4 dicas para melhorar a comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil

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A comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil é essencial para que os processos fluam, não é mesmo? Qualquer mensagem não transmitida corretamente pode demandar muito mais trabalho e preocupação em qualquer nível departamental. A comunicação é uma das funções organizacionais que ajuda uma empresa a se manter eficiente e produtiva. Uma das formas mais importantes de comunicação organizacional é a comunicação interdepartamental. A importância da comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil torna-se mais evidente quando essa comunicação é falha.

A implementação de políticas para fortalecer a comunicação interdepartamental ajuda a destacar sua importância e a manter um fluxo eficiente de informações. Nesse artigo iremos apresentar 4 dicas para melhorar a comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil, começando a seguir:
 

1. Incentive sua equipe à participar

 
Pode ser difícil para os membros da sua equipe sentir-se empenhados em um novo projeto. Se eles não tiverem a visibilidade ou a compreensão de como afetam o futuro do seu escritório contábil, dificilmente estarão motivados a colaborar com outros departamentos.

Dê a sua equipe uma visão integral do que acontece no seu negócio e coloque um objetivo em comum. Incentive o compartilhamento de informações em torno desses objetivos.

Isso pode ser realizado com uma reunião inicial e convidando toda sua equipe para participar. Ajude seu time a ficar mais comprometido. De acordo com pesquisas recentes estima-se que o desengajamento dos funcionários tenha elevados prejuízos para a empresa e para a economia em geral.

Outra maneira de melhorar comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil é ancorar o trabalho da sua equipe em um contexto maior e elaborar feedback para que os funcionários saibam o impacto de suas contribuições.

Quando as equipes são guiadas por uma visão comum e compreendem como seu trabalho pode impactar o resultado final, eles se sentem mais comprometidos e consequentemente, a comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil flui melhor.


Saiba mais: Como feedbacks melhoram a produtividade do seu escritório contábil.


2. Cultive a Empatia

 
Contador, ajude seus funcionários a entenderem as restrições e os desafios enfrentados pelos diferentes departamentos e diferentes pessoas. Cultive uma curiosidade saudável para ajudá-los a aprender sobre o trabalho uns dos outros e até mesmo apresentar idéias sobre como a equipe pode melhorar.

É importante estimular uma cultura de empatia entre todos do seu escritório. Isso melhora a comunicação entre as pessoas e departamentos.


3. Transmita confiança

 
Toda comunicação precisa ser eficiente. Quando ela acontece entre os departamentos a confiança dos colaboradores na organização aumenta.

Os departamentos confiam uns aos outros para fornecer informações precisas. E isso torna os processos no seu escritório mais ágeis e com uma dinâmica melhor.

A confiança facilita a comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil.

Impactando o cliente: Quando a comunicação interdepartamental é fraca, o serviço ao cliente tende a ser ruim. Alguns erros podem acontecer e gerar insatisfação no cliente.

Para garantir o fluxo de negócios, você, contador, precisa estar atento a qualidade no atendimento ao cliente. Quanto mais a comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil estiver engajada, mais clientes podem ser devidamente atendidos e o serviço ao cliente melhora. 


4. Reorganize seu escritório contábil

 
Uma das melhores maneiras para você valorizar a comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil é reorganizar a forma como foi projetado. Muitos escritórios utilizam partições, que por exemplo, podem isolar os funcionários e prejudicar a comunicação.

Reorganizar seu escritório para torná-lo mais “aberto” no design ajudará a abrir as comportas para comunicação e colaboração, e pode tornar o espaço mais agradável para trabalhar.

A comunicação, de forma geral, engloba diversas maneiras de fazer-lá, as vezes a verbal não é a mais eficiente. Isso depende muito da cultura organizacional do seu escritório e como você gerencia ele.

Um boletim interno é uma excelente ferramenta para assegurar que todos os funcionários estejam envolvidos em acontecimentos recentes, sejam eles pequenos ou monumentais. Normalmente, os boletins informativos internos funcionam melhor quando são enviados semanalmente, mas você pode experimentar outras frequências.

Explorando com atenção essas informações desse artigo, você perceberá que a comunicação entre os departamentos do seu escritório contábil é um elemento fundamental para que seu escritório cresça internamente, com isso, consolide os processos internos, conquiste mais clientes, fidelize os que já existem e cresça de forma permanente.


Saiba mais: 6 dicas para melhorar a comunicação interna do seu escritório contábil.

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