Imposto de renda 2020- Como atrair e fidelizar clientes.

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Foi dada a largada para o Imposto de Renda 2020! Este ano a Receita federal começou a receber as declarações fiscais em 02 de Março e estendeu o prazo de entrega para o dia 30 de abril, diferente dos últimos anos. 

Isso significa que, neste momento, nós estamos no auge da temporada de declaração de impostos e essa é uma das épocas mais movimentadas do ano para um escritório contábil. 

Sabemos o quanto é difícil se organizar para este momento, diante de uma rotina tão corrida que acompanha o dia a dia de um escritório contábil. Então é natural que você esteja preocupado em como irá atender com excelência toda a sua base de clientes já existentes.

Mas você já parou para pensar, que este é um dos momentos em que empresas e pessoas procuram de forma mais ativa o trabalho de um contador? Pois é! Este é o período perfeito para conquistar novos clientes e fidelizar ainda mais os que já são parceiros do seu escritório!

Pensando nisso eu criei esse artigo para ajudá-lo com essa tarefa.

Vamos lá?

Como conquistar novos clientes e fidelizar a minha base, com o Imposto de Renda 2020?

1- Prepare sua equipe

A Receita Federal liberou em março o download do programa para preenchimento da declaração, então já está na hora da sua equipe começar a se preparar para começar a receber esses pedidos.

Aliás, como dica para os próximos anos, sugiro que seu escritório comece a se preparar para atender a essa demanda antes mesmo da Receita Federal liberar o programa. Digo, por experiência própria, que isso vai facilitar muito a sua vida.

Quando eu trabalhava em escritório contábil, houve um ano em que já começamos a nos preparar para o período de declaração de impostos logo em janeiro. 

Reunimos toda a equipe e, juntos, definimos  como seria nosso atendimento para essa demanda. Horário de atendimento, mudanças na legislação e aplicativo, a forma de receber a documentação do cliente e qual o prazo para a entrega das declarações. Detalhes simples, mas que fizeram toda a diferença na hora que o bicho pegou de verdade.

Deixando tudo em pratos limpos, a chance de passar nervoso neste período diminui e muito. Então é importante que você comece com esse passo.

2- Lembre seu cliente sobre o IR.

Mesmo não sendo uma novidade, muita gente esquece que a declaração de imposto de renda 2020 acontece logo após as comemorações de carnaval. Então é bem provável que ele te procure em cima da hora.

Então que tal recorda-lo disso?

Uma das coisas que fazíamos no escritório em que eu trabalhava, era ligar para os nossos clientes. 

Uma ligação informando sobre o início do período de entrega das declarações de impostos de renda 2020,  que mudou na legislação e se existe algum novo documento que ele precise encaminhar, já faz toda a diferença e ainda mostra ao cliente o quanto seu escritório se importa com ele, o que ajuda na fidelização.

E isso também pode ser feito pelo whatsapp, com uma abordagem mais prática, utilizando uma imagem como esta, por exemplo. 

Essa iniciativa é muito importante pois, com ela, você poderá ter ideia de como será esse período, quantos clientes realmente farão a declaração dos seus impostos com você e, assim, partir para o próximo passo.


3-  Invista em Marketing

Agora que você já cuidou e informou seus clientes, que tal fazer o mesmo com quem ainda não pertence a sua base?

Tenho certeza que o marketing digital já faz parte da rotina do seu escritório contábil, então use e abuse disso para conquistar novos clientes para o IR 2020

Crie conteúdos com temas fiscais e divulgue o trabalho do seu escritório em suas redes sociais e por email! (No caso do email. só tome cuidado para não enviar muitos conteúdos seguidos porque isso pode ser incômodo e seu escritório marcado como spam).

É legal também mostrar o seu diferencial neste momento. Eu já trabalhei com Marketing em um escritório e um argumento que eu sempre utilizava, era que, em nosso escritório, podíamos fazer também a declaração de forma online, ou seja, nosso cliente não precisava ir até nossa contabilidade para que trabalho fosse feito.

Utilizávamos o site chamado ZOOM para fazer reuniões remotas com nosso cliente. Além de evitar o deslocamento e ser uma ferramenta gratuita, a conversa ficava gravada e o cliente podia acessá-la de novo quando quisesse.

4- Vá além do que foi prometido

Essa dica vale tanto para o Imposto de renda 2020, quanto para qualquer outro serviço que seu escritório prestar:

Que tal ir além da parte burocrática? Que tal ser um verdadeiro assessor contábil para as empresas que você atende?

Você pode! 

Com todos esses dados do seu cliente em mãos, você tem a possibilidade de ajudá-lo a analisar essas informações de forma consciente e  planejar, junto com ele, os próximos passos para tomar decisões mais certeiras em seu negócio.

Com a estratégia certa é possível reduzir a carga tributária do seu imposto de renda e ter uma restituição correta dos impostos pagos, por exemplo. Pode também mostrar a ele como utilizar essa restituição de forma responsável e quem sabe em algum investimento.

Além disso, caso ele tenha muitos bens ou muitas contas bancárias para administrar, você pode oferecer um trabalho de BPO Financeiro, tirando mais essa responsabilidade das costas do seu cliente.

Contador para fazer o IR existem vários, mas que ajudam e educam seus contribuintes, são poucos, então ofereça esse diferencial e saia na frente da concorrência!

5- Use e abuse da Tecnologia

Agora que você seguiu as dicas que mencionei acima e está com milhares de IR para declarar, deve estar pensando como organizar toda a papelada recebida por seus clientes, não é mesmo?

Por sorte estamos em 2020 e existem inúmeras formas e otimizar e até mesmo automatizar muitas etapas deste processo com soluções tecnológicas. Uma delas é o Gestta, nosso sistema de gestão e atendimento para contadores!  

Na plataforma do Gestta você pode distribuir toda essa demanda para a sua equipe de forma organizada e acompanhar o andamento da produção em tempo real. 

Além disso, é possível programar uma cobrança automática para aquele cliente atrasadinho que ainda não enviou os documentos e, quando ele enviar, dar baixa na tarefa, também de forma automática e já enviar tudo para ele.

Ao término da declaração você também pode salvar os dados desse cliente e resgatá-lo no próximo ano para oferecer o serviço novamente, o que irá otimizar o tempo do seu escritório e também o do seu cliente.

Ele com toda certeza ficará surpreso e agradecido por isso.

Veja o Leão como uma oportunidade

Quando existe um planejamento, você e sua equipe deixam de enxergar a  época da declaração do imposto de renda como uma dor de cabeça e passam a vê-la como uma oportunidade conquistar e fidelizar clientes e aumentar, de forma significativa, o faturamento do seu escritório.

Então não tenha medo do leão, se abordado da forma certa, ele trabalha a favor do contador (a).

Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários como está sendo esse período no seu escritório.

E caso queira saber mais sobre o Gestta, a ferramenta de atendimento e gestão voltada para área contábil. Você pode agendar uma demonstração sem compromisso e gratuita com um de nossos especialistas clicando no botão abaixo:



E quem sabe ainda não dá tempo do Gestta ajudá-lo com o imposto de renda 2020?

Um grande abraço e até mais!