Meta SMART na contabilidade – O que é e como usá-la para traçar os objetivos do seu escritório de forma clara e assertiva

Otimizar os resultados, aumentar a produtividade, vender mais e melhorar a qualidade e performance das entregas. Esses são os objetivos que a maioria dos escritórios desejam alcançar, não é mesmo? No entanto, para atingi-los é preciso primeiro definir metas claras e assertivas. Afinal, somente assim é possível saber qual caminho seguir para chegar até eles. Mas como criar boas metas? Metas que realmente se alinhem com os objetivos da empresa e, ao mesmo tempo, engajem os colaboradores em busca dos melhores resultados? Uma boa resposta pode ser utilizar a meta SMART. Se você nunca tinha ouvido falar em meta SMART antes ou não sabe exatamente como ela funciona, não se preocupe, você está no lugar certo.

Neste artigo, eu irei falar um pouco mais sobre o assunto, decifrar o significado de SMART e mostrar como você pode aplicar essa estratégia em seu escritório. 

Vamos lá?

O que é meta SMART?

Meta SMART é uma ferramenta que te auxilia na definição de metas inteligentes. Sua característica envolve estabelecer objetivos claros e específicos para o que se deseja atingir. Ou seja, ao invés de resoluções vagas, como acontece na maioria das vezes em que as empresas traçam metas, a metodologia SMART funciona como um roteiro. Isso porque, ela descreve exatamente a direção que se deve seguir para alcançar um objetivo, com marcos claros e prazos definidos.

Posso dizer também, que ela funciona como uma espécie de checklist, no qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos necessários para atingir o resultado desejado. 

Qual o significado do acrônimo SMART?

Sim, smart, em tradução livre, quer dizer inteligente. Porém, na meta SMART, a palavra surge como um acrônimo e cada letra tem seu significado. 

Para que entenda melhor, abaixo eu explico o que significa cada uma delas e como você pode usá-las na definição de suas metas. 

Veja:

S – Specific ou Específica

A primeira letra do acrônimo da meta SMART é o S e refere-se a palavra “specific” ou “específica”, que quer dizer que, para que uma meta seja alcançada é necessário que todos tenham entendimento sobre ela. Ou seja, deve ser específica. 

Por exemplo, estipular que a equipe comercial aumente as vendas do escritório, não é uma meta específica. Isso porque, você não deu nenhum detalhe ao time, prejudicando o entendimento deles e impedindo que um plano eficiente seja criado. Portanto, da forma que a meta foi construída por você, se o time aumentasse as vendas em 2%, mesmo que para isso fosse necessário investir bastante tempo, ela teria sido alcançada, não é mesmo?

Então, para que uma meta seja específica, é fundamental que ela consiga responder às seguintes perguntas:

  • O que eu quero alcançar com essa meta?
  • Quais serão os responsáveis por ela?
  • Como ela será conquistada?
  • Por que ela deve ser seguida?

Agora, vamos pegar o mesmo exemplo anterior e defini-lo de forma específica: 

  • O que eu quero alcançar com essa meta? Aumentar as vendas do escritório em 10%
  • Quais serão os responsáveis por ela? Equipe comercial e equipe de marketing
  • Como ela será conquistada? Definindo uma nova estratégia de prospecção de clientes, com divulgação de conteúdos relevantes e campanhas de inbound.
  • Por que ela deve ser seguida? Queremos aumentar a participação online e aumentar a lucratividade do escritório

M – Measurable ou Mensurável

A segunda letra do acrônimo da meta SMART é o M de “measurable” ou “mensurável”, que diz que, para uma meta ser alcançada, ela deve ser medida.    

Vamos supor que você queira melhorar a satisfação do cliente referente ao atendimento do seu escritório. Para isso, a sua decisão foi investir em um treinamento voltado ao atendimento humanizado para sua equipe. No entanto, você não acompanhou os KPI anteriores e posteriores ao treinamento. Ou seja, nesse caso, você não tem nenhum controle sobre qual foi o retorno do seu investimento, o que é prejudicial para o seus lucros e também não resolve o problema da satisfação.

Por isso, é crucial que toda meta seja mensurável e avaliada a partir de KPI ‘s. Assim, é possível acompanhar o desempenho de todas as ações e investimentos realizados.

Na meta que estamos usando de exemplo, estabelecemos 10% de aumento das vendas. Portanto, para avaliar o desempenho das estratégias, precisamos acompanhar os números.

