fbpx

Se você abriu esse conteúdo é sinal de que está interessado em entender porque ter um logo para a sua empresa contábil é tão importante  e, até mesmo, pegar algumas dicas de como você pode criar o seu certo?

Se você abriu esse conteúdo é sinal de que está interessado em entender porque ter um logo para a sua empresa contábil é tão importante  e, até mesmo, pegar algumas dicas de como você pode criar o seu certo?

Pois se sua intenção é essa, você veio ao lugar certo, porque vamos sim te ajudar com isso!

Mas antes, preciso te perguntar uma coisa: você sabia que o logo é apenas uma peça de um projeto muito maior chamado Identidade Visual”?

Então, para te trazer informações ainda mais completas, vamos falar não apenas sobre a importância de ter um logo contábil, mas também sobre como é importante pensar em toda a identidade visual do seu escritório de maneira geral!

Vamos lá?

O que é Identidade Visual

Para começar, vamos entender melhor o que, exatamente é isso de “identidade visual”.

Um projeto de identidade visual serve para definir as cores, a tipologia e demais padrões e elementos visuais que serão utilizados nos materiais de apresentação e divulgação do seu escritório. 

Isso inclui o seu site, os posts das suas redes sociais, seu cartão de visitas, os timbres dos seus documentos, suas propostas comerciais e, até mesmo, a fachada da sua empresa contábil. 

Tudo deve estar com o mesmo padrão visual para que sua empresa seja reconhecida facilmente. Inclusive, é para isso que serve um manual de marca.

O que é um manual de marca?

Um manual de marca é exatamente o que o nome sugere: um manual para ajudar a sua equipe e parceiros a aplicar a identidade visual da sua empresa contábil da maneira certa, para que ela nunca se perca.

Vamos supor que você precise fazer um banner para colocar na porta do seu escritório e anunciar algum serviço. Com um manual de marca bem estabelecido, não há riscos de que a gráfica troque as cores ou a tipologia da sua marca, sem aviso, e descaracterize a identidade visual da sua empresa contábil.

Como construir minha identidade visual?

Conheça sua marca

Definir que cores e demais elementos utilizar na sua identidade visual exige um trabalho prévio.

Para isso, você deve primeiro entender sua marca e ter uma ideia clara do que a torna única. Somente assim você poderá escolher a identidade visual e o logo que melhor complementa e completa a imagem que seu escritório deseja passar. 

Algumas perguntas podem ajudá-lo a se aprofundar nessa descoberta: 

  • Por que comecei este negócio? 
  • Quais são as crenças e valores mais importantes para nós como empresa? 
  • O que fazemos de melhor? 
  • O que nos torna especiais? 
  • Se pudéssemos descrever nossa marca em três palavras, quais seriam? 
  • Quais são as três palavras que gostaríamos que nossos clientes usassem para nos descrever? 
  • Quem eu quero atender?
  • Que tipo de problemas eu resolvo?
  • O que meu cliente ganha ao se relacionar comigo
  • Qual a missão, os valores, pilares e essência do meu escritório?
  • Que tipo de sensação eu quero passar com a minha identidade visual? Confiança? Agilidade? Modernidade?

Uma boa forma de fazer isso é promovendo um brainstorm com a sua equipe. Com certeza eles vão te ajudar a levantar boas ideias e, depois que refletir sobre tudo isso, vai ficar muito mais fácil traçar suas primeiras propostas. 

Busque inspiração

  • Avalie a concorrência 

Uma ótima maneira de ter ideias é verificando o que sua concorrência está fazendo. Confira o que já funciona para o segmento do seu público-alvo e o que você deve evitar neste processo. 

Pense sobre o que a diferencia de você e como pode enfatizar essa diferença através do seu logo para contabilidade. 

Se todas as contabilidades estiverem monocromáticas, por exemplo, que tal apostar em algo mais emocionante? Se todo mundo é tradicional, ser diferente pode atrair a atenção.  

  • Monte um quadro de visualizações 

Você é uma pessoa mais visual? Talvez um quadro de ideias possa ser a ferramenta perfeita para sua inspiração. 

Você pode criá-lo com recortes de revistas, fotos ou qualquer tipo de imagem impressa, ou de forma digital com imagens do Pinterest ou Shutterstock

Colete imagens que te façam sentir atraído e que você sinta identificação com o seu negócio: outros logos, combinações de cores, ilustrações, gráficos… Solte sua imaginação sem medo!

Você verá que seu quadro de visualizações, assim como o brainstorm, te levarão um caminho mais claro para definição da sua identidade visual.

Escolha bem suas cores

As cores podem ter muitos significados e a psicologia por trás delas é complexa, mas, para ser breve, podemos dizer que cada cor têm certas emoções e ideias associadas a elas. 

Vamos entender melhor como funcionam as principais cores utilizadas em um logo para contabilidade: 

  • Vermelho: significa emoção, paixão e fúria. É uma ótima opção se o seu público alvo são empresas jovens, por exemplo. 
  • Laranja: é muito menos usada do que o vermelho, mas é igualmente energética. Esta é uma cor vibrante, revigorante e divertida. 
  • Amarelo: se você quer parecer acessível e amigável, o amarelo é a escolha certa. Emite uma energia alegre e acessível  
  • Verde: o verde é extremamente versátil e pode passar um ar de paz e tranquilidade. 
  • Azul: o azul é uma escolha muito clássica. É calmante, fresco e simboliza confiabilidade e maturidade. 
  • Roxo: o roxo pode ser o seu bilhete para ter uma aparência luxuosa. Dependendo da tonalidade, o roxo pode ser misterioso. 
  • Marrom: o marrom pode parecer uma escolha de cor estranha no começo, mas funciona perfeitamente para logos com design vintage, robustos e masculinos.  
  • Preto: se você procura um visual elegante, moderno e luxuoso, o preto será uma ótima opção. Um logo minimalista em preto e branco é o caminho a seguir, se você quiser mantê-lo simples. 
  • Branco: você quer que seu logo pareça limpo, moderno e minimalista? Use muito branco. Como uma cor neutra, funciona em combinação com todas as outras cores. 
  • Cinza: cinza é a cor definitiva se você deseja obter uma aparência madura, clássica e séria. Tons mais escuros parecem misteriosos, enquanto tons mais claros são mais acessíveis. 

É claro que você não precisa usar um logo para contabilidade monocromático usando apenas uma cor. É possível combinar mais de uma cor, só é preciso um cuidado especial na hora de fazer isso.

Para escolher cores que funcionam bem juntas, dê uma olhada como misturá-las: 

  • Cores complementares estão diretamente em frente uma da outra na roda de cores. Eles destacam o melhor das duas cores e criam uma aparência muito dinâmica. 
  • Cores análogas – Se você deseja que as cores do seu logotipo sejam harmoniosas, elas funcionam bem juntas. 
  • As cores triádicas são desenhadas a partir de três seções iguais na roda de cores. Escolha estes para um efeito estimulante e ousado. 

Um site legal para você testar combinações é o gerador de paleta de cores da Adobe. Você pode selecionar o tipo de combinação no menu ao lado esquerdo da tela e arrastar o mouse sobre a tela para criar infinitas possibilidades.


3 – Defina sua tipografia 

Existem alguns tipos básicos de fontes com as quais você pode trabalhar para dar uma aparência única a sua identidade visual

  • Com Serif 

 As fontes com serifa podem fazer com que seu logotipo pareça clássico e sofisticado. Serifas são os pequenos “pés” no final das letras, que os fazem parecer um pouco mais fino. São versáteis e ficam ótimos em qualquer tipo de design.

  • Sem serifa 

As fontes sem serifa são perfeitas para uma aparência moderna e limpa. Eles não têm os pezinhos das fontes serif, e isso as faz parecer elegantes e simples. Isso funciona muito bem para escritórios modernos. 

  • Script 

As fontes de script lembram manuscritos. De fontes caligráficas elegantes a scripts são relaxadas e práticas e possuem uma enorme variedade.

  • Exibição 

As fontes de exibição são decorativas altamente estilizadas e realmente chamam a atenção. Sua tipografia pode se tornar realmente poderosa quando você combina fontes diferentes de logo.  

E quanto ao logo contábil?

Ok, você chegou até aqui querendo saber sobre logo contábil, então já deve estar ansioso para saber quando vamos começar a falar disso, não é mesmo? 

Pois calma, que esse momento chegou!

O logo nada mais é que a estrela da sua identidade visual. Acho que podemos dizer que, se sua identidade visual fosse uma conta em uma rede social, o logo seria a foto de perfil. Você aceitaria uma solicitação de amizade de um perfil sem foto?

Vou explicar melhor: um negócio é como um namoro: um dos principais objetivos é atrair o cliente certo e fazer com que ele se apaixone pela empresa. Então, pense no logo para contabilidade como a sua imagem de perfil mesmo, será ela que te  tornará interessante ou não para o público-alvo.  

Seu logo é como a primeira impressão que o público terá de sua empresa e pode causar impactos negativos não ter um. Sendo assim, ter um logo para contabilidade é essencial. Ele não tem só o poder de comunicar seu propósito, mas representar exatamente sua essência e te destacar e diferenciar de outros escritórios. 

Por isso, podemos dizer que o logo tem como função: 

  • Identificar a empresa para o mercado; 
  • Diferenciá-la da concorrência; 
  • Protegê-la de imitadores; 
  • Deixar claro o seu posicionamento para o público; 
  • Ressaltar seus diferenciais. 

Além disso, posso listar aqui mais uma série de funções e vantagens do logo contábil: 

1- Oferece reconhecimento 

O logo é o que as pessoas notam quando olham para uma empresa, lembra daquele ditado que diz “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Quando falamos de marca e representação, esse ditado está mais que certo. 

Ter um logo para contabilidade, forte e memorável ajuda a sua empresa a ficar na mente do seu público e isto beneficia o seu negócio. Quanto mais cativante e representativo for o seu logo, mais ele poderá dar o reconhecimento e destaque que merece. 

2- Transmite sentimento  

Um bom logo, que utiliza as cores de maneira inteligente, ajuda as pessoas a se identificarem e se apaixonarem por sua empresa. Quando você faz uso desse elemento, pode inspirar seu público, não apenas para comprar, mas para entender o que de fato sua empresa representa. 

3- Influencia seu resultado 

Como um logo passa profissionalismo, fazer uso desse item pode tornar seu escritório uma opção “top of mind” para seu público, pois eles se lembrarão de sua empresa de maneira espontânea sempre que seu segmento for citado. 

Por isso, criar um bom logo para sua contabilidade ajuda a garantir uma conexão única com o seu público-alvo, alterando e melhorando a percepção dele, gerando assim novas oportunidades de negócios. 

4- Mostra o seu diferencial 

Um logo para contabilidade que passe os valores e objetivos de sua empresa para o público, pode ser o seu  grande diferencial. 

O logo construído com conceito e inteligência de acordo com o propósito da sua empresa é o primeiro passo para o seu crescimento. Pois, a associação do seu cliente ao seu escritório, pela regência de um logo, é imprescindível para difundir seu negócio, além de torná-lo mais valioso. 

Quais as características de um bom logo para contabilidade?

Agora vamos falar na prática: o que um logo contábil precisa ter para ser efetivo?

Um logotipo serve para identificar a sua marca de longe, ou seja, o público precisa ser capaz de entender a mensagem que você quer passar com o seu logo na primeira olhada. Por esse motivo ele deve ser simples e objetivo.

Isso significa que ele não pode ter muitas cores, elementos ou texto e não pode ser passível de interpretações.

Um bom logo para contabilidade é imediatamente reconhecível, reflete a mensagem do seu escritório e o destaca. Ele é profissional e se encaixa perfeitamente em sua identidade, além de funcionar em qualquer tamanho e em qualquer lugar em que você queira usá-lo. 

Um bom logo deve ser: 

  • Único e distinto; 
  • Memorável; 
  • Atemporal; 
  • Funciona em qualquer tamanho e em qualquer lugar; 
  • Reflete a identidade da sua marca. 

Aqui estão algumas perguntas gerais a serem feitas quando o logo estiver quase pronto:  

  • Você pode dizer o que é? As pessoas saberão o que sua empresa faz? 
  • Simples e memorável? Seus clientes poderão se lembrar disso? 
  • Versátil? Pode ser aplicado a todas as necessidades da sua marca? 
  • Atemporal ou você teria que fazer um redesenho em alguns anos? 
  • Único? Isso o diferencia dos seus concorrentes? 
  • Isso agrada ao seu público-alvo? 

O que evitar ao criar um logo para contabilidade 

Existem algumas armadilhas comuns que esperam por você ao criar seu logo. Aqui estão algumas dicas sobre o que não fazer: 

  • Não ceda aos clichês. Não é por que você é um contador que precisa, necessariamente, ter no logo o símbolo da contabilidade
  • Não faça algo muito complicado. Simplicidade é a chave para um logo para contabilidade memorável e imprimível; 
  • Tente não ficar muito na moda. As tendências são fantásticas, mas podem não deixar seu logo atemporal. 

Tipos e estilos de logos contábeis

Só falando fica complicado de explicar, então vamos recorrer a exemplos visuais. Vou deixar alguns tipos e estilos para você se inspirar:

Tipos:

  • Monograma 

Os logos monogramas podem ser ótimos para otimizar o logo para contabilidade, especialmente se o nome do seu escritório for muito longo ou difícil de lembrar. 

