Liderança positiva na contabilidade – 8 ações para colocar essa estratégia poderosa em prática no seu escritório!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais que uma pessoa que se encontra em uma posição hierárquica elevada, o líder é aquele profissional que inspira sua equipe, mantendo-a unida para conquistar resultados cada vez melhores. Assim, quem ocupa esse cargo tem uma missão muito importante dentro da empresa: a de gerar frutos positivos para que resultados incríveis sejam alcançados. Uma tarefa difícil, mas que pode ser obtida com o uso da liderança positiva. 

Liderança positiva é um conjunto de práticas e estratégias que tem como objetivo incentivar o melhor de cada liderado, exaltando e aperfeiçoando seus pontos fortes. O intuito principal desse tipo de liderança é aumentar o desempenho das equipes e, consequentemente, os resultados da empresa. Para isso, ela valoriza, principalmente, as competências, potencialidades, experiências, skills e resultados.

No livro: Liderança positiva para atingir resultados excepcionais, Gilberto Guimarães, professor, escritor e CEO da Paramount, afirma que a liderança positiva engloba tudo aquilo que valoriza os indivíduos e as organizações. Segundo ele, o conceito surgiu como resposta às demandas de empresas modernas. Criando novas estratégias de liderança que contribuem para que gestores liderem suas equipes na busca de resultados com performances extraordinárias.

Ou seja, incorporar a liderança positiva na atmosfera do local de trabalho pode ajudá-lo a impactar, extrair e explorar o melhor de sua equipe. Por isso, neste artigo, iremos aprender um pouco mais sobre esse conceito, conhecer sua importância, vantagens e como aplicá-lo em seu escritório.

Vamos lá?

Quais as características da liderança positiva? 

Como você sabe, um líder tem grandes responsabilidades e, entre as principais estão: comandar, inspirar e estimular seus subordinados. Assim, a liderança positiva surge como um novo modelo de gestão que busca valorizar os pontos fortes dos colaboradores, incentivar o desenvolvimento de suas competências e potencializar resultados. Fundamentada na psicologia, ou seja, no comportamento humano, uma das características da liderança positiva é a de exaltar emoções positivas para, assim, alcançar objetivos. 

Além dessa, podemos destacar outros atributos que fazem da liderança positiva, uma das ferramentas mais importantes de um líder. Liderança positiva na contabilidade – 8 ações para colocar essa estratégia poderosa em prática no seu escritório. Liderança positiva na contabilidade – 8 ações para colocar essa estratégia poderosa em prática no seu escritório. Vamos conhecê-los: 

  • Esperança – Garante aos colaboradores a oportunidade de criar planos e caminhos para que conquistem metas. 
  • Eficácia – Investe-se em feedbacks e ações de encorajamento social, reconhecendo quem entrega bons resultados e incentivando, acompanhando e mantendo-se disponível para aquele que não entrega uma boa performance. 
  • Resiliencia – Pratica a resiliência e inspira seus colaboradores a fazerem o mesmo. 
  • Otimismo – Otimista mas não alienado. Reconhece suas dificuldades e problemas e a forma como lida com eles é o que o torna diferente, aceitando que culpar os outros não é uma solução.

4 Benefícios da liderança positiva

Além do aumento da produtividade, refletindo na melhora dos resultados e performance do escritório, a liderança positiva também traz outros benefícios.

Vamos conhecê-los:

Alta performance

O resultado da valorização das competências de um colaborador é o aumento de sua performance em relação às demandas e tarefas desenvolvidas por ele. Ou seja, com a liderança positiva os objetivos da empresa passam a ser batidos de forma mais consistente, com uma equipe mais motivada e engajada, produzindo mais, com mais qualidade.

Alcance dos objetivos organizacionais

A liderança positiva aproxima os liderados do líder e, consequentemente, da empresa. Isso o ajuda a ter um entendimento mais claro de quais são os objetivos do escritório e como usar suas qualidades para alcançá-los. 

Retenção dos melhores talentos

Com toda valorização, motivação e satisfação que a liderança positiva é capaz de promover, os colaboradores conseguem ter perspectivas de crescimento aliadas a um bom suporte e apoio de seu líder. Isso faz com que eles se sintam satisfeitos com o ambiente de trabalho e queiram ficar, aumentando a retenção de talentos e diminuindo os índices de turnover

Saiba como aplicar a liderança positiva no seu escritório em 8 passos!

Vamos colocar a liderança positiva em prática? Abaixo estão 9 passos para você começar! 

1- Promova o humor

Uma pesquisa realizada pelo Dr. Daniel Goleman, jornalista científico e escritor,  sugere que, de 20 a 30% do desempenho de um colaborador é determinado pelo seu humor. Ou seja, quando eles experimentam emoções positivas, como alegria, interesse, orgulho, admiração e gratidão, por exemplo, isso ajuda a ampliar suas mentes e a pensar com mais criatividade e colaboração.

Assim, você pode aplicar essa ideia à maneira como realizam suas reuniões de equipe. Por exemplo, para te ajudar a começar ou terminar essas reuniões com o espírito certo, que tal injetar um pouco de positividade com um vídeo engraçado relacionado ao trabalho contábil ou compartilhando uma história de gratidão de algum de seus clientes

Isso não significava evitar conversas difíceis, apenas que, neurologicamente, vocês estão em um lugar melhor para lidar com esses desafios.

2 – Seja um exemplo

Uma equipe tende a refletir exemplos e não ordens, por isso, na liderança positiva, o líder precisa ser o exemplo. 

Portanto, tente sempre agir de acordo com o que você espera de seus colaboradores e procure demonstrar as qualidades que você acredita que são valiosas para empresa, como lealdade, honestidade, iniciativa, entre outros.

Assim, antes de ter uma reação ou tomar uma atitude com seus colaboradores, pense: isso pode trazer algum resultado positivo? Será um bom exemplo para minha equipe? Se a resposta for negativa, pare e repense se é nesse padrão que você deseja moldar seus colaboradores. 

3- Mantenha um bom relacionamento com seus liderados

Um líder positivo é, antes de qualquer coisa, um ser humano que deve saber se relacionar de maneira positiva com seus liderados ou, em alguns casos, com seus chefes. 

Dessa forma, quando um líder demonstra uma atitude positiva em relação a quem está, hierarquicamente, acima dele, ele influencia seus liderados a assumirem uma postura mais amigável com sua liderança. 

Apoio e respeito mútuo entre as pessoas, independente do cargo, é essencial para manter o nível de motivação e satisfação na empresa. Assim, a partir de emoções e atitudes positivas, como a compreensão, otimismo, gratidão e senso de pertencimento, prosperam no ambiente e os relacionamentos se tornam mais saudáveis automaticamente.

Portanto, como foi dito acima: sempre que possível, pratique a liderança pelo exemplo!

4- Facilite a comunicação 

A comunicação é uma habilidade essencial para uma liderança positiva e ela jamais deve apresentar ruídos ou falhas. 

Portanto, seja sempre claro com seus liderados, transmita as informações de maneira precisa e articulada, procure deixar claro seus objetivos e expectativas e, se possível, encontre meios de tornar essa comunicação mais facilitada. 

Para isso, você pode apostar em canais de comunicação gratuitos como Slack, Google Chat, Staff Connect, entre outros. Qualquer meio que facilite e aumente o acesso dos seus colaboradores a você, já será fundamental e importante. 

5- Conheça seus colaboradores

Parte da liderança positiva é conhecer seus colaboradores, por isso, é essencial dedicar um tempo para entender os pontos fortes de sua equipe. Além é claro, das coisas que gostam e que fazem bem. 

Para isso, você pode realizar uma pesquisa com perguntas como: qual área do mercado contábil você gostaria de se especializar? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Você gosta do departamento que trabalha ou sente que poderia se desenvolver melhor em outro? Após isso, sente-se, individualmente, com eles e ofereça um feedback efetivo sobre cada ponto do questionário. 

Lembre-se que, na liderança positiva, é fundamental exaltar e incentivar os pontos fortes de cada um de seus colaboradores e, para isso, é preciso conhecê-los com profundidade. 

6- Compartilhe o poder de decisão

Existe uma grande diferença entre liderança microgerenciadora e uma liderança positiva. Enquanto a microgerenciadora dá ordens e centraliza as decisões e responsabilidades da empresa em uma só pessoa, a positiva compartilha o poder com a equipe, dá autonomia e deixa claro que todos são importantes para o processo de trabalho e para as decisões do escritório.

Por isso, na liderança positiva é fundamental compartilhar e oferecer aos colaboradores o poder de, realmente, colaborar com a empresa, das pequenas às grandes decisões. Isso faz com que eles se sintam valorizados e se tornem mais motivados, autogerenciáveis e parte do todo.  

7- Assumir a responsabilidade

Na liderança positiva, ao invés de achar culpados quando as coisas saem errado, o líder assume a responsabilidade e demonstra capacidade de lidar com imprevistos e obstáculos. Identificando o problema e se concentrando em encontrar uma solução, ao contrário de perder tempo procurando um culpado.

Ou seja, os líderes positivos não atacam as pessoas, eles atacam os problemas, o que, consequentemente, estimula a equipe a fazer o mesmo. 

8- Capacidade de ouvir e encorajar

Um líder que exerce a liderança positiva, sabe que, para ser ouvido por seus colaboradores é preciso, primeiro, saber ouvi-los atentamente. Assim, o líder conquista lealdade, respeito, demonstra preocupação com seus liderados e ainda consegue enxergar, de forma macro, tudo o que está acontecendo em seu escritório pela visão do colaborador. E isso inclui dificuldades individuais, insatisfações e até feedbacks com sugestões de melhoria.

Além disso, na liderança positiva, o líder também encoraja todos ao seu redor, o que ajuda a criar um ambiente inovador e aberto a novas ideias.

Pronto para colocar a liderança positiva em prática?

Depois de ler este conteúdo, você enxerga a liderança positiva como o melhor caminho para elevar a performance da equipe e, consequentemente, o desempenho da empresa? 

Espero que sim, pois esse era o objetivo, mostrar que ela pode promover o crescimento contínuo e simultâneo do escritório e dos times. 

Neste contexto, diante de tantas vantagens e impactos favoráveis que a liderança positiva pode trazer para o seu escritório, não perca tempo e coloque-a em prática, agora mesmo, seguindo as dicas deste artigo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados