Em um cenário de constantes mudanças, sobretudo tecnológicas, a contabilidade, assim como outras áreas, foi impactada com a expansão de conceitos como o da indústria 4.0. Hoje, por exemplo, já se fala em contabilidade 4.0, que seria um padrão de atuação profissional muito mais moderno, dinâmico e associado ao uso estratégico de novas tecnologias.

Estar atento ao movimento de inovação atual, sem dúvidas, é um dos grandes diferenciais para o profissional contábil. Entender a importância da tecnologia e como ela é capaz de tornar os processos mais ágeis, seguros e econômicos, são premissas básicas da contabilidade moderna. 

No entanto, por ser um assunto relativamente novo é comum que existam mitos e dúvidas acerca da temática. Inclusive, alguns associam o termo contabilidade 4.0 com a extinção do profissional desse mercado.

Por isso, no artigo de hoje eu trouxe tudo o que você precisa saber sobre esse conceito e os desafios e as vantagens que essa nova era pode trazer ao mercado contábil. Continue lendo!


O que é contabilidade 4.0

Bom, antes de nos aprofundarmos sobre o conceito contabilidade 4.0 é importante conhecer melhor o termo que contribuiu para o surgimento dele: a indústria 4.0

Indústria 4.0 faz referência a quarta Revolução Industrial, um movimento que transformou os meios de produção e vem ganhando cada vez mais força no cenário empresarial atual. O termo materializa o rompimento de modelos mais tradicionais de produção, focados em processos manuais, burocráticos e dependentes de recursos humanos. Abrindo assim, espaço para novas metodologias como a automação, internet das coisas e inteligência artificial. Ou seja, todos os conceitos ligados à tecnologia da informação e esse mundo mais digital. 

Assim, podemos dizer que, a indústria 4.0 prega um ideal de automatização de processos vindos do uso estratégico da tecnologia. Neste contexto, muito já foi questionado sobre a sobrevivência da contabilidade devido aos avanços da indústria 4.0 e o aumento de ferramentas para execução de processos, antes manuais. 

Como as tarefas contábeis, em grande parte, estão ligadas a atividades técnicas e burocráticas, softwares passaram a assumi-las, entregando mais eficácia e agilidade. No entanto, o contador também evoluiu, deixando de ser um profissional burocrático e mecânico, passando a ser um elemento totalmente estratégico e indispensável para as empresas. Inclusive, hoje o contador se apoia fortemente a essas ferramentas, que vieram para agregar valor e produtividade ao seu dia a dia, sem diminuir a sua importância e relevância nos negócios. Prova disso é o fortalecimento da contabilidade consultiva.

Esse perfil mais tecnológico da contabilidade, o qual deixa de lado grande parte dos processos manuais, utilização de documentos impressos e comunicações mecânicas, para adotar os meios digitais, é o que se conhece como a contabilidade 4.0.


Quais são as características da contabilidade 4.0?

São várias as características desse novo modelo de atuação, mas vamos conhecer as principais delas: 

  • uso de sistemas que simplificam as atividades contábeis, como o registro de pagamentos, envio de declarações, emissão de notas fiscais, entre outros;
  • integração com outros sistemas, internos e externos, por exemplo, da Receita federal;
  • implementação de tendências inovadoras, como automação extrema, Internet das Coisas (IoT), armazenamento em nuvem, Big Data e Inteligência artificial;
  • substituição do trabalho humano por softwares em tarefas repetitivas e meramente operacionais que fazem parte do cotidiano, possibilitando que o profissional atue em atividades mais estratégicas, entre outros.

Os desafios da contabilidade 4.0

Como em qualquer mudança, se adequar à contabilidade 4.0 é um processo cheio de desafios que precisam ser superados.

Vamos conhecer alguns deles; 


1- Desenvolver uma visão mais estratégica

Como citei lá no início, com softwares e ferramentas tecnológicas realizando a maioria dos processos manuais, que não precisam de expertise humana, o papel do contador e de todo o escritório contábil, precisa se tornar muito mais consultivo. Ou seja, o contador deve ser capaz de olhar para os números de seus clientes de forma analítica e estratégica e, assim, tomar decisões que possam beneficiar essas empresas de uma maneira mais fundamentada e pautada em dados. 

Dessa forma, conquistar uma visão estratégica é um dos novos desafios do contador e o profissional capaz de desenvolver essa habilidade certamente se destaca no mercado.

2- Acompanhar constantemente as atualizações do mercado

Com a proximidade da tecnologia e contabilidade, a atualização de métodos e processos que fazem parte do dia a dia do contador acontecem de forma muito mais rápida. Todos os dias aparecem novas soluções e ferramentas que podem modernizar a vida do cliente e do escritório. Assim como, novas legislações e normas que ditam como as atividades contábeis devem ser executadas legalmente. 

Dessa forma, as mudanças e alterações constantes acabam requerendo um envolvimento ainda maior dos contadores para se manterem em conformidade com os novos processos e leis, como, por exemplo, o eSocial e a LGPD

Por isso, é fundamental estar sempre bem informado, procurar fontes seguras que possam te ajudar a se manter atualizado, como um grupo de contadores, nossa newsletter ou sua rede de networking.


3- Comunicação Omnichannel

Sabemos que a comunicação direta entre o contador e o cliente é fundamental, no entanto, o dia a dia corrido de um escritório acaba dificultando essa proximidade. Por isso, esse é um dos desafios da contabilidade 4.0, afinal, o cliente de hoje também mudou e necessita desse contato, além de rápido, mais próximo. 

Para isso, existem tecnologias que podem tornar essa proximidade possível sem prejudicar o dia a dia e trabalho do escritório, como o Skype, WhatsApp, Hangouts e demais. Assim, de qualquer lugar, conectado à uma rede de internet, é possível esclarecer dúvidas e estar presente em qualquer meio de contato, oferecendo maior flexibilidade também ao cliente.

Caso o profissional contábil ignore esses mecanismos de comunicação rápida, terá problemas relacionados ao relacionamento com o cliente, além de abrir espaço para os concorrentes e diminuir a possibilidade de fidelização. 


4- Engajamento da equipe sobre a modernização

Apesar das mudanças serem cada dia mais frequentes é natural que exista uma certa resistência dos stakeholders do escritório quanto às ações a serem implantadas para uma execução melhor do serviço. 

Dessa forma, na contabilidade 4.0 o ideal é apresentar à equipe os novos processos, softwares e tecnologias, exaltando as vantagens e esclarecendo qualquer dúvida que venha surgir por conta disso. 

A comunicação com eles deve ser clara e objetiva, facilitando a conversa entre todo o time, o que é fundamental para o recebimento de opiniões, sugestões e feedbacks voltados para a melhoria das atividades. É recomendado também a elaboração de treinamentos para o uso de qualquer nova ferramenta ou tecnologia. Assim a equipe ficará mais segura e poderá enxergar de forma clara as vantagens dessas mudanças.

5- Acompanhar as tendências do marketing contábil

O marketing contábil é um grande desafio para o contador, afinal, não faz muito tempo que essa prática começou a ser executada neste mercado. Porém, para uma atuação mais lucrativa da contabilidade 4.0 é fundamental que se tenha boas ações de marketing, principalmente, voltadas para o marketing de conteúdo.

Entre as alternativas que podem ser utilizadas para entregar informações estão blog, e-mail marketing e páginas nas redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.

Vale lembrar que, o marketing digital precisa ser muito bem planejado, apresentar conteúdos de alta qualidade, ser adequado ao seu público, ter uma linguagem acessível e seguir as normas e eticas do mercado. Caso contrário, não será possível atrair o público desejado e nem usufruir de todos os benefícios dessa ferramenta.


6- Buscar especializações

Especializações são importantes em qualquer área profissional, no cenário contábil, entretanto, isso se faz cada vez mais necessário. Afinal, o profissional deve saber fazer o que nenhuma máquina ou tecnologia é capaz de fazer. Para isso, é fundamental investir no estudo constante e na especialização.

É necessário que todo o escritório mantenha-se em constante evolução e procure especializações e certificações voltadas para assuntos relevantes à área e, principalmente, a esse novo cenário da contabilidade 4.0, como BPO, contabilidade consultiva, planejamento tributário, entre outros. Conceitos importantes que podem abrir portas e, quem sabe, novos serviços  aos clientes. Além de adicionar novos diferenciais competitivos. 

A busca por especializações também ajudam na criação de uma nova rede de networking. É uma forma de se manter atualizado e estar em contato com pessoas que compartilham da mesma visão.  


Vantagens da contabilidade 4.0

Agora que entendemos os desafios desse novo cenário, vamos conhecer algumas das vantagens que ele pode proporcionar ao escritório.


Agilidade na entrega

Os softwares de gestão e automação executam tarefas burocráticas de maneira ágil e eficiente. Isso eleva a rapidez na prestação de serviços e reduz o estresse da equipe, além de minimizar as falhas humanas, assim como, a perda de prazos.

Aumento da produtividade

As maiores preocupações do contador estão focadas em: aumentar os lucros, economizar no setor, elevar a produção e evitar erros que gerem o retrabalho. Dessa forma, a  contabilidade 4.0 ajuda o profissional nesse desafio, por meio da automatização de diversas funções, tornando a área mais produtiva sem perder a precisão do trabalho feito.

Armazenamento de dados

O alto volume de papéis e pastas físicas utilizados para armazenar dados e informações sobre os clientes só torna o setor desorganizado e improdutivo. Uma contabilidade comprometida com a transformação digital recorre a mecanismos mais modernos como, o armazenamento em nuvem, por exemplo.

Por meio dele, as informações são arquivadas de forma online, protegidas por meio de criptografia e contam com a facilidade de serem acessadas a qualquer hora, de qualquer lugar, por pessoas autorizadas. 


Como se preparar para a contabilidade 4.0?

Como pode perceber, a contabilidade 4.0 proporciona grandes diferenciais aos profissionais que se adequam a ela. E por esse motivo, é fundamental reinventar o negócio e a maneira que seus processos são executados.

Dessa forma a tecnologia abre diversas oportunidades e para estar preparado para essa transformação é necessário colocar em prática a automatização dos processos. Ou seja, investir em sistemas que minimizem a quantidade de tarefas manuais e burocráticas.

É preciso superar os padrões de atuação tradicional e contar com uma visão mais estratégica, e o Gestta pode te ajudar com isso. 

O Gestta é uma ferramenta criada exclusivamente para contadores e pode ajudá-lo a se adequar ao conceito da contabilidade 4.0. Isso porque nossa ferramenta conta com diversas funções que podem tornar os desafios desse novo cenário muito mais fáceis de serem superados. Algumas delas são:

  • Distribuição inteligente de tarefas;
  • Automação de esforços que não exigem expertise estratégica;
  • Apoio na gestão planejada de pessoas;
  • Atendimento centralizado ao cliente;
  • Arquivamento seguro de documentos;
  • Geração de indicadores para uma visão mais análitica e consciente;
  • Diversos canais de atendimento
  • Whatsapp para contadores com o Gestta Messenger;
  • Filtros que encontram tudo;
  • E aplicativo personalizado para o cliente do seu escritório. 

Além disso, o Gestta conta com uma equipe de Customer Success que te oferece auxílio, treinamento e pode ajudá-lo a engajar os stakeholders do seu escritório. Ou seja, o Gestta não é só um software contábil, ele é o parceiro diário do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre ele? Leia este artigo e entenda profundamente como o Gestta funciona: Por dentro do Gestta – A ferramenta de Gestão Contábil que tem dado o que falar

Pronto para fazer parte dessa revolução? 

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor os desafios e vantagens desse novo cenário e ver que a contabilidade 4.0, de forma alguma, deseja extinguir a profissão contábil. Pelo contrário, esse conceito quer impulsionar o seu negócio e te fazer enxergar que pode fazer mais do que digitalizar documentos e calcular extratos.

O profissional contábil está mais que preparado para exercer um papel mais analítico e estratégico dentro das empresas e fazer parte dessa revolução que a contabilidade 4.0 está começando. Para isso, basta ter as ferramentas certas, afinal, conhecimento já têm de sobra!

E me conta, o seu escritório já se adequou a esse novo cenário? O que falta para isso? Deixe seu comentário! Será muito legal conhecer melhor sua história.