20 plataformas com cursos online grátis para fazer durante a quarentena

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com a persistência da COVID-19, milhares de profissionais do Brasil e do mundo continuam em isolamento social. Apesar do cenário tenso, muita gente têm aproveitado o tempo livre em casa para aprender coisas novas e dar um up no currículo. Pensando nisso, nós separamos para você 20 plataformas que estão oferecendo cursos online grátis para fazer durante a quarentena e manter seu cérebro ativo com muito aprendizado. 

Então, se você está buscando aplicar esse tempo de forma produtiva e fugir um pouco dos noticiários, esse artigo é para você. 

Vem comigo! 

20 plataformas com cursos online grátis para você e sua equipe contábil  

1- Sebrae 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma plataforma focada em ajudar o empreendedor e, mesmo neste momento de crise, eles não nos deixaram na mão.

A plataforma conta com mais de 100 cursos online grátis com temas que vão desde Gestão Financeira, até a Como vender pela internet e Marketing Digital para o Empreendedor. As cargas horárias variam de 2 a 40 horas e todas as aulas são ministradas por tutores especializados na área escolhida.  

Ao final dos cursos você pode emitir o seu certificado de participação sem custo algum.  

Acesse: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline  

2- Rock University 

A Rock University é a plataforma de cursos da Rock Content, uma das principais plataformas de Marketing de Conteúdo do Brasil. Eles contam com mais de 20 cursos super completos voltados para o Marketing Digital. 

Antes da crise da COVID-19, o portal já disponibilizava alguns cursos online gratuitos, mas agora, com a quarentena, eles estão oferecendo metade da sua grade totalmente sem custos!

Confira os cursos livres: 

Marketing de Conteúdo

Produção de Conteúdo para Web

Gestão de Mídias Sociais

Inbound Marketing

Outbound Marketing Sales

Marketing no Instagram

Revisão de Conteúdo para Web

WordPress na Prática

Branding

Copywriting

Onboarding iClips   

Agora você pode aprender sobre Marketing Digital de forma totalmente gratuita e arrasar na promoção da sua empresa contábil para atrair mais clientes

Para ver todos os cursos da Rock Content, acesse: https://university.rockcontent.com/cursos  

3- Fundação Bradesco  

A escola virtual Fundação Bradesco é uma plataforma de educação a distância gratuita, muito conceituada. Tanto que algumas faculdades aceitam o certificado da Fundação Bradesco como comprovante de aulas complementares 

Um de seus diferenciais é oferecer roteiros de estudo, ou seja, o portal agrupa cursos de acordo com áreas de interesse, o que proporciona uma formação otimizada e completa. 

Veja alguns roteiros de cursos online grátis do portal que podem ser interessantes para a sua equipe contábil:

Roteiro Administração no século XXI:

Cursos: 

Roteiro: Finanças

Cursos:

Roteiro: Aprimoramento pessoal e profissional

Cursos: 

Roteiro: Excel 2010

Cursos:

Cada curso dura em média 10 horas e para obter seu certificado é preciso fazer uma prova e acertar pelo menos 80% das questões. 

Para ver todos os cursos da plataforma, acesse: https://www.ev.org.br/cursos   

4- ESPM 

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) é uma das escolas mais antigas de São Paulo e referência quando o assunto é Marketing e Publicidade. 

Por conta da quarentena a instituição liberou mais de 13 cursos online gratuitos em EAD, o que é uma tremenda oportunidade, já que raramente a plataforma oferece conteúdos sem custo. 

Entre os vários temas disponibilizados, o canal também está oferecendo cursos focados no cenário atual como O profissional pós-coronavírus, Tendências para inovação nos negócios pós-coronavírus e A reinvenção da comunicação interna em tempos de pandemia.

Todos possuem duração máxima de 4 horas, entre aulas, webinars e conferências. 

É importante destacar entretanto, que os cursos gratuitos disponibilizados não oferecem certificado. Mesmo assim, são excelentes opções para agregar conhecimento.

Acesse: https://www.espm.br/gratuito/  

5- Coursera  

Apesar de não ser muito conhecida no Brasil, a Corsera é uma instituição bastante prestigiada por conta de sua parceria com grandes universidades ao redor do mundo.

Entre os nomes presentes, destacamos a Universidade de Yale, a USP e a MIT – Massachusetts Institute of Technology, que disponibilizam cursos online grátis e traduzidos através da plataforma.

Os temas variam de Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais, Administração Financeira e Marketing Digital, esse ministrado pela USP. 

Todos os cursos possuem mais de 15 horas de duração e não dão direito a certificação gratuita. 

Acesse: https://www.coursera.org/learn/  

6- Really Experience 

E por que não aprimorar sua conversação e escrita em inglês? 

A Really Experience é uma escola de idiomas norte-americana, sediada na Flórida. Todos os seus professores são americanos e compartilham um único objetivo: ensinar brasileiros e falar perfeitamente o inglês. 

Para atingir esse resultado a instituição disponibiliza um curso online grátis e intensivo de inglês. O conteúdo é atualizado diariamente com exercícios de áudio, conversação e, claro, a interação e acompanhamento periódicos dos professores. 

As inscrições já estão abertas no site da Really  

Acesse: https://really.education/  

7- FGV  

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) também liberou em sua plataforma mais de 50 cursos online grátis

São conteúdos direcionados a quem deseja aprender mais sobre: Gestão de Pessoas, Estratégias de Negócios, Finanças e Investimentos, todos com carga horária de 5 a 15 horas. 

Todos os cursos são ministrados por tutores atuantes na área, então você aprenderá com quem realmente faz na prática aquilo que ensina. Além disso, ao final do curso, você retira um certificado online de participação, também de forma gratuita 

Acesse: https://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito

   

7- RD University  

A RD University é a plataforma de cursos da Rd Station, uma conhecida ferramenta de automação de Marketing. E, dado ao contexto atual, eles também decidiram colaborar e liberar 2 cursos online grátis: um sobre Fundamentos de Inbound Marketing e outro de Inside Sales para Vendedores

Cada curso tem duração de 6h30 e será ministrado por ninguém mais ninguém menos, que o próprio CEO da RD, André Siqueira

Então se você precisa dar um up nas vendas do seu escritório,não perder essa oportunidade. 

Acesse: https://learn.rduniversity.com.br/community/learn  

8- Udemy 

Quando se fala em educação online, a Udemy é umas das plataformas online mais populares no Brasil. E olha que legal: ela também está com cursos online gratuitos! 514 para sermos exatos e mais de 200 deles em português.

Os temas são os mais variados! Entre eles você pode escolher  aprender a extrair o máximo do LinkedIn, entender mais sobre o fantástico mundo do Bitcoin e das Altcoins e se atualizar com dicas de regimes Tributários

Enfim, para se decidir, recomendo que que você veja a lista completa e escolha o que melhor se encaixa às suas necessidades Tenho certeza que você irá encontrar algo útil. 

Acesse: https://www.udemy.com/course/  

9- LinkedIn 

O LinkedIn é uma das maiores redes sociais voltadas para relacionamento profissional, e atualmente conta com mais de 500 milhões de usuários

Focando também nesse período de quarentena e home office, a plataforma liberou um curso online grátis muito interessante com o tema: Trabalho Remoto: Colaboração, foco e estudo. 

São 10 vídeos animados que ensinam você a organizar sua rotina home office, otimizar o seu trabalho e sua agenda e a gerenciar o seu tempo, evitando a procrastinação. Muito conveniente para este momento, sem dúvidas. 

O curso tem duração de 10h e 42 minutos e, ao término, você recebe um certificado que poderá ser adicionado ao seu perfil de forma automática. 

Acesse: https://www.linkedin.com/learning/paths/trabalho-remoto-colaboracao-foco-e-produtividade  

10- Unieducar 

A Unieducar é uma plataforma online voltada para o mundo corporativo que já oferecia alguns cursos online grátis, mas, com a quarentena, liberou mais uma aba gigante de conteúdos livres. 

Os temas variam de Atualizações Jurídicas até Análise de Demonstrações Contábeis no setor público. 

Os cursos são curtos (por isso a plataforma nomeou essa categoria como “Microcursos”), porém todos oferecem a certificação eletrônica gratuita.  

Ao todo são 53 microcursos que você e sua equipe podem fazer. As aulas incluem vídeos, ebooks e conferências. Sem dúvidas uma ótima oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. 

Acesse: https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/  

11- Endevor 

A Endevor é uma organização global sem fins lucrativos voltada para o mundo do empreendedorismo. 

Com parceiros como Sebrae, sua plataforma conta com mais de 25 cursos e liberou uma lista de 14 cursos online grátis

o portal é separado por áreas e você pode escolher entre         Vendas, Desenvolvimento Pessoal, Estratégia e Gestão, Capital, Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Inovação e Leis e Impostos. . 

Todos os tutores são empreendedores da Endevor e os cursos variam de 7 a 10 horas, ou seja, são conteúdos bem completos e contam com ebooks e vídeos. Todos com certificado. 

Acesse: https://endeavor.org.br/conteudos/?f_formato%5B%5D=cursos  

12- Eleve Câmara dos Deputados 

Você sabia que a Câmara dos Deputados tem uma plataforma chamada Eleve?  

Pois é, a Câmara não divulga muito essa plataforma, mas ela conta com alguns cursos online gratuitos bem interessantes como Educação Financeira e Qual o Papel do Legislativo

Todos os conteúdos são “autoinstrucionais”, ou seja, não tem professores e você pode fazer no seu ritmo, não existe um limite de tempo. Entretanto, para receber seu certificado você precisa acertar no mínimo 70% das questões de uma avaliação final. 

Acesse: https://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/para-cidadaos/  

13- Veduca 

A Veduca é outra plataforma de cursos online que tem parceria com grandes instituições como USP, Harvard e Fia. 

Eles criaram uma trilha de 15 horas de conteúdo voltado para assuntos como trabalho home office, gestão do tempo, como administrar a ansiedade e como nos comunicarmos melhor com nossa equipe de trabalho neste período de isolamento. Uma ótima opção para o mercado contábil que não era muito habituado ao trabalho home office

O curso é dividido em vídeos animados, aulas com professores e várias atividades e podcasts. 

Não tem certificado, mas sem dúvidas é um conteúdo muito interessante.  

Acesse: https://play.veduca.org/curso-online-trilha-em-tempos-de-home-office   

15- Google 

O Google não poderia ficar fora dessa lista. 

Com mais de 33 cursos online gratuitos, alguns com certificação, o gigante das buscas oferece vários conteúdos que variam de Computação em Nuvem, Desenvolvimento Web e Como Divulgar sua empresa online.

O portal é super intuitivo, dinâmico e didático! 

Acesse: https://learndigital.withgoogle.com/activate/course/  

16-  GoKursos 

A GOKursos é uma plataforma de cursos criada pelo Ser Educacional, grupo que mantem as faculdades Uninassau, Uninabuco, Unama, UNG, Univeritas e Uninorte. Sensibilizada por esse momento, a GOKursos também decidiu abrir alguns dos seus conteúdos e liberou mais de 40 cursos online gratuitos.

Os temas oferecidos variam desde Empreendedorismo Digital até Gamificação.

Por ser uma versão beta, existe um delay no site, mas vale a pena aguardar pois as vagas dos cursos são limitadas e se esgotam em questão de horas. 

Os cursos contam com certificação e a carga horária varia de 60 a 80 horas. 

Acesse: https://www.gokursos.com   

17- ComSchool 

Com mais de 13 anos de mercado a ComSchool é uma escola especializada em Marketing Digital, E Commerce e Empreendedorismo Digital. 

A instituição é a única única escola no Brasil a oferecer certificações reconhecidas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm – terceira maior organização sem fins lucrativos, com foco em digital, do mundo.

Dada a crise da COVID-19, a plataforma, que raramente disponibiliza conteúdos gratuitos, decidiu liberar 4 cursos bem interessantes: Como vender pelo Instagram, Como montar uma loja virtual, Facebook ADS e Como fazer Marketing no Youtube.  Temas bem pertinentes para um escritório contábil focado em transformação digital. 

Todos os cursos tem certificado e a carga horária varia de 30 a 40 horas. 

Acesse: https://conteudo.comschool.com.br/cursos-gratuitos/  

18- Saint Paul LIT 

A Saint Paul é uma escola de negócios que tem como principal objetivo capacitar executivos. 

Em sua plataforma LIT a Saint Paul disponibilizou todo o seu catálogo de cursos online grátis até dia 30/04. 

São mais de 25 cursos, com temas de Excelência em Atendimento, Contabilidade Fundamental, CPA 10 e muitos outros. 

Todos possuem carga horária de no máximo 20 Horas e são ministrados por doutores das principais instituições do Brasil como USP, FGV e ESPM. 

A grande maioria possui certificação e não existe limite de vagas, mas como o prazo de acesso estará disponível somente até dia 30/04, é bom correr para usufruir o máximo possível desse período. 

Acesse: https://www.lit.com.br/  

19- Online Educa 

Fundada em 2014, a Curso Online Educa é uma plataforma certificada pelo MEC com cursos de carga horária que variam de 20 a 60 horas. Os temas variam de Análise de Demonstrações Financeiras, Escrita Fiscal e Noções Básica sobre a bolsa de valores. 

Atualmente a instituição está com 11 cursos online grátis voltados para o mercado contábil. 

Vale destacar entretanto que, embora o conteúdo seja gratuito, os certificados de alguns dos cursos são pagos

Acesse: https://www.cursosonlineeduca.com.br/departamentos/Contabilidade-e-Economia/  

20- Planilha Colaborativa 

Por fim, a Tati Felipiak é uma consultora de Marketing e Branding e teve uma iniciativa muito legal: ela resolveu criar uma planilha colaborativa, onde todos podem contribuir adicionando cursos, Webinars e todo conteúdo legal que estiver rolando neste período na internet. 

A planilha já possui mais de 131 cursos e vem crescendo todos os dias. 

Vale a pena acompanhar, compartilhar e, claro, colaborar. 

Acesse: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Fsuf0nM-WDUyVUdIMzqCtUyAks7UvCwiBvhSa3sdwyA/edit#gid=0  

Ufa, então é isso! 

Agora você tem 20 links de sites com cursos online grátis para aprender bastante e gastar seu período de quarentena de forma mais produtiva! 

Mas olha lá hein, estabeleça um limite e não se cobre tanto! Nem todo mundo vai conseguir ficar full produtivo o tempo todo na quarentena e tudo bem!  

Nosso objetivo aqui é oferecer mais uma opção de conteúdo para você passar seu tempo. Mas tudo bem relaxar um pouco. O importante é ter equilíbrio! Então, na medida do possível tente dormir o suficiente, se alimentar e se hidratar bem, fugir das fake news e lavar muito bem as mãos!

Ah, e por último, mas não menos importante, se inscreva em nossa NEWSLETTER para receber conteúdos como esse e tudo o que rola de relevante no mundo contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *