Planejamento financeiro 2022- 8 passos para montar um para o seu escritório

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O seu plano estratégico para 2022 conta com um sólido planejamento financeiro? Se você respondeu não para essa pergunta, saiba que essa atitude pode colocar a sua empresa em risco. Afinal, gerenciar as finanças de um negócio é um dos maiores desafios enfrentados por gestores e um dos fatores mais importantes para a sobrevivência de um escritório. Isso porque, a falta de um planejamento financeiro pode resultar em prejuízo e, em casos mais graves, no encerramento das atividades de uma empresa. 

Não é atoa que, de acordo com  o último estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a demografia das empresas, 60% das organizações não chegam a completar 5 anos de vida. Se estendermos esse prazo para 10 anos, é possível mensurar que apenas 25% das empresas conseguem se manter de pé por mais de uma década. E, dentre os principais motivos para esse fechamento precoce está a falta de um plano voltado para as finanças. 

Dessa forma, neste artigo, iremos elaborar juntos o seu plano financeiro para que seu escritório continue crescendo e se mantendo saudável nos próximos anos. 

Vamos lá?

O que é um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro, nada mais é que um documento em que fica definido a direção que seu escritório deve seguir no que diz respeito a decisões, diretas ou indiretas, relacionadas às finanças empresariais. Também é nele que se estabelecem metas, responsabilidades, ferramentas e metodologias de trabalho que visam manter a saúde e a sustentabilidade financeira do seu negócio intactas. 

É a partir do seu planejamento financeiro que se atesta a viabilidade financeira do seu modelo de negócio e seus planos futuros. Além disso, com esse documento é possível ter uma ideia mais clara sobre os custos do escritório, o dinheiro disponível em caixa, o quanto a empresa está disposta a investir e em quê, as metas financeiras de curto, médio e longo prazo e as ações que deverão ser colocadas em prática para alcançar os objetivos desejados.

Qual a importância de montar um planejamento financeiro?

Como citei no início, o planejamento financeiro é crucial para o sucesso de um escritório. Isso porque, ele considera o aspecto mais importante para um negócio que deseja ser sustentável e desenvolvido: o dinheiro. 

Um escritório contábil que não sabe administrar suas finanças, corre grandes riscos de se perder. Por isso, com um planejamento financeiro sólido e conciso, você consegue entender a situação atual da sua empresa e identificar quais caminhos precisa percorrer para potencializar seus resultados econômicos e ter maior controle sobre suas receitas, despesas e investimentos.

8 Passos para criar um planejamento financeiro para 2022

Agora que estamos na mesma página, podemos começar o passo a passo para o seu planejamento financeiro para 2022

Existem várias formas e métodos de se construir esse tipo de plano. No entanto, independente do modelo escolhido, existem passos básicos que toda empresa deve seguir ao planejar suas finanças. E são eles que iremos conhecer a partir de agora. 

Vamos juntos?

1- Faça um diagnóstico da saúde financeira atual do seu escritório

O primeiro passo do seu planejamento financeiro para 2022, não poderia ser outro: analisar o cenário atual. Afinal, analisar e compreender suas finanças atuais e a forma com que seu dinheiro é gerenciado, é crucial para definir como as coisas serão conduzidas daqui pra frente.

Para isso, faça um levantamento do que você tem disponível em caixa, das contas a pagar e receber e dos prazos a vencer. 

Assim, com todas essas informações em mãos, você saberá em que terreno está pisando e quais problemas precisam ser solucionados para conduzir melhor as finanças da empresa.

2- Faça um mapeamento de suas despesas

A etapa seguinte do planejamento financeiro para 2022, refere-se ao mapeamento de todas as despesas que incidem sobre o caixa do seu escritório. 

Aqui, você deve apontar todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, fundamentais para manter a sua empresa funcionando, como água, luz, internet, telefone, colaboradores, sistemas de gestão, entre outros. Nesta etapa, quanto mais detalhista você for ao documentar suas despesas, mais completo e preciso será o seu plano.

Fazer esse levantamento é essencial para que se tenha uma compreensão mais clara sobre a estrutura de gastos da empresa e, a partir disso, identificar gargalos de oportunidades e cortes.

3- Faça um estudo da realidade do seu mercado 

O terceiro passo do seu planejamento financeiro para 2022 é estudar, piamente, a realidade do mercado contábil. 

Procure investigar quem são seus concorrentes, as soluções que eles usam, os serviços que oferecem, os preços que praticam, o comportamento e as características do seu público-alvo, as oportunidades e demandas reprimidas existentes e as ameaças e riscos potenciais. 

Claro que não tem como prever o futuro, mas analisando com cuidado o seu mercado, é possível prognosticar alguns cenários que podem ser fundamentais para um planejamento financeiro sólido e repleto de informações. 

4- Calcule o seu capital de giro

Seu planejamento financeiro para 2022 também precisa contemplar o capital de giro necessário para sustentar as operações do seu escritório.

Ou seja,trata-se de uma reserva que a empresa precisa ter em caixa para que ela continue funcionando enquanto os recebíveis não entram. 

Dessa forma, basicamente, você terá que definir, utilizando dados e históricos anteriores, quanto a sua empresa precisa para continuar operando. Esse valor servirá de base para os próximos passos. 

5 – Estabeleça as metas e os objetivos financeiros do seu negócio

Na quinta etapa do seu planejamento financeiro para 2022, você deverá definir as metas financeiras que você considera relevantes para o seu modelo de negócio. Ou seja, que resultados você pretende alcançar em termos de finanças e em quanto tempo.

Neste momento, não viaje muito e procure criar metas alcançáveis, porém desafiadoras, capazes de manter todos engajados e motivados a atingi-las. Por exemplo:

  • Aumentar o faturamento do escritório em 15% até o final de 2022;
  • Dobrar minha carteira de clientes;
  • Reduzir os custos fixos em 10% no próximo semestre;

Além das metas, é importante que você defina quais ações deverão ser colocadas em prática para que elas sejam alcançadas. 

Pensando nos exemplos que citei acima, ações que poderiam ajudar a alcançá-los, são:

6- Revise o preço cobrado por seus serviços

O desempenho econômico-financeiro da sua empresa também está atrelado ao preço que você cobra por seus serviços.

Dessa forma, é importante que você adicione ao seu planejamento financeiro para 2021, um plano de revisão sobre as suas precificação

O ideal é que os preços praticados sejam capazes de cobrir seus custos. Aqui, a análise que você fez no passo 3, pode ajudá-lo a fazer isso de maneira competitiva. Afinal, você terá em mãos um relatório completo sobre a precificação de seus concorrentes e poderá trabalhar em cima desses valores. 

No entanto, mais uma vez, procure não subir muito os seus preços, pelo menos não em uma tacada só, pois isso pode assustar seus clientes. Comece atribuindo ainda mais valor à percepção de seus deles em relação a suas entregas e repense mudar os preços de maneira gradativa. 

7- Faça a projeção dos gastos e dos recebimentos 

Nesta etapa do planejamento financeiro para 2022, você deve tentar prever os gastos e os recebimentos do seu negócio pensando a curto, médio e longo prazo. Essa é uma prática que te ajudará a ficar mais preparado para enfrentar possíveis adversidades.

Para fazer essa estimativa, você deve, assim como fizemos no passo 4, analisar e considerar resultados históricos, baseando-se em registros anteriores a fim de identificar padrões e tendências no desempenho financeiro da empresa.

8- Defina os indicadores para monitorar a execução do seu planejamento financeiro 

Por fim, para garantir a eficácia do seu planejamento financeiro para 2022, será necessário definir os mecanismos de monitoramento da execução do plano.

Indicadores-chave de desempenho são boas ferramentas para acompanhar a evolução das ações previstas no planejamento e, ao longo da sua execução, fazer alterações, se necessárias. 

Alguns exemplos de indicadores que você utilizar para mensurar tudo isso, são:

Pronto para criar o seu planejamento financeiro para 2022?

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor o que é, qual a importância e como realizar o seu planejamento financeiro para 2022. Afinal, o ano está acabando e você precisa se preparar para enfrentar os novos desafios que podem surgir. 

Porém, antes de ir, quero mencionar alguns erros que você deve evitar em seu planejamento financeiro para 2022, veja: 

  • Desconsiderar o nível de endividamento da empresa;
  • Não manter um registro atualizado e organizado de todas as movimentações financeiras;
  • Deixar de projetar diferentes cenários e situações que possam impactar as finanças da empresa;
  • Não revisar o planejamento financeiro periodicamente para efetuar os ajustes necessários.

Ou seja, considere todos os cenários, mantenha suas movimentações, até as que você acredita serem desnecessárias, registradas e organizadas e revise o seu planejamento financeiro frequentemente. Assim, você terá um documento conciso, real e eficiente. 

Portanto, dito isso, bora colocar a mão na massa?

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *