Dashboard contábil – O que é e porque adotar essa ferramenta pode mudar a gestão do seu escritório?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como disse o professor de administração Peter Drucker: “O que não é medido não pode ser otimizado nem gerenciado”. Ou seja, para que algo possa ser melhorado em uma empresa é imprescindível ter dados relevantes e precisos que comprovem a situação real do negócio. Para isso, é importante contar com o auxílio de ferramentas confiáveis e eficientes, como o dashboard contábil.

O dashboard contábil reúne informações importantes que mostram, em tempo real, o que está acontecendo no seu escritório. Permitindo a interpretação de dados e a elaboração de relatórios por meio de elementos personalizáveis, interativos e visuais. 

Quer entender melhor o que é essa ferramenta e quais as vantagens de utilizá-la em seu escritório? Continue a leitura!

O que é um dashboard contábil? 

Dashboard contábil é a combinação de informações e gráficos de fácil visualização que mostram como anda a produtividade  e o desempenho de sua empresa. Muito comum em escritórios que desejam acompanhar sua situação financeira, agora passa a ser oferecido em soluções para gestão de empresas contábeis que procuram melhorar continuamente a eficiência de suas entregas. 

Com um dashboard contábil, as informações sobre o escritório se concentram em um único local, possibilitando ao gestor e colaboradores uma visão mais ampla em relação do negócio. 

Esses indicadores são totalmente visuais e podem ser apresentados em um mural, quadro, TV, computador, celular etc. Afinal, seu objetivo é facilitar a análise de dados referente a performance do escritório. 

Dessa forma, o dashboard é importante tanto para as questões internas quanto externas das organizações. Por exemplo, internamente, serve para orientar na busca por resultados, avaliar o desempenho, controlar demandas e direcionar o caminho para a escalabilidade e desenvolvimento. E externamente, proporciona a conquista de investidores, pois esses relatórios auxiliam e dão suporte para decisões assertivas.

Quais as vantagens de utilizar um dashboard contábil em seu escritório?

Um dashboard contábil traz uma série de vantagens, elas vão desde informações sobre as demandas até a qualidade da performance de seus colaboradores. 

A segurança das informações também é um ponto relevante. Com o dashboard contábil extraindo dados do dia a dia do seu escritório, você tem a certeza do andamento das atividades e da demanda de sua equipe. 

Outro impacto significativo é na redução de atividades. Como lidam com muitos documentos, obrigações e troca de arquivos, as rotinas contábeis exigem controles apurados. É muito comum nas organizações a criação de múltiplas planilhas para a extração e visualização de informações. Com o dashboard contábil, estas atividades deixam de existir, liberando profissionais para a execução de tarefas mais estratégicas no escritório.

Abaixo eu mostro outras vantagens de se utilizar um dashboard contábil na rotina do seu escritório:. 

1- Permite um olhar aprofundado sobre o escritório

Gestores contábeis estão sempre de olho e monitorando prazos, obrigações e atividades, mas com a dificuldade em obter essas informações, fica difícil estar a par de todos os detalhes. E, como citei no início,  só é possível melhorar os números e operações de uma  empresa quando é possível mensurá-los de forma precisa.

Por isso, uma das vantagens do dashboard contábil é ter informações seguras e reais de forma constante. Ou seja, não é mais necessário perder tempo compilando um relatório para visualizar os indicadores chaves do seu negócio. Além disso, um dashboard contábil bem elaborado permite analisar com frequência como estão as metas e objetivos estabelecidos, minimizando as margens de erro sobre os próximos passos a serem tomados.

A atualização real e  contínua do dashboard permite ao gestor e, até mesmo aos colaboradores,  identificar os principais gargalos dos processos e eliminá-los. Aumentando a rentabilidade do escritório.

2- Estimula a participação dos colaboradores

Os escritórios que utilizam o dashboard contábil e compartilham as informações com seus colaboradores podem aumentar consideravelmente o engajamento e performance deles. 

Isso porque, ao compreender a contribuição de suas atividades nos resultados gerais, bem como visualizar suas demandas com precisão, os colaboradores passam a trabalhar com maior consciência e foco nas tarefas.

Além disso, com números precisos, torna-se mais fácil para o gestor recompensar os membros de sua equipe que apresentarem melhor desempenho, de forma transparente e justa. Ao excluir a subjetividade, os critérios para aumento de salários e promoções são fundamentados em fatos concretos.Tudo isso, aumenta a produtividade do colaborador e ajuda a reter os talentos do seu escritório, sendo uma vantagem para ambos. 

3- Ajuda na tomada de decisões coerentes

As estratégias de um negócio devem envolver todos os processos, atividades e recursos. Nesse contexto, o dashboard contábil faz uma síntese das partes mais importantes do plano, proporcionando ao time uma visão holística de como as coisas estão funcionando.

Ao ter esse entendimento, é possível tomar as melhores decisões pensando no futuro e não apenas sobre o que está sendo executado no agora. E, por meio de uma distribuição bem estruturada das informações e dados do negócio, o gestor tem a chance de averiguar os riscos que muitas vezes passam despercebidos durante a tomada de decisão ou, até mesmo, compreender um problema ou gargalo que não vem recebendo a devida atenção.

4- Otimiza o uso de softwares de gestão

Alguns sistemas de gerenciamento são complexos e, por isso, acabam não sendo usados pelos colaboradores. 

Quando o dashboard contábil passa a ser adotado, permite que todos tenham conhecimento da performance de suas atividades sem a necessidade de um acesso frequente a outros mecanismos de gestão. 

No Gestta, por exemplo, o dashboard contábil é a primeira visão que o usuário tem quando entra no sistema. 

O Gestta é uma ferramenta de gestão contábil criada exclusivamente para atender as dores e necessidades desse mercado. E, por ser uma ferramenta clara e intuitiva, ela ajuda os colaboradores e gestores a compreenderem melhor suas demandas e metas e diárias, mostrando exatamente o que é preciso para cumprí-las. 

O dashboard do Gestta é atualizado em tempo real e dividido por níveis, ou seja, cada usuário tem uma visão.

O nível administrado, mostra no dashboard contábil a visão completa de todo o escritório:

Já o gerente tem a visão do seu departamento:

E o colaborador, de suas tarefas:

Ou seja, cada nível gerencial apresenta um dashboard com dados consolidados gerados a partir das atividades e tarefas do Gestta. E devido à forma como essa ferramenta analítica opera, as informações são disponibilizadas de maneira que favoreça a leitura e interpretação do usuário — permitindo assim uma tomada de decisão rápida, ágil e acertada. Os dashboards contábeis do Gestta, contêm gráficos, relatórios e filtros específicos com as informações mais relevantes  ao usuário que está utilizando a plataforma. 

Dessa forma, podemos dizer que o dashboard contábil do Gestta trás maior segurança às demandas do escritório e reduz a chance de ocorrer erros e esquecimentos. 

Assim, além de ter uma ferramenta completa para gestão de tarefas de um escritório, o usuário do Gestta ainda pode contar com todos os benefícios de um dashboard contábil. E se você quiser saber mais sobre a ferramenta e como funcionam esses dashboards, temos um artigo que pode te ajudar: Os diferentes níveis gerenciais do Gestta – Visão é poder!

Pronto para usufruir dos benefícios de um dashboard contábil? 

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender porque seu escritório precisa dessa solução. Afinal, tomar decisões baseadas em dados é primordial para garantir uma performance eficiente para o seu negócio, e a melhor forma de fazer isso é utilizando um dashboard contábil

Essa funcionalidade, anteriormente usada somente para coletar dados financeiros, veio para o mundo da gestão e tem transformado a maneira como se gerencia um escritório. Melhorando produtividade, entrega, performance e lucratividade, fazendo do dashboard contábil, uma ferramenta indispensável.

E você, como utiliza o seu dashboard contábil? Ou se estava indeciso em relação aos benefícios desta ferramenta, este artigo te ajudou a decidir? Me conte nos comentários! Será incrível saber que esse conteúdo ajudou! 

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados