Pesquisa de clima organizacional – 5 passos para elaborar e aplicar esse questionário em seu escritório e melhorar o ambiente de trabalho e o bem-estar de seus colaboradores

Seus colaboradores estão satisfeitos com a sua gestão? Os benefícios que o seu escritório oferece atendem as necessidades deles? Eles estão felizes com suas funções ou gostariam de explorar outras áreas? Você sabe responder com exatidão essas perguntas? Se não sabe, está mais do que na hora de aplicar uma pesquisa de clima organizacional em seu escritório. 

Por meio desta ferramenta é possível reunir dados concretos sobre a satisfação dos seus colaboradores com a sua gestão e identificar os principais problemas e gargalos que afetam, ou podem afetar, o bem-estar e desempenho deles. 

Portanto, neste artigo, iremos aprender um pouco mais sobre a pesquisa de clima  organizacional e entender como aplicá-la em seu escritório. 

Vamos lá? 

O que é pesquisa de clima organizacional e qual o seu objetivo?

Antes de partirmos para o passo a passo, é importante que você entenda o que é a pesquisa de clima organizacional e com qual objetivo ela deve ser aplicada, pois esse conceito pode ser um pouco abstrato. 

Resumidamente, o clima organizacional de um escritório é um conjunto de fatores, ações e percepções que compõem e influenciam o nível de satisfação dos colaboradores. Portanto, ele tem ligação direta com o sentimento dos times em relação a empresa, a rotina, a gestão e aos colegas de trabalho. Dito isso, quando mencionamos a pesquisa de clima organizacional, nos referimos a ação de analisar e tratar os fatores que interferem na forma como o colaborador observa esses pontos. Para isso, é encaminhado a eles um questionário com perguntas dos mais variados temas, como:

  • Relacionamento com os líderes e pares;
  • Qualidade das instalações da empresa e dos equipamentos de trabalho;
  • Remuneração e benefícios;
  • Grau de satisfação com o escopo de trabalho;
  • Fit Cultural.

A partir desse diagnóstico, é possível identificar pontos de atenção e fazer as correções de rota necessárias a fim de tornar esse clima mais agradável e favorável para todos. 

Assim, os principais objetivos dessa pesquisa, são:

  • Medir e identificar oportunidades de melhoria no local de trabalho;
  • Identificar barreiras de desempenho;
  • Trabalhar de forma mais eficiente junto às dores dos colaboradores;
  • Criar planos de carreiras mais sólidos;
  • Construir uma gestão condizente com os desejos e necessidades do colaborador e do escritório.
  • Aumentar as chances de gerar ideias inovadoras.

Quais os benefícios da pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional oferece a você a oportunidade de colher informações sinceras e reais dos colaboradores, sem barreiras ou represálias. No entanto, além dessa grande vantagem, existem outras que também são importantes, vejam:

Como aplicar a pesquisa de clima organizacional em seu escritório?

Agora que você conhece mais sobre a pesquisa de clima organizacional e reconhece o quão valiosa ela pode ser para o seu escritório, deve estar ansioso para saber como colocá-la em prática, não é mesmo? 

Então, vamos lá!

1- Analise o ambiente

O primeiro passo da pesquisa de clima organizacional é a análise do ambiente interno. 

Avaliar o ambiente previamente pode ser de grande ajuda para descobrir quais temas serão importantes tratar na sua pesquisa. Para isso, observe o comportamento dos seus colaboradores, analise suas interações e converse com os gestores do seu escritório para entender se existe algum ponto de atenção que deve ser mencionado na pesquisa. Procure também pessoas confiáveis e com bom trânsito dentro dos departamentos, que possam fornecer boas informações, além daquelas que seus gestores já trouxeram. 

Essa análise é essencial para avaliar se há algum problema no ambiente de trabalho que merece maior atenção e, por conta disso, deve ser abordado com mais intensidade na pesquisa. 

2- Defina o objetivo

Outra medida importante antes de começar o planejamento e a elaboração das questões é definir o objetivo da pesquisa de clima organizacional.

Depois do primeiro passo da análise, essa etapa se torna muito mais fácil, afinal, os pontos mais urgentes já foram levantados, identificados e anotados. No entanto, ainda é preciso ter o restante da rota muito bem desenhado para uma pesquisa assertiva e eficiente. 

Por isso, reúna-se com seus gestores e juntos respondam:

  • Qual é o intuito da pesquisa? 
  • O que exatamente ela vai resolver?

Tudo isso possibilita um direcionamento maior, o que tornará todos os passos seguintes muito mais simples de desenvolver. 

3- Faça um planejamento

Com os dois passos acima concluídos, podemos seguir para o planejamento da estrutura da pesquisa de clima organizacional

Para tornar mais fácil essa etapa, podemos dividi-la em 4 frentes: Tipo de questionário; Método de avaliação de pesquisa; Período e Questões. 

Vamos entender melhor cada uma delas:

Tipo de questionário:

O primeiro deles é o tipo de questionário, que nada mais é que a ferramenta ou meio que você usará para aplicar a pesquisa de clima organizacional em seu escritório. 

Algumas empresas utilizam planilhas de excel para isso, outros formulários em papel, mas a opção mais indicada são os formulários online. Afinal, além de fáceis de projetar e implementar, seus colaboradores têm tempo e espaço suficientes para responder à pesquisa, é uma opção menos custosa para o escritório, as respostas podem ser mantidas em sigilo absoluto e os dados obtidos são coletados e analisados com muito mais agilidade. 

