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Já percebeu como a sua empresa contábil é um verdadeiro organismo? Várias tarefas em andamento, pessoas circulando, telefone tocando, documentos recebidos, processados e enviados… É como um fluxo de trânsito: sem fluidez, podem acontecer acidentes. E é para evitar isso que existe o conceito de comunicação nas empresas.

Dentro das organizações, a comunicação corporativa serve para viabilizar a conexão entre os colaboradores e destes com a gestão da organização. De  forma que todos possam trabalhar em sintonia. Ou seja, ela é essencial para que todo esse organismo continue vivo, positivo e operante!

Quer entender melhor como praticar uma boa comunicação empresarial e garantir que o seu escritório contábil esteja sempre evoluindo? Então continue essa leitura!

Como a comunicação nas empresas pode ajudar seu escritório contábil a vender mais

1. Mais que um grupo de colaboradores, tenha um time de campeões 

Comunicação  nas empresas, tenha um time de campeões

Nada pior que trabalhar em um lugar onde as pessoas não se comunicam, não é verdade?  Além de contribuir para o esgotamento mental dos seus funcionários, também é ruim para os resultados do seu escritório. 

Considerando isso, você acha que seu time tem se comunicado bem?

Para responder a essa pergunta, observe os seguintes aspectos:

  • Seu escritório faz muitos trabalhos duplicados? 
  • Muitas tarefas ficam para trás? 
  • Há ocasiões em que a mesma falha acontece mais de uma vez?

Então, todos esses problemas são sintomas de falhas na comunicação.

Trabalhos duplicados, por exemplo, podem acontecer, porque um colaborador finalizou a tarefa, mas não informou aos demais. 

Da mesma forma, quando tarefas importantes são deixadas para trás, é sinal que a equipe achou que alguém tinha feito, mas não foi o caso. 

Por fim, se o mesmo erro continua acontecendo, é porque, quem notou a falha na primeira vez, não comunicou o time. 

Viu como pequenos ruídos na comunicação podem trazer grandes dores de cabeça para o seu escritório ?

Seus funcionários precisam estar cientes de que, embora as metas individuais sejam fundamentais, elas jamais devem vir de encontro às coletivas. Isso é a definição de um time! =)

É neste sentido que a comunicação nas empresas é essencial para manter seus colaboradores unidos e focados. Lembre-se: o objetivo de todos deve ser sempre um só: trazer o melhor resultado para os clientes da sua empresa contábil, sempre!

2. Dê adeus aos robozinhos cumpridores de tarefas e olá a colaboradores conscientes e estratégicos

Com a comunicação seus colaboradores não são mais meros robozinhos

Essa tirinha é dos anos 90 e mostra uma  linha de produção industrial. A ironia, entretanto, representa a realidade de muitas empresas até hoje. 

Um funcionário que cumpre apenas as suas tarefas, mas desconhece a cadeia de processos como um todo, tende a ser um mero robozinho.

E isso não é nada bom para o seu escritório. 

Você precisa de pessoas criativas e conscientes. Pessoas que sejam capazes de desenvolver soluções para os problemas que aparecem no dia a dia. 

E isso é possível com a prática da comunicação nas empresas!

Para ter um time proativo e estratégico, e não meramente executor, você precisa se comunicar com seus colaboradores. Mais que isso: precisa incentivá-los a se comunicarem uns com os outros. 

Quando uma pessoa entende o todo, ela consegue enxergar seu papel e importância. Isso a ajuda a trabalhar mais focada nos resultados comuns da equipe. 

3. “Diga aos seus funcionários que fiquem”

Parafraseando a célebre frase de Dom Pedro I no “Dia do Fico” lá no século XIX: “Se for para o bem do escritório e felicidade geral, digo aos meus colaboradores que fiquem”, pelo menos por algum tempo ?

Brincadeiras à parte, ter uma rotatividade de funcionários muito alta na sua empresa contábil, pode realmente minar a produtividade da sua equipe. Isso porque, recomeçar o treinamento de um novo funcionário do zero toda hora demanda tempo.

Mas e aí, como evitar que essas baixas sejam constantes?

Em primeiro lugar, você precisa de uma boa Gestão de Pessoas. Em segundo, mas não menos importante, você precisa de comunicação!

Pois é, a comunicação nas empresas também é fundamental para uma maior de permanência dos colaboradores no seu escritório. O motivo é que, pessoas inteiradas no ambiente corporativo, se sentem mais relevantes e, logo, mais motivadas a continuar no trabalho.

É como um casamento: se o relacionamento é verdadeiro, transparente e tem sintonia, as chances de divórcio consequentemente diminuem. 

Com uma comunicação eficaz, é possível cultivar o comprometimento e fidelidade dos seus colaboradores. Desta forma eles ficarão tão apaixonados pela sua empresa, quanto você.

4. Ajudar novos colaboradores a vestir a camisa você deve

Caso você não seja fã de Star Wars, esse subtítulo é uma referência a Yoda. Um sábio mestre que sempre aparecia na saga para compartilhar seus conhecimentos ancestrais.

E se tem algo que o Yoda concordaria, é a importância de fazer uma super mega blaster recepção de boas vindas a todo novo colaborador que chega em uma empresa.

Além de vestir a camisa do seu escritório contábil, seu time precisa estimular novos jogadores a fazerem o mesmo. Felizmente essa missão se torna muito mais fácil com a ajuda da comunicação nas empresas

Uma comunicação organizacional bem estabelecida (ou seja: missão e valores claros) torna a tarefa de incluir um novo membro na equipe algo bem mais simples.  

Quando um integrante chega na empresa, é essencial que ele não fique isolado e se adapte o mais rápido possível. Então, não deixe que nenhuma barreira seja levantada neste momento. 

Mostre sempre aos novatos que eles podem fazer perguntas e propor melhorias. Além disso, estimule a cooperação mútua e o relacionamento interpessoal como prática inerente do trabalho no seu escritório.

Lembre-se: a força precisa estar com todos!

5. A comunicação nas empresas ajuda a acabar com o telefone sem fio no ambiente de trabalho

Boatos e rumores estão entre os problemas que mais contribuem para transformar o local de trabalho em um ambiente tóxico e desmotivador. E esse tipo de coisa geralmente é causado por informações mal distribuídas entre os gestores e a equipe. 

Por exemplo, imagine que você comente casualmente que pretende trocar os diretores de dois departamentos. Colocar o diretor do departamento fiscal no legal e vice-versa.

Essa informação com certeza irá se espalhar. Porém, enquanto circula pelo escritório, um detalhe ou outro pode ganhar mais relevância do que deveria, ou, mesmo ser omitido. 

O resultado é que, quando todo mundo estiver sabendo da novidade, a versão da história que todos estarão acreditando, é que você vai demitir um dos diretores. Imagine o caos que isso seria?

É por que isso que investir em comunicação nas empresas ajuda a desencorajar o surgimento de fofocas e a colaborar para a manutenção de um diálogo mais inclusivo e produtivo entre os funcionários e a administração. 

Dito isso: estimule o papo reto e respeitoso no seu escritório, sempre! 

6. Ter uma equipe bem informada é fundamental em momentos de crise

Torçamos para que não, porém, caso haja uma crise no seu escritório, ter uma equipe consciente e bem engajada com os seus valores, é essencial. Isso vai te ajudar demais a se recuperar da tempestade, alçar as velas e voltar para o mar. 

E isso só é possível se a sua empresa tiver uma comunicação organizacional forte. Isso mesmo, não tem como esperar comprometimento de funcionários que sequer entendem a missão do seu escritório contábil. 

Uma boa forma de manter sua equipe motivada é abrir espaço para que os colaboradores possam contribuir com sugestões em decisões estratégicas da empresa. Isso faz com que eles se sintam co-responsáveis e dispostos a lutar para atingir o melhor desempenho para o seu escritório sempre.

E chegamos ao fim de mais um conteúdo do nosso Blog. E aí, conseguiu entender como a comunicação nas empresas é essencial para atingir resultados? Então comece a aplicar no seu escritório agora mesmo! E se precisar de ajuda para gerir sua empresa contábil de forma intuitiva e organizada, conte com a gente! =)