À medida que um pequeno negócio cresce, naturalmente aumenta a complexidade de sua administração financeira. Diante disso, o empresário, que antes lidava com tudo praticamente sozinho, começa a sentir a necessidade de dividir essa responsabilidade. Por isso, oferecer um serviço de gestão financeira para clientes contábeis, pode ser o grande diferencial competitivo do seu negócio. Inclusive, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 73% dos empresários afirmaram que o profissional contábil poderia apoiar mais os cuidados com o dinheiro do seu negócio. Dessa forma, um escritório de contabilidade que deseja apresentar, a esse concorrido mercado, algo além das chamadas obrigações acessórias deve, sem dúvidas, utilizar seus conhecimentos financeiros para oferecer a esse empresário o apoio que ele precisa. 

Mas, se você tem dúvidas sobre como entregar o serviço de gestão financeira para clientes contábeis de maneira eficiente e assertiva, não se preocupe, pois, nas próximas linhas, eu elenquei 5 dicas que podem ajudá-lo com essa tarefa. 

Vamos lá?

O que é e porque você deve oferecer o serviço de gestão financeira para clientes contábeis?

A gestão financeira é um conjunto de ações, planos e procedimentos administrativos relacionados à execução, análise e controle das atividades financeiras de um negócio. Tudo isso com o objetivo de obter o melhor resultado e o máximo de lucro, nas atividades da empresa. Assim, de modo geral, é possível dizer que, enquanto a contabilidade registra as movimentações, é a gestão financeira a responsável por analisá-las de forma mais aprofundada e estratégica e tomar medidas para melhorar a saúde do negócio.

Por isso, ter uma gestão eficaz e transparente das finanças de uma empresa é um passo essencial para ser um empreendedor de sucesso. Afinal, o desequilíbrio deste departamento pode causar perdas irreversíveis a um negócio e, no pior dos cenários, ser o início de sua falência. Não é atoa que, para os empresários, encarar o desafio de fazer essa gestão sozinhos, além de todas as tarefas e responsabilidades que já têm, é quase uma missão impossível. 

É aí que está a importância do seu escritório ter o serviço de gestão financeira para clientes contábeis presente em seu portfólio. Pois, quando você se dispõe a realizar a gestão financeira de seus clientes, se coloca ao lado deles e passa a fazer uso do seu conhecimento para ajudá-los a encontrar soluções, direcionamentos e, claro, a tomar decisões mais acertadas, embasadas em dados e informações. 

Como saber qual cliente precisa de um serviço de gestão financeira? 

A resposta para essa pergunta é bem simples: Todos precisam! Afinal, por mais que o empreendedor conheça sobre finanças, ele tem diversas outras responsabilidades que exigem a sua atenção, como já citei aqui. Dessa forma, será muito mais interessante para ele, deixar essa atividade com quem entende do assunto, no caso, o seu escritório. 

No entanto, atender todos esses clientes de só uma vez em um serviço tão detalhado, como o da gestão financeira para clientes contábeis, pode ser perigoso, além de prejudicar a eficiência de suas entregas.

Por isso, abaixo eu mostro como identificar, dentro de sua carteira de clientes, por qual deles você deve começar, veja:

  • Falta de registro: Quando você recebe o balancete do cliente sem a referência exata dos pagamentos feitos e recebidos, esse pode ser o primeiro indício de que ele precisa de um serviço de gestão financeira. Afinal, sem esse controle, qualquer erro ou gasto a mais, pode ser fatal. 
  • Omissão de informações à contabilidade: Paralelo a dica acima, quando o parceiro emite informações sobre as suas finanças e você nota que existe uma falha de comunicação dele em relação a esse assunto, não tenha dúvidas: ele precisa de um apoio em sua gestão financeira. Pois, quando nota-se essa omissão, na maioria das vezes, é por desconhecimento dos valores ou insegurança quanto a veracidade das informações. 
  • Planejamento inadequado dos custos: Alguns empreendedores ainda fazem esboços de custos muito simplórios, que se revelam distantes da realidade posteriormente. Isso pode ter um impacto profundo nas finanças da empresa e, por isso, é um grande sinal de que esse cliente precisa de ajuda. 
  • Misturar contas pessoais as da empresa: O último e mais comum dos sinais de que o empreendedor precisa de auxílio com as finanças é misturar suas contas. Isso porque, comprometer o dinheiro pessoal com o da empresa pode causar danos irreversíveis. E, na maioria das vezes, quem erra nessa questão, tem pouco ou nenhum conhecimento em relação às finanças de uma pessoa jurídica. 

5 Passos para desenvolver um plano de gestão financeira para clientes contábeis

Agora que você conhece a importância e sabe como identificar quais parceiros precisam com mais urgência do seu apoio, que tal aprender como desenvolver um serviço de gestão financeira para clientes contábeis

Os passos, apesar de simples, podem fazer toda a diferença na organização financeira de seus clientes.

Veja:

1-  Construa um plano de negócios

Como contador, você já deve ter esbarrado em muitas empresas que iniciam suas atividades sem nem pensar em construir um plano de negócios, o que é uma decisão bastante equivocada. Afinal, ele deve ser o início de qualquer empresa, antecedendo a gestão e a administração das finanças, pois serve de base para sustentação desses e outros processos.   

Por isso, o primeiro passo que você deve colocar em prática para desenvolver um serviço de gestão financeira para clientes contábeis é montar um plano de negócios.  

Nele devem constar os fundamentos da empresa, como: 

  • Quais são os valores da empresa;
  • A missão;
  • Os objetivos;
  • A proposta de valor;
  • Os concorrentes;
  • O cenário do produto ou serviço que ela vende no mercado;
  • Projeções iniciais de faturamento e custos, entre outros. 

Assim, é possível ter bem traçado as estratégias do empreendimento, bem como, onde ele deseja chegar com elas. 

2-  Desenvolva um plano de gestão financeira

Feito o plano de negócios, o segundo passo do serviço de gestão financeira para clientes contábeis é desenvolver um planejamento financeiro. 

Nele você irá definir, juntamente com seu cliente, de maneira bem clara e transparente, quais são os objetivos desse negócio. 

Para isso, comece perguntando a ele quais são seus: 

  • Planos operacionais;
  • Metas;
  • Prazos;
  • Projetos de curto, médio e longo prazo.

Com essas informações, você poderá planejar o investimento necessário para concretizar esses objetivos, sem que para isso seja necessário prejudicar ou comprometer o orçamento da empresa. 

O planejamento financeiro proporciona uma visão estratégica e ampla do negócio. Com isso, ao longo do processo de gestão financeira, fica mais fácil identificar quais erros estão sendo cometidos e podem comprometer a saúde da empresa, bem como as metas traçadas anteriormente. 

3- Separe as contas pessoais das empresariais

Como já mencionei, misturar as contas pessoais com as da empresa pode causar prejuízos sérios e a confusão nos números se torna ainda mais perigosa à medida que o negócio cresce. No entanto, para um pequeno empresário pode ser difícil ter essa noção no início do negócio. E, com o passar dos anos, separar essas contas pode parecer algo muito complicado para ele. Por isso, depois de montar os planejamentos acima, o próximo passo da gestão financeira para clientes contábeis é mostrar para ele que separar essas contas, apesar de parecer complexo, é mais simples do que ele imagina, além de extremamente necessário. 

Para isso, você deverá seguir alguns passos:

  • Oriente ele a abrir uma conta para Pessoa Jurídica, caso ele ainda não tenha: O processo é bem prático e hoje existem centenas de boas opções de bancos digitais, como Nubank, Banco Pan, PicPay, entre outros. 
  • Sugira o uso da tecnologia: Além de uma conta PJ, é importante que ele passe a utilizar um software de gestão financeira. Isso porque, esse tipo de ferramenta ajuda a controlar o fluxo de caixa, fazer a conciliação bancária, compreender os custos e projetar as contas a pagar e receber. Além disso, com essa ferramenta, o seu trabalho de gestão financeira também será facilitado. Pois, você poderá ter acesso aos dados financeiros dessa empresa, de forma online e com muito mais agilidade. 
  • Adote um pró-labore: Muitos empresários definem um pró-labore, que é a remuneração do trabalho realizado por ele, apenas como obrigação contratual, porque, na prática, a retirada desse valor fica esquecida. No entanto, a melhor maneira de separar as finanças pessoais e empresariais é tornar a retirada do pró-labore uma regra. Essa medida ajuda o empresário a ter maior previsibilidade de recursos a longo prazo, mais facilidade na hora de organizar as despesas do negócio e evita que ele saque dinheiro dos recebíveis da empresa. 

Feito isso, reforce a ele que: o dinheiro da empresa não pode ser usado para suas despesas pessoais e nem vice e versa! É essencial que ele tenha essa afirmação bem clara em sua mente para que as contas não voltem a se misturar.

4- Monte um fluxo de caixa e faça projeções

Um dos grandes desafios da maioria dos empreendedores é controlar o seu fluxo de caixa. Por isso, depois de realizar todos os planejamentos e separações acima, o próximo passo da gestão financeira para clientes contábeis é ajudá-los com a tarefa de controlar e administrar o seu caixa.

Afinal, sem um caixa organizado, fica quase impossível identificar em que ponto o negócio se encontra, bem como, tomar decisões corretas e assertivas. 

Dessa forma, para desenvolver o fluxo de caixa do seu cliente, basta separar as receitas e custos da empresa dele em categorias. Por exemplo, recebimentos de vendas, despesas operacionais, impostos, comissões, pró-labore e salários, determinando sempre o que será pago à vista e o que será a prazo.  

Com essas informações e uma visão macro das contas da empresa, você e seu cliente poderão montar um fluxo de caixa eficiente e observar como o negócio realmente funciona, sempre analisando a relação entre as receitas e despesas. Tudo isso torna mais fácil olhar para o futuro e fazer projeções de cenários com mais segurança.

5- Defina as estratégias e acompanhe

Veja que, mesmo iniciando algumas mudanças, os passos acima foram mais para levantar informações sobre as finanças da empresa e colher os insumos que você irá precisar para uma gestão eficiente. 

Portanto, o próximo e último passo da gestão financeira para clientes contábeis é traçar os planos e estratégias que serão de fato realizados na empresa. Para isso, é importante levar em consideração as metas e objetivos que foram definidos nos dois primeiros passos desse conteúdo, criando cenários para que eles sejam alcançados. 

Em paralelo, você deve definir quais serão as métricas e os indicadores que ajudarão você a acompanhar a evolução dessas estratégias, como:

  • Fluxo de caixa operacional
  • Liquidez corrente
  • Rentabilidade
  • ROI
  • Ticket médio
  • Ponto de equilíbrio

Caso queira saber um pouco melhor como esses indicadores funcionam, no artigo 6 Indicadores financeiros para acompanhar, você aprende, passo a passo, como utilizá-los. Seja no seu escritório ou na empresa do seu cliente. 

É importante supervisionar o desempenho financeiro mês a mês para verificar se as estratégias aplicadas estão gerando os resultados que seu cliente deseja. Além disso, lembre-se sempre dos objetivos estabelecidos lá no início e confira sempre se tudo está saindo como o planejado ou se novas estratégias devem ser elaboradas. 

Pronto para começar a oferecer o serviço de gestão financeira para clientes contábeis?

Manter o financeiro do seu cliente em ordem irá garantir a ele uma melhor administração dos seus recursos, com identificação dos pontos de maior lucratividade e das falhas que podem ser corrigidas. Com isso ele pode projetar  um futuro mais seguro e assertivo para a empresa. Por isso, espero que esse passo a passo tenha deixado você seguro e confiante para oferecer o serviço de gestão financeira para clientes contábeis em seu escritório. Afinal, é justamente essa a nova dimensão do serviço contábil que o mercado precisa conhecer: Afinal, além de realizar trâmites burocráticos, os escritórios também fornecem informações financeiras e econômicas para auxiliar e apoiar a tomada de decisão de seus clientes. 

Então bora começar?

Até o próximo conteúdo!