5 dicas para fazer chefe dizer sim a sua ideia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Vender uma ideia, uma melhoria ou um projeto, não é uma tarefa fácil e são poucas as pessoas que nascem com aquele grande poder de persuasão. O problema disso é que, no mundo corporativo, é necessário vender ideias e projetos a todo momento aos nossos superiores, seja você um colaborador ou gestor. Portanto, se você tem uma boa sugestão, algo que pode ajudar seu escritório, sua rotina e, até mesmo, sua carreira, é preciso encontrar formas de convencer seu chefe a dizer sim a sua ideia. 

Por isso, neste artigo, eu irei mostrar algumas dicas que podem ajudar você a vender suas ideias e convencer seu superior a investir em seu projeto, seja ele qual for. 

Bora aprender?

5 Dicas para fazer seu chefe dizer sim a sua ideia

Quando você tem um projeto ou tem uma ideia para por em prática na empresa em que trabalha, fica ansioso para apresentá-la de imediato ao seu chefe e fazer com que ele tope investir nela com você, não é mesmo? No entanto, é preciso ter cautela e colocar algumas estratégias em prática para ajudá-lo a enxergar essa ideia da mesma maneira que você, caso contrário, é provável que ele diga não à sua iniciativa. 

Por isso, antes de lançar sua sugestão, coloque os 5 passos abaixo em prática e faça seu chefe dizer sim a sua ideia!

1- Prepare-se

O primeiro passo para fazer seu chefe dizer sim a sua ideia é se preparar.

Ou seja, estruture sua ideia, reúna argumentos, pense em perguntas que possivelmente ele irá fazer e prepare respostas objetivas para elas. Nada de chegar despreparado! Afinal, se você tem dúvidas em relação à ideia que saiu da sua cabeça, imagina seu chefe?

Portanto, não deixe o despreparo arruinar um projeto que poderia fazer muito pelo seu escritório, pela sua equipe e por você mesmo. 

2- Avalie sua ideia de todos os ângulos

Outro ponto muito importante para fazer seu chefe dizer sim a sua ideia ou projeto é pensar se sua sugestão está de acordo com os objetivos do seu escritório ou da área em que você trabalha. 

Para isso, procure pensar como se fosse seu chefe e faça algumas perguntas a si mesmo, como: 

  • O que você acharia dessa sugestão se estivesse no lugar dele? 
  • Ela está alinhada aos objetivos e planejamentos do escritório?
  • A ideia ou projeto será benéfica ao negócio como um todo ou somente a você? 

3- Procure aliados

Uma das melhores estratégias para fazer seu chefe dizer sim a sua ideia é conseguir aliados que acreditem na sua sugestão, tanto quanto você

Para isso, apresente-a para pessoas de sua confiança antes de levá-la ao chefe. Faça isso como um teste mesmo, ouça a opinião delas, peça que façam perguntas e que deem sugestões que possam melhorá-la. 

E, neste momento, procure não ser apegado. Pode ser difícil ouvir críticas sobre a sua ideia ou aceitar que algumas sugestões podem fazer dela ainda melhor. No entanto, será complicado conseguir aliados se você não estiver disposto a ouvir o que eles têm a dizer, por isso, esteja aberto. 

4- Encontre o momento certo

Saiba que não é porque você pensou em uma ideia ou projeto, aparentemente genial, que você precisa apresentá-lo imediatamente ao seu superior. Também não é porque você passou a noite preparando um discurso e tem ele na ponta da língua, que tem de falar na manhã seguinte. É necessário encontrar o momento certo. 

Você conhece seu chefe, sua rotina, seu horário, sabe, pelo semblante ou tom de voz, identificar se ele está de bom humor, atarefado ou com um problema para resolver. Portanto, antes de aparecer do nada com uma ideia que pode precisar de mão de obra, tempo e dinheiro, tenha certeza de que esse é o melhor momento para apresentá-la. Afinal, o momento certo é fundamental para persuadir seu chefe a dizer sim a sua ideia. 

5- Monte uma apresentação de slides

No dia de mostrar sua sugestão ao seu chefe, que tal montar uma apresentação em slides? Além de brilhar os olhos do seu superior, isso poderá ajudá-lo a ter uma visão mais clara da sua ideia. Ainda, será útil para você, que não irá se perder durante a explicação, pois poderá adicionar lembretes e ganchos em cada um dos slides. 

Com tudo isso, você ficará mais confiante e aumentará as chances do seu chefe dizer sim a sua ideia.

6- Mostre como vai fazer e do que vai precisar

Aproveite os slides para adicionar um “como fazer”, com exemplos e ilustrações e leve uma previsão de mão de obra e recursos que serão necessários para colocar a sua sugestão em prática. 

Isso ajuda a diminuir qualquer tipo de dúvida que seu superior possa ter, além de mostrar que você pensou em cada detalhe e estruturou sua sugestão, antes de chegar até ele. 

Claro que, caso a sugestão seja aceita, pode ser que surjam novas necessidades, no entanto, ter essa previsão do que será necessário para aplicá-la, pode ajudar seu chefe a dizer sim a sua ideia. 

7- Apresente as vantagens de sua ideia

Além de todos esses detalhes que mencionei aqui, mostre ao seu chefe o que você espera atingir com essa melhoria. 

Por exemplo, se a sua sugestão é contratar um sistema de gestão, ou substituir o que vocês já utilizam, mostre a ele quais serão os ganhos dessa ação, como:

Quando você mostra, de forma visual e , se possível, com números, as vantagens que a sua sugestão pode trazer ao escritório, sem dúvidas, seu chefe dirá sim a sua ideia. 

8- Fale a língua dele

Por fim, outra ação que pode ajudar seu chefe a dizer sim a sua ideia é falar a língua dele.

A linguagem da liderança é a linguagem de seu ouvinte. Portanto, pense sobre o que mais importa para o seu chefe. Quais frases podem inspirá-lo e ajudá-lo a enxergar a ideia como você enxerga? Qual a melhor forma de mostrar os benefícios da sua sugestão? Ao falar a língua do seu chefe, sua iniciativa se desdobra de forma simples, acessível e clara para ele.

E não tenha medo. Sei que expor suas ideias para seu chefe pode parecer um tanto quanto assustador, mas o jeito como você as apresenta não precisa ser. Encare isso como uma simples conversa, pense que você está convidando ele para um diálogo e não para uma apresentação. Isso pode ajudá-lo a relaxar e expor os seus pontos de maneira ainda mais eficiente aos ouvidos dele. 

Agora é com você!

Eu mesma coloquei as dicas acima em prática na hora de apresentar um projeto grande e trabalhoso para a minha chefe e posso comprovar a eficácia de cada uma delas. Afinal, eu consegui o meu sim!

Então, se você tem uma ideia ou um projeto que pode trazer bons resultados para o seu escritório, prepare-se, avalie a sugestão que irá oferecer, consiga aliados, encontre o momento certo e conduza a apresentação de maneira simples, falando a língua do seu superior. Tenho certeza que, colocando tudo isso em prática, seu chefe irá dizer sim a sua ideia!

Até o próximo conteúdo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *