Liderança compartilhada em escritórios contábeis – 5 dicas para aplicá-la e melhorar a performance e participação dos seus times

Por muitos anos, o lema dos escritórios mais tradicionais era: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Esse conceito exaltava um estilo de gestão e liderança mais centralizador, no qual apenas uma pessoa era responsável, hierarquizando todo um ambiente de trabalho. No entanto, depois da grande mudança econômica e os avanços tecnológicos que nos trouxeram até aqui, surge um novo lema dentro das empresas, que diz: “Ninguém é bom sozinho. E é exatamente aqui que o conceito de líderes absolutos sai de cena e passa a dar lugar para a liderança compartilhada

Apesar de desafiador, esse modelo de gestão conta com uma série de benefícios e pode transformar sua equipe em profissionais de alta performance, totalmente autogerenciáveis, que sabem onde querem chegar e o que precisam fazer para atingir esses objetivos. 

Então, se você deseja ter ao seu lado, e trabalhando pelo seu escritório, profissionais maduros e confiantes, continue comigo!

O que é liderança compartilhada?

Liderança compartilhada não se refere apenas a dividir suas responsabilidades como líder com um outro gestor ou um supervisor de departamento. A ideia desse modelo de gestão é envolver todos os colaboradores do seu escritório, independente do nível de hierarquia, em suas decisões, para que todos contribuam com ideias, mudanças e processos. 

No modelo anterior, mais hierárquico e microgerenciador, a gestão era totalmente formal e o líder precisava ser consultado em todas as ações executadas por seus times e exigia aprovação até para as tarefas mais básicas do dia a dia. Agora, líderes que investem  na liderança compartilhada dividem o conhecimento que tem e buscam fornecer transparência para seus times. Com isso, eles fornecem uma visão macro aos colaboradores para que todos possam trabalhar em unidade, com um nível parecido de “poder”. Além disso, o compartilhamento de ideias também é algo encorajado nesse modelo e o líder assegura um ambiente propício para que isso floresça.

O ponto central da liderança compartilhada, sem dúvidas, é a delegação de responsabilidade e tarefas, para que os colaboradores possam tomar decisões, até um certo ponto, sem a aprovação do líder e nenhum outro subordinado.

Por que promover a liderança compartilhada em seu escritório?

Outro ditado que exemplifica bem o porquê promover a liderança compartilhada é: “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Mas, se quiser ir longe, vá em grupo”. É exatamente isso que esse modelo de gestão sugere que você faça, divida sua liderança com seu time para ir mais longe. Assim, com a liderança compartilhada inserida na cultura do seu escritório, estimulando o trabalho em colaboração de sua equipe, naturalmente, você ganha agilidade nos processos, integração entre os departamentos e melhores resultados nas entregas.

Além de tudo isso, essa estratégia também proporciona outras vantagens, como: 

Quais os desafios da gestão compartilhada?

Como acontece em qualquer outra mudança, adaptar-se à liderança compartilhada exige que você supere alguns desafios. Conheça os mais comuns:

  • Ouvir de forma imparcial;
  • Continuar se posicionando como líder, quando necessário;
  • Delegar sem microgerenciar;
  • Deixar que pequenos erros aconteçam para que sirvam de lição;
  • Apostar e confiar nas ideias de seus colaboradores, mesmo que sejam diferentes das suas;
  • Conscientizar os demais gestores sobre essa mudança de cultura e incentivá-los a abrir mão de certas aprovações;
  • Acompanhar, estimular e motivar. 

Quando implantar a liderança compartilhada?

Se em algum momento desse artigo você se perguntou: “Será que minha equipe está madura o suficiente para essa responsabilidade?”, saiba que, infelizmente, não tem como responder essa questão com exatidão. Isso porque, se até esse momento são seus gestores que tomam a frente das decisões do escritório, reconhecer o nível de maturidade da sua equipe é algo muito difícil. Porém, usar essa justificativa para não aplicar a liderança compartilhada, também não é a melhor decisão. Pois, assim, tudo continuará da mesma forma. 

Portanto, a conclusão é que não há momento certo para implantá-la e sim a maneira certa. Ou seja, com o planejamento e as orientações certas, é possível atingir bons resultados e ter acesso a todas as vantagens que eu citei aqui. Tudo isso, independente do nível de maturidade que sua equipe esteja. 

5 dicas para implantar a liderança compartilhada em seu escritório contábil

Agora que você está afiado sobre a liderança compartilhada, selecionei 5 dicas para ajudá-lo a colocar essa estratégia em prática o quanto antes! 

Vamos a elas :

1 – Comece devagar

A primeira dica para aplicar a liderança compartilhada em seu escritório é: não faça essa mudança de uma só vez. Pois é, para realizar essa transição com sucesso, precisa dar um passo de cada vez, oferecendo ao seu time tempo suficiente para se adaptar.

Ou seja, comece aos poucos, solicitando aos gestores que compartilhem com seus times pequenas responsabilidades, decisões, problemas e consequências, entre outros princípios que ajudarão a criar um ambiente no qual os potenciais líderes poderão naturalmente assumir esse papel. Assim, é possível observar a maturidade dos colaboradores, suas habilidades e, até mesmo, identificar aqueles que necessitam de um maior apoio ou mentoria

2- Estimule um ambiente colaborativo

Outro ponto importante na aplicação da liderança compartilhada é estabelecer uma política de comunicação aberta na qual a opinião dos colaboradores seja encorajada por seus gestores. Pois, nesse modelo de gestão, todos devem ter a oportunidade de avaliar decisões estratégicas, planos e demandas, independentemente do nível hierárquico. 

Uma boa maneira de estimular esse ambiente mais colaborativo em seu escritório é adotando práticas, como as reuniões daily meeting com os gestores e os times de cada departamento. 

Caso você não conheça, daily meeting , nada mais é que, uma reunião diária focada em discutir o que foi feito no dia anterior e, assim, traçar um plano para o dia que se inicia. Conhecida como uma das facetas da metodologia ágil, ela foi desenvolvida para ser uma ferramenta de acompanhamento, comunicação e incentivo à criatividade e interação das equipes. O objetivo é manter todos informados sobre as atividades em andamento e permitir a colaboração dos times em diferentes soluções. Dessa forma, eles podem construir relações estratégicas que serão de grande ajuda para alcançar objetivos comuns da organização. Além disso, ela estimula a troca de ideias que podem trazer melhorias e inovações ao escritório. 

3- Reconheça os esforços

Quando você está criando uma cultura de liderança compartilhada, é importante encontrar maneiras interessantes de mostrar apreço pelos esforços da sua força de trabalho.

Por exemplo, se um membro da equipe sugeriu algo que deu certo, que tal comunicar esse sucesso ao restante do escritório? Seus colaboradores precisam enxergar o reconhecimento de suas ações e, mais do que isso, a vantagem de assumir novas responsabilidades e colaborar com uma gestão mais participativa.  

Outras formas de reconhecer os esforços do seu time na liderança compartilhada, são:

  • Implantando suas ideias
  • Elogiando publicamente;
  • Apoiando suas decisões;
  • Acolhendo quando necessário.

4- Crie uma cultura de feedback

Estabelecer uma cultura de feedback é outra peça fundamental da liderança compartilhada, pois, principalmente no início dessa transição de gestão, seus colaboradores precisam saber se estão ou não no caminho certo. Caso contrário, podem ficar desmotivados e, até mesmo, desconfortáveis para tomar atitudes e decisões. 

Portanto, invista nesse retorno, mas, essencialmente, em suas boas práticas. Ou seja, sempre tenha dados, exemplos e informações para validar o seu feedback, ainda mais se ele for negativo e evite avaliações generalizadas, coloque sempre o máximo de detalhes possíveis no seu comentário para torná-lo transparente e objetivo. Além disso, ofereça sempre conselhos acionáveis, afinal, não faz sentido criticar uma ação, se você não disser ao colaborador como ele pode melhorar. 

Outra dica para tornar o feedback ainda mais eficiente é apostar no método 360°, no qual o colaborador também pode oferecer um feedback ao seu gestor e a você, como líder. Isso irá te ajudar a entender se existem pontos de melhoria na liderança compartilhada de acordo com a percepção do colaborador e como ele acredita ser possível ajustá-las.

5- Meça os resultados

Por fim, para entender se a liderança compartilhada tem produzido resultados positivos em seu escritório é importante usar bons KPIs para acompanhá-la.

A criação de um bom conjunto de indicadores podem te ajudar a identificar como a liderança compartilhada tem caminhado em seu escritório em relação ao seu objetivo. Sem eles, determinar o sucesso dessa atividade vira um jogo de adivinhação e essa não é a melhor maneira de avaliar uma mudança como essa. 

Portanto, vale a pena investir em indicadores, com:

Assim, você pode concluir, com base em dados e informações concretas, como está a performance dessa estratégia em seu escritório e se existem gargalos que devem ser ajustados.

Pronto para compartilhar a liderança com seus colaboradores?

Pode ser emocionante e assustador investir na liderança compartilhada em seu escritório. Mas, sem dúvidas, esse é um movimento que vale a pena e pode desbloquear muito mais do potencial de seus gestores, além de estimular seus colaboradores, cujo conhecimento especializado pode ser usado mais amplamente.

No entanto, para colher todos os benefícios dessa estratégia, é importante acertar em sua implantação. Por isso, neste artigo, eu selecionei as melhores dicas para você implantar a liderança compartilhada e ter sucesso a longo prazo com essa nova estratégia. 

Então, bora colocar a mão na massa?

Até o próximo conteúdo!

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