Glossário de marketing digital para contadores – Mais de 100 termos e seus significados para você ficar afiado!

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Eis que você chega para uma reunião com sua equipe ou agência de marketing e, logo no início, se vê perdido, pois não entende muito bem o significado das palavras mencionadas por eles. Se você conseguiu se enxergar em uma situação assim ou já passou por algo parecido, esse glossário de marketing digital, com certeza, pode ser seu aliado!

Adwords, estratégias SEM e SEO, Alt Text…Nossa, só de ler essas palavras já causa uma certa confusão na nossa cabeça, não é mesmo? E isso é totalmente compreensivo! Afinal, assim como os profissionais de marketing digital não entendem centenas de palavras que você, como contador, usa com facilidade e frequência em seu dia a dia, você também pode enfrentar dificuldades para entender o vocabulário usado por quem vive o marketing digital. 

Por isso, para ajudar os profissionais do marketing digital, há um tempo atrás, aqui no blog, eu compartilhei um glossário com o significado das principais siglas e termos fiscais. Então agora, chegou a sua vez de ser contemplado com esse glossário de marketing digital, bem completão, que vai ajudar você a ter, na ponta da língua, o significado dos principais termos usados pelos profissionais desse mercado. 

Confesso que não foi fácil compilar todas essas palavras, mas tenho certeza que será muito útil para você e isso já faz valer a pena. 

Portanto, sem mais delongas, vamos começar! 

Glossário de marketing digital

Acessibilidade

São canais e conteúdos acessíveis para todo o tipo de público, tenham eles algum tipo de deficiência ou não. 

Adblock:

O Adblock é uma extensão que possibilita o bloqueio de propagandas indesejadas durante a sua navegação.

AdWords (Google Adwords)

O AdWords é uma das várias ferramentas de anúncios que o Google disponibiliza. Ela conta com diversos tipos de anúncios e você pode escolher os que mais fazem sentido para a sua estratégia, como:  

  • Rede de Display: Em forma de imagens, esses anúncios podem ser disponibilizados dentro de outros sites; 
  • Rede de Pesquisa: Esses possuem formato de texto e podem ser exibidos nos resultados de uma pesquisa feita no Google;
  • De Chamada: Parecidos com os de Rede, a diferença dos anúncios de chamada é o botão para fazer ligações telefônicas que é adicionado a propaganda; 
  • Em vídeo: São anúncios em formato de vídeos que você pode adicionar no Youtube ou em outros sites;
  • Google Shopping: Esses são exibidos quando você busca por algum produto no Google e ele traz resultados completos com: imagens, nomes e preços.

Adsense

Esse é um programa gratuito desenvolvido para editores de sites. O Adsense permite que um site seja associado à rede de conteúdo do Google, dando parte de seu espaço para o AdWords inserir mensagens publicitárias em troca de remuneração.

AIDA

Essa sigla, ou acrônimo, descreve as etapas que um cliente passa até chegar o momento da ação, normalmente, a de comprar um produto ou serviço. Ele é baseado no comportamento natural que os prospects têm antes da tomada de decisão e pode ser utilizado em todos os tipos de conteúdos que conectem a sua empresa com o seu público.

O processo AIDA consiste em 4 etapas:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Alcance

É o número de pessoas que foram impactadas pelo seu conteúdo pelo menos uma vez, seja um anúncio ou uma postagem em um de seus canais de comunicação. 

Analytics (Google Analytics)

O Analytics é outra ferramenta do Google, essa no caso, utilizada para mensuração de dados do seu site. Dentro dele é possível: visualizar dados em tempo real, observar o comportamento e as características dos visitantes, saber como eles chegaram ao seu site e quais ações eles realizaram lá dentro.  

Audiência

Refere-se ao número de pessoas que recebem a mensagem de um meio de comunicação, seja de forma orgânica ou paga.

Autoridade de página

Essa expressão diz respeito ao nível de credibilidade que seu site tem em comparação com o de seus concorrentes. Essa relação ajuda a determinar o posicionamento do seu site nos resultados da busca referentes a uma determinada palavra-chave. Para isso, o Google e demais motores de busca, utilizam a quantidade e qualidade de links que outros sites direcionam para o seu.

Autoridade do domínio

Semelhante à autoridade de página, nesse caso está relacionado ao nome/domínio do seu site como um todo.

Autoresponder

Esse é bem fácil de entender. É um Sistema automatizado de envio de mensagens, geralmente utilizado via e-mail ou Facebook. Com um autoresponder configurado, cada prospect que se cadastra na sua lista de e-mails recebe uma série de outros e-mails, automáticos e pré-programados, sem que você precise fazer isso manualmente.

Automação de Marketing

É simplesmente o ato de tornar determinadas tarefas, geralmente as mais operacionais, automatizadas, o que facilita o seu dia a dia e permite que você foque em questões mais estratégicas. Como os softwares de gestão contábeis, por exemplo. 

Alt text

É a descrição dos elementos visuais de uma imagem inserida no seu site, blog, anúncio, redes sociais, entre outros. Ou seja, é o nome que você adiciona a imagem que será inserida em um desses meios de comunicação e que também te ajuda a ser encontrado no Google. 

API

Essa é a sigla para Application Programming Interface, o que em portugês seria algo como: Interface de programação de Aplicativos. Ela representa o conjunto de padrões existentes em uma programação usada para integração de softwares. Parecido com a integração existente entre o seu software de gestão e o seu ERP, por exemplo.

Glossário de marketing digital

Base de visitantes

Número de visitantes únicos por dia e regulares em um site, ou seja, uma média de visitas diárias recebidas.

Banner

São os tradicionais anúncios em forma de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações. Em geral, o dono do site onde o anúncio será adicionado, cobra um valor para que a empresa utilize o seu espaço. Também pode ser usado pelo próprio dono do site para conduzir o visitante para páginas específicas.

Black hat

O Black Hat é um conjunto de estratégias de otimização de páginas com o objetivo de conquistar melhores posições nos motores de busca de uma forma rápida, mas eticamente questionável. Uma dessas estratégias é utilizar uma palavra-chave o maior número de vezes dentro de um conteúdo, mesmo que isso prejudique a leitura e escaneabilidade do usuário. 

Brainstorm

Esse é um dos mais conhecidos do nosso glossário de marketing digital e refere-se a técnica desenvolvida para explorar o potencial criativo de uma pessoa ou de um grupo. E, geralmente, contém as seguintes características: 

  • Quantidade de pessoas e ideias: Quanto mais melhor;
  • Flexibilidade: As ideias propostas devem fugir do padrão e serem criativas e inovadoras;
  • Interatividade: Elas devem ser analisadas, melhoradas e até combinadas quando possível;
  • Tangibilidade: As ideias devem ser tangíveis, ou seja, precisam ser realistas para que possam sair do papel.

Branding

É o conjunto de atividades destinadas à gestão de sua marca. Inicia-se com na criação do negócio e permanece em todo o desenvolvimento e autoridade da marca. O objetivo principal do branding é criar sensações e se conectar com o cliente para que a sua decisão de compra seja tomada sem hesitação, dúvidas ou problemas.

Brand Persona

Em poucas palavras, brand persona é a personificação dos valores de sua marca. Trata-se de um personagem, como a Magalu, por exemplo, que representa o tom da sua marca, a linguagem e o estilo da mesma. Como um processo de humanização que busca facilitar o relacionamento com o consumidor e a diferenciação de outras marcas com oferta, atributos e benefícios semelhantes.

Briefing

Em tradução livre, a palavra briefing significa resumo. É um conjunto de instruções organizadas e resumidas que orientam o desenvolvimento de uma campanha e servem como guia para todo o seu planejamento.

Buyer persona:

Arquétipos de clientes reais que ajudam seus profissionais de marketing e vendas a elaborar estratégias para promover seus produtos e serviços.

Glossário de marketing digital

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Métrica que permite à sua empresa entender o quanto está gastando para conquistar um novo cliente. Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar o orçamento de suas estratégias.

Cache:

O cache, também conhecido como memória cache, é uma espécie de biblioteca que existe dentro de computadores e dispositivos móveis e serve para guardar dados, informações e processos que são acessados com frequência por um usuário. 

Ciclo de venda

É o tempo necessário para uma conversão de venda, contando a partir do primeiro contato do prospect com o seu serviço até o momento que ele assina o contrato.

Community Manager

Profissional responsável por gerenciar o relacionamento da sua marca com a sua audiência online.

Conversão

Esse é o objetivo de qualquer estratégia de marketing digital. A conversão é a ação que se busca por parte do usuário, ela pode ser uma visita ao site, preenchimento de um cadastro solicitando mais informações, download de um arquivo, contratação do seu serviço ou a realização de uma compra.

Cookies

Não são os de comer e sim os da internet (rsrs). Os Cookies são arquivos temporários criados pelos sites que você visita. Eles tornam sua experiência on-line mais fácil, economizando informações de navegação. Com os cookies, os sites podem manter seu login, lembrar suas preferências e fornecer conteúdo relevante conforme as preferências que ele identificou em seus outros acessos.

Copy

O Copy é uma estratégia de texto focada em chamar a atenção do seu cliente.

CPC (Custo por Clique)

Esse é o método de cobrança utilizado em anúncios, no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados nele. É muito utilizado em ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads.

CPA (Custo por Aquisição)

Outro método de cobrança de anúncios, porém esse é usado para calcular o valor a ser pago com base nas conversões realizadas, como o número de vendas, por exemplo.

CRM (Customer Relationship Management)

Esse creio que você também já esteja familiarizado. O CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management ou em portugues Gestão de Relacionamento com o Cliente, e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o seu cliente. Ele aborda desde as informações iniciais do prospect, como porte da empresa e quantidade de colaboradores, até as tratativas do pós-venda.

As ferramentas de CRM têm a função de gerenciar e automatizar os processos de comunicação e armazenar e controlar as informações dos clientes.

CRO (Conversion Rate Optimization)

É a otimização da taxa de conversão. Ou seja, um conjunto de estratégias criadas para aumentar o percentual de conversões em seu website, como o número de vendas, leads gerados, entre outros. 

CTA (Call to action)

Nada mais é que uma chamada para ação. Ou seja, são sugestões que induzem o seu cliente ou prospect a tomar a atitude planejada.

Os CTA ‘s podem ser inseridos em diversos formatos, como: botões, banners, links e, normalmente, contém um verbo no imperativo, fazendo um pedido ao usuário. Vale mencionar que é importante que o seu cliente entenda o benefício que será obtido ao realizar a ação, caso contrário, as chances dele realizá-la serão menores.

CTR (Click Through Rate)

Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou seu anúncio e clicou no link que foi disponibilizado nele.

Glossário de marketing digital

Design thinking:

O termo design thinking significa “pensamento do design” ou “pensar como designer”. É uma metodologia que toma por base um conjunto de ideias para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Como abordagem, é considerada a capacidade de combinar empatia em um contexto de problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento do seu projeto; ou seja, é a criatividade usada para a geração de soluções.

Glossário de marketing digital

Ebook

São livros em formato digital, utilizados em estratégias de marketing, geralmente, para fisgar e nutrir leads, divulgar sua marca e aumentar a autoridade do seu negócio. Para criar um, existem diversas etapas que vão desde a escrita até a diagramação.

Vale mencionar que os ebooks precisam ser responsivos, ou seja, devem ser adaptados para leitura em smartphones, tablets e computadores, isso irá garantir uma melhor experiência do leitor.

EdgeRank

Esse é um algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de um usuário. Para isso, ele leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores do usuário com a sua fanpage).

E-commerce

Qualquer transação comercial realizada pela Internet, seja por meio de computadores, telefones celulares ou outros dispositivos.

Email marketing

O email marketing é uma estratégia que consiste no envio de emails a uma série de usuários cadastrados em seu banco de dados. Eles podem ter como objetivo, tanto a conversão comercial de venda de um serviços, como também estreitar o relacionamento com a sua base de contatos.

Engajamento

É uma métrica baseada na interação do seu público com o conteúdo publicado pelo seu escritório em qualquer canal de comunicação. 

Glossário de marketing digital

Funil de vendas

É a representação das fases que seu potencial cliente passa. O funil de vendas se inicia antes mesmo do desejo de compra e vai até a finalização de uma venda.

Para isso, ele é dividido em três etapas:

  • Topo do funil: Momento de descoberta do cliente. Ou seja, é o primeiro contato dele com o seu escritório. Nessa etapa, o prospect descobre que tem um problema que precisa ser resolvido. Artigos em blogs, ebooks e postagens em redes sociais são estratégias do marketing digital que ajudam a atrair leads.
  • Meio do funil: Aqui, o prospect já está buscando uma solução para o seu problema e considerando algumas possibilidades. Nesta etapa é importante fornecer dicas e técnicas para que ele possa resolver o problema e assim prepará-lo para a próxima etapa;
  • Fundo do funil: Essa é a última etapa, o momento em que seu escritório pode oferecer seus serviços e mostrar os diferenciais do seu negócio. Como você estava presente nas etapas anteriores e conduziu o prospect até aqui, ele estará mais seguro para comprar de você.

Facebook Ads

É a plataforma de anúncios do Facebook. Ela permite que você crie anúncios e pague por eles usando a sua conta. Com uma alta capacidade de segmentação, nela você pode escolher características específicas do seu público-alvo, atingindo assim as pessoas certas.

Facebook Marketplace

Espaço que o Facebook disponibiliza aos seus usuários, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, para que possam vender e comprar produtos e serviços dentro da própria rede social.

FAQ

Do inglês Frequently Asked Questions, a FAQ é o espaço destinado para as perguntas frequentes.

Fonte de tráfego

Formas pelas quais um prospect chega ao seu site, seja inserindo o nome do seu domínio em um mecanismo de busca ou digitando a URL do site diretamente na barra do navegador.

Glossário de marketing digital

Gatilho de E-mail

Esse tipo de configuração dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. Por exemplo, você pode programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link da sua newsletter, recebam um segundo e-mail com mais informações sobre o assunto. Os gatilhos também podem ser usados em outras situações, como vídeos, páginas, etc.

Guest Post

Estratégia de ter um post de um convidado no seu blog ou website e vice-versa. Perante os motores de busca, isso gera autoridade, pois é citado o domínio de um negócio no endereço de outra empresa. Essa troca é adequada entre empresas com autoridades e audiências parecidas, além do público-alvo de ambas possuírem um perfil similar. Desse modo, as duas se beneficiam da parceria.

Glossário de marketing digital

Hashtag

Ferramenta de indexação de conteúdos em redes sociais. Ela tem como símbolo o sustenido, conhecido também como jogo da velha  (#). 

Com o uso da hashtag em uma publicação nas redes sociais, o seu conteúdo ficará disponível para qualquer pessoa que acesse a mesma hashtag sobre o tema, permitindo-a comentar, compartilhar ou curtir o conteúdo, o que aumenta consideravelmente o alcance dessa publicação. 

Hard Bounce

Erro que não permite que um email seja enviado a um destinatário permanentemente. Um exemplo de hard bounce é quando um endereço de email é digitado de forma errada.

Heading Tags (H1, H2, H3, ..)

Esses são os códigos utilizados para identificar títulos e subtítulos da sua página na web, como um blog, por exemplo. O código H1 é o título principal, enquanto o H2 vem depois na hierarquia, seguido pelo H3, e assim sucessivamente. 

É um link de referência dentro da sua página que leva a uma outra página da web, seja para o mesmo no qual estiver o conteúdo ou não. 

HTML

Linguagem de programação utilizada para criar páginas e aplicações na internet.

