespeitar a imaturidade das crianças. No caso dos adolescentes, explicar os detalhes técnicos de como isso acontece, sem utilizar metáforas ou algo do tipo. Já para os universitários, mostrar informações novas, que eles nunca tiveram contato antes, até para conseguir prender a atenção deles em um tema “batido” para aquela fase da vida.

Percebe como o assunto é o mesmo, mas a forma da comunicação é que muda? Pois é justamente isso que garante o sucesso na receptividade da mensagem.

Agora, trazendo para o contexto das empresas contábeis:

Uma empresa se comunica com colaboradores, diretoria, sócios, investidores, clientes, fornecedores, imprensa, etc. Por isso, a ideia é utilizar a comunicação empresarial para levar a mesma mensagem, com sucesso, independente dos receptores, apenas adaptando o conteúdo.


O tudo é uma coisa só


Escolhi esse subtítulo porque quis fazer menção a uma música que diz que: em nossas vidas, criamos diversas divisões hierárquicas e parentescas, mas que no fim vira uma coisa única, ou seja, um amontoado de gente. Neste contexto, para que a comunicação empresarial funcione em empresas contábeis é importante levar um pouco desse conceito.

Independente do tamanho do seu escritório, há no mínimo 2 divisões de grupos: os CEOs e os colaboradores, porém, as vezes a mesma pessoa cumpre os esses papéis, mas, geralmente, essa é a divisão. Em empresas maiores, há os líderes, os colaboradores e estagiários. E esse time todo pode ser dividido em departamentos diferentes como marketing, comercial, financeiro, contábil, entre outros.

E, uma comunicação eficiente exige que todas essas divisões caminhem na mesma página, ou seja, do porteiro ao presidente, todos precisam ter a mesma imagem acerca da empresa. Com isso, todos os públicos externos com quem a empresa se comunica, por meio dos diversos setores, recebem a mesma mensagem conforme suas necessidades.


Quem cala consente!

A partir do momento em que os clientes conhecem sua empresa, eles criam uma primeira imagem sobre ela. Quando não há, da sua parte, nenhuma preocupação em transmitir mensagens, a impressão obtida pelo cliente se concretiza em seu imaginário. Isso significa que, não transmitir nenhuma mensagem, já é por si só uma transmissão.

Por outro lado, se o seu objetivo é se destacar da concorrência, gerar valor e vender o serviço do seu escritório como o melhor da região, toda a empresa precisa trabalhar de forma integrada para que isso aconteça. É aí que a comunicação empresarial irá ajudar.

Porém, se com os anúncios de jornal e comerciais de tv, a arte de comunicar era uma via de mão única, com a tecnologia se transformou em uma via de mão dupla. Seja por meio de redes sociais, e-mails, blogs ou aplicativos, os clientes ganharam autonomia para expressar opiniões, questionar e engajar. Portanto, lidar com essa situações de forma alinhada, contribui para a veracidade das informações que a empresa deseja transmitir por meio da comunicação empresarial.


4 benefícios da comunicação empresarial para seu escritório contábil


Além de humanizar a empresa e aproximá-la dos colaboradores e clientes, a comunicação empresarial pode trazer outros benefícios. Entre eles podemos citar, por exemplo:

  • Redução de rumores. Quando a comunicação é eficiente, todos caminham na mesma página e isso reduz as chances de rumores e fofocas. A interação com os colaboradores é efetiva e evita ações tomadas com base em especulações;
  • Reforço do senso coletivo. Um colaborador que não se identifica com a empresa nem tem orgulho de pertencer, dificilmente vestirá a camisa. Uma comunicação integra evita esse sentimento, faz com ele se enxergue como peça chave;
  • Ganho de produtividade.  Um ambiente onde as pessoas identificam a si e às outras como peças complementares tende a fluir com mais eficiência. Todos se preocupam com o cliente, com os números, com o desempenho, etc;
  • Impacto externo elevado. Quando um colaborador se enxerga como peça chave da empresa, dá o melhor de si e, obviamente, isso se reflete em clientes que, ao entrarem em contato, são bem tratados, compreendidos e, consequentemente, também se enxergam como ”parte da família”.

Como você pôde ler neste artigo, é muito importante investir na comunicação empresarial, independente do porte do escritório, pois é a comunicação sólida que diferencia os amadores dos profissionais. E eu tenho certeza que você não quer ser visto como amador pelo mercado, não é mesmo?

Então, aposte nas estratégias desse artigo e comece a pratica a comunicação empresarial em seu escritório. Assim, você poderá usufruir de todos esses benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Explore
Redes Sociais

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados