Aquele perfil de contador que vive atrás de uma mesa cheia de arquivos e papéis, que utiliza planilhas para controlar suas tarefas e microgerencia seus colaboradores deve ser abandonado. Isso porque, o mercado contábil avançou muito e hoje pede por um outro tipo de contador, com características e habilidades que possam ir além do burocrático. Ou seja, para se tornar o profissional contábil que o mercado precisa, algumas mudanças são necessárias.
Essas transformações certamente envolvem estar alinhado a novas tecnologias, ter um pensamento mais estratégico, entender a realidade das empresas que atende, entre outras coisas que, somadas, podem torná-lo um contador muito bem avaliado e desejado pelas empresas.
Por isso, neste conteúdo, eu elenquei algumas orientações que podem ajudá-lo a trilhar esse caminho.
Vamos lá?
Como se tornar o profissional contábil que o mercado precisa?
O mercado da contabilidade tem passado por grandes mudanças e hoje, as empresas que precisam desse tipo de serviço, procuram por um contador que saiba executar muito mais do que somente tarefas operacionais.
Por isso, abaixo eu listei 5 dicas para você se tornar o profissional contábil que o mercado precisa, veja:
1- Desenvolva o pensamento estratégico
O pensamento estratégico é o primeiro passo para você se tornar o profissional contábil que o mercado precisa.
Isso porque, devido aos avanços tecnológicos, os contadores hoje não precisam mais executar somente as tarefas operacionais e burocráticas que tomavam grande parte do seu tempo. Esse novo cenário trouxe para o contador a possibilidade e a necessidade de reinventar o seu trabalho, desenvolvendo novas habilidades e ações que complementam a parte técnica do seu serviço. Dessa forma, utilizar todo o seu conhecimento para analisar a situação financeira e patrimonial do cliente, previsionar riscos e fornecer dados para uma tomada de decisão mais assertiva, faz do pensamento estratégico algo imprescindível para se ter sucesso nesse mercado.
Uma dica para desenvolver essa habilidade é ampliar seus horizontes e se tornar um profissional curioso sobre o que está acontecendo ao seu redor, em seu mercado e nos segmentos que o seu escritório atende. Outro ponto importante é estar sempre atento às novas tendências, alterações econômicas e questões políticas. Afinal, quando o assunto é contabilidade, esses dois temas são bastante influentes.
E se quiser mais dicas de como desenvolver o seu pensamento estratégico, leia o artigo: Pensamento estratégico – 4 dicas para melhorar suas habilidades
2- Saiba se comunicar com o cliente
Falar bem é um diferencial e tanto, não é mesmo? Na contabilidade então, ter essa qualidade é um passo importante no caminho para se tornar o profissional contábil que o mercado precisa. Isso porque saber se comunicar com os clientes de forma clara, simples e concisa e adaptar o seu vocabulário a realidade dele, torna a relação de vocês muito mais assertiva e sem ruídos.
Neste contexto, é importante mencionar que adicionar termos técnicos a sua fala, sem a devida explicação, pode deixar o parceiro confuso e sem entender o que está sendo explicado. Por isso, procure ser bastante didático ao conversar com seus parceiros, mesmo que eles apresentem um certo grau de conhecimento sobre os termos da área contábil.
Com uma boa oratória em prática, é possível não só fidelizar os clientes, mas também expandir a sua carteira. Afinal, a comunicação é uma grande aliada da prospecção e sempre será relacionada à qualidade dos serviços prestados por um contador.
3- Tenha fluência em outros idiomas
Boa parte das empresas no Brasil já lidam com o mercado internacional. Por conta disso, essas organizações buscam por contadores que possam participar de reuniões com representantes de filiais de outros países, seja para analisar dados, fazer sugestões de melhoria, ou qualquer outro assunto pertinente. Por isso, para se tornar o profissional contábil que o mercado precisa é fundamental que você desenvolva, pelo menos, mais um idioma.
O ideal é que se tenha o inglês como principal, pois esse é o idioma mais utilizado no mundo corporativo atualmente. Porém, também é válido ter fluência em espanhol, para se adequar às demandas de empresas localizadas nos países do Mercosul ou outras regiões da América Latina.
E as aplicações do Inglês na para se tornar um profissional contábil completo não para por aí. Isso porque, mesmo que a base do seu trabalho seja a legislação tributária brasileira, é importante compreender que os conhecimentos do mundo contábil vão muito além disso. Ou seja, há muito material importante elaborado em inglês que você deve estudar, como as normas que regem a contabilidade internacional, por exemplo. Então, foque em aprender novos idiomas.
4- Seja criativo
Essa é uma das habilidades que jamais será substituída por uma máquina. Afinal, os algoritmos, softwares e ERP ‘s contábeis, mesmo funcionando super bem, não conseguem ser criativos como os humanos. Por isso, essa é uma das competências que fazem cada vez mais diferença no mercado e podem ajudá-lo a se tornar o profissional contábil que o mercado precisa. Pois, um contador criativo consegue criar soluções novas para problemas antigos, inovar com seus serviços, pensar fora da caixa e se manter sempre em evolução.
E não se engane, a criatividade não é um dom. Na verdade, ela é uma habilidade ligada à capacidade de invenção e reinvenção. Por isso, assim como qualquer competência, você pode praticar a criatividade para despertá-la e desenvolvê-la em seu dia a dia.
Para isso, é importante que você saia da sua zona de conforto, observe mais o mundo e as pessoas ao seu redor, estude novos mercados e novos assuntos e, claro, não tenha medo de errar. Até porque, os erros fazem parte do processo e até mesmo na contabilidade eles podem acontecer.
5- Pratique a adaptabilidade
Por fim, para se tornar o profissional contábil que o mercado precisa é importante aprender a se adaptar às situações. Afinal, em um cenário de tantas mudanças, quem não souber se adaptar aos novos contextos e desafios, não conseguirá manter um negócio e uma carreira durável.
Além disso, um contador que tem essa skill se estressa menos, desempenha suas atividades com mais eficiência, tem jogo de cintura para lidar com as adversidades, vê problemas como oportunidades e está sempre pronto para as mudanças. Sejam elas positivas ou negativas.
Neste contexto, ser um contador adaptável, desperta no cliente mais segurança e tranquilidade quanto ao seu trabalho.
Por isso, para se tornar um profissional mais adaptável você deve apostar em ações, como:
- Adotar uma postura positiva frente às situações;
- Procurar manter sempre o equilíbrio de suas emoções;
- Desenvolver a inteligência emocional;
- Entender as suas vulnerabilidades;
- Controlar as suas expectativas;
- Não se cobrar tanto.
Pronto para se tornar o contador que o mercado contábil precisa?
Espero que esse artigo tenha mostrado a você que o mercado hoje busca muito mais do que um contador técnico e burocrático. Claro que isso ainda é importante, mas os empreendedores de hoje buscam por profissionais que acompanharam as mudanças ao invés de parar no tempo.
Portanto, espero que esse artigo tenha servido como um alerta para você começar, hoje mesmo, a desenvolver as habilidades necessárias para se tornar o profissional contábil que o mercado precisa.
Até o próximo conteúdo!