Hummingbird

Atualização feita em 2013 no algoritmo de ranqueamento de resultados de pesquisas do Google. O Hummingbird valoriza a utilização de uma mesma palavra-chave em diversos elementos da página, tudo isso de maneira muito natural. Esse algoritmo considera também  a acessibilidade, o bom SEO e as interações em suas redes sociais.

Glossário de marketing digital

Inside sales

Inside sales é uma estratégia de vendas internas e significa que o seu vendedor utilizará a tecnologia como sua principal parceira. As vendas são realizadas de modo online, como em uma reunião por vídeo chamadas, e-mails e telefonemas. A principal vantagem dessa tática é o encurtamento de distâncias. Ou seja, se o seu escritório realiza vendas a nível nacional, por exemplo, não enfrentará dificuldades se utilizar dessa estratégia. 

Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração, o inbound marketing é usado para atrair o cliente. Essa técnica é aplicada ao marketing digital, criando conteúdos otimizados para SEO que podem atrair, educar e converter leads a clientes.

Identidade de marca

São todos os valores que o seu negócio deseja que o público associe ao seu serviço, diferenciando você dos concorrentes

Impressão

É a quantidade de vezes que um usuário é exposto a um conteúdo publicitário seu, independente da atenção que ele dê. O número total de impressões de um anúncio é calculado multiplicando seu alcance pela frequência com que foi visto.

Glossário de marketing digital

Jornada do Consumidor:

Percurso que o seu cliente ou prospect percorre, em qualquer processo de compra. Analisar e acompanhar essa jornada é o que permite um conhecimento aprofundado do comportamento, necessidades e problemas do seu cliente ou prospect durante cada etapa. Para isso, geralmente é desenhado um diagrama ou mapa da jornada, que reflete os diferentes pontos de contato (físico ou intangível) do cliente com o seu serviço, acompanhados pelas ações e emoções que ele vivencia em sua interação com o seu negócio.

Glossário de marketing digital

KPIs (Key Performance Indicators)

São indicadores quantitativos capazes de mensurar ações, monitorar o cumprimento de metas, acompanhar o desempenho de suas equipes e podem ser usados em sua estratégia de marketing digital ou qualquer outra que você queira medir e melhorar.

Glossário de marketing digital

Landing Page

Landing page é uma página criada para conversão e que, na maioria das vezes, apresenta uma oferta ao usuário junto com um CTA, que já expliquei o significado aqui no glossário de marketing digital. Elas são utilizadas, geralmente, para expor um novo serviço ou oferecer um conteúdo rico ao seu prospect, em troca de seus dados.

Layout

Aparência física de uma peça de comunicação, seja de um anúncio, folheto ou site, por exemplo. No layout, podem constar elementos como: imagens, botões estilizados, barras de busca, entre outros.

Lead

São os potenciais clientes do seu negócio. Ou seja, as pessoas que demonstraram interesse em seus serviços, interagiram com o seu negócio ou estão dentro do perfil da sua persona.

Lead qualificado

É o lead que está pronto para receber uma oferta, geralmente, aquele que está no fundo do seu funil de vendas.

 

Lead scoring

É um sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado.

Essa é uma técnica utilizada para conseguir links em outros domínios. São esses links que demonstram aos mecanismos de busca que seu site ou blog possui autoridade no segmento por ter sido citado em outro site. A troca de guest posts, que citei um pouco acima no nosso glossário de marketing digital, é uma boa forma de melhorar o link building.

Long Tail Keyword

São as palavras-chave mais longas, conhecidas também como cauda longa, que têm duas ou mais palavras. As long tail keywords referem-se de forma mais específicas ao nicho da sua empresa e atraem um fluxo de clientes menos generalizado. E, apesar do menor volume de busca, possuem também menor concorrência para ranqueamento. 

