Por mais desafiador que 2020 tenha sido para alguns empresários, também foi um acelerador de mudanças. Em meio ao caos gerado pela pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas encontraram maneiras de se redefinir, fazendo mudanças fundamentais – apesar de, na maioria dos casos,  atrasadas – em suas organizações. É por isso, que agora é o momento de pegar todo aprendizado adquirido neste último ano e desenvolver um planejamento estratégico para 2021, afinal, a Covid-19 não apenas trouxe crise, mas também  oportunidades de melhoria e evolução.

Dessa forma, eu elenquei abaixo algumas etapas que a sua empresa pode seguir para desenvolver um planejamento estratégico sólido para 2021.


Por que é importante ter um planejamento estratégico?

Cotidianamente, passamos por fatores de transformação tecnológica e instabilidade econômica e política, que podem ocasionar mudanças de um dia para o outro.  Isso faz as pessoas questionarem a importância do planejamento estratégico, afinal, se tudo pode mudar de um dia para o outro, porque “perder tempo” planejando? Mas é justamente nesta instabilidade que está a principal motivação de se planejar.

Um bom planejamento tem como finalidade tornar a empresa menos suscetível e vulnerável às mudanças em relação aos movimentos do mercado. Com um plano claro é possível ter a oportunidade de fortalecer o autoconhecimento organizacional, visto que esse estudo engloba em sua análise características como  forças, melhorias, oportunidades e ameaças de uma empresa. Isso facilita o desenvolvimento de medidas para criação de uma estrutura mais eficiente e ajuda a corrigir as fraquezas para potencializar os pontos positivos e transformá-los em diferenciais competitivos.

Claro que, nem mesmo quem criou um planejamento estratégico para 2020, poderia prever algo como a pandemia e a crise que passamos, mas poderia ter enxergado algumas tendências de mercado e preparado mudanças que fariam a diferença. Alguns exemplos de tendências nem tão novas assim que poderiam ter sido identificadas e adiantadas incluem a automação dos processos, o ambiente de trabalho em nuvem e o encorajamento de colaboradores autogerenciáveis. Todos esses fatores seriam fundamentais para passar pela pandemia sem tantas perdas. 

Ou seja, o planejamento estratégico, não é só importante para definir metas e traçar caminhos, ele também serve para analisar o futuro e, assim, tornar sua empresa antifrágil.

Como montar um planejamento estratégico para 2021

Agora que falamos sobre a importância de montar o seu planejamento estratégico para 2021, vamos ver o passo a passo para criar um que seja sólido e resistente. 

Vamos lá,


1- Reveja o que foi planejado em 2020

O primeiro passo não poderia ser outro: você deve revisar, junto com os seus gerentes e gestores, o que foi planejado em 2020. Qual direção estratégica vocês haviam tomado? Seus resultados reais estão tendo desempenho em relação aos resultados orçados ou previstos?

Claro que nenhum negócio aconteceu inteiramente de acordo com o planejado em 2020, especialmente com todas as mudanças que já falei aqui. Por isso, você deve avaliá-lo novamente e identificar o que poderia ter feito diferente. Isso dará a você uma nova perspectiva, além de novos insights. 


2- Não fuja da sua realidade

Mesmo avaliando o plano de 2020 e identificando alguns insights para o novo ano, com base em tempos sem precedentes e uma economia incerta, é difícil prever o futuro. Dessa forma, é importante que a sua empresa abrace a realidade do agora e desenvolva um planejamento estratégico para 2021 com base nas condições existentes. 

Para ajudar a determinar o estado atual das coisas, você deve conduzir uma análise completa do seu escritório para ajudar a elaborar um plano um pouco mais sólido. 

Uma técnica bem conhecida e que pode ajudá-lo é a análise SWOT, que é um acrônimo para pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças relacionadas a um negócio. 

Os resultados da análise SWOT podem potencialmente identificar áreas que precisam de financiamento adicional em 2021 e outras que podem ser alteradas ou eliminadas para maximizar os seus recursos atuais.


3- Mantenha o foco na adaptabilidade 

Cada crise oferece aos líderes a chance de examinar como ela foi tratada e o que incorporar no futuro. A liderança ágil foi a chave para a sobrevivência e recuperação de muitas organizações durante a pandemia.

As empresas que puderam dinamizar rapidamente suas operações experimentaram um impacto menor do que outras. Portanto, é fundamental que seu escritório considere a adaptabilidade em seu planejamento estratégico para 2021. 

Metas, processos e estratégias flexíveis podem ajudar a estabilizar um negócio se a crise econômica piorar antes de melhorar.


4- Explore quais novos serviços seu escritório pode oferecer aos seus clientes

Mantenha o foco também em seus clientes e nas ações voltadas para eles. Pense em como agregar mais valor ao serviço que você oferece a eles e em maneiras para que  essas ações auxiliem  em seus objetivos de receita. 

Tire um tempo para bater um papo com eles para compreender as necessidades e desafios que estão passando e o que almejam em 2021. Essa conversa pode gerar boas ideias de novos produtos e serviços que você pode oferecer no próximo ano. Além disso, essa ação pode ajudar você a fidelizá-los e mantê-los como clientes do seu escritório por mais um ano. 

Se você não tiver tempo para esse bate-papo, utilize a pesquisa NPS, assim você pode entender  onde o seu atendimento deixou a desejar e adicionar em seu planejamento novos recursos para melhorar esse ponto. 


5- Pense em tecnologia

Veja a tela em branco que 2021 oferece como uma oportunidade para melhorar. Algumas empresas podem ter adiado a transformação digital e se for esse o caso do seu escritório, esse é o momento ideal para transformar processos manuais e analógicos para um formato digital. 

Lembre-se que tudo (ou quase tudo) é digital hoje em dia e, se você não for, não estará se conectando a todos os clientes que poderia. 

Dê um passo para trás em seu escritório e pergunte a si mesmo: 

  • Meu escritório é tão tecnológico quanto poderia ser? 
  • Eu tenho um site eficiente e responsivo?
  • Eu ofereço um aplicativo contábil para que meus clientes possam acessar meus serviços de seus celulares? 
  • Permito que minha equipe trabalhe remotamente para reduzir custos e possibilitar a contratação de novos talentos? 
  • Tenho uma ferramenta digital de gestão e atendimento  para manter os negócios funcionando sem atrasos?

Fazer essas perguntas a si mesmo e pesquisar como outras empresas estão fazendo podem ajudá-lo a pensar em novas e possíveis melhorias para o seu escritório. Afinal, o futuro da contabilidade pede esse tipo de mudança.

Além disso, você pode adicionar ao seu planejamento estratégico para 2021 um detalhamento das transformações que você precisa fazer, incluindo um cronograma para testar e implementar esses novos processos digitais. 


6- Explore a automação

Automação é quase que um assunto manjado no mercado contábil. Isso porque ela chegou com tudo e já é uma realidade para diversos escritórios que procuram fazer parte dessa nova era na contabilidade

Mas, em seu planejamento estratégico para 2021, pense no que mais pode ser automatizado em seu escritório para que seus colaboradores tenham tempo para se dedicar a atividades mais analíticas. 

O envio de boletos foi automatizado ou ainda é necessário encaminhar 1 a 1? E a conciliação bancária, a apuração e o upload de documentos? 

A automação contábil abriu um leque de possibilidades e se você ainda não explora todas elas, esse é o momento de avaliar sua forma de trabalho e pensar no que pode ser melhorado. 

7- Não esqueça dos seus colaboradores

Uma estratégia voltada a pessoas deve ser o  elemento central de todo planejamento de negócios. Agora, mais do que nunca, os escritórios devem priorizar o cuidado de seus colaboradores. Isso inclui desde a saúde física e emocional até a qualidade de vida e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Afinal, 2020 mudou completamente a rotina de trabalho, trouxe o medo da instabilidade e isso pode ter preocupado a cabeça deles também,então é importante não deixá-los de fora.

Pense em como você pode criar e manter uma cultura corporativa mais forte, colaborativa e aberta.  Inclua em seu planejamento estratégico para 2021 práticas como feedbacks efetivos e periódicos e programas de bem-estar. Há uma ampla gama de opções relacionadas a essas questões que você pode e deve explorar. 

Lembre-se que colaboradores saudáveis emocionalmente trabalham melhor e são mais produtivos, ou seja, considerar essa questão em seu planejamento estratégico para 2021 é vantajoso para você e para eles. 


8- Desenvolva múltiplos planos

Com a expectativa de que a incerteza pode continuar em 2021, é bom ter um ou mais planos de backup para o seu escritório. Elabore as contingências potenciais que você pode enfrentar no próximo ano e use esse tempo para elaborar respostas estratégicas.

Esses planos estratégicos podem abordar diferentes cenários, como a reabertura em um ritmo mais lento, aberturas e fechamentos constantes, ambientes remotos, entre outros. Então elabore cada um desses planos, usando a experiência de 2020 para ajudar a desenvolver táticas importantes. Muitas delas podem já ter mostrado que são eficazes este ano ou podem ser aquelas que você ainda está testando. O importante é pensar em diversos cenários e como você poderia se adaptar a eles, evitando que seja pego de surpresa. 

Elaborar esses múltiplos planejamentos estratégicos para 2021 pode prepará-lo para enfrentar desafios diferentes que podem surgir. 

Pronto para começar o seu planejamento estratégico para 2021?

Espero que esse conteúdo ajude você a montar um planejamento estratégico para 2021 sólido e resistente. Afinal, aprendemos muito sobre o que devemos e não devemos fazer em 2020 e uma delas, com toda certeza, foi que tentar prever cenários e apostar em tecnologia antes que ela seja indispensável é o melhor caminho.

Então, leve em consideração o passo a passo que elenquei neste conteúdo e comece hoje mesmo a preparar o seu planejamento estratégico 2021

E se você já começou o seu planejamento estratégico para 2021, conta pra gente como  foi montá-lo levando em conta o momento que ainda estamos passando! Deixe sua visão nos comentários, será legal saber mais sobre o seu plano e sua perspectiva!