Algumas opções de formulários online, são:

Método de avaliação

Já o método de avaliação, diz respeito à forma como os colaboradores responderão as questões da pesquisa de clima organizacional. 

Existem diversas opções que você pode utilizar, mas as mais comuns entre as empresas são:

  • Qualitativa: Com perguntas abertas que dão espaço para o colaborador deixar sua opinião e feedback
  • Quantitativa: Quando o colaborador só pode escolher uma resposta para o que foi questionado, como sim ou não. 
  • Mista: Faz a união de dois tipos de pesquisa,quantitativa e qualitativa. 

Além dessas, temos também a múltipla escolha, o verdadeiro ou falso , entre outras. 

A sua escolha dependerá muito das necessidades do seu escritório e com qual facilidade você deseja compilar os resultados. No entanto, o ideal é que as perguntas sejam feitas em formato quantitativo, para facilitar a medição, porém com questões pontuais em forma qualitativa para que o colaborador também possa deixar suas observações. Afinal, nem sempre todas questões podem abordar o que ele está precisando falar.

Período

O período nada mais é que o tempo em que a pesquisa de clima organizacional será trabalhada com seus colaboradores. Geralmente, as empresas utilizam no mínimo 15 dias para que todos respondam ao questionário, mas tudo dependerá do tamanho do seu escritório e da disponibilidade de tempo que seus colaboradores terão para se dedicar a pesquisa. Pois é importante total concentração e foco para isso, sem pressão nem distrações.

Questões

As questões referem-se  aos assuntos que serão abordados na pesquisa de clima organizacional.  Você pode falar sobre plano de carreira, incentivos à educação corporativa, senso de pertencimento, entre outros temas. Além disso, você deve checar a análise prévia do ambiente que fizemos e dar ênfase aos problemas que precisam de mais atenção, mesclando aos assuntos abaixo:

  • Estrutura: Serve para analisar a ergonomia do escritório, o prédio, as instalações e toda a percepção do colaborador em relação a estrutura do escritório;
  • Responsabilidade: Ajuda a medir a autonomia dos colaboradores durante a rotina; 
  • Desafio: Identifica a presença desse sentimento;  
  • Recompensa: Ajuda a descobrir se os colaboradores se sentem reconhecidos e recompensados pelo trabalho feito, além do financeiro;
  • Cooperação: Identifica a existência desse fator no dia a dia do escritório;; 
  • Relacionamento: Analisa como está o relacionamento entre os colegas de trabalho e gestores; 
  • Conflito: Avalia a visão dos colaboradores quanto à aceitação dessas opiniões e as resoluções dos problemas;  
  • Identidade: Analisa como os colaboradores enxergam os objetivos organizacionais e se estão alinhados a eles; 
  • Padrões: Serve para investigar o que os colaboradores pensam a respeito de como os processos são conduzidos no escritório. Se existem muitas regras, se os procedimentos são limitantes, questionando sobre a maneira que a empresa reforça normas e processos.  

4- Informe os colaboradores e aplique a pesquisa

Tudo pronto? Então chegou o momento de aplicar a pesquisa de clima organizacional.

Mas, antes, para que o resultado seja eficiente e condizente com a realidade que o escritório deseja, é necessário conscientizar o colaborador. 

O profissional, tanto líder quanto liderado, precisa entender a importância da pesquisa para seu desenvolvimento profissional. Ou seja, quanto mais o colaborador acreditar que pode melhorar o local em que trabalha respondendo a essa pesquisa, mais se sentirá motivado em fazer parte da transformação. Por isso, a comunicação pré-aplicação, além de explicar a importância da colaboração de todos, deve deixar bem claro que todas as respostas serão sigilosas e que ninguém será prejudicado por falar o que pensa. 

Para isso, alguns dias antes da aplicação, comece um trabalho de conscientização com os colaboradores, explique o objetivo da pesquisa, como ela será feita, deixe claro toda a abordagem, enfatize que todas as respostas serão levadas em consideração e que melhorias serão feitas a partir delas. Além disso, informe a eles uma data com o retorno das respostas e feedback da avaliação. 

 Assim, quando chegar o dia, o colaborador estará motivado a responder com sinceridade. 

5- Analise os resultados e informe aos colaboradores

Pesquisa de clima organizacional aplicada? Agora, o último passo é reunir as informações obtidas e analisar os resultados. 

Com todos esses dados em mãos, elabore um relatório e liste os pontos a melhorar no ambiente de trabalho. Esse documento será a base de uma série de mudanças que deverão ser implementadas para trazer as melhorias que seus colaboradores propuseram. 

Após isso, é importante dar o feedback da pesquisa conforme prometido aos colaboradores. Deixe-os saber quais foram as principais reivindicações dos departamentos e quais medidas e ações o escritório tomará para atendê-las. Assim, eles perceberão que realmente têm voz dentro da organização. Mas lembre-se que essa ação não pode demorar e deve seguir conforme combinado. Caso contrário, corre o risco de perder o engajamento e a confiança obtido com os colaboradores durante a pesquisa

 Pronto para começar?

Agora que você já está afiado e sabe tudo o que precisa sobre a pesquisa de clima organizacional, ficou muito mais fácil implementar a prática aí no seu escritório, não é mesmo? Então bora colocar a mão na massa? 

Mas, antes de finalizarmos, vale lembrar que a pesquisa de clima organizacional não deve feita apenas uma única vez. O ideal é tornar essa atividade uma demanda periódica em seu escritório. Assim, você mantém sua equipe sempre engajada com o trabalho e satisfeita com o seu escritório.

Até o próximo conteúdo! 

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