escritorio-contabil-precisa-de-uma-pagin

Com certeza você já deve ter se perguntado se o seu escritório contábil precisa de uma página no Facebook, não é? Afinal, estamos vivendo a era das redes sociais, onde tudo é clicado, postado e compartilhado.

Hoje, além dos perfis pessoais, dividimos espaço nas redes sociais com empresas de diversos segmentos, inclusive, algumas tem feito bom uso das redes sociais, colocando-as para trabalhar a favor da empresa e usando-as como mais uma ferramenta para comunicação, captação de clientes e vendas!

Mas e quanto aos escritórios contábeis? É hora de embarcar nas redes sociais? Considerando todas as particularidades que os escritórios de contabilidade enfrentam com marketing e publicidade, seu escritório contábil precisa de uma página no Facebook?

Vamos responder a essas perguntas ao longo desse artigo!

Quais são os benefícios do meu escritório possuir uma página no Facebook?

Conforme conversamos acima, as redes sociais são a grande febre da atualidade, principalmente o Facebook.

Em 31 de março de 2017 o próprio Facebook lançou uma pesquisa mostrando contar com mais de 1,94 bilhões de usuários, superando em 17% os números correspondentes ao ano de 2016, o que significa claramente que a quantidade de pessoas adeptas do Facebook é gigante, e além do mais, mostra um crescimento consistente que tem impactado e captado cada vez mais pessoas.

Desses incríveis bilhões de usuários, podemos considerar diversos perfis e uma diversidade inimaginável de pessoas. Um dos grandes poderes de uma rede social é exatamente abrigar pessoas diferentes e agradar a todos, isso porque cada usuário faz a sua própria rede social.

Por exemplo, no Facebook você pode personalizar a sua página de acordo com as suas particularidades e seguir páginas/pessoas que se afinam com você e com seus gostos.

Portanto, ao se perguntar se o seu escritório contábil precisa de uma página no Facebook, você deve ter em mente alguns benefícios principais trazidos pelo uso dessa rede social, e a seguir, vou destacar os principais para você:

Comunicar-se com seus clientes – quando você opta por criar uma página no Facebook para o seu escritório contábil, provavelmente seus clientes vão seguir sua página, o que lhe dá o poder de se comunicar com eles, transmitir informações relevantes sobre o seu escritório, produzir conteúdo de valor, enfim, o Facebook se torna um canal de comunicação aberto com os seus clientes e pode inclusive te aproximar deles.

Conquistar novos clientes – como foi dito acima, uma rede social como essa é utilizada por bilhões de pessoas diferentes, e com certeza seu cliente ideal está no meio dessas pessoas, ou seja, você acaba de criar um canal de comunicação para impactar e conquistar novos clientes para o seu escritório. Existe um potencial de atração de clientes muito grande no Facebook, isso porque essa ferramenta lhe oferece diversas opções diferentes de comunicação.

Aumentar a credibilidade do seu escritório contábil – como você sabe, o Facebook é uma rede social púbica onde as pessoas tem o poder de avaliar uma página ou fazer comentários sobre ela, então, acredita-se que uma empresa que opta por criar uma página em uma rede social pública pode ter um certo nível de confiança atribuído a si, afinal, está se expondo em uma rede social pública e está sendo avaliado por pessoas reais.

Aumentará as chances do seu escritório contábil ser conhecido – apesar do Facebook ser mais utilizado para fins de entretenimento, as pessoas também buscam informação e conteúdo, ou seja, existe a possibilidade do seu escritório ser conhecido e reconhecido através das redes sociais.

E então, meu escritório contábil precisa de uma página no Facebook?

Acima falamos sobre os benefícios de possuir uma página no Facebook e o que o seu escritório contábil pode conquistar com isso, mas agora vamos falar sobre o investimento que você precisará fazer para manter a sua página no Facebook, afinal, não basta criá-la.

Depois de conhecer os benefícios e os investimentos, você poderá fazer um balanço particular e decidir se agora é o momento de criar a página do seu escritório!

Quando falamos em investimento não significa que necessariamente você precisará fazer um investimento financeiro, visto que a rede social é gratuita. Investimento nesse caso diz respeito a dois fatores principais:

Investimento de tempo – se você está pensando se o seu escritório contábil precisa de uma página no Facebook, deve ter em mente que criar a página é uma tarefa simples e rápida, mas apenas criá-la não lhe trará nenhum benefício que foi citado no tópico anterior. Para que você consiga explorar o poder dessa rede social, deve fazer um grande investimento em tempo, isso significa que você deverá alimentar a página do seu escritório contábil periodicamente com conteúdos relevantes para os seus clientes e potenciais clientes. O investimento de tempo será aplicado justamente na produção e publicação desses conteúdos, além de um acompanhamento constante da página, pois os usuários costumam interagir com as publicações, comentar e questionar, e é importante que você esteja atento para responder às interações, bem como publicar novos conteúdos.

Investimento em produção de conteúdo – conforme falamos acima, você precisará se dedicar para produzir conteúdo de valor que alimente a página do seu escritório, esse conteúdo é relativo e varia de acordo com o objetivo que você deseja atingir. É claro que você pode compartilhar conteúdos já existente afim de disseminar informação para os seus seguidores, mas é essencial que você produza seu próprio conteúdo original e autêntico. O Facebook é uma rede social extremamente maleável com tipos de conteúdo, ou seja, você pode publicar diversos formatos, exemplo: textos, artigos, imagens, vídeos, testes, etc. Lembrando que o formato do conteúdo é definido de acordo com os seus objetivos particulares.

E aí, conseguiu decidir se o seu escritório contábil precisa de uma página no Facebook? Faça uma pesagem interna de benefícios versus investimento, isso vai te ajudar a decidir se esse é o momento de criar a página do seu escritório contábil no Facebook!

Quer saber mais sobre redes sociais? Então clique aqui e confira um artigo que fizemos com dicas especialmente para contadores utilizarem as redes sociais a favor de seus escritórios!