fbpx

Se tem uma coisa que não é fácil é a vida do empresário e, em tempos de crise como a que estamos passando então, fica ainda mais difícil não deixar a peteca cair. Foram tantas mudanças nos últimos meses que, principalmente para o empresário contábil, foi complicado segurar toda essa carga e responsabilidade. Diante de tudo isso, ser um empreendedor motivado neste momento tem sido uma verdadeira batalha.. 

A rotina do empreendedor é cheia de desafios: controlar as finanças, gerir e liderar equipes, correr atrás da inovação e ficar de olho na concorrência. Durante esse caminho é normal passar por uma série de dificuldades características da profissão. Nesses momentos, a motivação que havia lá no início, quando empreender ainda era um sonho, parece ser algo quase impossível de se ter. 

Mas a motivação está em pequenos gestos e ações do nosso dia a dia e, com um pouquinho de esforço, você pode se aproximar dela novamente. E para te ajudar com isso, separei algumas dicas que podem trazer aquele empreendedor motivado de volta ao jogo! 

Vamos lá? 

10 Dicas para ser um Empreendedor Motivado 

Se você acabou de começar sua busca pelo empreendedorismo, provavelmente está achando difícil estabelecer tarefas e objetivos sem a ajuda de um empregador ou colega mais experiente apoiando você. Por outro lado, se você já está nessa aventura há algum tempo, já deve ter entrado em contato com alguns obstáculos na estrada que o atrapalharam.  

Ser dono do seu próprio negócio não é algo simples, mas a ideia de se tornar seu próprio chefe, definir seus próprios horários e não precisar dar satisfações a ninguém, a não ser a você mesmo, é algo realmente motivador. 

Fato é que, mesmo sendo algo tentador, empreender e lidar com um excesso grande de responsabilidades significa, muitas vezes, deixar de fazer o que gosta para cuidar de burocracias e passar horas resolvendo problemas e encontrando soluções, mesmo quando o relógio já marcar o fim do expediente. 

E mesmo que a maioria dos empreendedores goste de ter serviço constante, em algum momento isso poderá ficar insuportável e acabar prejudicando a qualidade do seu trabalho. 

Por isso, é importante dar uma pausa e se conectar novamente com o empreendedor motivado que você é: encontrar aquele impulso que trouxe você até aqui e não deixar que as dificuldades do dia a dia prejudiquem o seu propósito. E, seguindo as dicas abaixo, esse processo pode ser mais fácil! 

1- Crie Metas

Quando você se tornou um empreendedor, tinha um plano, uma ideia e era um empreendedor motivado. Agora, com a responsabilidade de motivar a você, sua equipe e todos que trabalham em seu escritório, esse lado motivado pode se tornar distante. 

Em algum lugar ao longo do caminho, você começou a perder sua motivação e tornou-se difícil lidar com o trabalho estressante. Neste momento, tente se lembrar do porque você começou e quais eram os objetivos que você desejava alcançar naquela época. Isso pode ajudá-lo a encontrar novas metas. E começar a traçar um plano de como chegar lá pode trazer aquele empreendedor motivado de volta. 

Crie um plano detalhado, um passo a passo de como você pode atingir suas novas metas. Isso o ajudará a manter-se centrado, focado e motivado. 

Mas não pare por aí. Estabeleça também, metas e objetivos pessoais, algo que o ajude a se tornar uma pessoa melhor em outros aspectos, não apenas no trabalho. É muito importante levar uma vida realizada. 

2- Registre o progresso 

Agora que você tem novas metas, passe a registrar cada progresso. 

Essa prática pode te ajudar a se manter focado e motivado no que realmente importa, sem focar em arrependimentos ou erros do passado. Afinal, cada um deles serviu para que você chegasse onde está agora. É importante apreciar cada conquista e o progresso de sua jornada profissional.

Para isso tenha um caderno, uma planilha, um bloco de anotações, ou aplicativo sempre em mãos para anotar cada realização do seu dia a dia, por menor que seja. 

Anote o progresso de suas novas metas e não deixe passar em branco pequenas conquistas, como a resolução do problema de um cliente, um elogio recebido por sua equipe ou aquele dia que você conseguiu sair do escritório no horário certo. 

São pequenos passos que no médio e longo prazo podem fazer grande diferença. E manter isso anotado, pode te ajudar a ser um empreendedor motivado

3- Celebre suas conquistas 

Outra maneira de se manter um empreendedor motivado é desfrutando de pequenas recompensas. Trabalhar sem nunca se recompensar pode fazer com que você comece a questionar por que está trabalhando em primeiro lugar. Isso pode prejudicar sua motivação e colocá-lo em um caminho ruim. 

Você trabalha muito e ajuda milhares de empresas a triunfarem, isso precisa ser celebrado.  

Tente fazer disso um hábito, pode ser um jantar em seu restaurante favorito, um almoço com a família ou fazer uma pausa e tomar aquele café da tarde com sua equipe. 

Encontre algo que goste e que te faça se sentir bem e desfrute de vez em quando. Essas pequenas recompensas são o que fazem a vida e todo o seu trabalho, valerem a pena. 

4- Mantenha seu corpo são  

Mantenha seu corpo e cérebro saudáveis, pois ambos são igualmente importantes. 

Alimente-se bem, pratique exercícios e tente adquirir hábitos saudáveis

Faça exercícios sempre que puder, coma alimentos que estimulam seu cérebro e tenha um boa noite de sono. Tudo isso é essencial para a sua concentração e humor. Uma noite mal dormida pode trazer à tona doenças como, depressão, ansiedade e piorar o nível de estresse. 

Você passa uma grande parte da sua vida em seu escritório, portanto, sempre que possível, reserve um tempo para si mesmo, longe do trabalho. Desligue um pouco o telefone, o mundo não entrará em colapso sem você. Nem o seu negócio. 

5- Ouça uma música 

Ao enfrentar uma tarefa difícil, dê ao seu corpo e cérebro um impulso de motivação musical. 

A música pode nos ajudar a realizar as tarefas mais tediosas, dando ao corpo um efeito energético e tem a capacidade de envolver, de um modo muito bom, todo o nosso sistema nervoso. 

Sua ativação prepara o corpo para a ação quando enfrentamos algum desafio em nosso trabalho. Basta escolher a música certa que faz você se sentir calmo, animado e feliz ao mesmo tempo. 

Mesmo que seja por um curto período de tempo durante o dia, deixe a música colocar um sorriso em seu rosto, isso pode ajudá-lo a se manter motivado o resto do dia. 

6- Saiba delegar 

Na vida de um empresário são muitas as preocupações: funcionários, clientes, contas, economia, além de outras diversas obrigações que acabam tomando seu tempo. 

Com tantas responsabilidades, o pior a se fazer é tentar resolver tudo ao mesmo tempo e sozinho.  

A ansiedade tem o poder de transformar um problema pequeno em uma grande barreira. Então mantenha a calma e busque solucionar as questões mais urgentes e saiba delegar o que não for, a sua equipe. 

Seus colaboradores são o braço direto de sua organização e podem resolver grande parte dos problemas que você assume. Afinal, é pra isso que estão ali. 

Então não tenha medo de delegar algumas decisões ou problemas a serem resolvidos aos seus colaboradores. Isso ajuda não só a manter você um empreendedor motivado, mas melhora a confiança e a relação com a sua equipe. 

7- Busque referências 

Saber que alguém seguiu o mesmo caminho que você e conseguiu alcançar a grandeza significa que você também pode conseguir. 

Quando você sentir falta de motivação, leia um livro ou uma biografia de alguns empreendedores de sucesso. Isso te ajuda a lembrar que o caminho a percorrer pode ser difícil, mas não impossível. 

Além disso, você não está sozinho, muitos empreendedores passaram e passam até hoje por momentos de pouca motivação ou, até mesmo, turbulentos em seus negócios. E saber que eles conseguiram dar a volta por cima, pode te ajudar a se manter firme em seu propósito e não deixar a desmotivação dominar o seu dia. 

8- Tenha boas inspirações ao seu redor 

Seu escritório e sua mesa são os lugares onde você passa grande parte do dia. Então se precisa estar lá mais de 40 horas por semana, por que não tornar esse espaço mais atraente e divertido? 

Alguns podem não concordar, mas cercar-se de afirmações que servem como lembrete de suas habilidades e objetivos pode ser uma vantagem. 

Então tenha ao seu redor frases ou objetos que te ajudem a manter-se motivado. 

Pode ser um quadro com a frase de um empreendedor que você admira, uma imagem do lugar que você deseja viajar em seu protetor de tela ou um porta-retrato com a foto de sua família. Tudo isso pode te ajudar a não esquecer o porquê você está ali. Cercar-se desse tipo de inspiração faz bem e te mantém motivado e focado. 

9- Busque a meditação 

A quantidade de tarefas diárias consome muito tempo e energia e ter uma estafa mental, não é o que você deseja. Por isso, é preciso se desligar! E uma maneira de fazer isso e encontrar novamente seu ânimo e motivação é meditar. 

Meditar é uma boa forma de esvaziar a mente, encontrar energia para as atividades diárias e entrar em contato com suas próprias motivações e força interior. Não precisa ser muito tempo, separe no mínimo 20 minutos do seu dia para se autoconhecer que já é o suficiente. 

Escolha um local silencioso, mantenha-se numa posição relaxada e confortável, feche os olhos e procure se concentrar apenas em ouvir sua respiração. Se você é iniciante, existem diversos programas de meditação guiada na internet, alguns com apenas um minuto para começar a prática. 

A meditação ajuda a controlar o medo, aumenta a produtividade e melhora a tomada de decisão, além, é claro, de te ajudar a se manter motivado e focado durante todo o seu dia. 

10- Tenha um grupo 

A vida de um empreendedor pode ser muito solitária, pois não é todo mundo que entende essa rotina cheia de reuniões, afazeres e preocupações. E não ter com quem dividir as frustrações, dúvidas e medos do dia a dia pode ser algo difícil. 

Por isso, o Gestta criou um grupo de WhatsApp para empreendedores contábeis, onde você pode contar suas experiências, tirar dúvidas, fazer benchmarking e aumentar seu networking. 

Lá os contadores falam de tudo relacionado a área: tendências, tecnologia, legislação, dicas de gestão, além de compartilhar suas motivações, conquistas e frustrações. 

Tudo isso pode ajudá-lo a se manter um empreendedor motivado, pois terá ao seu lado pessoas com os mesmos problemas e que lutam pelos mesmos ideias. 

Para fazer parte do grupo é muito simples, basta clicar no botão abaixo e preencher seus dados. Assim que receber a sua solicitação, um de nossos moderadores irá te encaminhar um e-mail para dar continuidade a inscrição gratuita. 

Agora é com você! 

Empreender é um grande desafio e para que você e sua empresa permaneçam saudáveis é preciso criar maneiras de lidar com a desmotivação e manter aquele entusiasmo que se tinha no início do negócio. Espero que as dicas citadas aqui, possam te ajudar a se manter um empreendedor motivado, com foco em seu propósito e missão. 

E se você faz uso de alguma tática para se manter motivado diante dos percalços do dia a dia do empreendedor contábil, compartilhe sua dica nos comentários!