Muitas empresas optam por seguir suas iniciais, basta pensar na HP, CNN ou BMW. Os monogramas podem ser ótimas para logos minimalistas.

  • Palavras  

Logos com palavras são uma maneira muito direta de usar o nome da empresa como um logotipo. Se você tem um ótimo nome para o seu escritório, essa pode ser a maneira perfeita de colocá-lo em primeiro plano. 

  • Símbolos 

São imagens iconográficas facilmente reconhecíveis e que representam sua marca de forma bem visual. Se optar por esse, escolha um símbolo que crie uma conexão única com a o seu escritório. Muitas vezes, eles são combinados com um logo de palavra, como a Apple, por exemplo.


Estilos:

  • Clássico 

Os logos da moda são divertidos e emocionantes, mas podem parecer desatualizados rapidamente. Um estilo clássico pode oferecer melhor poder de permanência e ajudar você a atingir um público mais amplo. Essa estética o mantém simples e não se aventura em paletas de cores, gráficos ou fontes malucas. Um estilo clássico pode dizer às pessoas que você é confiável e pé no chão. 

  • Retrô ou vintage 

Há uma razão pela qual o design vintage e retrô está em tendência há algum tempo. Eles lembram instantaneamente o passado e evocam sentimentos românticos de nostalgia. Um logo para contabilidade com design vintage, informa aos clientes que a história é importante para você e que todo o seu serviço é feito corretamente. 

  • Moderno e minimalista 

As empresas costumam escolher um estilo limpo e minimalista para comunicar como são modernas. Esse estilo usa muito espaço em branco, detalhes mínimos e linhas simples, geralmente resultando em logos elegantes e reduzidos. Um estilo minimalista e moderno mostra a seus clientes que sua marca está atualizada. 

E aí, qual combina mais com a personalidade da sua empresa contábil? Não fique só nesses exemplos não! Abra o Google Imagens e busque mais e mais ideias para colocar no seu quadro!

Chegou a hora de por a mão na massa e criar sua identidade visual e seu logo contábil

Agora que você entende muito mais sobre identidade visual e o que considerar na hora de criar o seu, chegou a hora de tornar tudo isso realidade.

Existem algumas maneiras de obter um logo para contabilidade, então você deve considerar qual delas melhor lhe convém. 

Se aventurar por conta própria? Chamar uma Agência? Um freelancer? Criador de logo online? Preços diferentes vêm com qualidades diferentes e todas as opções têm seus prós e contras.  

Se você quiser tentar sozinho, pode experimentar alguns sites com presets e modelos pré-prontos como o Canva, por exemplo. 

Os prós dessa opção é que você poderá fazer tudo da forma que bem entender e não gastar nenhum dinheiro. Já os contras são que você pode acabar se atrapalhando e criando um logo amador. Além disso, como os elementos disponibilizados nesse tipo de site são os mesmos para todos os usuários, você pode acabar com um logo muito parecido com o de outra empresa.

Agora, se você optar por contratar um profissional, é importante passar um briefing muito completo do que você quer.

Se você fizer tudo o que recomendamos lá no início deste artigo, que é entender a essência da sua empresa, pesquisar referências e estudar sobre cores e fontes, por exemplo, você já vai ter muito material para passar para o profissional que você escolher para tirar esse projeto do papel.

Certifique-se de explicar minuciosamente a personalidade do seu escritório, quem é seu público e o que você quer transmitir com a sua identidade e o seu logo contábil. Enfim, forneça o máximo possível de informações para que eles possam criar algo realmente único para o seu escritório. 

Fornecer comentários detalhados e claros é o que dá ao designer uma compreensão do que você gosta. Pode parecer óbvio, mas é verdade: o melhor design acontece quando você e seu profissional trabalham juntos. 

Além disso, lembre-se também de estar e aberto e ser flexível ao sugestões. Lembre-se a pessoa ou agência que você escolheu é profissional e terá muito mais experiência para dizer o que faz um bom logo para contabilidade

Agora que você sabe como criar um logo para contabilidade, o que vem a seguir? 

Depois de criar sua identidade visual e seu logo para contabilidade, você tem a base ideal para todo o material de marca que seu escritório precisa. Sejam cartões de visita, papel timbrado, marca d’água, assinatura de e-mails, entre outros.  

Seu logo para contabilidade será o ponto de partida para uma versão mais profissional e confiante do seu escritório. Com ele, seu negócio estará pronto para mostrar ao mundo sua personalidade, propósito e assim conquistar novos clientes!