Com a persistência da pandemia e a atual falta de perspectivas para a normalização deste quadro, o mais sensato continua sendo seguir a orientação do distanciamento social. O problema é que tal isolamento impede que profissionais, empreendedores, estudantes e entusiastas de diversas áreas possam fazer a manutenção de suas redes de contatos, o famoso: networking, não é mesmo? Bom, nem tanto! Isso porque, graças a acessibilidade cada vez mais crescente da internet, é possível cumprir de maneira assertiva e eficiente, essas agendas de forma digital. Não é atoa que o Networking online se tornou tendência nesses tempos. É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Então, se você quer saber mais sobre o networking online e aprender a criar sua rede digital de maneira eficiente, continue comigo!

6 dicas para fazer o seu networking online de maneira eficiente

O networking online consiste, basicamente, em estabelecer uma rede profissional de contatos através das plataformas digitais. E aprender a fazer isso de maneira eficaz, é o que eu vou mostrar agora!

Vamos lá,

1- Procure novas plataformas de rede online 

Vá além das plataformas de mídia social tradicionais, como o LinkedIn, e explore outros canais. O Meetup, por exemplo, costumava promover encontros pessoais, mas agora está investindo forte no mundo online, criando diversas oportunidades de networking. Na plataforma existem muitos grupos focados em negócios e áreas específicas, como contábil, tributária, fiscal, entre outras. 

A mesma coisa acontece com o Clubhouse, um aplicativo de áudio com grupos de debates sobre os mais variados assuntos. Como o boom no Brasil se deu há pouco tempo, centenas de empresas estão participando dessa rede, ou seja, esse é um bom momento para você fazer o seu networking online por lá. 

Portanto, resumindo o que quero dizer, não fique limitado a utilizar apenas uma rede social para networking online! Pesquise, encontre novas plataformas e comece a interagir.

2- Divulgue seus interesses

Você pode não ter tido tempo para expandir sua rede antes, no entanto, se tiver mais tempo agora, faça o networking online para diversificar em novas áreas de interesse. 

Isso é particularmente importante se você estiver pensando em expandir seus negócios para novos territórios. Aproveite o networking para obter mais visibilidade em segmentos locais ou globais de seu mercado. Você pode fazer isso ingressando em grupos de interesse em plataformas de mídia social como os LinkedIn ou Facebook, por exemplo. 

E não se preocupe se, a princípio, parecer estranho entrar em contato com essas pessoas. Procure um terreno comum para começar a construir uma base de um relacionamento, de forma mutuamente benéfica. 

3 – Aproveite as ferramentas e tecnologias disponíveis 

Uma série de tecnologias e ferramentas estão disponíveis para ajudar os profissionais que desejam iniciar conversas e fazer conexões. Essas ferramentas incluem plataformas de videoconferência como Zoom, Google Meet e GoToMeeting. 

Você pode hospedar um webinar ou outro evento para gerar novas oportunidades. Bate-papos individuais ou em grupo também podem solidificar esses contatos em relacionamentos valiosos. 

É interessante também convidar seus clientes para um evento online sobre um tema específico e de interesse deles e abrir espaço para que convidem seus colegas. Afinal, uma ótima forma de criar novos contatos é através dos que você já tem. 

4 – Mantenha as conversas acontecendo 

Não inicie um diálogo com uma conexão e depois desapareça. É importante acompanhar todas as informações que você compartilhou e responder a todos sempre que puder. 

Procure comentários em suas postagens de mídia social para ver quem você deixou de responder ou como pode desenvolver uma conversa posterior a que já foi iniciada. 

Saiba que manter esse relacionamento através dos comentários e chats, pode ser vantajoso a longo prazo. 

5- Envolva-se em fóruns e crie bons conteúdos

Participar de fóruns temáticos é outra maneira de aumentar sua rede. Você pode ilustrar sua liderança inovadora e credibilidade em sites como o Quora, respondendo perguntas e escrevendo artigos com conteúdos relevantes ao seu nicho. Em troca, você pode atrair pessoas com ideias semelhantes para sua rede. 

O mesmo vale para o LinkedIn, afinal, dos 500 milhões de usuários da rede, apenas 3 milhões compartilham algum tipo de conteúdo escrito por eles, de acordo com Foundation Inc .

Portanto, formar opiniões e discutir tópicos relevantes irá posicioná-lo como porta-voz em seu setor. Além disso, você também pode se envolver com figuras importantes interagindo em suas postagens, artigos ou qualquer outro tipo de publicação.  

Lembre-se daquele velho ditado: ‘Quem não é visto, não é lembrado’.

Programa de indicação

6- Não tenha pressa 

Aumentar sua rede com os contatos certos e nutrir esses relacionamentos é um processo contínuo, não algo que acontece em dias ou semanas. Construir um bom networking online requer mais tempo e paciência do que fazer contatos cara a cara.

Portanto, não apresse esses relacionamentos. Em vez de pedir imediatamente o que deseja, espere até que vocês se conheçam e confiem um no outro. Equilibre seus interesses com o interesse que você demonstra em sua conexão. 

Dar pequenos passos mostra que você respeita o tempo deles.

O que evitar no networking online?

Ebook - 7 dicas para impulsionar seu crescimento contábil

Agora que você sabe como fazer  seu networking online de maneira eficiente, também é importante saber o que evitar para não causar o efeito contrário ao que você deseja. Afinal, o intuito aqui é aumentar sua rede e não diminui-la!

Por isso, separei 4 das principais ações que você deve evitar, vamos a elas:

Tenha hora e local para tudo

É importante se manter ativo, postar conteúdos e informações sobre o seu negócio, mas cuidado com qual lugar e horário você está escolhendo para essas postagens. Portanto, respeite os horários de descanso de seus parceiros. Redes como o WhatsApp e LinkedIn, podem ser muito invasivas dependendo do horário. Então, tome cuidado com isso. 

Guarde suas opiniões polêmicas

Muito cuidado ao expor qualquer tipo de opinião que possa ofender ou contrariar as pessoas com quem você pretende criar relações. Entenda que, nesse momento, é melhor evitar qualquer assunto que cause mal-estar. Assim, é importante ser autêntico, mas há maneiras de driblar essas situações sem causar uma quebra no contato.

Evite ser o que não é

Não tente ser ou parecer algo que você não é achando que assim atrairá mais pessoas para o seu lado. Tentar mostrar algo que não é, principalmente nas redes sociais, é ruim para você, para a sua imagem e não se sustentará por muito tempo. Então seja o mais realista possível, porém, sem infligir o tópico acima. Lembre-se que o equilíbrio é fundamental.

Não espalhe fake news

Verifique sempre a veracidade de sua fonte antes de compartilhar alguma informação em suas redes sociais. Propagar notícias e dados falsos não é legal para a imagem que você deseja criar, podendo afastar seus contatos e até mesmo prejudicar de forma perigosa seus relacionamentos online. Inclusive, compartilhar fake news é crime, então esteja sempre atento. 

Comece hoje!

Não espere até ter uma necessidade imediata para começar o seu networking online. É mais eficaz começar a cultivar esses contatos online bem antes dela aparecer! Sem um propósito urgente, torna- se muito mais fácil se concentrar na construção de um relacionamento do que em conseguir algo com ele. 

Por isso, agora que você tem as dicas e sabe o caminho para fazer isso de maneira eficiente, comece agora o seu networking online e construa relacionamentos bons, vantajosos e duradouros, para você e para a sua empresa!