Funil de vendas – Aprenda a trabalhar cada etapa dessa estratégia e atraia mais clientes para o seu escritório!

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É bem provável que você já tenha escutado algo sobre o funil de vendas na contabilidade, não é mesmo? Mas, você sabe como ele funciona e como seu escritório pode trabalhar o prospect em cada uma de suas etapas? Pois, se você não tem certeza ou quer novos insights sobre esse assunto, encontrou o artigo certo!

Neste conteúdo vou explicar o que é funil de vendas, qual a sua importância e como definir os estágios de amadurecimento do prospectcliente ao longo de sua jornada. Isso do momento em que ele entra em contato com o seu escritório pela primeira vez, até o fechamento do contrato.

Bora lá?

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma estratégia de marketing vital para todos os tipos de negócios. Ele representa a jornada da sua persona e se inicia no momento em que ela se interessa pelos seus serviços até o fechamento do contrato. 

Ou seja, o funil de vendas é uma maneira eficaz de acompanhar o processo de venda do seu escritório. Conscientizando o prospect sobre o problema que ele possui e mostrando como os seus serviços podem resolvê-lo.

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Qual a importância do funil de vendas

O funil de vendas ajuda o seu time de vendas a saber o que fazer para atrair, converter, vender e fidelizar os clientes. Isso faz com que você perca menos oportunidades de vendas, visualize melhor as etapas do processo comercial e descubra, inclusive, o que pode ser qualificado nele.

Veja outras vantagens dessa estratégia: 

Melhora sua previsibilidade de venda

Ao observar o comportamento dos clientes em cada etapa do funil de vendas, é possível identificar alguns padrões básicos, o que permite que você preveja quanto vai conseguir vender em um período específico (mês, trimestre, semestre).

Isso, além de ajudar com seu planejamento de vendas futuro, também aponta quais ações você vai precisar fazer para conseguir cumprir sua meta.

Ajuda sua equipe a fechar negócios mais rápido

Com o funil de vendas seu time comercial tem uma visão 360º de como cada prospect passa por essa jornada, quanto tempo leva para ele se tornar um cliente e o que pode fazê-los avançar nos estágios. Isso ajuda os vendedores a personalizar seus discursos de vendas e refinar suas estratégias, melhorando as chances de convertê-los mais rápido.

Revela os gargalos

O funil de vendas possui diferentes etapas pelas quais os possíveis clientes avançam até o fechamento do contrato. Com isso, ao observar essa estratégia, você consegue identificar em quais etapas os prospects estão travando.

Assim, sua equipe pode se aprofundar nos motivos que levam a isso, entendendo onde estão os gargalos e quais ações podem eliminá-los.

3 Dicas para trabalhar seus prospects em cada etapa do funil de vendas

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de um funil de vendas eficiente, vamos entender melhor como é possível guiar o prospect durante cada uma das etapas. 

Vamos lá? 

1 – Topo de funil – Educar o prospect

A etapa do topo do funil de vendas está ligada à descoberta. Ou seja, nessa fase o seu prospect não tem certeza do que está buscando ou qual é o seu problema, mas entende que existe uma questão que precisa ser resolvida. 

Dessa forma, você pode guiá-lo produzindo conteúdos ricos, como: 

  • Infográficos;
  • Ebooks;
  • Artigos;
  • Posts nas redes sociais, entre outros.

Sempre focando em ajudá-lo a entender sua dor através de seus conteúdos, que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário, como uma landing page, por exemplo. 

Lembre-se que, nesta etapa, é essencial que todo o conteúdo produzido e divulgado pelo seu escritório seja rico e relevante, pois, só dessa forma o visitante cederá seus dados para acessar o material.

2- Meio de funil – Apresentar dicas de  uma solução

Aqui você já está lidando com um lead, afinal, ele já reconheceu seu problema através dos conteúdos que você compartilhou e está começando a considerar uma solução. Ele não sabe bem qual solução precisa e cabe a você apresentar algumas dicas. 

Dessa forma, você pode começar mostrando algumas soluções, nutrindo esse lead com um material mais específico, como conteúdos mais técnicos, webinars e white papers, por exemplo.

No entanto, fique longe de abordagens que passem a mensagem que você deseja apenas vender os seus serviços a qualquer custo. Trabalhe para maturar e qualificar os leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.

3- Fundo de funil – Apresentar os seus serviços 

Essa é a última etapa do funil de vendas e aqui o lead está qualificado e pronto para tomar uma decisão. Ou seja, ele está no melhor momento para ser abordado pelo seu time de vendas ou por um CTA que o convide a agendar uma reunião comercial.

A relação estabelecida entre vocês, através dos conteúdos compartilhados durante toda a jornada dele, faz com que seu escritório seja visto como uma referência no assunto e uma empresa que vale a pena fechar negócio. 

Dessa forma, agora você precisa estabelecer a confiança com o lead, mostrando como seu escritório e seus serviços podem ajudá-lo a solucionar sua dor, com a eficácia e assertividade que ele buscava.

Com essa postura e a confiança conquistada, é possível que o seu time feche esse negócio e conquiste um cliente importante, consciente do seu problema e fiel ao seu escritório.

Pronto para começar? 

E aí, conseguiu entender melhor o que é funil de vendas, para que serve e como trabalhar cada etapa dele na contabilidade? Espero que sim, pois esse era o objetivo deste artigo!
O funil de vendas acompanha todo o ciclo do prospect e ajuda seu escritório a identificar e controlar melhor o que ocorre em cada etapa. Sendo uma ação fundamental para atrair potenciais clientes e, claro, convertê-los a usuários fiéis dos seus serviços. Por isso, quando bem trabalhada, essa estratégia pode ser a grande aliada do seu negócio, então bora colocá-la em prática? E se surgir qualquer dúvida sobre o processo, deixe seu comentário aqui, será um prazer ajudá-lo!

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