Promover um padrão de qualidade na contabilidade é um assunto obrigatório nos escritórios hoje em dia, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Isso significa que, sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado, vender e ser competitiva.

Manter um padrão de qualidade depende de uma série de soluções e ações para controlar e potencializar os processos diários. No entanto, muitos escritórios continuam calculando o custo de investir nesta padronização quando, na verdade, deveriam mensurar o custo de não investir. Um erro bastante grave, pois uma gestão focada em promover um padrão de qualidade é capaz de otimizar processos, entregar soluções mais compatíveis com os interesses dos clientes e gerar melhores resultados.

Pensando em tudo isso, elaborei este artigo para te ajudar a entender a importância de promover um padrão de qualidade no seu escritório e quais as vantagens dessa estratégia. 

Vamos lá!

O que é padrão de qualidade na contabilidade

É possível definir a promoção de um padrão de qualidade na contabilidade como um conjunto de ações que servem para nortear e controlar as atividades de uma empresa. Seu principal objetivo é promover melhorias nos serviços que são oferecidos pelo escritório, propiciando a satisfação dos clientes. Por isso, os escritórios que investem em promover um padrão de qualidade na contabilidade superam as expectativas de seus usuários. 

Quando a padronização dos serviços é colocada em prática, cada processo do escritório é entendido como sendo essencial para os resultados da empresa. E por padrão de qualidade, não me refiro apenas a regras para avaliar a qualidade final daquilo que é entregue às pessoas. Promover um padrão de qualidade na contabilidade envolve seus clientes, colaboradores e demais parceiros.

Vale mencionar que quando falo aqui de promover um padrão de qualidade no seu escritório também não estou falando de adotar uma norma de padronização ou certificação, como a ISO 9001. Na verdade, o foco aqui está em melhorar a prestação de serviços ao cliente e suprir suas necessidades, tanto as presentes quanto as futuras. 

Na prática, esse conceito se propõe a atender o que o público espera, bem como superar suas expectativas. E, dessa forma, suprir demandas que vão além do que seus concorrentes oferecem.

Por que promover um padrão de qualidade na contabilidade é importante? 

A demanda do público mudou bastante nos últimos anos. Enquanto praticidade e preço reinavam no século XX, as duas últimas décadas viram um desejo cada vez maior por experiências de compra e uma relação mais emocional entre público e empresa. Isso quer dizer que a qualidade do serviço e de sua entrega se tornaram tão relevantes ao sucesso quanto características mais óbvias do mercado contábil. 

Dessa forma, o cenário mercadológico atual coloca os clientes como principal foco das empresas, que devem se esforçar para entender suas necessidades com o objetivo de desenvolver soluções que os conquistem. Em outras palavras, a promoção da qualidade nos escritórios passou a ser utilizada como diferencial competitivo.

Neste contexto, as empresas que adotam essa posição mantém o foco nos desejos e necessidades dos clientes. Elas elevam os padrões de qualidade a tal ponto que eles se tornam perceptíveis ao público. Ou seja, uma boa oferta de um produto ou serviço deixa de ser apenas “papo de vendedor” e se transforma em algo real.

Quando o escritório  investe em promover um padrão de qualidade na contabilidade, ele gera a satisfação dos clientes em relação aos seus serviços. Isso promove a imagem positiva da companhia diante da sociedade por meio da influência desses clientes satisfeitos em seus grupos de relacionamento. 

Por isso,  a empresa que investe nessa estratégia nunca fica para trás. Pelo contrário, se torna uma referência no mercado. 

6 vantagens de promover um padrão de qualidade na contabilidade

Agora que você já está a par da importância e entende o conceito de promover um padrão de qualidade na contabilidade, vamos conhecer as vantagens dessa ação. 

Aumento da satisfação dos clientes 

A satisfação e fidelização do cliente precisa ser uma preocupação primária. No entanto, sem qualidade é quase impossível mantê-los satisfeitos e encantados com o seu serviço. Logo, também é improvável estabelecer um relacionamento longo e duradouro.

Por isso, investir na promoção da qualidade é buscar um padrão de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos de seus parceiros. Buscando continuamente melhores formas de atendê-los, de estar presente e de suprir suas demandas. 

Dessa forma, a ação de  reorganizar e repensar os processos do seu escritório será refletida no índice de satisfação dos clientes. Ao aumentar a eficiência dos processos de sua companhia, você oferecerá produtos e serviços ao público de forma mais adequada, aumentando a percepção de valor que eles têm do seu negócio. Tornando-os verdadeiros embaixadores do seu escritório e defensores do seu serviço

Padrão de qualidade na contabilidade

Redução de custos por falhas

Fazer o cálculo de quanto custa investir em promover um padrão de qualidade na contabilidade é fácil, basta ter tudo na “ponta do lápis”. Agora, mensurar o contrário é muito complexo! A falta de qualidade gera uma série de custos tangíveis e intangíveis à organização. Veja alguns:

Por isso, investir na promoção de um padrão de qualidade é uma forma de mitigar esses problemas, garantindo que sejam cada vez mais escassos dentro do escritório. Assim, a organização em geral poderá progredir, atuar de forma “enxuta” e realizar operações com maior lucratividade, assertividade e eficiência. Requisitos que também impactam na satisfação e fidelização do cliente. 

Rentabilidade do negócio

Promover um padrão de qualidade na contabilidade resulta em processos alinhados entre todas as áreas da empresa, o que impacta a rentabilidade do negócio. Ou seja, o êxito econômico. Assim, cada real investido em mapeamento, padronização, treinamentos e capacitações passam a valer a pena, pois são direcionados para a melhora constante dos processos.

Essa ação também deixa os colaboradores mais focados no trabalho. Dessa forma, esse crescimento profissional permitirá que o escritório continue a entregar resultados melhores. Além de permitir maior criatividade e inovação na resolução de problemas. 

Assim, o desenvolvimento de competências não só trará maior rentabilidade para o negócio, como abrirá espaço para novas oportunidades com profissionais mais desenvolvidos e cientes de suas responsabilidades.  

Crescimento da competitividade 

O mercado está cada vez mais competitivo. Neste contexto, estima-se que, de cada 10 empresas abertas, 6 fechem suas portas antes de 5 anos de atividade. Dessa forma, as organizações que não aderem à filosofia de promover um padrão de qualidade e de melhoria contínua, tornam-se menos competitivas, posso dizer que até quase ineficazes.

No entanto, empresas que se preocupam com a qualidade podem promover uma série de mudanças positivas. Os processos podem se tornar mais ágeis, os produtos mais potentes, os colaboradores mais entusiasmados e o número de erros e multas pode cair vigorosamente.

E se a morosidade e a quantidade de erros nos processos são diminuídas, os profissionais de sua empresa ganham um ambiente de trabalho mais focado em resultados. E todos passam a ter um espaço para crescer, elevando naturalmente a autoestima da equipe. 

Melhora da imagem no mercado

A imagem que a empresa transmite para o mercado é de suma importância. Ela pode atrair investidores, chamar a atenção de talentos ou engajar decisões de compra. Assim como, ter efeito completamente oposto. Então, é preciso cuidar da marca.

Nesse sentido, a qualidade é um dos elementos mais importantes, pois pode potencializar a imagem da empresa, tornando-a mais bem-conceituada e desejada. Quando não há esforço nesse sentido, isso pode afundar a organização em um amontoado de problemas e reclamações.

Por isso, promover um padrão de qualidade na contabilidade é como mostrar ao cliente que você se preocupa com o antes, durante e depois dos processos do seu escritório. 

A importância de promover um padrão de qualidade para revolucionar o negócio

Além de transformar um negócio, promover um padrão de qualidade pode garantir uma saúde financeira muito mais alinhada. Isso porque as empresas que adotam essa estratégia acabam focando mais nas necessidades dos seus clientes, resultando em um aumento da satisfação deles. E a consequência disso é uma imagem positiva da marca diante da sociedade, a partir da influência orgânica desses consumidores satisfeitos.

Ao conseguir trabalhar de modo mais eficiente, como vimos nas vantagens dessa ação, o escritório acaba produzindo mais, reduzindo os seus custos operacionais, fidelizando um bom percentual de clientes e, obviamente, tornando-se mais competitivo no mercado. Neste contexto, você já sabe o que acontece, não é mesmo? Os lucros sobem!

Tudo isso explica o tamanho da importância de promover um padrão de qualidade para um negócio conseguir se manter e crescer no seu mercado. Lembre-se, no entanto, de que é preciso investir continuamente nessa estratégia.

Muito mais do que apenas investir em obter serviços, produtos e processos otimizados, a empresa deve pensar na melhoria constante. Isso é o que garantirá novas oportunidades de desempenho a curto e longo prazos.

Pronto para investir nessa estratégia? 

Lembra que no início deste artigo eu prometi que iria te ajudar a entender a importância de promover um padrão de qualidade na contabilidade e mostrar quais as vantagens dessa estratégia? Então, consegui atingir esse objetivo? Espero que sim e que você possa sair deste artigo entendendo de fato o que é essa ação e pronto para investir nessa estratégia. Afinal, os benefícios são gigantescos e você e seu escritório só têm a ganhar!