Gamificação – Como utilizar os dados do Gestta na criação dessa estratégia

Já reparou que situações que envolvem jogos e disputas conseguem nos manter engajados por horas? E não digo apenas em jogos tradicionais, como videogames ou tabuleiros. Se um gestor promove uma dinâmica envolvendo acúmulo de pontos e competição, por exemplo, os colaboradores tendem a se envolver mais do que em uma situação normal e rotineira. Isso é o que chamamos de gamificação

Criada pelo britânico Nick Pelling, a gamification, ou gamificação como é conhecida no Brasil. Consiste em usar técnicas de games, com desafios e premiações, em outros contextos que não sejam necessariamente associadas aos jogos em si. A proposta é trazer o jogo para o trabalho e impactar positivamente o engajamento, a produtividade, o foco e a determinação dos colaboradores para impulsionar o alcance de metas e objetivos da empresa

Além de ser um aprendizado divertido, a gamificação também estimula os colaboradores a desenvolverem características como: competição saudável, cooperação e resolução de problemas. E o bom é que essa prática pode ser utilizada nos mais variados campos, como educação, saúde, esportes e claro, empresas de serviços, como a contabilidade.

Mas, para implantar a gamificação aí no seu escritório, é preciso ter dados reais sobre o  dia a dia seu negócio e é aí que entra o Gestta. Isso mesmo!  O Gestta oferece diversos relatórios com informações em tempo real sobre o desempenho do seu time

A utilização de jogos em contextos corporativos é uma estratégia que pode render bons frutos e no artigo de hoje eu te mostro como o Gestta te ajuda a colocá-la em prática!

Vamos lá?


Como o Gestta pode ajudar a criar uma estratégia de Gamificação no seu escritório

Como citei no início do artigo, para que a gamificação realmente funcione, você precisa de dados sobre o desempenho de suas equipes para saber como aplicá-la. E é exatamente isso que o Gestta disponibiliza ao escritório.

O Gestta é uma ferramenta inteligente que auxilia na gestão de tarefas do escritório. Ele possui um dashboard intuitivo que oferece visão macro ao administrador sobre o desempenho de cada colaborador e cada departamento, em relação a suas tarefas diárias, semanais e mensais.  

Além dos relatórios completos e intuitivos do Gestta, o Gestta Messenger, nossa integração com o WhatsApp também disponibiliza métricas referentes ao atendimento do seu escritório, por funcionário e departamento. 

Mas como usar esses dados em uma estratégia de gamificação? É isso que eu vou te mostrar agora!


1- Métricas de atendimento

O Gestta Messenger disponibiliza ao administrador e gestor algumas métricas de atendimento e uma delas é o tempo médio de primeira resposta. Ele mostra quanto tempo seu cliente tem que esperar entre a primeira mensagem que ele envia para o seu escritório e a primeira resposta de sua equipe.

gamificação

Se a média estiver muito alta, pode afetar negativamente o seu escritório. Isso porque é a partir dela que o cliente saberá que sua equipe viu a solicitação dele e está trabalhando para resolvê-la.

Uma maneira de utilizar essa métrica em uma estratégia de gamificação seria com o desafio e a recompensa. Por exemplo, o desafio pode ser reduzir o tempo médio de resposta de 45 minutos, para 20 minutos no próximo mês, mas, como regra deve-se manter a excelência no atendimento, ou seja, nesse período as avaliações dos clientes devem ser positivas. Se o colaboradores conseguirem diminuir esse tempo, a recompensa pode ser uma folga ou uma saída mais cedo.

A estratégia de gamificação com desafio e premiação deixa os colaboradores engajados a concluir o objetivo, sendo uma benefício não só para o vencedor, mas para o escritório como um todo.  

Uma ideia é mostrar o andamento da métrica em um televisor, isso os deixará ainda mais motivados.


2- Pontos de atenção

Outra informação legal que o Gestta disponibiliza em seu dashboarding, são os pontos de atenção, gerais e por departamento. 

Os pontos de atenção mostram o andamento das atividades chave do seu escritório. Se um departamento possui uma grande taxa de tarefas em atraso ou com multa, você pode utilizar o Role Play para solucionar esse problema. 

O Role Play é um jogo muito utilizado nas estratégias de gamificação. Para jogar são necessárias duas ou mais pessoas que precisam usar toda a sua criatividade para solucionar um problema ou situação com um tempo estipulado pelo facilitador, que pode ser o gestor da área. 

Nesse caso, o problema seria a quantidade de tarefas em atraso com multa e os participantes teriam um tempo para encontrar soluções. Esse game ajuda  a enxergar novas possibilidades de uma forma divertida. Além de estimular a participação do colaborador, mostrando a ele o quão suas ideias e sugestões podem ser importantes. 


3-  Temporizador

Dentro de cada tarefa do Gestta existe um temporizador que mostrar quanto tempo o colaborador leva para concluir determinada atividade.

Com essa métrica você pode usar uma estratégia de gamificação estimulando mais uma vez o desafio e a competição para encontrar novas maneiras de realizar a mesma atividade.

Por exemplo, você tem notado que alguns colaboradores levam mais tempo que outros para realizar uma solicitação simples de recálculo de folha. Neste caso, você pode utilizar uma competição entre eles, ativando o cronômetro para ver quem consegue terminar a tarefa, de forma correta, em menos tempo. Isso te ajudará a entender o porque alguns demoram mais que outros.

Além disso, com essa atividade, você pode enxergar gargalos escondidos, ajudar colaboradores com dificuldades e encontrar novas maneiras de realizar essa tarefa em menos tempo, o que pode potencializar a produtividade de todo o departamento. 


4- Feedback do cliente

O feedback do cliente acontece logo após o atendimento feito pelo colaborador no Gestta Messenger. Ele é melhor termômetro para você medir como anda o relacionamento do seu escritório com seus clientes.

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E um jeito de utilizar essa métrica na estratégia de gamificação é estipulando pontos para cada feedback recebido.

A dinâmica pode ser assim: a cada feedback positivo recebido pelo colaborador, ele ganha um ponto, já para os negativos, ele perde um ponto. Ao fim da dinâmica, que você irá definir por quanto tempo irá durar, o colaborador que tiver mais pontos ganha uma premiação .

Com essa dinâmica os colaboradores se sentirão engajados e determinados a oferecer o melhor atendimento para os seus clientes. Ou seja, mais uma vez, não é só o colaborador que ganha, o escritório como um todo, colhe os frutos dessa atividade. 


Pronto para dar o start nessa estratégia com o Gestta?

Como você pode ver, a gamificação é uma excelente estratégia para despertar em sua equipe diversos elementos da motivação e engajamento com suas funções. E com a ajuda do Gestta, você tem os dados e informações necessárias para saber onde e como aplicá-la. 

Contudo, os seus benefícios não se esgotam aí. A gamificação, utilizada em conjunto com o Gestta, também pode ser uma ótima ferramenta de mensuração dos indicadores de esforço, além de auxiliar na identificação de perfil de cada colaborador e sua capacidade de atingir suas metas.

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