Demonstrações contábeis – Entenda a importância desse documento para o seu cliente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como seu cliente conduz a tomada de decisão na empresa dele? As demonstrações contábeis orientam esse processo? Se a resposta for não, saiba que esse é um aspecto importante que seu cliente precisa ter em mente! A contabilidade revela muito sobre o potencial de uma empresa e as demonstrações contábeis, também conhecidas como demonstrações financeiras, podem entregar indicadores valiosos e capazes de orientar a gestão de cada uma delas. E, apesar de ser uma tarefa rotineira para o seu escritório, gerir esses documentos envolve muitos detalhes, o que exige um conhecimento aprofundado sobre eles.

Quer saber sobre o tema? Então continue comigo! Pois, neste artigo, você compreenderá melhor o que são as demonstrações contábeis, sua importância, por que é essencial produzir esses documentos com qualidade para seus clientes e como a tecnologia pode auxiliar nesse processo.

Vamos lá?

O que são demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis  são um conjunto de documentos que apontam a realidade econômica de uma empresa em um determinado período. Como um recorte, elas mostram o desempenho do negócio em formato de números e são fundamentais para a organização e planejamento financeiro e patrimonial do seu cliente. 

Elas trazem consigo um apanhado de dados que podem ajudar na tomada de decisão do gestor, que passa a contar com relatórios detalhados sobre a situação do negócio. 

Dessa forma, se torna mais fácil planejar os próximos passos de forma assertiva e segura, tendo insumos valiosos para:

  • Fazer projeções futuras;
  • Conhecer a rentabilidade do negócio;
  • Entender se há ganhos com determinado investimento realizado;
  • Entre outras ações.

Além disso, de acordo com a Lei n° 6.404/76, a divulgação destes demonstrativos é obrigatória para empresas de sociedade por ações, apresentadas ao público que tenham interesse, como acionistas ou sócios. Ainda, segundo o IBRACON (NPC 27), as demonstrações contábeis são: 

“…uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data.”

Qual a importância das demonstrações contábeis para os seus clientes?

Como vimos no tópico acima, as demonstrações contábeis auxiliam na tomada de decisão de empresários e gestores. No entanto, além disso, elas também se tornam documentos essenciais para apresentar a situação da empresa, de forma transparente e assertiva, para agentes externos. Por exemplo, as informações contidas nesses documentos podem ser solicitadas por instituições financeiras na hora de avaliar um empréstimo ou financiamento de seus clientes. Elas também são fundamentais para organizações que desejam participar de licitações, conseguir investidores, atrair novos sócios, entre outros objetivos. 

Isso porque, nessas demonstrações constam informações relevantes para esse tipo de processo, como é o caso do faturamento da empresa e do lucro em determinado período. Assim como, investimentos realizados pelos sócios, grau de endividamento do negócio, entre outros pontos.

Por conta disso, apesar de ser uma obrigatoriedade apenas para optantes do Lucro Real, empresas com outras tributações também podem ser beneficiadas pelas demonstrações contábeis. Afinal, com elas, seus clientes podem entender como está a evolução de seus negócios, fazer planos para crescer no mercado, aumentar seu capital humano e investir em outras estratégias, como o marketing contábil, por exemplo. 

Quais documentos devem constar nas demonstrações contábeis?

Agora que você entendeu o conceito das demonstrações contábeis e sua importância para as empresas, vamos descobrir o que deve constar nos relatórios dos seus clientes. 

Basicamente, o conjunto completo de demonstrações contábeis é formado por seis componentes, vamos conhecê-los:

  • Balanço Patrimonial (BP) – Mostrando quais são os bens, direitos e obrigações.
  • Demonstração do fluxo de caixa (DFC) – Relacionando as entradas e saídas financeiras;
  • Demonstração do resultado do exercício (DRE) – Apontando as receitas, despesas e os lucros;
  • Demonstração do resultado abrangente (DRA) – Trazendo outros resultados da empresa, que constam em seu patrimônio líquido;
  • Demonstração do valor adicionado (DVA) – Indicando a geração de riqueza e sua divisão entre os diferentes agentes, como fornecedores, investidores, colaboradores, Governo, entre outros;
  • Demonstração de lucros e prejuízos acumulados (DLPA) – Apontando as operações com lucros e prejuízos;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) – Indicando as movimentações no patrimônio líquido da empresa, mostrando se a capacidade financeira da organização aumentou ou diminuiu;
  • Notas explicativas – Trazendo informações complementares, contendo os aspectos considerados na preparação do documento. 

O ideal é que seus clientes tenham essas demonstrações mensalmente. Assim, ao fim de um ano, eles poderão ter um panorama completo e eficiente do período de 12 meses do seu exercício. Além disso, ao ter esses documentos e analisar os resultados apresentados, o escritório contábil finaliza o ciclo de trabalho da empresa com dados e informações ricas, validando todo o seu trabalho e dedicação ao parceiro.  

Como a tecnologia pode ajudar seu escritório a entregar as demonstrações contábeis com qualidade?

As demonstrações contábeis, apesar de serem tarefas do dia a dia de um escritório, são documentos detalhados, nos quais, qualquer erro pode lavar a uma fotografia incorreta da situação real de seus clientes. 

Por isso, para entregá-los de maneira eficiente, é preciso se dedicar para montar demonstrativos de qualidade, que possam realmente trazer todos os benefícios que eu citei ao longo deste artigo, aos seus clientes. Mas, como fazer isso? Valer-se de processos manuais é uma prática que ficou no passado, concorda? Afinal, você perderia muito tempo e as chances de erros seriam grandes. 

Nesse sentido, usar a tecnologia a seu favor é extremamente útil. Entre elas, posso destacar os softwares de gestão contábil, formatados especificamente para que os contadores possam otimizar diferentes tarefas da contabilidade e organizar as informações de seus clientes de forma centralizada e eficiente, como o Gestta, por exemplo.

O Gestta é um sistema de gestão contábil criado com exclusividade para os contadores. Seu foco é facilitar o dia a dia dos escritórios e atender as dores e necessidades deste negócio. Sua missão é tornar a rotina do profissional de contabilidade menos operacional e mais estratégica.  

Para fazer isso, ele oferece funcionalidades como: 

Com esses recursos, seu escritório ganha eficiência nas tarefas e mantém os documentos de seus clientes mais seguros. Afinal, os arquivos ficam armazenados digitalmente, utilizando a criptografia, o que garante segurança e elimina de vez o acúmulo de papéis no seu escritório. Além disso, como o Gestta reduz a operacionalidade da sua rotina, os erros também se tornam menos frequentes, deixando ainda mais precisas as demonstrações contábeis. 

Assim, utilizando um sistema de gestão, como o Gestta, fica mais fácil realizar os 

lançamentos do balanço patrimonial, demonstrativo de resultados entre outros relatórios. E, com a integração do Gestta, com o ERP Soluções Domínio Sistemas, da Thomson Reuters, o envio dos documentos para a Receita Federal e outros órgãos também é automatizado, visto que tudo é feito de forma online, integrada e centralizada. Assim, com tudo isso acontecendo de forma automatizada, você e sua equipe, além de entregarem demonstrações seguras, poderão se dedicar à contabilidade consultiva, gerando insights valiosos para o seus clientes, adicionando ainda mais valor às suas demonstrações contábeis. 

Então é isso!

Espero que esse artigo tenha mostrado a você o que são demonstrações contábeis e qual a importância desses documentos para seus clientes. E se bateu aquela curiosidade sobre o que mais o Gestta pode fazer pelo seu escritório e como ele realmente pode ajudá-lo com as demonstrações contábeis, que tal vê-lo funcionando na prática? Para isso, basta clicar no botão abaixo e agendar uma demonstração com um de nossos especialistas, de forma gratuita e sem compromisso. Será um prazer conhecê-lo e apresentar a você todo o potencial da nossa ferramenta! 

Aguardo o seu contato e até o próximo conteúdo! 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *