Estresse no trabalho – 6 dicas para evitar que esse mal atinja a sua equipe contábil

Todo trabalhador, independente do seu nível de hierarquia, já sentiu, em algum momento de sua carreira, o estresse no trabalho. É fato que qualquer emprego tem seus elementos estressantes, mas o mercado contábil, com seus prazos, burocracias e mudanças repentinas, segue no topo dessa lista. Inclusive, já faz um tempo que o contador vem sendo considerado um dos profissionais com mais risco de estresse e depressão

Seja para responder a um deadline curto demais, resolver problemas inesperados, lidar com a volatilidade do mercado, entre outros desafios do dia a dia, o estresse atrapalha a produtividade, a performance e a qualidade das entregas e da vida de um profissional. Além disso, quando se torna crônico, ele pode causar danos irreparáveis.

No entanto, mesmo sendo quase impossível evitar todas as tensões do cotidiano de um escritório contábil, existem medidas que você pode tomar para lidar e reduzir o estresse no trabalho e é sobre isso que irei falar a partir de agora. Então, se você quer entender mais sobre o assunto e evitar que esse mal afete você e sua equipe, continue comigo.

Estresse no trabalho: um inimigo comum

O estresse, a princípio, não é algo ruim, pois se trata de uma resposta do cérebro a algum estímulo externo. Esse mecanismo, coloca a pessoa em estado de alerta, o que acaba provocando alterações físicas e emocionais. Portanto, quando alguém se sente sob alguma ameaça, rapidamente o corpo irá responder e garantir que ela tenha alguma reação para se defender.

São várias as situações que podem causar essas reações em uma pessoa, mas, como muitas pesquisas apontam, o ambiente de trabalho é um dos principais fatores. De acordo com uma pesquisa da Isma-BR, empresa que atua na prevenção do estresse no mundo, 72% dos brasileiros já sofreram estresse no trabalho e possuem sequelas decorrentes disso. Desse total, 32% desenvolveram síndrome de burnout, fato que colocou o Brasil em segundo lugar no ranking de trabalhadores com a doença. 

Ou seja, quando o estresse no trabalho deixa de ser uma reação ocasional e natural do cérebro e passa a ser rotineira, ele deixa de proteger e começa a prejudicar o dia a dia e a vida de um profissional. Dessa forma, o indivíduo que sofre desse mal, passa a maior parte do tempo irritado, preocupado, frustrado, ansioso, com medo e se sentindo desconfortável. Portanto, passar por uma situação cansativa uma vez ou outra é super normal, mas, quando isso se faz presente diariamente, pode ocasionar diversos problemas de saúde física e mental, o que ressalta a necessidade de estar atento às causas de estresse no trabalho e formas de reduzi-lo 

Quais são as causas do estresse no trabalho?

Certos fatores tendem a caminhar juntos com o estresse no trabalho. Geralmente, eles estão relacionados a momentos de pressão, incertezas ou altos níveis de ansiedade. Os elementos mais estressantes costumam ser:

  1. Salários baixos;
  2. Carga de trabalho excessiva;
  3. Falta de plano de carreira;
  4. Trabalho nada desafiador e interessante;
  5. Falta de apoio social;
  6. Falta de controle sobre decisões relacionadas ao trabalho;
  7. Demandas conflitantes;
  8. Expectativas de performance pouco claras;
  9. Falta de reconhecimento;
  10. Baixa perspectiva de futuro;
  11. Falta de clareza e transparência;
  12. Falta de feedback;
  13. Excesso de burocracia e baixa autonomia

Quais são os sintomas do estresse no trabalho?

Os sintomas do estresse no trabalho podem ser emocionais, físicos ou cognitivos. Na verdade, quanto mais grave o caso, mais intensos e constantes serão os sinais de que algo não vai bem. 

Porém, na correria do dia a dia de um escritório, nem sempre é fácil notar esses sinais, por isso, abaixo eu listei os principais deles para você ficar de olho, veja:

Sintomas físicos

Os sintomas físicos relacionados ao estresse no trabalho, pode ser um dos mais difíceis de identificar, pois não são visíveis aos olhos. No entanto, se você verificar um aumento no índice de absenteísmo dos seus colaboradores e o motivo for alguma das reações que citei abaixo é importante ligar o sinal de alerta. 

  • Gastrite
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Mudanças no sistema gastrointestinal
  • Náuseas
  • Tonturas
  • Queda da imunidade
  • Cansaço excessivo
  • Dores no peito

Sintomas emocionais

Já os sintomas emocionais relacionados ao estresse no trabalho são menos sutis. Basta um olhar mais humanizado para a sua força de trabalho que será fácil identificar se alguma das reações abaixo tem se manifestado:

  • Mudanças de humor
  • Irritabilidade
  • Dificuldade para relaxar
  • Isolamento social
  • Infelicidade
  • Sensação de sobrecarga
  • Ansiedade

Sintomas cognitivos

Os sintomas cognitivos do estresse no trabalho também não são difíceis de notar e, claramente, é um dos que mais irá afetar a produtividade e o desempenho do colaborador, resultando em menos entrega, qualidade e um aumento no retrabalho:

  • Problemas de memória
  • Dificuldade de se concentrar
  • Inquietação
  • Preocupação excessiva
  • Pessimismo

Ainda, o estresse no trabalho pode causar outros problemas ainda mais sérios, como:

  • Violência: Uma boa parcela dos colaboradores, segundo pesquisas,  sentem vontade de gritar com colegas por causa do estresse, quando não, o ímpeto de partir para a agressão física. Ou seja, o estresse leva o profissional ao limite, o que pode gerar uma reação bastante perigosa.
  • Alta rotatividade  de talentos: Em menor proporção, mas também muito ruim, boa parte dos colaboradores deixam o  trabalho por conta do estresse que aquele ambiente causa. Portanto, se a rotina do seu escritório tem sido muito tensa e estressante, você pode perder grandes talentos. E, ironicamente, são esses os colaboradores mais estressados, pois são sobrecarregados com mais responsabilidade e maior carga de trabalho.

Como reduzir e evitar o estresse no trabalho?

Agora que compreendemos com profundidade o tamanho da gravidade que o estresse no trabalho pode gerar, quando negligenciado, chegou a hora de conhecer quais ações podem reduzir e evitar que esse mal atrapalhe o seu negócio e a vida de seus colaboradores. 

Abaixo eu elenquei algumas dicas para você aplicar em seu escritório:

1 – Entenda os causadores

Como nós vimos, muitas podem ser as causas do estresse no trabalho e para reduzi-lo de maneira efetiva é necessário entender quais são elas. E não existe maneira melhor de fazer isso do que perguntando. 

Dessa forma, o ideal é aplicar uma pesquisa de clima organizacional com perguntas objetivas e direcionadas a essa questão, sem muitos rodeios. É importante que o colaborador saiba que você quer entender as causas de estresse com clareza para mudar esse cenário. Portanto, vá direto ao ponto e questione: 

  • Algo no dia a dia do escritório tem levado você ao estresse? 
  • Como ele tem te afetado?
  • Quais ações poderiam mudar esse cenário?
  • Como poderíamos tornar esse ambiente de trabalho menos estressante?

2 – Seja claro com expectativas

Um fator que contribui muito com o estresse no trabalho é a falta de clareza em relação às expectativas. 

Ou seja, quando um profissional não sabe exatamente o que é esperado dele, ou se até sabe, mas as exigências e demandas ficam mudando a todo momento sem notificação apropriada, ele ficará muito mais estressado do que o normal. E, caso isso ocorra de forma recorrente, o problema pode ser agravado como vimos ao longo deste artigo. 

Portanto, mantenha seu colaborador ciente do que o escritório espera dele, quais são suas responsabilidades e como ele deve responder por elas. 

Uma boa forma de fazer isso, além de criar boas descrições de cargos, é manter um feedback efetivo e periódico para que o colaborador seja lembrado de suas funções e objetivos com a empresa. Isso reforça não só a importância que ele tem para o escritório, como o mantém atualizado sobre as expectativas colocadas nele.

3 – Crie metas alcançáveis

A definição de prazos e metas para projetos é sempre um equilíbrio delicado entre motivar e angustiar. Com sua experiência no setor, já deve ter uma noção melhor sobre o que é preciso de recursos e tempo para realizar algumas demandas contábeis, portanto use isso a seu favor.

Na hora de bater o martelo na definição das metas da equipe, pense na média para cada caso e determine algo desafiador, mas não inalcançável. Quando você não pensa nesse equilíbrio, causa ansiedade em seus colaboradores, aumenta a permanência deles no trabalho fora do expediente e acaba os levando ao limite. 

Portanto, mantenha o foco em elevar a eficiência e não o estresse no trabalho. 

4 – Não permita que o colaborador trabalhe durante o horário de almoço

É bem provável que algum de seus colaboradores tenha o hábito de almoçar correndo para adiantar algumas tarefas, ou pior, comer na mesa na tentativa de otimizar o tempo. Dessa forma, sem se darem conta, trabalham 10 horas ininterruptamente. Ou seja, além de não ser saudável, atitudes como essa elevam os níveis de estresse no trabalho, pois o horário de almoço deve ser uma pausa para descansar a cabeça das obrigações. 

Por isso, é importante que você enfatize aos seus colaboradores o quão importante é cumprir o seu horário de almoço off do trabalho como exige a Lei Trabalhista, Art. 71 

“Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda às 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 horas”

Portanto, mais do que prevenir o estresse no trabalho, conscientizar sobre o descanso no horário de almoço, evita que o seu escritório tenha passivos trabalhistas futuros. 

5 – Invista em ambientes de descompressão

Se você leu isso e pensou que eu quero transformar seu escritório no mais novo Google, está enganado. Ambientes de descompreensão podem ser bem menos robustos que os do Google e, mesmo assim, surtirem um efeito muito positivo em sua equipe. 

Afinal, os ambientes de descompressão são apenas espaços dentro das empresas oferecidos aos colaboradores para que eles se desconectem do trabalho e recuperem as energias. Podem ser salas de lazer, jogos, área para prática de exercícios físicos, massagem, qualquer tipo de acréscimo em bem-estar no escritório tem potencial para melhorar a saúde mental deles. Portanto, não precisa de muito, apenas o necessário para motivá-los a frequentar esse local.

Uma dica para usufruir ao máximo desse ambiente é não permitir que almocem, trabalhem e nem façam reunião nele, caso contrário, o mesmo perderá o seu propósito e não irá colaborar na redução do estresse.

6 – Ofereça benefícios flexíveis 

A oferta de benefícios flexíveis também é uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é estresse no trabalho.

Caso você não conheça, os benefícios flexíveis são um pacote de benefícios que a empresa oferece aos colaboradores conforme suas preferências. Essa flexibilidade vem da possibilidade de  personalizar o pacote de acordo com os itens que são mais interessantes para suas necessidades e estilo de vida. Entre os benefícios que você pode oferecer, destacam-se, por exemplo, plano de saúde, previdência privada, bolsas de estudo e vale cultura. Além disso, dentro desse pacote de benefícios, o escritório também pode oferecer o auxílio terapia, outro aliado quando o assunto é estresse no trabalho. 

Dessa forma, seu escritório não só demonstra um apoio social grande ao colaborador, como uma preocupação genuína com a sua saúde física, mental e cognitiva. 

Pronto para reduzir o estresse no trabalho do seu escritório?

Viu? Evitar o estresse no trabalho não é difícil e evita uma porção de grandes problemas que podem afetar em cheio os seus colaboradores, você e o seu escritório. Afinal, deixar de olhar com atenção para este assunto, fará com que ele se torne mais grave. Com isso, métricas como absenteísmo, turnover, produtividade, qualidade das entregas, agilidade e cumprimento dos prazos, se tornarão um grande problema. 

Portanto, investir nas dicas mencionadas neste artigo, fará com que o estresse no trabalho não vire uma realidade em seu escritório. Então, bora colocar a mão na massa?

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Explore
Redes Sociais

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados