5 estratégias de vendas para impulsionar o seu escritório

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Não é incomum que parte dos negócios no funil de vendas de um escritório não feche. Por isso, conhecer boas estratégias de vendas deve estar entre as prioridades de todo gestor que deseja ter sucesso em seu empreendimento.

Em um cenário onde os clientes em potencial de uma empresa têm acesso quase ilimitado a informações que podem ajudá-los a pautar suas decisões de compra e um leque repleto de escritório à disposição, é essencial ir além do convencional para concluir uma venda.

Por isso, neste conteúdo eu selecionei 5 estratégias que podem impulsionar as vendas do seu negócio assim que você as aplicar.

Está pronto para conhecê-las? Então vamos começar!

5 Estratégias de vendas com alto impacto para usar no seu escritório

É claro que nem tudo acontece da noite pro dia ou em um piscar de olhos. Ainda mais uma mudança capaz de gerar resultados impactantes nas vendas de uma empresa.

No entanto, existem táticas e ações, aparentemente simples, que podem ajudar você a conquistar mais clientes de forma assertiva e escalável, como as que eu apresento a partir de agora! 

1- Encontre um nicho para chamar de seu

É muito mais fácil acertar em cheio no processo de vendas quando se tem um nicho bem definido. 

Dessa forma você terá condições de trabalhar mais rápido para aperfeiçoar cada passo a ser dado durante a jornada do cliente. Além disso, ter bem definido o seu público faz com que sua equipe de vendas foque em se especializar na prospecção de uma determinada fatia do mercado. 

Isso não quer dizer que você deva escolher apenas um segmento para atuar, seu nicho pode ser determinado por outros fatores, como: microempresas; empresas do Simples Nacional; negócios com até x colaboradores, entre outras opções. 

O importante é que se tenha um foco e se torne especialista nele, pois isso pode agregar o máximo de valor a sua estratégia de vendas.

2- Entenda com profundidade a sua persona

Com um nicho definido é igualmente importante conhecê-lo bem e, para isso, é necessário entender:

  • Quem precisa do seu serviço?
  • Quais problemas essas pessoas enfrentam que o seu escritório pode resolver?
  • Qual o perfil da pessoa que geralmente sente essas dores?
  • Em quais redes/canais essa pessoa está e seria mais fácil de contacta-la?

As respostas para essas perguntas podem ser adquiridas facilmente com a criação de uma persona.

A persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela consegue deixar claro as características, comportamentos, informações pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações de quem realmente consome o seu serviço. 

Com isso, torna- se muito mais fácil criar boas abordagens e discursos para sua estratégia de vendas. 

3- Saiba quebrar objeções

Por mais que seu time de vendas conheça a sua persona e crie diferentes discursos e técnicas de persuasão é importante que eles estejam preparados para lidar com as objeções que o prospect pode apresentar. 

As objeções representam questionamentos feitos pelo cliente em relação a aspectos dos seus serviços, como questionamentos sobre preço, timing, indecisão ou até mesmo dificuldade em enxergar o valor e a relevância do que está sendo oferecido. 

Por isso, é fundamental que seu time tenha algumas cartas na manga, como:

Esses argumentos servem, principalmente, para mostrar ao cliente como é a performance do seu escritório em relação às empresas que atende e pode fazer toda a diferença na hora de prospectar. Afinal, seu time estará validando com números tudo o que foi dito para o cliente. Isso não só ajuda a quebrar objeções, como também traz mais credibilidade a sua estratégia de vendas

4- Utilize gatilhos

Gatilhos mentais são estímulos transmitidos por meio da fala, da exibição de imagens ou vídeos, que ajudam a direcionar uma pessoa a uma tomada de decisão. 

São ferramentas bastante utilizadas em estratégias de vendas, pois ajudam a gerar autoridade, desejo e passam a ideia de que o prospect precisa agir o quanto antes para não perder a oportunidade de fechar com o seu escritório. 

Algumas gatilhos que você e seu time podem usar na hora da venda são:

  • Aversão à perda: Este gatilho desperta, no prospecto, a sensação de que ele pode perder algo se não fechar com o seu escritório (como resultados, agilidade, visão do negócio, entre outros.);
  • Exclusividade: Aqui, o gatilho é a sensação de que vendedor oferece algo apenas a esse prospect ou a um grupo muito seleto; 
  • Autoridade: Funciona para validar uma informação, usando, para isso, números e métricas;
  • Prova Social: Gera estímulo com base na opinião de outras pessoas que já utilizam os seus serviço;
  • Benefício: Está relacionado à forma como o seu escritório trará vantagens para a vida do prospect.

5- Treine sua equipe

As estratégias de vendas que apresentei aqui são eficientes e podem impactar positivamente o seu negócio. No entanto, é imprescindível que seus vendedores conheçam bem a operação do seu escritório.

Portanto, treine seus vendedores, apresente a eles as ferramentas que seu escritório utiliza, mostre como elas funcionam e quais resultados podem ser alcançados com elas. Forneça bons insumos e exemplos para que sua equipe de vendas não se encontre em apuros quando tiver que utilizá-las. Afinal, o vendedor é o primeiro contato do prospect com o seu escritório e se a confiança for quebrada neste momento, correr atrás do prejuízo depois, será muito mais difícil. 

Além disso, quanto maior o entendimento sobre o trabalho desenvolvido pelo escritório, mais fácil será para seus vendedores desenvolverem discursos assertivos e focados na real necessidade do prospect. 

Agora é com você!

Espero que esse artigo tenha mostrado a você como o uso das táticas certas pode acelerar as vendas do seu escritório. Afinal, vender é um processo e ter estratégias de vendas bem consolidadas e assertivas em seu escritório pode ajudá-lo a tornar esse processo muito mais escalável. Então, bora colocá-las em prática? 

E se o seu escritório utiliza alguma outra estratégia de vendas, deixe aqui nos comentários. Assim, você me ajuda a manter esse conteúdo sempre atualizado!

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