Mailing

Lista organizada de pessoas que, voluntariamente, se cadastraram para receber informações do seu site por e-mail. É uma forma de comunicação bem direta com o seu potencial cliente.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo faz parte da estratégia de Inbound Marketing e tem como objetivo atrair um determinado público-alvo por meio da produção e publicação de conteúdos relevantes nos mais diversos formatos, como: textos, vídeos, ebooks e infográficos. É uma estratégia super válida e eficiente, pois pode trabalhar as diferentes etapas do funil de vendas, gerando conteúdos específicos para cada uma delas.

Mecanismo ou Motores de busca

Sites projetados para buscar informações pesquisadas pelos usuários. Google, Bing e Yahoo são alguns exemplos de mecanismos de busca.

Meta Description

É o texto utilizado pelos motores de busca para exibir o resumo do conteúdo de uma de suas páginas. Como no exemplo que adicionei abaixo:

Assim, ela oferece ao usuário uma prévia do que ele irá encontrar no seu conteúdo e, como o número de cliques é um fator de ranqueamento, é sempre bom caprichar em suas meta descriptions.

Mídia espontânea

Este tipo de conteúdo não é criado pela sua empresa, mas sim pelos fãs, clientes ou outros usuários. Daí o nome espontânea, já que o seu negócio ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele. Em geral, elas são mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais e podem ter os mais diversos formatos.

MQL

MQL ou Marketing Qualified Leads, são os leads que foram nutridos, qualificados e educados pelo seu time de Marketing para ficarem prontos para o seu time de vendas. 

Nutrição de leads ou Fluxo de nutrição

Esse é o processo, normalmente, automatizado com uma sequência de e-mails que têm como objetivo estreitar o seu relacionamento com o prospect e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo: ao se cadastrar para ver dicas sobre tributações e taxas, o usuário recebe, automaticamente, uma série de e-mails e conteúdos educativos sobre o assunto.

Newsletter

As newsletters são boletins informativos enviados por e-mail para uma lista de contatos que autorizaram esse envio. Elas costumam ser cheias de conteúdos ricos, novidades e inovações do mercado contábil, como as newsletters do Gestta, por exemplo.

Objetivo Smart

É um conceito que parte do acrônimo formado pelas iniciais das palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic and Time Bound, que em português conhecemos por: Específico, Mensurável, Realista e Atingível. Eles orientam a criação de objetivos mais eficazes e inteligentes para sua estratégia. 

Omnichannel

É a visão integrada de todos os canais com os quais a sua marca pode interagir com seus clientes. A experiência omnicanal torna todos os canais tão conectados que é como se houvesse apenas um. Essa solução valoriza a experiência do usuário, oferecendo diferentes meios de interação para ele, sempre oferecendo e mantendo o mesmo padrão de qualidade e excelência em todos eles. 

Orgânico

São chamadas de “orgânicas” todas as ações em seus canais digitais feitas por usuários sem a necessidade de nenhum investimento publicitário para isso. Por exemplo, as publicações naturais de uma página do Facebook não têm custo e aparecerão no feed de notícias de alguns de seus seguidores, mesmo que você não invista nenhum valor para isso. 

Outbound Marketing

É o oposto de Inbound Marketing, ou seja, é o marketing tradicional, em que você usa a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a sua marca. Por isso, o termo, geralmente, está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.

Page view

É o indicador do número de vezes que sua página na internet é totalmente carregada do servidor web para o navegador do usuário durante um determinado tempo.

Paid online media

Significa Mídia Paga Online. A partir dela, você pode criar e gerenciar toda a publicidade paga pelo seu escritório, configurando cada campanha de acordo com os seus objetivos e a sua audiência.

Palavras-chave

Termo ou conjunto de termos que um usuário insere em um mecanismo de busca, como o Google, quando deseja localizar informações.

Plugin

O plugin é um arquivo de código usado para estender as funções de um programa ou ferramenta. Os plugins mais populares são aqueles que são adicionados a navegadores da web ou sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, permitindo melhorar os recursos dessas plataformas. Como um plugin de WhatsApp, que possibilita ao cliente entrar em contato por esse canal apertando apenas um botão dentro do seu site. 

Posicionamento Orgânico

Conhecido também como posicionamento natural, é a posição que o seu site ocupa no índice de resultados de um mecanismo de busca quando os usuários realizam pesquisas ou escrevem uma determinada combinação de palavras (palavras-chave). Tudo de forma orgânica, ou seja, sem custo para a sua empresa, como eu já citei aqui no glossário de marketing digital. 

Pop-up

É um formato de publicidade online que consiste em uma janela que aparece, automaticamente, dentro do seu site enquanto ele é acessado por um usuário. Seja para mandar uma informação, compartilhar um ebook, solicitar o cadastro em uma newsletter ou anunciar uma novidade. 

Page views (visualizações de página)

Esse é o número de vezes que sua página na web (ou um conjunto delas) é visualizada pelo público durante um determinado período de tempo.

Persona 

A persona, personagem ou avatar é o que representa o seu cliente ou consumidor ideal. Ela reúne características demográficas (nome, idade, gênero, escolaridade, etc.) e comportamentais (gostos, preferências, aspirações, frustrações, etc.). E, geralmente, é representada por uma pessoa semi fictícia. 

Prova Social (Social Proof)

É a demonstração de opiniões, avaliações, depoimentos e testemunhos de consumidores reais do seu produto ou serviço. Sendo uma estratégia relevante para mostrar aos prospects do seu escritório o quão seus clientes estão satisfeitos com o seu negócio

PageRank

O sistema PageRank é um conjunto de algoritmos usados pelo Google para determinar a popularidade da web de cada uma das páginas adicionadas em seu site. 

Panda

Lançada em 2011, a Panda é um algoritmo de resultados de pesquisas do Google e serve para penalizar (na ordem de ranqueamento de resultados) sites com conteúdos de má qualidade, credibilidade e autenticidade.

Penguin

Lançada após um ano da Panda, em 2012, esse é mais um algoritmo de resultados usado pelo Google. E, assim como a Panda, ele também penaliza (descendo posições no ranqueamento de resultados) páginas que utilizam links de má qualidade ou que não estão relacionados ao seu conteúdo.

Quality score:

Sistema de classificação utilizado por buscadores como Google, Yahoo ou Bing, para avaliar a qualidade de seus anúncios, palavras-chave e landing pages. Ele consiste em uma nota que determina em que posição o seu anúncio será exibido e o preço que você, como anunciante, terá que pagar por cada clique. Entre os muitos fatores que influenciam essa classificação, estão a taxa de cliques esperada, a relevância do texto do anúncio, a experiência da página de destino e o seu histórico de desempenho.

Remarketing

Se você já realizou uma pesquisa por um produto e, depois disso, começou a visualizar diversos anúncios de produtos similares mesmo estando em sites diferentes, você já foi impactado por essa estratégia. 

Essa é uma técnica publicitária que exibe um anúncio da sua empresa, após o usuário realizar o primeiro acesso ao seu site. Tudo isso, por meio da instalação de cookies, que expliqueio significado aqui no glossário de marketing digital

Ranking

É a posição que sua página na web ocupa na lista de resultados de um mecanismo de busca. 

Retargeting

Essa estratégia consiste em impactar usuários que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por meio da tecnologia, utilizando, mais uma vez, os cookies dos navegadores de internet. Dessa forma, você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.

Search Console

Esse é mais um serviço gratuito oferecido pelo Google. O Search Console te ajuda a monitorar e manter a presença de um site nos resultados de pesquisa, bem como otimizar sua visibilidade.

SEM

Search Engine Marketing (SEM, ou marketing para os mecanismos de busca) consiste em estratégias que têm um objetivo comum: otimizar seu site para colocá-lo mais perto do topo das páginas de resultados em buscadores como Google, Bing, dentre outros. Isso pode ocorrer de forma orgânica ou paga.

SEO

Search Engine Optimization (SEO, ou Motor de Otimização de Busca) é um conjunto de técnicas que, assim como o SEM, visa posicionar seu site nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google, Bing, dentre outros. Isso permite aumentar o tráfego orgânico e reduzir custos com anúncios 

Algumas boas práticas de SEO são

  • Links de qualidade em conteúdos relevantes;
  • Imagens identificadas com alt text;
  • Conteúdos atualizados;
  • Troca de links em domínios com boa relevância;
  • Variações de palavras-chave;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Responsividade.

Sistema operacional

Programa ou conjunto de programas que estabelecem a comunicação do usuário com um computador ou celular. Esses sistemas são responsáveis por gerenciar os elementos físicos do dispositivo (hardware) e permitem a execução dos aplicativos (processador de texto, navegador, entre outros).

Spam

É uma prática publicitária que consiste no envio, massivo e indiscriminado, de mensagens comerciais não solicitadas ou autorizadas por e-mail. Não é uma atividade recomendada, pois seu caráter intrusivo pode causar rejeição e acabar prejudicando seu escritório. 

SERP (Search Engine Results Page)

É a página que contém os resultados de uma pesquisa em ferramentas de busca, como o Google, por exemplo. 

SQL

Sales Qualified Leads ou Leads qualificados de vendas, como a própria tradução já diz, são aqueles leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pelo seu time de vendas.

Sitemap

É o mapa do seu site, criado para indicar aos robôs do Google quais páginas devem ser indexadas e armazenadas em seus servidores.

Tag Manager

É o gerenciador de tags do Google, que permite atualizar, de forma simples e rápida, códigos de acompanhamento e fragmentos de códigos relacionados (conhecidos como tags) no seu site ou app.

Teste A/B

Consiste em um teste de comparação de performance do seu site, Landing pages, entre outras páginas. Ele pode ser aplicado em várias situações, como a mudança dos tamanhos e cores de botões de CTA, por exemplo. Para colocar em prática, é necessário criar uma versão original e uma versão alternativa. Após a divulgação de ambas e a comparação dos resultados, é possível descobrir qual é a melhor opção.

Tráfego Pago

Como o próprio nome já diz, é o tráfego gerado de maneira não orgânica, por meio de anúncios ou qualquer outro conteúdo pago. Para isso, você escolhe as palavras-chave e o meio de divulgação e estipula um valor por clique.

Taxa de Abertura

Percentual de pessoas que abriram um determinado email ou conteúdo encaminhado pelo seu escritório. Dentro desse quesito “taxa” temos outras variações como: 

  • Cliques: Percentual de cliques em um determinado anúncio ou campanha;
  • Conversão: Outro percentual, esse de conversões em um determinado anúncio ou campanha;
  • Entrega: Número de pessoas que receberam um email marketing ou qualquer outro conteúdo encaminhado pelo seu escritório, com relação à base de emails.

Transmedia

Processo narrativo que ocorre em múltiplas plataformas, mídias e canais, tanto online quanto offline. Trata-se do fracionamento intencional de um conteúdo seu, por meio de diferentes mídias que, de forma independente, contam apenas parte de toda a história. Isso significa que, para compreender toda a história, é preciso percorrer as múltiplas mídias que a narram. 

Na comunicação transmídia, a estratégia assume grande relevância, uma vez que, seu objetivo é alcançar a interação do usuário. E, assim, gerar uma experiência diferenciada, na qual, ele passa a ser o protagonista e até mesmo o co-criador do conteúdo.

Webinar

Também chamado de webinário, o webinar é uma aula, palestra, entrevista ou qualquer outro tipo de conteúdo transmitido ao seu público em formato de seminário on-line, seja ele pode ser ao vivo ou gravado.

WordPress

É o sistema de gerenciamento de conteúdo, bastante popular, que pode ser usado para o desenvolvimento e manutenção de sites básicos, embora seja principalmente voltado para a criação de blogs. É uma plataforma gratuita e fácil de usar, com modelos de design flexíveis, que determinam a aparência e a estrutura de cada página. Além disso, o wordpress conta com uma grande comunidade de desenvolvedores, profissionais e amadores, que constantemente, desenham novos plugins super fáceis de instalar e manusear. 

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