6 Habilidades que todo CEO precisa ter para levar um escritório contábil rumo ao sucesso

Sentar em uma cadeira ocupando a posição de CEO e assumir toda a responsabilidade que vem com esse cargo é um desafio e tanto. Afinal, esse profissional precisa ser capaz de fazer malabarismos com vários deveres e permanecer confiável e respeitado pelos seus colegas e colaboradores. Neste contexto, para desempenhar essa função com sucesso e eficiência, é necessário desenvolver certas habilidades que todo CEO precisa ter.

Então, se você pretende se tornar um excelente CEO, ou já é e deseja ser ainda melhor nessa função aí no seu escritório, continue comigo e conheça 6 habilidades que você precisa desenvolver ou aperfeiçoar para alcançar esse objetivo.  

Vamos lá?

6 Habilidades que todo CEO precisa ter

A palavra CEO vem do inglês, Chief Executive Officer, que em português chamamos de Diretor Executivo ou Presidente. O profissional que ocupa esse cargo tem a posição mais alta da hierarquia e é responsável pelas decisões que impactam toda a empresa. Ele também participa de forma ativa da gestão do negócio e da operação de todos os departamentos. 

De maneira mais geral e bem básica, suas as principais responsabilidades em um negócio, são:

  • Estruturar e disseminar a visão, missão e objetivos da empresa;
  • Liderar a criação da cultura organizacional e ser o seu principal porta-voz;
  • Implantar planejamentos estratégicos capazes de direcionar os próximos passos dos departamentos;
  • Definir, estruturar ou modificar processos com a intenção de melhorar a saúde do negócio;
  • Trazer inovação e tendências do mercado para dentro do negócio;
  • Ser o rosto da empresa para assuntos externos, seja na imprensa, no mercado ou na comunidade, como um todo;
  • Entre outros. 

Essas são apenas algumas das demandas atribuídas ao profissional que assume esse cargo. E, para entregar todas elas com assertividade é necessário desenvolver algumas habilidades. 

Vamos conhecer cada uma delas a partir de agora: 

1- Previsibilidade

A primeira habilidade que todo CEO precisa ter é a previsibilidade. Isso significa ter pensamento crítico quando se trata de planejamento e possibilidades futuras. 

É uma característica que é útil para todos, seja no trabalho ou na vida pessoal. Mas, para os CEOs, é duas vezes mais importante. Afinal, você está lidando com muito dinheiro, investidores e atividades empresariais, geralmente todos de uma só vez, além de também ser responsável por orientar o escritório na direção certa. 

Por isso, ter a capacidade de prever o que pode acontecer daqui a alguns meses ou até anos e se preparar para os seus possíveis resultados é uma das características mais inestimáveis de um CEO.

Para desenvolver essa característica, você precisa:

  • Pensar fora da caixa: Às vezes, uma solução vem de forma inesperada ou você pode chegar a ela de uma maneira diferente do que previu. Então, não descarte qualquer curso de ação a menos que seja realmente inviável.
  • Investir tempo para pesar os prós e contras de cada decisão: A tomada de decisão rápida é frequentemente elogiada no local de trabalho, mas é muito importante saber quando desacelerar e ter certeza de que você considerou todos os cenários para o sucesso a longo prazo do negócio.
  • Manter-se a par dos desenvolvimentos: Com tantas coisas acontecendo em seu escritório e no mercado contábil, é fácil se perder em meio a tanta informação. Por isso, procure ficar atento, diariamente, aos noticiários, blogs, influenciadores e todos os canais que você geralmente consome informação, pelo menos uma vez ao dia. Torne isso um hábito. 

2- Adaptabilidade

Outra habilidade que todo CEO precisa ter é a capacidade de se adaptar. Saindo um pouco da área contábil, pense na história da Blockbuster, uma empresa internacional de aluguel de filmes que já valeu milhões, mas entrou em falência em 2010 pela falta dessa habilidade. 

Seu CEO, John Antíoco, não soube se adaptar à modernidade de empresas, como a Netflix, e acabou fechando suas lojas, pois não havia mais mercado para o seu tipo de serviço.  

Esta não é apenas uma lição de adaptação às mudanças de mercado ou, neste caso, à revolução digital, é também uma questão de se adaptar às circunstâncias ao seu redor. 

Você precisa adaptar sua estratégia para garantir a sobrevivência da sua empresa, mesmo que a concorrência apareça com um novo serviço.  

Para desenvolver essa característica, você precisa:

  • Mudar a mentalidade: Sempre que você enfrentar uma mudança, pense em quaisquer aspectos positivos primeiro. Por exemplo, se a concorrência aparecer com um novo serviço, pode ser uma chance para você estruturar seu portfólio e criar algo original a partir disso. Mantenha a mente aberta e tente ver desafios como oportunidades.
  • Construir cenários e preparar-se: Relacionado com a capacidade de previsão, ser adaptável é, muitas vezes, antecipar o que você precisará adaptar. Assim você não será pego de surpresa e não tomará decisões sob pressão.
  • Não ter medo de improvisar: Algumas pessoas são naturalmente adaptáveis, enquanto outras preferem estrutura e previsibilidade. Como CEO, você definitivamente lidará com a mudança de uma forma ou de outra. Então, se você não sentir que a adaptabilidade vem naturalmente, tente experimentar e procure não ter medo de improvisar. 

3- Confiabilidade

Qualquer bom colaborador, não importa sua hierarquia, precisa ser confiável. Mas, somos todos humanos, podemos prometer e não entregar, ou tomar a decisão errada em algum assunto importante. O problema é que, quando os CEOs exibem esses comportamentos, mesmo que raramente, correm o risco de perder a confiança de seus colaboradores. É por isso que um CEO deve se esforçar para ser sempre confiável com aqueles ao seu redor. 

Essa é uma das habilidades que todo CEO precisa ter, principalmente se ele deseja criar aliados e times engajados de verdades.

Para desenvolver essa característica, você precisa:

  • Ser transparente: Às vezes, você não pode garantir que algo vai ou não acontecer, ou que alguma ação terá ou não sucesso. Mas, vale a pena ser honesto sobre por que você tomou uma decisão, ou o que você considerou e como chegou a essa conclusão. Caso contrário, seus colaboradores irão tirar essas conclusões por você.
  • Priorizar e cumprir os compromissos: É importante estimar com precisão o tempo e os recursos disponíveis, bem como a importância de cada tarefa. Seja honesto sobre quando e o que você pode entregar e certifique-se de que seu calendário permite que você realize tudo.
  • Pensar em suas palavras e ações: Você deve ser muito cuidadoso com o que diz e faz, uma vez que cada movimento seu, provavelmente será fortemente examinado por aqueles de quem você mais depende para garantir o sucesso de sua organização. 

4- Colaboratividade

Fazer as coisas de forma autônoma é um comportamento frequentemente associado a pessoas de poder, que tomam decisões por conta própria. No entanto, na vida real, isso raramente é o caso de um CEO inteligente. Afinal, há um grande número de pessoas cuja contribuição você precisa e deve consultar para tomar decisões estratégicas e eficientes. 

A maioria dos profissionais sabe como é importante consultar sua equipe antes de dar um passo. Essa é uma das habilidades que todo CEO precisa ter e que envolve a escuta ativa, fazendo as perguntas certas na hora e para as pessoas certas. 

Para desenvolver essa característica, você precisa:

  • Ouvir bem: Ser um jogador de equipe requer ouvir o que os outros têm a dizer. Por isso, tenha canais de comunicação abertos com a sua empresa e estimule a troca de ideias e brainstorming entre seus profissionais. 
  • Identificar as pessoas certas para falar: Você provavelmente não vai discutir a implantação de um sistema de cálculo de folha de pagamento com um profissional do departamento contábil, não é mesmo? Foque nas pessoas certas para desenvolver determinados assuntos. 

5- Acessibilidade

Outra importante habilidade que todo CEO precisa ter é a acessibilidade. Isso quer dizer que seus subordinados devem se sentir à vontade para te procurar e passar um feedback, dar um conselho, uma sugestão, uma ideia, alinhar um processo, ou seja lá qual for a necessidade do colaborador. O objetivo aqui é que ele tenha liberdade para falar com você. 

Muitos ainda entendem a palavra liberdade como fazer uma brincadeira ou passar do ponto com algo que não deveria ser dito, quando, na verdade, quer dizer não ter medo de sofrer as consequências por dizer algo. 

Para desenvolver essa característica, você precisa:

  • Compartilhar informações: Muitos líderes acabam escondendo ou comunicando mal algumas realidades da empresa. Aqui, mais uma vez, você precisa confiar na sua equipe para que eles confiem em você. 
  • Disponibilizar um tempo na sua agenda para encontros periódicos com a equipe: Ainda que você participe de muitas reuniões e tantos outros compromissos, é necessário que reserve um momento na semana para entender como estão as atividades de cada um, demonstrando interesse e participação no desenvolvimento dos trabalhos de cada departamento. Se possível, tire um tempo para conversar com um membro da equipe por semana e se mostre aberto para conhecê-los melhor
  • Mostrar-se interessado: Pode ser que, naturalmente, você seja mais interessado por uma área e menos por outra, dentro do seu escritório. Procure desenvolver curiosidade pelas áreas de menor interesse e tente conhecê-las mais profundamente. Você pode até achar que não, mas isso é importante para o colaborador. 

6- Inteligência Emocional

Por fim, diante de tantos desafios, outra habilidade que todo CEO precisa ter é uma inteligência emocional em dia e bem cuidada. 

Isso porque, se profissionais em posição de analistas enfrentam níveis altos de estresse e até sofrem com síndromes, como o burnout, imagine alguém que centraliza em si mesmo um alto número de tarefas que podem afetar diretamente o sucesso e o fracasso do escritório? Por isso, é fundamental cuidar da inteligência emocional. 

Afinal, ela nos dá a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos, e os alheios, desenvolvendo formas de lidar com eles de maneira saudável e eficiente.

Para desenvolver essa característica:

  • Ter autoconsciência: Diante de uma situação de raiva ou emoções fortes, é importante desacelerar e entender qual é o motivo disso.Tenha em mente que, independentemente da circunstância, é sempre possível escolher como você irá  reagir. Ainda, em meio a um cenário desafiador, vale mais a pena buscar uma solução do que sair gritando com todo mundo.
  • Praticar a autorregulação: Autorregular-se pode parecer cruel, mas nada mais é do que manter o controle em situações de estresse, o que também exige ter flexibilidade e compromisso em agir como um líder, com responsabilidade pessoal. Assim, a melhor forma de melhorar a autorregulação é ser responsável, deixando de culpar os outros pelo que dá errado. 
  • Ser motivador: Deixar que as emoções negativas tomem conta impede as pessoas de conseguirem atingir seu máximo potencial. Isso prejudica a automotivação para que seja viável concretizar as intenções propostas todos os dias no ambiente de trabalho. Quem tem uma educação emocional positiva apresenta mais facilidade para afastar os sentimentos negativos, evitando que eles atrapalhem seu desempenho e evolução profissional. Isso faz com que haja espaço apenas para a motivação, que é o combustível para seguir em frente e aperfeiçoar a inteligência emocional.

Pronto para desenvolver ou aprimorar essas habilidades?

Espero que esse artigo tenha oferecido os insumos necessários para você se tornar um CEO ainda melhor. 

Para dar uma força ao que aprendemos aqui, procure estudar exemplos de liderança para se espelhar e evitar. Afinal, é sempre bom aprender com os erros e acertos alheios, não é mesmo? E lembre-se, os melhores CEOs são aqueles com quem as pessoas querem trabalhar. 

Agora é colocar a mão na massa e desenvolver as 6 habilidades que todo o CEO precisa ter e, quem sabe, se tornar uma inspiração, como Bill Gates e Rachel Maia, não é mesmo?

Até o próximo conteúdo!

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