Para isso, ela deve responder às seguintes questões:

  • Qual é o resultado esperado?
  • Em quanto tempo?
  • Qual métrica será acompanhada?

Trabalhando na nossa meta, teremos:

  • Qual é o resultado esperado? Aumento de 10% nas através da prospecção online
  • Em quanto tempo? 6 meses
  • Qual métrica será acompanhada? Percentual de contratos fechados no período

A- Attainable ou atingível

A terceira letra do acrônimo da meta SMART é o A de “attainable” ou “atingível”. Aqui, ela nos diz o óbvio: uma meta para ser inteligente deve ser atingível, caso contrário não tem sentido criá-la. 

No entanto, alguns escritórios ainda cometem esse erro que, além de ser altamente prejudicial para o negócio, afinal, leva a perda de tempo e dinheiro investindo em uma meta que não será atingível, desmotiva a equipe e gera um forte sentimento de frustração.

Portanto, antes de definir uma meta, analise a realidade do seu negócio e do mercado, verifique a sua capacidade operacional, o histórico do escritório e não esqueça de compartilhar e ouvir a opinião do seu time. Eles são parte fundamental desse processo. 

No caso do nosso exemplo, vamos supor que o time conseguiu atingir os 10% de aumento das vendas em um prazo menor que 6 meses. Por isso, pensamos que seria possível melhorar esse percentual aumentando ele para 40%. 

Porém, pode ser que, depois de colocar as avaliações acima em prática, seguida de um brainstorming com os times, a melhor decisão foi  aumentar o percentual para 25%. Um número mais realista e possível de atingir.

R – Relevant, ou relevante

A terceira letra do acrônimo da meta SMART é o R de “relevant” ou “relevante”. Ou seja, nem todas as metas, mesmo sendo atingíveis, são relevantes e valem a pena serem estipuladas. Determinados objetivos não são relevantes para as necessidades, habilidades ou a realidade atual do seu mercado e seu negócio. 

Além disso, quando você cria uma meta, também define responsáveis por ela e quanto menos relevante ela for, menos motivados ficarão os envolvidos. 

O que eu quero dizer é que, uma meta que não gera efeito para o negócio e nem para as os colaboradores, não será tratada como prioridade. Por conta disso, ela deve ser relevante e precisa ter impacto direto nos indicadores da empresa

Por exemplo, na nossa meta de aumento das vendas em 25%, quando alcançadas, impactarão diretamente os lucros da empresa e, consequentemente, a comissão dos vendedores, o que automaticamente os fará engajados em atingir esse objetivo.

T- Time based ou temporal

A quarta e última letra do acrônimo da meta SMART é o T de “time based” ou “temporal” e é um ponto extremamente importante dessa metodologia. 

Isso porque, qualquer meta traçada deve ter prazo. Se você cria uma e não estabelece um tempo para a sua realização, ele pode ser alcançado em 1 dia, 1 mês, 1 ano e por aí vai. Na meta SMART, é fundamental ter um início, meio e fim, para que tudo aconteça de forma inteligente em prol do seu objetivo. 

Nesse quesito, o nosso exemplo já está correto, pois, desde o começo nós definimos um prazo para a conclusão dele e, mesmo com o aumento do percentual, de 10 para 25%, não houve alteração. 

Vamos ver como ficou a meta SMART que definimos juntos? 

“A equipe comercial e marketing do escritório, devem aumentar as vendas online em 25%, no período de 6 meses. Para isso, a nossa presença online será melhorada através da divulgação de conteúdos relevantes e campanhas de inbound.”

Deu para notar o quanto essa meta é: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal? Pois é, ela segue exatamente os conceitos da meta SMART, fornecendo um roteiro claro de como a equipe deve se empenhar para alcançar esse objetivo. 

Muita informação? Então, confira este infográfico que resume como criar metas SMART:

Pronto para aplicar a meta SMART em seu escritório? 

Neste artigo, vimos que trabalhar com a meta smart te ajuda a definir metas claras, assertivas e objetivas, mantendo seu time produtivo, engajado e motivado a alcançar os objetivos traçados pela empresa. 

E, apesar de parecer complexa em um primeiro momento, seguindo o exemplo que desenhamos juntos aqui, você conseguirá estabelecer a sua meta SMART com facilidade! Basta colocar a mão na massa!

Até o próximo conteúdo!

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