Golden Circle – Saiba como e porque encontrar o propósito do seu escritório pode melhorar seus resultados

Não é curioso como algumas empresas têm ao seu lado clientes fiéis que divulgam seu nome por onde passam, enquanto outras, tão boas quanto, não conseguem atingir esse sucesso? Em outros casos, poderíamos dizer que não há nenhum tipo de receita para estimular comportamentos como este, afinal, é meio subjetivo. No entanto, neste caso, há uma receita, sim: o porquê! O “porquê” dessas empresas é o que motiva e inspira as pessoas a “comprarem suas ideias” e acreditarem em seus serviços. 

Esse conceito faz parte de uma metodologia observada e disseminada por Simon Sinek, e conhecida como Golden Circle. Simon estudou o discurso e o comportamento de grandes empresas e chegou a conclusão de que, para causar impacto no mercado, elas devem começar pelo porquê. 

Para compreender mais a fundo, neste artigo, irei explicar o que é a filosofia Golden Circle e porque aplicá-la em seu escritório pode ser o que falta para que você atinja o sucesso que deseja. Vamos lá?

O que é Golden Circle?

A metodologia Golden Circle, em português Círculo Dourado, tem como objetivo ajudar empresas a gerarem impacto através de seus propósitos, usando com base três questões: 

  • Porquê fazemos?
  • Como fazemos? 
  • O que fazemos?

A mesma surgiu quando, certa vez, Simon Sinek, palestrante motivacional, escritor e especialista em em negócios, questionou o modo como grandes empresas pensam, agem e se comunicam.  

Por exemplo, você já parou para pensar porque a Apple consegue ter um público tão influente e fiel e empresas como a Dell e Samsung  mesmo produzindo os mesmos produtos, não conseguem o mesmo status? Ou então, porque o escritório X tem tantos clientes e é tão divulgado por eles, enquanto o Y, que conta com o mesmo portfólio de serviços, não tem o mesmo êxito?

Para entender melhor essa dinâmica, Simon pesquisou amplamente o histórico de algumas companhias de sucesso, como a própria Apple, e descobriu que essas marcas se destacavam porque entenderam que seus consumidores não compravam aquilo que elas faziam e sim o “porquê” elas faziam. Ou seja, a maior motivação desses consumidores, não era exclusivamente o produto, e sim o propósito dessas empresas e a forma como eles se identificavam e se sentiam inspirados por elas. 

Foi aí que Simon cunhou o termo Golden Circle, uma filosofia que sugere que uma empresa, antes de definir o “o que e como” do negócio, deve encontrar o seu “porquê” e usá-lo como norte para tudo o que virá depois. Por isso, ele utiliza um círculo para representar esse conceito, indicando o “porquê” como o ponto de partida para os demais. 

Golden Circle
Golden Circle

A metodologia foi mencionada pela primeira vez por Sinek em seu livro: Comece pelo porquê, lançado em 2009, e logo se tornou uma referência para centenas de empreendedores. Devido ao sucesso, no mesmo ano, ele foi convidado para palestrar e apresentar o conceito em uma das conferências da série TED Talks. 

Veja como foi e aproveite para entender um pouco mais sobre o Golden Circle pelas palavras de seu criador:

Quais as vantagens em aplicar a metodologia Golden Circle em seu escritório?

A metodologia Golden Circle ajuda as empresas a encontrarem seus propósitos e, assim, gerar o engajamento de seus clientes e prospects. Isso porque, Sinek acredita que nenhuma empresa consegue se sustentar se não houver ao seu lado consumidores que comprem, divulguem e apoiem seus serviços. 

Dessa forma, ao colocar em prática o Golden Circle, seu escritório gera empatia nos clientes, um grande sentimento de pertencimento por parte deles, além de outras diversas vantagens, como:

Como aplicar o Golden Circle em seu escritório?

Para conquistar as vantagens acima é preciso responder às três perguntas que compõe a metodologia Golden Circle:

  • Por que fazemos?
  • Como fazemos? 
  • O que fazemos?

São elas que te ajudarão a enfatizar o propósito do seu negócio e, assim, levar inspiração ao seu público. 

Abaixo eu mostro como encontrar essas respostas, vamos lá?

Por que fazemos? 

Sinek sugere que toda empresa inicie pelo centro do círculo, ou seja, encontrando o seu “porquê”. 

O “porquê” deve definir o propósito do seu escritório e todo o empreendedorismo, as iniciativas, os projetos e as campanhas relacionadas a ele. 

Segundo as descobertas de Sinek, para uma empresa crescer e se tornar próspera, ela deve ter bem clara a razão da sua existência e repassá-la com ainda mais clareza aos seus clientes. Somente assim ela poderá desenvolver campanhas, produtos e serviços com qualidade, capazes de atrair a atenção e atender as dores do seu público-alvo

Portanto, para encontrar o seu porquê, você deve responder a questões, como: 

  • Por que o meu escritório foi criado? 
  • Qual a motivação dele?
  • Qual dor eu quero sanar em meu público?

Vamos ver um exemplo? Imagine que você tenha um escritório de contabilidade focado em recuperação de crédito tributário, nesse caso, o seu “porquê fazemos” poderia ser o seguinte:

“Criei meu escritório para que todos os empresários possam ter consciência da realidade de seus tributos, de forma justa e honesta. Por isso, levo o conhecimento da recuperação tributária a eles e evito que sofram prejuízos em seus negócios, por conta de inconsistências financeiras que poderiam ser evitadas ou reavidas.”

Como fazemos?

Encontrado o seu “porquê”, agora é a vez do “como”. Essa parte intermediária do Golden Circle, refere-se às práticas e ações que o escritório adota para que o seu “porquê” seja alcançado. Ou seja, agora é hora de começar a dar forma para seu propósito. 

Uma boa estratégia para encontrar o seu “como” é estudar desde a precificação dos seus serviços e modelo de gestão até a maneira como os processos acontecem no dia a dia e a tecnologia que você utiliza em seu escritório. 

O importante para que o Golden Circle faça sentido é que o propósito, valor e missão do seu escritório, estejam presentes aqui. Afinal, são justamente essas as características que vão se destacar perante a concorrência, fazendo do seu negócio uma empresa inspiradora e sólida. 

Seguindo o exemplo do seu serviço de recuperação de crédito, um bom “como fazemos”, poderia ser o seguinte:

“ Através de uma análise detalhada, nós levantamos o arquivo fiscal dos últimos 5 anos das empresas e buscamos quando e como houve o pagamento a maior, duplicado ou indevido de algum imposto. Ainda, realizamos o planejamento tributário completo do negócio e usamos como auxílio em todo o processo de análise de dados, retificação de valores e averiguação das leis tributárias. Assim, nenhum detalhe passa batido, o cliente fica bem informado quanto ao seu negócio e suas obrigações e nós podemos recuperar cada centavo do que é de sua empresa, por direito.”

O que fazemos? 

A terceira e última etapa do Golden Circle, apesar de simples, é bastante importante. Isso porque, é aqui, na parte externa do círculo, que você irá definir o que o seu escritório faz e vende.  

Para ter crescimento em um negócio é necessário saber tudo sobre o que ele oferece. Assim, responder à pergunta “o que fazemos?” possibilita expandir o núcleo do seu escritório e, se for possível, diversificar sua cartela de serviços. Por isso, nessa etapa, reflita sobre o que você entrega ao público alvo, de fato. 

Até porque, a competitividade no mundo contábil é gigantesca e novos serviços e tecnologias são lançados com muita agilidade para esse mercado. Por conta disso, o público tem muitas opções. 

Logo, para se manter em crescimento é preciso encontrar formas de se diferenciar da concorrência e, neste sentido, empresas com propósito estão sempre um passo à frente. 

Para finalizar o Golden Circle do seu escritório, o “o que fazemos”, poderia ser algo, como:

“ Fazemos uma análise tributária e um planejamento tributário, completo, detalhando os últimos 5 anos fiscais e tributários da sua empresa em busca de inconsistências que possam fazer com que você receba de volta um dinheiro que é seu por direito” 

Como adicionar o Golden Circle ao dia a dia do seu escritório?

Imagine se o seu escritório, ao realizar uma campanha de marketing contábil, ao invés de apresentar os resultados do negócio, ou enfatizar as qualidades da sua marca, mencionasse os motivos de criar tais serviços, sua missão, valores, propósitos e motivações? 

Para alguns pode até parecer uma divulgação institucional, mas não! Esse é apenas o jeito Golden Circle de se comunicar. Ou seja, não é sobre mostrar os resultados ou as qualidades de um serviço, mas sim sobre atrair pessoas usando o propósito do seu escritório e fazer com que elas queiram consumir seus serviços. 

É exatamente como diz Sinek: “as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz”. 

Dessa forma, para disseminar o seu “porquê” para os seus clientes e colaboradores você pode investir em ações, como: 

  • Posts nas redes sociais para compartilhar seus valores e as conquistas do seu escritório e de seus colaboradores;
  • Videos curtos contando a história do seu escritório e do seu “porquê”;
  • Campanhas com foco em aumentar a percepção dos clientes em relação ao propósito do negócio;
  • Adicionar ao seu discurso e apresentação de venda um momento para mostrar aos prospects a missão do escritório junto a empresa dele. 

Esses são apenas alguns meios de levar o seu propósito ao público. 

Fortalecer esse relacionamento de dentro para fora, ajuda o seu escritório a ser sempre visto e lembrado por seus “porquês”. Assim, a ligação com seus colaboradores e consumidores se torna muito mais forte. 

Pronto para investir na metodologia Golden Circle?

Vivemos em um mundo em que os clientes são constantemente atingidos por anúncios de serviços de diferentes escritórios. Em contrapartida, eles estão cada dia mais conscientes e exigentes. 

Ou seja, conquistá-los nunca foi tão difícil. 

Por isso, a metodologia Golden Circle é tão assertiva. Afinal, com ela é possível gerar impacto no mercado e identificação em seus clientes, apenas mostrando a eles o porquê seu escritório existe, quais caminhos ele percorrerá para ajudá-los e como, dia após dia, você irá trabalhar para que eles conquistem seus objetivos. 

Então, espero que esse artigo tenha oferecido a você os insumos que precisa para colocar a mão na massa e dar vida ao seu propósito com o Golden Circle.

Até o próximo conteúdo!

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