Gestão de dados – 5 motivos para o seu escritório investir o quanto antes nessa estratégia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A gestão de dados faz parte da pauta de prioridades de diversas empresas e vem ganhando cada vez mais destaque. Neste contexto, é imprescindível zelar pelos dados empresariais para gerar conhecimento consistente e viabilizar o desenvolvimento da inteligência de mercado dentro do negócio. Além disso, as empresas dos mais variados nichos e tamanhos, precisam gerir as informações que recebem e fornecem para garantir privacidade, visão, poder de decisão e a segurança dos seus dados e de seus clientes. Por isso, se a sua empresa quer melhorar a competitividade, precisa investir em uma boa gestão de dados.

Quer saber mais sobre o que é a gestão de dados e entender as razões do porque sua empresa precisa aderir a ela? Continue comigo!

O que é gestão de dados? 

A gestão de dados é uma disciplina relacionada ao campo dos negócios, que disponibiliza às empresas a capacitação, os recursos e as ferramentas necessárias para administrar suas informações. 

Ela tem a ver com a identificação, armazenamento, acesso, compilação, proteção e uso dos dados para fortalecer a estratégia de um negócio. Isso significa que, ao invés de manter as informações e os registros dispersos ou limitados, por exemplo, a empresa que aposta na gestão de dados os tornam disponíveis de forma otimizada e dinâmica, facilitando a comunicação interna. Além disso, a gestão de dados oferece embasamento para a tomada de decisão mais assertiva ao longo do tempo, não só em relação ao seu negócio, mas em relação ao negócio de seus clientes também. Afinal, esses dados fornecem insights valiosos que são fundamentais para que uma empresa cresça de forma escalável. 

Qual a diferença entre gestão de dados e gestão da informação? 

É muito comum confundirem gestão de dados com gestão da informação, mas saiba que elas não são iguais e sim complementares. Isso porque, é a combinação de dados que gera a informação. 

Ou seja, a gestão de dados atua na porta de entrada dos processos de uma empresa, enquanto a gestão da informação fica responsável pela porta de saída. Assim, enquanto a gestão de dados engloba as ações desde sua coleta até o seu descarte, a gestão da informação acontece no final dos processos, quando os dados já foram interpretados e compreendidos pelas equipes, gerando orientações que podem nortear boas estratégias.

Porque a gestão de dados é importante?

Escritórios que deixam de lado a gestão de dados costumam ter sérios problemas de comunicação interna. Isso porque, fica difícil compartilhar uma quantidade imensa de dados descentralizados com todas as áreas da empresa, o que torna os processos do dia a dia muito mais demorados e burocráticos.

Além disso, a falta de uma triagem quanto aos dados também pode levar a gastos desnecessários com o armazenamento daqueles que poderiam ser descartados, além do consumo de horas de trabalho procurando por informações. A falta de gestão de dados também complica a transformação deles em informações úteis para compor a estratégia do escritório. E, por fim, mas não menos importante, investir na gestão de dados eleva a segurança das informações, preservando a privacidade de seus clientes. 

5 Motivos para o seu escritório investir em gestão de dados

Mesmo entendendo o que é gestão de dados e qual a sua importância, pode ser que você ainda esteja em dúvida sobre investir ou não nesse modelo.

Por isso, eu trouxe mais 5 motivos que podem ajudá-lo a tomar essa decisão.

Vamos conhecê-los?

1 – Segurança para o aumento no volume de dados

O volume de dados coletados aumenta exponencialmente a cada novo cliente que seu escritório adquire. E quanto mais dados de diversas fontes, maior a necessidade de uma gestão de dados assertiva. Por isso, se você quer que seu escritório continue crescendo, de forma escalável, é fundamental investir nesse modelo. Afinal, só assim é possível manter a centralização e o controle das informações dos seus clientes e de seu escritório. 

2 – Sinergia entre as áreas

A gestão de dados permite disponibilizar os dados em tempo real para todas as áreas da empresa. Sem redundâncias, com controle de acesso e segurança. 

Isso torna mais ágil e confiável o fluxo de informações e comunicações entre os departamentos, aumentando a sinergia de toda a equipe e melhorando a produtividade geral do escritório.

3 – Acaba com os silos de dados

A gestão de dados conduz à governança de dados, que consiste em conhecer e integrar todos os dados que são gerados, sejam eles online ou offline. 

Dessa forma, não há espaço para o surgimento dos silos de dados. Ou seja, um conjunto de dados isolados em desktops, documentos, planilhas ou sistemas exclusivos de determinado departamento ou colaborador deixam de existir. Mantendo a empresa funcionando como uma unidade, de forma centralizada.

4 – Valorizar os ativos do escritório

É preciso ter em mente que os dados constituem ativos da organização e portanto devem ser bem gerenciados com o objetivo de gerar valor para a empresa e para o cliente. Tudo isso, sem que haja bloqueios ou fragmentações de informações que poderiam ser utilizadas no suporte ao cliente e na tomada de decisão.

5 –  Apoia a otimização dos processos

Os dados que suportam os processos organizacionais precisam ser geridos ao longo de todo o seu ciclo de vida para que possam embasar informações completas, consistentes e coerentes, contribuindo com o alcance das estratégias do negócio. Nesse contexto, a gestão de dados é a solução necessária para apoiar e otimizar esses processos organizacionais. 

Agora é com você!

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender o porque seu escritório precisa investir na gestão de dados. Afinal, essa competência não é só uma tendência e sim uma necessidade. E, quanto mais o seu escritório cresce, mais clara fica a sua importância.

Vale lembrar que a gestão de dados depende de recursos tecnológicos adequados, como um sistema de gestão contábil. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre o Gestta? Clicando aqui, você conhecerá nossas funcionalidades e entenderá como elas podem ajudar seu escritório na gestão de dados! 

Até o próximo conteúdo!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *