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Se engana quem pensa que se destacar no mercado contábil tem a ver somente com a entrega de um amplo leque de serviços.

Em um cenário cada vez mais competitivo a especialização tem sido extremamente valorizada e, além disso, é preciso considerar outros fatores. Aliás, é sobre isso que falaremos nesse post.

Se você deseja ganhar market share e se destacar dos principais concorrentes, continue lendo e descubra o que seus concorrentes provavelmente deixam de fazer e saia na frente.

Você verá desde dicas sobre prospecção de clientes a benefícios oferecidos pela tecnologia que você não deve recusar.

Se venda como o melhor (e seja)

Quem atua na área contábil sabe o quão complexo é exercer essa profissão em um dos países mais burocráticos do mundo. São inúmeros impostos e taxações e a cada mês novos tributos surgem. Com isso é extremamente importante buscar atualizações profissionais.

Além disso o mercado tem exigido novas demandas contábeis e as empresas que desejam se destacar devem estar aptas a exercê-las. Por exemplo, gestores têm enxergado os contadores como peças essenciais para auxiliá-los em tomadas de decisões principalmente quando se trata de investimentos, cortes de gastos, etc.

Por isso é essencial buscar por cursos extensivos e capacitações que deem o preparo necessário para atuar nos mais diversos segmentos contábeis. Mas cuidado! Conhecer um pouco de tudo nem sempre é mais vantajoso do que se aprofundar em um nicho de mercado. Além disso, conhecimento sem prática pode trazer frustração, trás aquela sensação de que se poderia fazer muito mais do que é feito de fato.

Isso inclui compartilhar esse conhecimento. Incentive os colaboradores a trocarem conhecimento entre si e participe do processo também. Um time que aprende junto, consegue inovar e se destacar mais facilmente. Uma ideia é sugerir workshops internos para que cada membro compartilhe com o resto da equipe um conhecimento específico.

Avalie também o segmento que deseja atender e capacite-se para ser o melhor naquele setor. Os clientes tendem a confiar muito mais em empresas especialistas e que conseguem demonstrar profundo conhecimento em determinado ramo contábil.

Quem você contrataria, uma empresa especialista em tecnologia da informação voltada para escritórios contábeis ou outra que atendesse o mercado de forma abrangente? E falando em tecnologia…

Saiba mais: 5 erros chocantes que matam seu controle de tarefas contábeis

 

Modernize-se

Para ser sincero, se seu escritório não possui intimidade com as novas tecnologias disponíveis, seu espaço no mercado contábil pode estar com os dias contados.

Não é mais questão de diferencial, utilizar softwares na execução de processos contábeis é o mínimo que se espera de uma empresa que queira estar acima da média nos dias atuais.

Além disso, utilizar sistemas de gestão de tarefas que facilitem o relacionamento com os clientes e permitam a automação de tarefas permite que seu escritório consiga multiplicar a produtividade sem deixar de entregar com qualidade.

Muito pelo contrário, a agilidade será uma constante e isso certamente o diferenciará no mercado contábil.

Alguns softwares de gestão de tarefas possuem armazenamento em nuvem, o que significa que toda a informação de seus clientes poderá ser “guardada” em ambiente extremamente seguro e passível de permissionamento de acessos, ou seja, somente pessoas autorizadas poderão visualizar ou modificar essas informações.

Além disso, esses softwares contam com áreas do cliente, espaços onde você e seus clientes podem disponibilizar arquivos para e-mail, trocar mensagens, ou seja, resolver os problemas sem ter que mandar uma dezena de e-mails para isso.

Vender essa segurança certamente fará com que seu cliente confie mais nos serviços de sua empresa.

Seja um encantador de clientes

Imagine que sua empresa contábil resolveu conquistar mais espaço no mercado contábil e decidiu investir em uma solução de gestão de tarefas, mas possui pouca afinidade com o universo tecnológico.

Porém, ao contratar a ferramenta, você recebe não só a implantação como um treinamento e a garantia de que você conseguirá extrair o máximo do software.

Todo aquele medo de não conseguir utilizar o software foi logo transformado em motivação ao perceber que a empresa de tecnologia fez questão de tomar sua empresa pela mão e auxiliar em tudo o que fosse preciso. Isso o faria recomendar o software para outras empresas? Imagino que sim.

No mercado contábil é a mesma coisa. Se ao invés de entregar apenas os serviços tradicionais, seu escritório contábil conseguir gerar valor, oferecer soluções capazes de otimizar os resultados do cliente, consultorias estratégicas e relatórios que façam sentido, você certamente encantará seus clientes.

E encantar não só fideliza como ajuda sua empresa a tornar-se referência na região em que atua. Com o tempo sempre que disserem a palavra “contabilidade” seu nome será o primeiro que virá à mente.

E vale lembrar que o marketing boca-a-boca ainda é um dos mais eficientes no sentido de converter com facilidade. Se alguém de confiança recomenda, as pessoas aceitam com mais facilidade. Algumas atitudes que podem encantar seu cliente são:

  • prestar consultoria que ajude na tomada de decisões dos clientes;
  • manter contato frequente com o cliente, ser proativo e não ligá-lo apenas quando tiver algum problema, mas para saber se poderia ajudar em algo mais;
  • fazer webinários para esclarecer algumas dúvidas comuns entre os clientes;
  • oferecer treinamentos;
  • compartilhar material rico por meio de e-mails marketing.

Em buscas rápidas na internet você encontra suporte para realizar todas as ações acima, dicas e ferramentas que facilitarão o processo.

Crie uma vitrine virtual

Ainda falando sobre tecnologia, o Brasil é o país da América Latina que mais utiliza as redes sociais. É bem provável que a maioria dos seus clientes estejam em ao menos uma delas e é por isso que seu escritório também deve estar por lá. Mas não basta criar um perfil em todas as redes sociais populares e deixar que a mágica aconteça.

É preciso estudar o perfil dos seus clientes e avaliar em quais redes eles estão, feito isso você deve investir em conteúdo de qualidade, postagens periódicas que transmitam a essência de sua empresa e façam com que o seu nome se mantenha sempre no ar.

Além de reforçar seu relacionamento com os clientes, as redes sociais podem fazer parte de uma estratégia de marketing para conquistar novos leads e agilizar processos como o atendimento ao cliente.

E aí vai uma dica, poucas empresas contábeis dedicadas ao mercado das PMEs têm uma presença marcante nas redes sociais, quem sabe essa não é sua chance de se destacar no mercado contábil?

A concorrência é cada vez maior e os clientes estão mais exigentes. Por isso para se destacar no mercado contábil você precisa por a mão na massa e revolucionar a forma como atende e conquista seus clientes. Continue lendo nosso blog e encontre outras dicas em relação ao universo contábil.

Saiba mais: Elimine de uma vez os gargalos na comunicação da sua empresa contábil